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Autor Mensagem
dalmo cruz tôrres
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 3:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006
Mensagens: 113
Localização: poços decaldas MG

Linx, a minha camionete é 4x4 bem alta, para mim tendo velocidade de cruzeiro na casa dos 110Km/h está ótimo.
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sem idéias
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 6:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Linx, se você pretende ainda aumentar ainda mais a potência do Plus, a relação 3,15 acho que ficaria boa. Mas se for manter assim, a 3,55 ficaria com a melhor relação, além de ser original dos turbos e dos pneus serem maiores que os originais.

Eu colocaria a 3,55.

_________________
Abraços
Eduardo
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mateusict
MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 9:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Se não for andar muito carregado eu colocaria a 3,15, além de ficar mais econômica acho a 3,55 meio presa!!!
Abç

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Mateus
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Linx
MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 12:01 pm    Assunto: Clark 240v Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

dalmo cruz tôrres escreveu:
Linx, a minha camionete é 4x4 bem alta, para mim tendo velocidade de cruzeiro na casa dos 110Km/h está ótimo.


qual motor vc vai usar?

Abc

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Linx
MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 4:04 pm    Assunto: diferencial com tração positiva Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Pois é, a tendência é ficar realmente com a 3,55:1 ou a 3,30:1... fiz o motor recentemente, intercolei e por enquanto, no motor, é isto...vou guardar a relação 14x43 para usar quando eu repontecializar o motor mais pra frente... Agora vou aproveitar a oportunidade e colocar um diferencial que tenha tração positiva. Quem souber me avisa aí...

abc.
Josiel

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dalmo cruz tôrres
MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2008 7:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006
Mensagens: 113
Localização: poços decaldas MG

Linx , desculpa a demora em responder. Minha camionete vai usar um MWM Sprint 3.0 , cambio Clarck 240V e redução do Toyota Bandeirantes.
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sem idéias
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grassiotto
MensagemEnviada: Sex Ago 15, 2008 11:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 25 de Mai de 2007
Mensagens: 20
Localização: Lorena

Srs,

Encontrei uma caixa para comprar, mas não tenho certeza do seu "conteúdo".

A única referência na carcaça é GM194617423. Os senhores sabem do que se trata (Clark 2205 a.b.c..._ 2215 a.b.c... / Eaton XXX)?

Gostaria de montar em um 6cc "gaxeta". Hoje estou com um 4 marchas gritão na estrada (diferencial 3.9:1).

Tenho medo de alongar a relação do diferencial com 3.55 ou 3.15 e ficar com muitos buracos nas passagens de marcha.

Sds

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Edu
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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Ago 16, 2008 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Grassiotto, pra ajudar melhor mesmo é tendo uma imagem da referida caixa de câmbio. Neste tópico mesmo tem imagens do Clark CL2215A.

Quanto a alongar o diferencial não haverá a sensação de "buracos" pois a relação das marchas é que determina esse sintoma. Acontecerá uma perda de capacidade de superar rampa e desregulagem do velocímetro.

_________________
Abraços
Eduardo
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grassiotto
MensagemEnviada: Seg Ago 18, 2008 7:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 25 de Mai de 2007
Mensagens: 20
Localização: Lorena

Dei uma olhada no fim de semana. Estou com um 260F no meu carro. Acredito que o diferencial seja o original da Brasil (3,90:1). Infelizmente só tenho uma foto do cambio que me ofereceram, que pelo menos para mim não diz grandes coisas.... Coloquei no anexo, com o nome 2205_2215. O dono disse que é 5M de 6cc.

Outra coisa... A mudança de diferencial é até mais arriscada. Procurei na minha cidade e não encontrei ninguém habilitado para fazer a regulagem coroa/pinhão decentemente (pré carga....).

Aproveitei para colocar mais umas fotinhos do chuchu... Abração a todos!



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Edu
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grassiotto
MensagemEnviada: Seg Ago 18, 2008 9:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 25 de Mai de 2007
Mensagens: 20
Localização: Lorena

E umas fotinhos da máquina....


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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Seg Ago 18, 2008 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Ta lindona ela, parabens



[]'s

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Marcelino Bedin
MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 9:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007
Mensagens: 74
Localização: São Paulo, Capital

Colegas:

Em conversa particular com um dos colegas o mesmo me sugeriu que a minha diferencial havia sido trocada (possuo Brasinca Andaluz ano/mod. 93, Maxion, 4.0, diesel, sem turbo), logo, passo a transcrever minha resposta, para que surjam sugestões:
Pelo que se pode ver na plaqueta que fotografei, o modelo do câmbio Clark da Brasinca é CL2615B, que segundo o fórum "4x4", que cita ter consultado tabelas do nosso próprio fórum, corresponde ao modelo GM M47. Note também na mesma plaqueta que após as iniciais GM a numeração do modelo começa com 93, mesmo ano da minha Brasinca, logo, não tenho nenhum motivo para acreditar que tenha sido trocado, até porque, é o mesmo número que consta no cadastro do Renavan, que não foi alterado desde o registro do veículo.
A posição das marchas é realmente R-2-4 (N) 1-3-5 .
Só consigo inferir que a Brasinca colocou tal câmbio com a relação da turbo para facilitar futura adaptação do turbo, já que a minha não saiu de fábrica turbinada, como consta no Renavan e na própria numeração do chassi.
Há, toda minha dúvida começou por causa da marcação do hodômetro que está 16% (para ser exato)defasado com a realidade, e do velocímetro que marca de maneira imprecisa, mas quanto ao engate de marchas e à velocidade final estou satisfeito, mesmo sem turbo.
Já dá pra tomar umas multas de excesso de velocidade, como uma que tomei recentemente, por estar a 64 km/h.
Na estrada dá pra pegar uns 120/130 por hora (pelo menos no velocímetro) sem forçar o motor, o que já está muito bom, pois acima disso, ou o guarda te pega, ou o radar te pega, ou você pega um buraco e o prejuízo é maior que a pressa !!!!!
Como estava para trocar o jogo de pneus, que era 235, por 155x75x15, que é o original da Brasinca naquele ano, passo a descrever as mudanças (ou não) ocorridas após a troca dos pneus:

1. A distância marcada pelo hodômetro (parcial ou total) continua com defasagem para maior de 16%, ou seja, para cada 100 km marcado no hodômetro, pelas placas da estrada nota-se que andei 116 km.
2. O velocímetro continua marcando errado, ou seja, quando marca 120 km/h na realidade está acima disso. Não determinei exatamente quanto, mas creio que cerca de 10 a 20% a menos. Acabei de mandar consertá-lo o que terminou com a instabilidade e barulho do ponteiro, mas a defasagem continua, mesmo com os pneus originais.
3. Para que possam avaliar melhor a relação diferencial/velocidade:
quando o ponteiro do tacômetro está no início da faixa vermelha, o velocímetro marca 125 km/h.
quando o ponteiro do tacômetro está a 3.000 rpm (já na faixa vermelha), o velocímetro marca 130
km/h.

Gostaria que os proprietários de Brasinca e/ou D20 de manifestassem a respeito.

Abraços, Marcelino

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mateusict
MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Marcelino, se não me engano foi comigo que você falou!!! Não me lembro bem mas acredito ter dito que a relação (Coroa e Pinhão) podia ter sido trocada. Pelo ano e motor sua camionete está com o cambio original (clark) assim como você já se informou! Para essa configuração a relação original é 3,15 (13x41). Você disse ter a relação 11X39 que é da D-20 turbo ( cambio ZF). Os pneus dos 2 modelos 93 ou acima são da mesma medida 255/75 15. Você já sabe oque está acontecendo, ou seja, você tem uma camionete com cambio clark (para o motor S4 sem turbo) com Coroa e Pinhão de uma camionete turbo de fabrica (cambio ZF). O cambio clark (5 = 1:1 ) é diferente do ZF (5 = 0.77:1). Se você quer ela original, coloca a relação 3,15 que ela vai marcar tudo certinho!!! (ainda ganhará economia em diesel)...... Isso foi oq você conversou comigo!!!

Mas EU acho que você não tem a relação 11X39 da D-20 turbo!!!!! Por 3 motivos:
1- É muito difícil alguém "encurtar" o diferencial (andar menos e beber mais) mas pode acontecer.....
2- Se tivessem colocado a relação 11X39, sua camionete marcaria a mais e não a menos, ou seja, você andaria ~89 Km e o hodometro marcaria 100 km, a velocidade tb seria proporcional......
3- Pelos números que você passou, seu diferencial parece que foi "alongado" (é mais lógico), devem ter colocado a relação 15x39, oque explica a camionete marcar esses números....

Abç

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Mateus
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Marcelino Bedin
MensagemEnviada: Qua Ago 20, 2008 8:33 am    Assunto: Diferencial da Brasinca Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007
Mensagens: 74
Localização: São Paulo, Capital

Mateus e demais colegas:

Tenho certeza de que a relação da minha Andaluz é 3,55 pois eu mesmo contei os dentes da coroa e do pinhão quando os comprei. São mesmo 39 e 11.
Pergunto:
1. É possível a troca da relação 3,15 pela 3,55 sem qualquer alteração na caixa do diferencial ? Se for, deve ter sido isso que aconteceu, já que na prática essas alterações não são colocadas pelos transformadores no cadastro do veículo junto ao Renavan, onde consta apenas o número do eixo (parte externa). O número do eixo traseiro, pela plaqueta do veículo bate com a registrada no Renavam, logo o eixo não foi trocado.
2. Com a relação 3,55 e o câmbio Clark CL2615B ganho em respostas rápidas de aceleração e perco na economia ? É isso ? Se for, explicaria porque não tenho sentido a necessidado do turbo.
3. Quanto ao consumo, em quase dez anos de uso e com um controle de despesas comparável com a do Kiko, cheguei aos seguintes números:
Consumo mínimo: Cidade 7,48, misto 8,95 e estrada 9,00
Consumo médio : Cidade 9,48, misto 10,28 e estrada 11,21
Consumo máximo:Cidade 12,94, misto 12,02 e estrada 13,00
Você acha que haveria alguma mudança com o retorno da relação para 3,15 com a desvantagem da perda da resposta do motor ?

Marcelino.

Se algum proprietário de Andaluz tiver certeza da relação do diferencial (ou pelo manual específico do modelo ou por tê-lo inspecionado), gostaria que indicassem as medidas encontradas.

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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Ago 20, 2008 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Grassiotto, esse câmbio da foto me parece um CLARK CL2205C usados nos Opala/Caravan 4 cilindros. Ou seja, para adaptação não é confiável.

Marcelino,

Você escreveu em outro tópico o seguinte: "GM/Brasinca Andaluz 93/93. Adquiri em dez 1998. Até hoje rodei 362.721 km, com ressalva de 16% de defasagem a maior (o hodômetro está marcando 16% a mais que a quilometragem real. Isto é normal ou é o famoso "hodômetro mentiroso" ????)"

O hodômetro está marcando "+" ou "-" que o real?? Pois logo acima você relatou que o hodômetro está marcando 100km quando o real é 116km.

Realmente o Mateus tem razão ao dizer que os sintomas do velocímetro/hodômetro seriam ao contrário daquilo que você descreve. Mas como você contou os dentes da coroa/pinhão então sua picape provavelmente teve o conjunto trocado e como vc andava com os pneus 235/75R15 a tendência era marcar "para +" mais ainda.

Respondendo as suas perguntas acima:
1. A troca do conjunto interno (chamado de de "diferencial") é perfeitamente possível sem alterar nada visivelmente no eixo. A troca pode não ter sido feita pela Brasinca, visto que o chassi vinha pronto da GM somente para ser encarroçado e a Brasinca, sendo uma encarroçadora, não teria vantagem alguma em alterar o diferencial da Andaluz. Trocar o "diferencial" é diferente de trocar o "eixo".
2. Sim ganha e muito na aceleração. Pode ser a explicação pela qual você não sente a falta do turbo. Provalvemente a picape ficaria "amarrada"/sem velocidade final (cerca de 102km/h)
3. O consumo talvez nem alteraria tanto pois com a alteração do diferencial, o motor ainda estaria limitado a rotação máxima de ~2800RPM em estrada. Na cidade, o consumo poderia até ficar melhor pois não haveria a necessidade de pisar fundo no acelerador (o que aumenta o consumo em motores diesel) pela falta de potência do motor.

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qua Ago 20, 2008 11:21 pm, num total de 1 vez
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