Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Motor elétrico para ar condicionado « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
alexm
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 1:51 am    Assunto: Motor elétrico para ar condicionado Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

All.

Alguém conhece ou já adaptou um motor eletrico para o compressor do ar condicionado em substituição a "velha" correia ? Com certeza, essa solução aliviaria o consumo de combustível e de potência em nossas viaturas. Principalmente para os casos do motor 2.2 ...

Já vi uma solução de bomba d´agua elétrica para motores AP, no site da Crestana : www.crestana.com.br, produto : Bomba D'água - Water Pump 1600 L/H. Mas nada achei em relação a ar condicionado.


Sds.

Alex
___________________________________
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 Gas/GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 6:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Lembre se que, o alternador fica pesado, qd aumenta a carga.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 1:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Kiko.

Concordo com a sua observação, mas creio que trocando o alternador original da minha viatura (75 A) pelo atual da S10 "novas", de 100 A e colocar uma bateria com capacidade maior, de 60AH para 75 AH ou mais, com fazem os "som maníacos", continuo tendo ganho (e muito) em relação ao "peso" do ar condicionado.

Vc conhece alguma outra alternativa ? Alguma sugestão ?

No próximo ano devem sair, na Europa, veículos com sistema elétrico em 42 V, para possibilitar justamente a migração de sistemas atuais eletro e/ou mecanicos para eletro e/ou eletronicos. Mas acho que uma modificação destas, em nossas viaturas ficaria inviável seja técnicamente ou financeiramente.

Estou tb procurando um compressor centrífugo para melhorar o desempenho, principalmente usando GNV. Encontrei algumas alternativas acessíveis no mercado dos USA mas por aqui, nada ainda ...Isso é válido não só para mim, mas para todos que usam GNV. Em São Paulo, as opções para preparação de motores são maiores que no Rio assim, fica mais fácil para os paulistas as encontrarem e passarem para os demais. Tb estou pensando colocar um sistema de injeção de GNV nesta ou na próxima, a alcool.

Sds.

Alex
________________________________
GM S10 CD DeLuxe EFI 1997 Gas/GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Tahoe
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 9:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

O problema é que a economia gerada pelo uso de um compressor elétrico será gasta no alternador que terá que gerar mais carga. Ou seja, sem economia...

Alex, tem mais informações sobre esse sistema de 42V? Será que não dá curto em contato com a água?

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Thales.

Não sei seria bem assim. Acho que da mesma forma que ocorre no caso da bomba d´agua elétrica para os motores AP, com uma poupança de uns 05 cv, se considerarmos a retirada de uma polia e uma correia e a instalação de uma alternador "original" (100 A) das novas S10 acho que teríamos um bom "troco" de potência, na volta. E ainda podemos liberar um local potencial para a instalação de um compressor centrifugo. O problema é que ainda não achei opção, no Brasil.

A informação a respeito da nova tensão para veículos, foi colhida num site de uma fabricante europeu, acho que a Peugeot. Vou dar uma procurada e te informo. Curto por curto, em princípio, não importa a tensão. Mas é claro que tensões mais baixas são mais seguras para nós, humanos e para uma mesma corrente dissipam bem menos potência, dificultando principios de incêndio, por exemplo.


Abs.

Alex
___________________________________
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 Gas/GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 1:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Thales.

Um link com bastante informação (inclusive outros links) sobre a mudança do sistema elétrico dos carros de 12 V para 42 V :

http://www.autospeed.co.nz/cms/A_0319/article.html

Forte abraço.

Alex
___________________________________
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 Gas/GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 6:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Será que encontra motor eletrico para compressor?

A não ser que use motor estacionário e correia.

Classe A usa bomba de DH eletrico, o motor é maior que motor de arranque. e custa uns 10 paus.
e uns 5 só para revisão.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Bomba de Dh elétrica já é meio que comum hoje. O Fiat Stilo usa, alguns Peugeot mais top tb, fora os importados tipo Audi, Passat(VW), etc.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 5:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Thales.

Concordo com vc. Há um tempo, li um artigo que haveria problemas de tecnologia/custo/benefício para adoção em veículos intermediários, como picapes, mas que seria um dos pontos a serem resolvidos com a adoção do padrão de 42 V para os sistemas elétricos automotivos. O mesmo se aplica ao compressores elétricos para AC.

Como informação adicional, a Denso (http://www.denso.co.jp/motorshow/2003/en/presskit/product_electric/index.html), fabricou (e ainda fabrica) um compressor elétrico de alto desempenho para o Toyota Prius II, isso já em 2003. Assim, em veículos híbridos (gasolina/elétrico) compressores elétricos já são uma realidade.

Talvez, como a bomba d´agua elétrica, exista em algum canto alguém que já tenha implementado uma solução viável. O problema é como encontrá-lo.

Vou tentar procurar as especs do ar da S10 (ou alguma alma caridosa que as possua) para checar a possibilidade de fazer uma adaptação, segundo a sugestão do Kiko.

Forte abraço.

Alex
___________________________________
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 Gas/GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
compressao
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

alexm

Se tiver novidades sobre o ar elétrico, nos conte. Tenho interesse também.

No entanto, estou consciente que o A/C elétrico deverá consumir mais do que o A/C acoplado por correias:
Porque no A/C mecânico (correias), estou transformando energia mecânica direto para tocar o compressor, tenho uma perda nesta transformação.
No elétrico, estarei transformando energia mecânica em elétrica (já tenho uma perda, correia, atrito, perdas no alternador), daeh vai para o motor elétrico para converter em energia mecânica novamente (perdas no motor e atritos) para depois virar o compressor (perdas de acoplamento).

A não ser, ... que a perda nas correias seja tão grande que compense toda essa transformação para usar motor elétrico no compressor do A/C... Ou haja um novo conceito de compressor elétrico, com maior eficiência do que esse compressor rotativo de palhetas...

Por falar nisso, alguém tem alguma tabela sobre perdas das correias?

Na questão de bomba dágua elétrica, não sei se libera mais cavalos para o motor, mas pelo menos ela é poupada dos altos giros do motor de competição (fica isolada do sistema de correias) e não bombea água além do necessário (como acontece nos altos regimes ou baixos regimes) o que acaba realmente economizando uns cavalitos... Senão me engano, alguns tiram até o alternador nos arrancadões para também o alívio de perdas por atrito de correias e elementos girantes..

Direção eletro-hidráulica sei que compensa, porque vc está tirando as perdas da bomba DH num sistema em que vc só realmente utiliza nas manobras, que é 1% do tempo que vc dirige um carro. Do que deixar a bomba DH girando a toa durante uma viagem a 110km/h...

Sobre os 48 V, é a tendência mundial,,, quanto maior a tensão, menos perdas e... menos peso de cabos elétricos no carro... concordo plenamente, principalmente porque viabiliza os híbridos..

_________________
Evolução e Sucesso /|\
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB