Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 18, 19, 20  Próximo
 Adaptação/Troca de Câmbio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Jul 05, 2003 12:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Miguel,

Eu é que agradeço: a participação, a união e o respeito mútuo de vocês têm tornado o site um ponto de troca de informações sério, de alto nível, e um local de reuniões de pessoas amigas.

Os Braseixos são velhos companheiros dos GM, valeu a dica.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Abr 04, 2004 2:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá pessoal,

Vou ressucitar este tópico...

Agora estou pensando seriamente em trocar o câmbio original da Veraneio por um de cinco marchas overdrive.

A questão é a seguinte:
Verifiquei duas opções para a troca/adaptação - a primeira (Câmbio Técnico/SP) me ofereceu o câmbio Eaton/Clark CL2205 remanufaturado pela própria Eaton e a segunda (NP Autodiesel/SP) me ofereceu o mesmo câmbio só que apenas revisado por eles mesmos (não sei descrever que tipo de revisão é esta e quais os componentes que eles trocam).
Pergunto: qual o melhor caminho a seguir???

Outra coisa:
Estive visitando alguns sites especializados em veículos off-road e constatei que a caixa Eaton/Clark modelo CL2205 é rotulado como sendo uma caixa "fraca". Constatei também que ela também fora usada em Chevettes 1.6 e 1.0, ou seja, motores bem menores e com menos torque que o 4100 6cc. Por outro lado, a caixa original Clark 260F é tida como uma das mais resistentes.
Fico na dúvida: A caixa Eaton/Clark CL2205 é realmente frágil ou isso é apenas mito??? Digo isso porque às vezes pego pesado no acelerador da Veraneio e fico com medo de ter uma dor de cabeça maior.
Quem tem este câmbio em sua picape GM poderia me dar uma opinião??

Mais uma outra coisinha:
Sei que já discuti antes sobre as opções de câmbios, mas se a Eaton/Clark CL2205 for "fraquinha" mesmo, será que não tem outra opção viável e mais resistente??
Tenho em mente as caixas:
- Usadas pelas S10, Blazer, Ranger e Frontier, que são da Eaton (FSO 2405, se eu não me engano).
- A própria CL2215 usadas nas C-20s mais novas (Esta é mais resistente estruturalmente que a sua irmã CL2205, já que são parecidíssimas???).
- As usadas pelas Silverados/G.Blazers, modelo Eaton CL2905 (FSO2305) com motor motor Maxion S4A e a Gasolina.

Alguém que conhece estas caixas poderia opinar sobre estas opções???

Agradeço a todos pela atenção,
Eduardo Sekiya


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Abr 22, 2004 8:02 pm, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 04, 2004 6:11 am    Assunto: Cambio Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

Os Veraneios foram equipados inicialmente com cambio de 4 marchas Clark 260F, mudando em 92 para Clark 2205A e a C-20 95 Clark 2215.

Eu não considero a 2205 fraca para o seu tipo de uso, pois o mesmo equipou a Bonanza S4 diesel e F1000 MWM 229, que são depois turbinados, chagando a um torque proximo a 35 kgfm(neste caso é um pouco fraco) mas para o seu caso, a referencia off road não serve, pois pessoal dão trancos quando atolam, que eu acho q vc não faz isto, o movimento continuo não força a caixa.

Eu tenho uma Bonanza 93 S4 (turbinado) com a 2205, que teve problemas q comprei em 2001, desde então sem problemas.

As quebras às vezes ocorre de uma manutenção mal feita.

Se for comprar compre revisado na fabrica, pois terá uma garantia maior, pois uma mexida em cambio fica em torno de R$ 1000.
E lembre se que oleo para as caixas é 80W90.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Dom Abr 04, 2004 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Ronaldo escreveu:
Olá pessoal,

Estou relizando algumas mudanças na minha A 10 e algumas informações talves possam ajudar. Troquei a relação do diferencial que era 3,90:1 para 3:15:1, com o câmbio M 20. Na estrada ficou 10 pois chego 100 Km/h com cerca de 2650 RPM. Realmente perde um pouco a força em rotações mais baixas mas nada que assuste. Pelos meus cálculos, para motores a gasolina e/ou alcool o ideal seria o câmbio da eaton 2215E (quinta com 0.74:1) ou atá mesmo o 2215A (quinta com 0,84:1) com o diferencial 3,55:1. Andei pesquisando muito isso e se for o caso poderei dar umas dicas para a troca do câmbio e a relação do diferêncial.


Ronaldo, tenho uma A10 veraneio 86 cambio no chão 4M. Como posso saber o modelo dela? tem algum lugar p/ ver? Vc recomenda algum cambio 5m? Pretendo mexer no cambio da barca primeiro e depois carburador, comando.....
Abs!

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 05, 2004 12:24 am    Assunto: Câmbio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado mais uma vez Kiko!

Creio que a opção pelo o 2205 é o mais acertado, até porque ela foi usada nas Veraneios, e pelo visto, se ela aguenta o S4 com turbo... não há o que temer.


Hélio:

Para você verificar qual o modelo do câmbio é só verificar na carcaça do mesmo, uma plaqueta indicativa do fabricante. Ela é visível pelo lado direito do veículo. Dê uma olhada no modelo abaixo. Como o seu câmbio é de 4 marchas, é muito provável que ele seja o modelo Clark 260F, vulgo M-20.

Veja a imagem: Eaton/Clark 260F (M-20)



Abraços
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
caaj
MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2004 5:47 pm    Assunto: Câmbio Macio Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Março de 2004
Mensagens: 15

olá amigos
qual o câmbio 5m mais macio para se adaptar numa bonanza 92?
grato
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2004 12:26 am    Assunto: Cambio macio ou durável???? Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O cambio com engates mais macios deve ser o Clark 2205 (mais barato)

As demais tem engates longos e duros (paracidas com caminhão, onde se originou)

O mais durável ZF S 5-42 (é tbm o mais caro)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
wlavetbr
MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2004 5:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2003
Mensagens: 5

Com a troca da relação do diferencial o velocímetro fica totalmente desrregulado.
Teria como ajustar o velocímetro para a nova relação do diferencial?

Wagner L. Araújo

----------------------------
Pickup A-20 1986
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2004 9:27 pm    Assunto: Velocimetro Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O velocimetro e hodometro não ficam totalmente desregulado e sim conforme o q vc fizer, se aumentar 20 % o velocimetro marcará 20 % a menos, ou vice versa.
Existem oficinas especializados em velocimetros como a Tacobras, que fazem ajustes mas não conheço o sistema de trabalho deles.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Abr 10, 2004 11:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

OI pessoal,

Uma alternativa interessante é o uso de computadores de bordo tipo Totem Trip (http://www.totemonline.com.br) ou Compass MiniTrip (http://www.compassnet.com.br).

Esses aparelhos tem custo em torno de R$ 350,00, e permitem efetuar calibragem precisa. Adicionalmente, possuem outras funções como vel. média, hodômetro parcial regressivo, alertas de vel. máxima, entre outros.

O Eduvelo têm um desses no Engesão, ele pode falar mais a respeito.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Mai 31, 2004 6:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Amigos,

A adaptação do câmbio da Veraneio já foi providenciada e estou no aguardo. Vou colocar a CL2215.

Pergunto a todos os amigos que possuem em sua picape a caixa de câmbio Clark CL2205 e CL2215, que são as que tem 5 marchas:

- Quem tem as relações de marcha da caixa CL2215?
- Kiko, você que tem a Bonanza com a 5ª overdrive com a relação 0,75:1 como ela anda com a 5ª marcha? Vc precisa fazer muita redução para a quarta ou não, ela aguenta numa boa? Será que a Veraneio a gasolina vai andar bem em 5ª na estrada c/ carga, por exemplo?

Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2004 6:06 am    Assunto: Cambios Clark (Eaton) Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

A relação do cambio 2205A da Bonanza 93/94 (G, A. Die asp)

1) 3,92
2) 2,28
3) 1,43
4) 1,00
5) 0,84 (G/A) 0,75 (Die)
R) 3,57
Dif) 3,90 (G/A) 4,10 (Die)

2215 (Die aspirado- /92)

1) 5,82
2) 3,31
3) 2,14
4) 1,41
5) 1,00
R) 5,91
Dif) 3,15

2215 (Gas - 96)

1) 3,92
2) 2,28
3) 1,43
4) 1,00
5) 0,84
R) 3,57
Dif) 4,27

2215B (Die Asp - 96)

1) 5,82
2) 3,31
3) 2,14
4) 1,41
5) 1,00
R) 5,91
Dif) 3,15

Quanto a minha Bonanza com caixa 2205, não sei se serve de referencia, pois é Diesel.
Mas as encates são faceis, muito mais que a ZF, única dificuldade é engate da Ré estranho.
Outra é quando vejo o carro por baixo, tem baita motor e um cambio do tamanho????, não tem 1/3 do tamanho do ZF e caixa é de aluminio.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2004 12:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado mais uma vez Kiko!

Realmente a CL2215 é uma "caixinha", não sendo menor que a original que é uma "micro" caixa. Só não sei como pode ser tão resistente! Lá na oficina onde deixei a Veraneio, tinha uma ZF na bancada ao lado de uma 2215 e deu para ver a diferença de tamanho. Bem que você disse, a ZF é um tanto grande e aparentemente pesada.

Mas mesmo a sua Bonanza sendo a diesel, você sente algum "buraco" ao engatar a 4ª para a 5ª ou o veículo ganha velocidade mesmo assim?

Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2004 5:38 am    Assunto: Cambios Clark (Eaton) Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

Na Bonanza, ou em qualquer veículo a Diesel, o escalonamento das marchas é bom e é continuado, e que 5ª ou D, na verdade é uma 5ª mesmo ou seja ultima marcha para aproveitar a potencia e dar maior velocidade, onde o veículo consegue a velocidade maxima, pois nos diesel com 5ª (overdrive) a relação do diferencial foi encurtada e acaba sendo igual a 5ª 1:1. (exceto turbo de fabrica)
Unico veículo que já dirigi que tem escalonamento errado na 5ª é Toyota Bandeirante com motor Toyota, que a 5ª, parace que é do carro mil antigos.

No seu caso, se vc montar um cambio com a 5ª overdrive, e não mexer no diferencial terá uma sobre marcha e a transmissão ficará mais longa, em torno de 20%, e a 4ª fará o serviço do atual ultima marcha.
O novo cambio provavelmente pedirá 4ª em aclives e nas ultrapassagens.

Use o calculo das marchas do picapes GM (procure no memu "DICAS") para fazer as comparações.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2004 12:59 am    Assunto: Câmbio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá,

Apesar da relação do diferencial influenciar muito a dinâmica do carro, eu queria saber mesmo se havia alguma "falha" de escalonamento da 5ª marcha (0,75:1), pois eu já fiz diversas simulações, tanto com a 5ª a 0,75 quanto a 0,84 e a minha impressão era de que a 5ª a 0,75 ficaria muito longa, ocorrendo assim um "buraco" ao engatar a 4ª para a 5ª, situação que hipoteticamente não ocorreria com a relação 0,84, que é mais próxima da relação da 4ª.

Porém, analisando melhor as simulações, a relação mais longa seria a mais indicada, até porque a 100 km/h a rotação fica em cima do torque máximo do motor. Mas a minha preocupação era se o motor teria torque e potência suficiente para manter esta velocidade ou maiores (120 km/h) em retas e algumas subidas leves com a 5ª, evitando trocas de marchas constantes. Imagine a Veraneio, que já é pesada, com carga + 7 passageiros pedindo a 4ª em uma reta! Absurdo! Seria este um motivo pela qual eu poderia optar pela relação mais curta. Que fique claro que o meu objetivo é a diminuição do consumo, até porque se eu tivesse que andar com a 4ª a maior parte do tempo, nem haveria motivo para trocar de transimssão.

Fica então um dilema: optar pela relação mais curta ou pela mais longa? (Apesar de eu já ter optado pela relação mais longa)

Abraços
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 20
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 18, 19, 20  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB