Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 18, 19, 20
 Adaptação/Troca de Câmbio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Ter Mar 14, 2017 5:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Salles, você que é o cara dos câmbios. Minha Vera está equipada com motor 4,1l + 260F + Dif 3,90 = pacote original.

O meu plano A é meter um V8 injetado com câmbio AT, só que fica muito caro e muito difícil.

Estou pensando num plano B, que necessariamente tem que ser escalável, ou seja, fazer uma coisa de cada vez e o que foi feito não seja perdido.

Penso em:
b.1) 4,1 + turbo + Câmbio de 5 marchas + diferencial médio (3,50) + injeção nesta ordem. ou
b.2) 4,1 + Câmbio de 5 marchas + turbo + diferencial médio (3,50) + injeção nesta ordem.

O motor acabou de sofrer uma retífica parcial (Cabeçote refeito, virabrequim retificado) e conversão para gasolina. Ele ficou com uma taxa de aproximadamente 9,5:1.

Para agora a meta é fazer o carro andar, aí fica a pergunta quanto ao câmbio para eu ir pesquisando:
1 - O 2215 aguenta? Pelo que li ele é no limite do torque do motor.
2 - O NV3500 é uma boa opção?
3 - O ZF-5S-42 não ficaria com o escalonamento inadequado e muito pesado?
4 - Quais outras caixas são viáveis?

_________________
GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Google Talk
sallespickup01
MensagemEnviada: Ter Mar 14, 2017 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

Christian, tenta um plano C

4.1 + seu cambio mesmo e 3.15 e depois se vc quer mesmo injeção

plano D

cambio ZF e mantem seu diferencial, ou vai pra 3.55 + 4.1 e se der apenas um comandinho, alias seria essa que eu iria,

só pra vc se situar, apenas o 260F e o ZF aguentão qualquer preparação que vc possa vir a fazer, ah ai vendo o meu peixe, aproveita que eu tenho um zf da D20 mesmo com velocimetro a cabo

digo isso pois ja fiz 3 e ficou muiiiito bom, na estrada deu 120 com 2200 rpm mais ou menos(depende de pneu) e de final passou de 210

_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2017 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Salles,

o câmbio de 4 marchas não me agrada, tão pouco na Veraneio como no Focus (AT), ambos "matam" o desempenho e o consumo do carro.

No caso da Vera que o carro fica estrangulado e no Focus fica "morto" a não ser que se enfie o pé (aí o consumo vai nas alturas).

Com a configuração atual do meu carro (Faltou colocar o pneu 235/75R15), a velocidade máxima teórica é limitada à 127 km/h / 4000 rpm (RPM de rotação máxima). Também esqueci de dizer que o comando foi trocado por um "conservador" da Perfect Circle pois a ideia seria num segundo momento turbinar o mesmo.

A pretensão não é fazer um mega-esportivo mas algo que não seja necessário andar na direita em qualquer subida pela frente.

Eu fiz várias simulações de desempenho com várias combinações de câmbio e diferencial, mantendo o câmbio e trocando diferencial a máxima passaria dos 127 km/h atuais para 140 km/h com o 3,55 e 150 km/h no 3,15.

Trocando o câmbio pelo 2215 em 5a. mantendo o diferencial 3,9 passaria para 151 (3,55) e 178 (3,15) mas sei que o 2215 está no limite da resistência ao torque, admitindo quase nenhum incremento de torque.

Vou simular com o ZF.

_________________
GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Google Talk
sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2017 10:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

olha não sei como se faz as contas e pra ser sincero nem quero saber, prefiro a pratica, com diferencial 3.15 e cambio ultima pra traz, com 5200 rpm esta a 200 por hora, fiz varias e varias, inclusive uma sulan aqui do forum e testando sempre com gps, a dele tava com turbo e weber 40 , mais muito rebaixada, ai nos 200 tirei o pé..., com zf e seu diferencial tb vai muito bem
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2017 10:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Salles, como 5200 rpm se a máxima é 4000? Acima disto não se corre o risco de flutuação (tuchos hidráulicos) e atropelamento das válvulas?
_________________
GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Google Talk
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2017 1:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

christian a. h. govastki escreveu:
1 - O 2215 aguenta? Pelo que li ele é no limite do torque do motor.
2 - O NV3500 é uma boa opção?
3 - O ZF-5S-42 não ficaria com o escalonamento inadequado e muito pesado?
4 - Quais outras caixas são viáveis?


Christian,

Eu acredito que o 2215 aguentaria o turbo se for apenas para uso comedido.
Tinha um forista aqui de Botucatu que turbinou uma Veraneio 89 com motor de Silverado e acabou tendo que trocar o câmbio por um ZF.

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=5232

O NVG3500 aguenta, mas ele é ruim de peça e de óleo. Por isso que ele é barato no mercado. Fora isso tem o velocímetro eletrônico.

O ZF é o mais parrudo. Pesado e ruidoso. Mas se adapta fácil e ainda tem velocímetro a cabo. Tem que refazer a tampa do túnel do câmbio.

Outras opções seriam o Eaton FSO2305/Clark CL2905 da Silverado. Aguenta bem, tem um preço razoável, mas tem o problema do velocímetro eletrônico. Os Eaton FSO2405 das S10 Diesel também aguentaria, mas não sei se o eixo piloto é semelhante. Como tem várias aplicações (com ou sem capa seca integrada), pode ser viável, mas tem o problema do velocímetro eletrônico.
A última que vi, foi com a Eaton FSO4305/4405. Não sei como foi instalada, mas fiz um tópico com imagens dela adaptada num Maxion S4. Ou seja, é possível colocar no motor GM 250. Essa opção também tem com velocímetro mecânico.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2017 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

sallespickup01 escreveu:
olha não sei como se faz as contas e pra ser sincero nem quero saber, prefiro a pratica, com diferencial 3.15 e cambio ultima pra traz, com 5200 rpm esta a 200 por hora, fiz varias e varias, inclusive uma sulan aqui do forum e testando sempre com gps, a dele tava com turbo e weber 40 , mais muito rebaixada, ai nos 200 tirei o pé..., com zf e seu diferencial tb vai muito bem


Salles, entendo sua prevenção quanto as simulações, a minha é bem simples, eu mesmo que desenvolvi com base no Excel, é só para ter uma ideia do comportamento do carro.

Esta simulação e outros simuladores que tenho usado tem me ajudado a tomar decisões sem ter, como você, uma grande disponibilidade de peças e mão de obra para fazer na base do empirismo, mas de qualquer forma, do seu jeito acaba por validar as hipóteses simuladas.

Esta sulam que você se refere, pelo meu simulador (pneu 255/70R15, 260F, Dif 3,15 4ª@5200) alcançaria 218 km/h, ou seja, não está tão ruim assim eheheheh.

Agora não sei qual é o nível de potência que ela teria que chegar para alcançar esta velocidade.

Testando no meu simulador daria algo com 192 CV na roda.

_________________
GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Google Talk
sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2017 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

o pessoal deve lembrar dela aqui, era uma sulan kentuke, amarela, o motor pelo que sei tinha comando 292 weber 40 e turbina. 70, embaralhava bem em baixa, mais quando abria ia bem pacas, quanto ao giro, opala 6cc originalzinho da 4.5 mil facil, mais os mexidos é pra dar 6 mil, pelo menos o pessoal por aqui fala, lembrem-se meu negocio é diesel rsrsrs, mais ai digo das minhas experiencias, calcula ai a minha camionete pra ver se bate no que ela da, motor 3 mil rpm, cambio 1 por 1, diferencial 2.60, e pneu 31, o Adalberto ja viu em quanto ela vai, até pela multa que tomei rsrsrs, vamos ver se bate Christian..
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Mar 16, 2017 8:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Pela multa e pela quantidade de fraldas geriátricas que o Adalberto teve de trocar nesta viagem foram 3 pacotes do tamanho GG.
Não dava para deixar passar essa, kkkkkkkkkkkkkkk

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Mar 16, 2017 8:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

KKKKKKKKK
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Qui Mar 16, 2017 10:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Evil or Very Mad Cesão vai rezar e fazer promessa pra ver se o flusinho consegue ganhar de alguem.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 20 de 20
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 18, 19, 20

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB