Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 GNV no motor Diesel ? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Mau
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 6:31 pm    Assunto: GNV no motor Diesel ? Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Olá gente,

Andei fuçando por aí, falando com uns e outros e resolvi abrir esse tópico.

Pois bem, ouvi falar que os motores Diesel também podem ser convertidos para GNV e que o resultado é maravilhoso (?) e que não existe perda de força perceptível.

Os Diesel possuem taxa de compressão média de 16:1, taxa ideal para o tal gás fedidinho (Very Happy).

Dizem também que a conversão é mais cara e que se precisa adaptar uma vela para gerar faisca.

Enfim, alguém já se deparou com esse assunto e sabe me dizer algo mais?

Em tempo, NÃO QUERO colocar um porquinho rosa no porta-malas da Marci. É pura curiosidade mesmo.

Abraço pessoal!

Mau

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Até gasolina funciona em motor diesel com vela!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

A questão é como fazer a bomba injetora parar de funcionar?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 2:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Já existem ônibus urbanos movidos a gnv em teste. Mistura de 95% gnv + 5% de diesel em cada injetada.
_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
peembaixo
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Em São Paulo já tem a muito tempo ônibus movido a GNV, só não sei qual tecnologia é usada, se é um motor ciclo otto ou um diesel nesse esquema comentado pelo nosso amigo Fernando. Uma vez tive que ir por um caminho que seguia o itinerário de um ônibus desse movido a GNV e ele devia ter algum problema no escapamento que toda vez que o motorista tirava o pé do acelerador, o busão dava um estouro.
_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mau
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Olá gente,

Continuo pesquisando... Se encontrar algo grudo aqui.

Abraços.

Mau

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2007 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Procurem por motor Elko. Queima qualquer óleo/líquido que seja combustível, em qualquer mistura. Não possui radiador e sua perda térmica é de 15% contra 32% dos motores da época(1985). E tem boa potência e é econômico e dura mais que um motor a gasolina convencional.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 2:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Li em uma revista do setor de ônibus (jul/ago 2007) sobre o motor diesel/GNV.

A reportagem fala sobre a conversão do motor Diesel em flex (GNV/Diesel). O sistema, no caso, foi desenvolvido pela EMS Automotive System, e funciona através de um prático sistema eletrônico sem precisar alterar o motor.

O sistema é denominado Intelliflex já está em testes em Campinas/SP e ainda trata-se de um projeto piloto.

Este sistema foi criado por Daniel Sofer, diretor de engenharia da EMS, e permite o uso de ambos combustíveis através do gerenciamento da injeção de combustível, acionado por um pedal eletrônico com tecnologia contactless, dispensando alterações físicas no motor. Para tal existe uma unidade de comando, uma injeção multiponto de GNV de alta precisão e um controle eletrônico da injeção de diesel. O sistema não faz uso de borboleta e não se altera a taxa de compressão e nenhuma alteração interna (comando de válvulas) ou turbina.

Nesse sistema o motor funciona com 100% de diesel e até 98% de GNV e pode ser instalado em motores mecânicos e eletrônicos.

(Adaptado Revista TechniBus Jul/Ago 2007)

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 7:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Motor ELKO:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26865&highlight=elko

ou:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29454

interessante deste eu não sabia!

[]'s

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mau
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Olá gente,

Ando corrido, desculpem, leiam abaixo.

Até!

Mau

-------------------------------------------------------------------------

GNV
Bosch apresenta sistema flex entre diesel e gás natural
Interpress Motor [20/08/2007]

A Bosch vai apresentar no final deste mês o sistema DG Flex, que permitirá a veículos pesados (ônibus e caminhões) com motores diesel operarem também com gás natural veicular (GNV). Com a ajuda de sensores e um sistema de gerenciamento eletrônico, o equipamento mantém as características originais do motor. Após partida do veículo em diesel, o gás natural é injetado junto com o ar de admissão e a injeção diesel é usada como ignição para a combustão.

Como resultado, o sistema proporciona ao motorista a mesma potência e torque do veículo que circula apenas com diesel e traz como benefícios a redução nas emissões de gases poluentes e menos gastos com combustível. O item será apresentado por Martha Mello Canelada, engenheira de desenvolvimento da unidade de sistemas diesel da Robert Bosch em fórum da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) que acontece em Curitiba nos dias 30 e 31.

http://www.sulgas.rs.gov.br/index.asp?SECAO=8&SUBSECAO=36&EDITORIA=931

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mau
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

... mais links:

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/dg_flex/index.html

http://www.oficinaecia.com.br/noticia1.asp?cod_noticia=14979&cod_grupo=2

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Sobre o ELKO, tem a comunidade dele no Orkut. Inclusive parece que é viável a adaptação de motores diesel mais antigos(perkins 4.236, p. ex.) em ELKO. Nao fica tao economico quanto um original, mas fica mais economico e vira um flex em todos os sentidos da palavra.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 2:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

Esse assunto morreu ? Alguém sabe se os dispositivos mencionados estão disponíveis para adaptação ?

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Qua Nov 05, 2008 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Não lembro onde vi um video com uma frota de caminhões Wolks 20310 ja usando o sistema,e pelo jeito fica bom mesmo,pelo que eu entendi da reportagem,o diesel é "queimado" junto com o GNV,e o mais interessante é que quando o motor é mais exigido no torque,a proporção de GNV usada pelo motor é maior que a do diesel.

Pena que na reportgem não falou nada sobre os custos e locais de instalação nem muitos resultados.

No mais se eu achar posto aqui no forum

_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Qua Nov 05, 2008 12:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Outra coisa próxima disso que li numa matéria, é que a CASE esta desenvolvendo um sistema para as colheitadeiras funcionarem DIESEL ou ALCOOL, só faltava aperfeiçoar o sistema (consumo muito elevado no ALCOOL)... mas que ja estava em funcionamento... Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB