Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3 ... 18, 19, 20  Próximo
 Adaptação/Troca de Câmbio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2003 9:24 pm    Assunto: Adaptação/Troca de Câmbio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

A minha Veraneio 91 à gasolina possui o câmbio M-20 (Clark 260F) original com 4 marchas.

Há algumas opções disponíveis de câmbio 5 marchas com overdrive. Dentre estes, estão o Clark 2205, Clark 2215 e ZF S5-420. Sei que o Clark 2205 foi a primeira 5 marchas a ser utilizada em picapes GM a gasolina/álcool, mas foi substituída pela CL2215 logo em seguida.

O Kiko já me indicou o ZF S5, que acredito ser a melhor caixa, mas há como utilizá-la com o motor GM 4.1 a gasolina???
Devo trocar a caixa seca?
E o sistema de embreagem??? Pois no meu veículo ele não é hidráulico. É necessário substituir o sistema mecânico por cabos original pelo hidráulico?
Alguém sabe se na assistência técnica ZF eles fazem este serviço?


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:25 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2003 7:02 am    Assunto: Cambio Veraneio Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya,

Resolveu não trocar mais o motor?

Neste caso se a alteração é para alongar as marchas para economia de combustível, é melhor trocar coroa e pinhão do diferencial, com relação de redução menor, em vez de 3,90:1, para 3,55:1 ou 3,15:1.

Se quer ter a 5ª D, a caixa Clark CL-2205 para motor a gasolina está bom.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2003 10:41 am    Assunto: Re: Cambio Veraneio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Vc coloca essa que o kiko falou e deixa o diferencial que está. E quanto a embreagem vc pode usar a mesma que esta no lugar, pois a hidraulica é confortavel mas nao é confiavel ao meu ver e alta manutençao. Se fosse aqui proximo de onde moro ficava mais facil pois aqui no nordeste é normal os cara trocam de motor direto, so é complicado a documentaçao. Tem mecanico aqui especializado nisso.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2003 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Pois é Kiko...

Trocar de motor agora nem dá. Em princípio é somente uma idéia, que pode entrar em prática assim que sobrar + "$TEMPO$"....

O câmbio já é algo mais acessível. Mas tem o seguinte: primeiramente eu trocaria o câmbio para depois adaptar o motor.
Entende o porquê de perguntar sobre a caixa ZF? Como vc próprio disse as Eaton/Clark não aguentariam o tranco com o motor diesel. Desta forma, gostaria de saber se fácil e simples a colocação da ZF S5.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2003 5:55 am    Assunto: Câmbio ZF Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá sekiya

Eu acho que para motor a gasolina, este cambio é muito pesado, tamto físicamente quanto dinamicamente, vc estaria aumentando o pese morto e carga extra para o motor, para ter ideia ele deve pesar uns 80 kg (este cambio é para caminhão médio), contra uns 25kg da Clark CL2205 com caixa em aluminio.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2003 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Kiko,

Por acaso você sabe a relação das marchas utilizada na caixa CL2205???
Pois eu não encontro nenhuma informação sobre ela. Só sei que era usada em motores GM 2.5 do opala, mas em uma outra versão. Em 92 passou a equipar o 6cc 4.1 do opala e depois as C-20.

E quanto a colocação da CL2215 usadas nas C-20 mais novas??
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2003 9:24 pm    Assunto: Relação de marchas do cambio Clark Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya


Enviei p/ seu E-mail, a relação das marchas

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Bortolin
MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2003 8:31 pm    Assunto: Diferencial Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 21 de Mai de 2003
Mensagens: 6
Localização: Santo André

Boa Noite Pessoal,

É um prazer poder dividir informações com VCs. Em uma das mensagens anteriores o KIKO menciona como opção para mudanças de relações de marchas a substituição de coroa e pinhão. Estou inclinado a fazer esta mudança em minha Bonanza 89/90 4 marchas que, originalmente, possui o 3:90. E ai vai a pergunta: Alguem sabe onde posso encontrar coroa e pinhão com a relação 3:15?

Abraços

_________________
Marcelo Bortolin
Santo André - São Paulo
Bonanza DeLuxe 89/90
6CC - Gasolina
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2003 9:25 pm    Assunto: Coroa e Pinhão Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A relação 3,15:1 é original de todos os D-20 sem Turbos.

Pode ser encontrados o conjunto novo em lojas de auto peças especializados em utilitarios e caminhões.
Ou "usadas" em desmanches.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Sex Mai 23, 2003 5:28 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mai 23, 2003 11:13 am    Assunto: Re: Diferencial Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Eu nao tenho muito conhecimento em relaçao a reduçao de diferencial mas, eu nao aconselharia a troca pois acho que ficaria sem potencia em baixa rotacao. Se estiver errado Kiko me corrija.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2003 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Kiko,

Muito obrigado por ter mandado o arquivo com as relações das marchas. Tive um pequeno problema com Excel e não deu para verificar o arquivo antes.

E tenho outra questão: Por acaso alguém já ouviu falar quanto torque a caixa Eaton/Clark 2205 ou 2215 agüenta?
Pois já ouvi falar em uso de caixas Eaton com 5° overdrive (só não sei se é dos modelos citados acima) com motor Maxion S4T Plus, que possui torque elevado. Sei que originalmente este motor usa o ZF...

Obrigado
Sekiya


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Jun 03, 2004 1:09 am, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2003 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Esta seção está com problemas.

A atualização deste ítem no menu "Reparação: mecânica e eletricidade - Adaptação/Troca de Câmbio" não está sendo efetuada.

Por favor Webmaster, verificar o problema

Atenciosamente,
Eduardo Sekiya


Editado pela última vez por Sekiya em Qua Jun 04, 2003 7:52 pm, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Ronaldo
MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2003 11:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Junho de 2003
Mensagens: 3
Localização: São Paulo

Olá pessoal,

Estou relizando algumas mudanças na minha A 10 e algumas informações talves possam ajudar. Troquei a relação do diferencial que era 3,90:1 para 3:15:1, com o câmbio M 20. Na estrada ficou 10 pois chego 100 Km/h com cerca de 2650 RPM. Realmente perde um pouco a força em rotações mais baixas mas nada que assuste. Pelos meus cálculos, para motores a gasolina e/ou alcool o ideal seria o câmbio da eaton 2215E (quinta com 0.74:1) ou atá mesmo o 2215A (quinta com 0,84:1) com o diferencial 3,55:1. Andei pesquisando muito isso e se for o caso poderei dar umas dicas para a troca do câmbio e a relação do diferêncial.

_________________
______________
Ronaldo
A10 dupla 1984
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2003 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi gente,

Sem querer, mas propagandeando, a página para cálculo de marchas, na sessão "Dicas", é justamente para dar uma força nessas horas.

Os problemas com o fórum devem estar solucionados, gostaria de pedir, caso tenham problemas, enviar um email para forum@picapesgm.com.br ou webmaster@picapesgm.com.br.

Ronaldo, vc conseguiu uma relação muito boa, pq está a 100km/h um pouco acima da rotação de torque máximo.

As Veraneios antigas (~1975) tinham relação de 2,90:1, mas o motor era o 261 (Chevrolet Brasil) com um pouco mais de torque nessa rotação. E o peso bruto total homologado era menor (500kg de carga útil).

A engenharia, nos casos das picapes, sempre usa o diferencial mais reduzido, porque supoe o uso com o carro lotadaço.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Miguel Aguilera
MensagemEnviada: Sex Jul 04, 2003 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Julho de 2003
Mensagens: 1
Localização: S. Paulo

Amigos, em 1º lugar quero parabenizar à todos pelo site...
Quem tiver interesse na relação 3:15 pode procurar pelos Dodges com diferencial Braseixo, pois eles usam essa relação, eutenho uma relação dessas e vou fazer a experiência.
Boa sorte à todos,
Miguel Aguilera

_________________
Miguel Aguilera
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 20
Ir à página 1, 2, 3 ... 18, 19, 20  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB