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 Racha F250 x D20 S4TPlus Intercooler « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Bachir
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 2:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2004
Mensagens: 17
Localização: Lavras MG

tecnica escreveu:
As relações de diferencial são as seguintes:

A/C-20: 3,90:1
D20: 3,15:1
D20 com S4T ou S4T-Plus: 3,55:1


Não intendo!!!! os motores aspirados tem menos potência e vem com diferêncial mais longo, enquanto o turbinado tem relação mais curta....... Rolling Eyes Confused Alguem poderia me explicar o por que??? Confused

Antecipadamente obrigado!!!! Smile

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Garon
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 2:24 pm    Assunto: Poiseh... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

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Garon
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 3:09 pm    Assunto: CURIOSIDADE E BEM INTERESSANTE... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 3:28 pm    Assunto: relação das trasmissões Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Garon,

As informações anteriormente passadas estão todas corretas.
É isso mesmo, embora os motores da A/C/D-20 (aspirada) tenham menos potência e seus diferenciais tenham relações mais longas a diferença está na relação das marchas do cambio:


Transmissões da série 20:

A/C-20 - Diferencial 3,90:1
M-46 (Clarck CL 2215 A)
1ª - 3,92:1
2ª - 2,28:1
3ª - 1,43:1
4ª - 1,00:1
5ª - 0,84:1
Ré - 3,57:1

D-20 - Diferencial 3,15:1
M-47 (Clark CL 2615 B)
1ª - 5,82:1
2ª - 3,31:1
3ª - 2,14:1
4ª - 1,41:1
5ª - 1,00:1
Ré - 5,54:1

D-20 Turbo - Diferencial 3,55:1
M-37 (ZF S5-420) 5ª Drive
1ª - 5,08:1
2ª - 2,60:1
3ª - 1,53:1
4ª - 1,00:1
5ª - 0,77:1
Ré - 4,66:1


Diante disso verifica-se que o que faz a D-20 turbo andar mais é a relação do cambio, ainda que tenha o diferencial mais curto.

Espero ter elucidado sua duvida.

Abraços

_________________
Rodrigo
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Garon
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 3:48 pm    Assunto: Ah bom... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

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Garon
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 3:51 pm    Assunto: Desculpa... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
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Bachir
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 5:48 pm    Assunto: Re: relação das trasmissões Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2004
Mensagens: 17
Localização: Lavras MG

Rodrigo Luvison escreveu:
Olá Garon,

As informações anteriormente passadas estão todas corretas.
É isso mesmo, embora os motores da A/C/D-20 (aspirada) tenham menos potência e seus diferenciais tenham relações mais longas a diferença está na relação das marchas do cambio:


Transmissões da série 20:

A/C-20 - Diferencial 3,90:1
M-46 (Clarck CL 2215 A)
1ª - 3,92:1
2ª - 2,28:1
3ª - 1,43:1
4ª - 1,00:1
5ª - 0,84:1
Ré - 3,57:1

D-20 - Diferencial 3,15:1
M-47 (Clark CL 2615 B)
1ª - 5,82:1
2ª - 3,31:1
3ª - 2,14:1
4ª - 1,41:1
5ª - 1,00:1
Ré - 5,54:1

D-20 Turbo - Diferencial 3,55:1
M-37 (ZF S5-420) 5ª Drive
1ª - 5,08:1
2ª - 2,60:1
3ª - 1,53:1
4ª - 1,00:1
5ª - 0,77:1
Ré - 4,66:1


Diante disso verifica-se que o que faz a D-20 turbo andar mais é a relação do cambio, ainda que tenha o diferencial mais curto.

Espero ter elucidado sua duvida.

Abraços


Agora eu intendi!!!!! obrigado!!!!!!!!! Very Happy

Garon escreveu:
... entendi!
Mas entao, na verdade, a F-250 diesel turbo, tem a mesma kinta marcha (0,77:1) que a D-20 e aiiinda, alem disso, a relaçao do diferencial mais longa, certo? Isso sem contar os 30 cv e 4,5 kgfm a mais...


ERRADO!!!!! A 5 marcha eh a mesma, mas o diferêncial da F-250 eh mais CURTO!!!!! Isso jah foi falado muitas vezes!!!!!!!!!!!! Mad

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tecnica
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Garon e Bachir,

Vcs tem que pensar de forma sistêmica. Pensar em cada componente de forma isolada, somente trará confusão mental e, consequentemente, pouco entendimento.

Vamos lá.

Analisem a transmissão como um todo. Ao avaliar a relação de transmissão, vcs devem verificar:

1) As relações de marcha
2) A relação do diferencial
3) O diametro do pneu (sim, o pneu e a roda fazem parte da relação de transmissão).

Vamos assumir a D20, com pneus 255/75R15.

Relação total da 5a marcha (cambio + diferencial)

A/C20: 3.27:1 (0,84 x 3,90)
D20: 3.15:1 (1,00 x 3,15)
D20 T: 2,73:1 (0,77 x 3,55)

Então podemos concluir, que a C/A20 tem relação total mais curta que a D20. A D20 aspirada tem relação total mais curta que a D20 Turbo, porque a 5a marcha é mais curta (1:1 contra 0,77:1), apesar do diferencial ser mais longo. Relembrando, pense sempre no conjunto, e não nas partes separadamente.

Comparando entao D20 com F250 (assumindo o 3,73 informado).

D20T: 2,73 (0,77 x 3,55)
F250: 2,87 (0,77 x 3,73)

O pneu da F250 têm maior diametro ( 803,90 contra 763.50mm - medida 265/75R16). Calculando tudo junto, a D20 a 100km/h está a 1899 rpm. A F250, a 100km/h está a 1895 rpm. Diferença minima.

Então pq a F250 anda mais ? Claro, além dos 30hp a mais, ela chega a uma rotação maior (3800rpm), que a levaria até 200km/h (mas a potencia não é suficiente para tanto).

Concluindo, sem mexer na relação total, ou seja, cambio + diferencial + pneus, e somente colocando turbo intercooler, etc, não se tem ganhos na velocidade final.

Entenderam ?

_________________
Alexandre Piza
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tecnica
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Ahh, esqueci de um adendo.

O escalonamento do cambio é feito levando-se em conta diversas variáveis, tais como capacidade de carga, de superação de rampas, economia e etc.

Acho que os senhores, deveriam ler o excelente artigo da Bestcars, que fala justamente sobre a engenharia do cambio:


http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/escal-1.htm

Abraços,

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Alexandre Piza
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Bachir
MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2004
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Localização: Lavras MG

tecnica escreveu:
Garon e Bachir,

Vcs tem que pensar de forma sistêmica. Pensar em cada componente de forma isolada, somente trará confusão mental e, consequentemente, pouco entendimento.

Vamos lá.

Analisem a transmissão como um todo. Ao avaliar a relação de transmissão, vcs devem verificar:

1) As relações de marcha
2) A relação do diferencial
3) O diametro do pneu (sim, o pneu e a roda fazem parte da relação de transmissão).

Vamos assumir a D20, com pneus 255/75R15.

Relação total da 5a marcha (cambio + diferencial)

A/C20: 3.27:1 (0,84 x 3,90)
D20: 3.15:1 (1,00 x 3,15)
D20 T: 2,73:1 (0,77 x 3,55)

Então podemos concluir, que a C/A20 tem relação total mais curta que a D20. A D20 aspirada tem relação total mais curta que a D20 Turbo, porque a 5a marcha é mais curta (1:1 contra 0,77:1), apesar do diferencial ser mais longo. Relembrando, pense sempre no conjunto, e não nas partes separadamente.

Comparando entao D20 com F250 (assumindo o 3,73 informado).

D20T: 2,73 (0,77 x 3,55)
F250: 2,87 (0,77 x 3,73)

O pneu da F250 têm maior diametro ( 803,90 contra 763.50mm - medida 265/75R16). Calculando tudo junto, a D20 a 100km/h está a 1899 rpm. A F250, a 100km/h está a 1895 rpm. Diferença minima.

Então pq a F250 anda mais ? Claro, além dos 30hp a mais, ela chega a uma rotação maior (3800rpm), que a levaria até 200km/h (mas a potencia não é suficiente para tanto).

Concluindo, sem mexer na relação total, ou seja, cambio + diferencial + pneus, e somente colocando turbo intercooler, etc, não se tem ganhos na velocidade final.

Entenderam ?


Muito obrigado pela paciência e pela explicação!!! Smile

o que eu não sabia era que nas D-20 com mtr sem turbo tinha as marchas mais reduzidas e 5 com relação 1:1, por isso eu não entendia..... Confused

Muito obrigado pela paciência, e peço desculpas pelas falhas, prometo que vo tentar melhorar!!!!!!! Embarassed

Foi mal!!! flw!!!! Smile

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 5:40 am    Assunto: Dados técnicos Responder com Citação



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Olá pessoal

Lembramos que o site PICAPESGM, não é feito somente de fórum, temos seções com dados tecnicos das picapes GM, download de catalogos de picapes e motores.

Abraços

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Garon
MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 2:04 pm    Assunto: Olá srs... Responder com Citação



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Garon
MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 2:20 pm    Assunto: Re: Olá srs... Responder com Citação



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Garon
MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 2:23 pm    Assunto: ... Responder com Citação



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Set 30, 2004 5:44 am    Assunto: Ainda estão errados Responder com Citação



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Olá Pessoal

A relação do diferencial da F-250 com motor MWM 6,07TCA, é o mesmos 4,10:1 da Silverado com mesmo motor.
A relação de 3,73:1, e da 1ª versão da F-250, com motor Cummins 3,9 de baixa rotação (3000 RPM)

O cambio tanto da D-20 (Turbo), Silverado(Argentino) e F-250, todos diesel é o mesmo ZF-5S420, com mesmo escalonamento.


Abraços

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