Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Falta direção camionete S10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
furholz
MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 12:08 am    Assunto: Falta direção camionete S10 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Bom dia amigos do fórum! Tenho uma questão e quem sabe alguém possa me ajudar. Minha picape é uma S10 2000 motor 2.2 cabine simples e desde que a adquiri, percebo que falta precisão na direção hidráulica. Logo quando a comprei, troquei pitman, auxiliar, pneus, acoplamento elástico da direção (com a coluna e tudo) e fiz alinhamento / camber / caster, além de ter dado certo aperto no parafuso de ajuste da caixa de direção. Esperava que o conjunto fosse ficar preciso pois não há jogo em parte alguma mas percebi o seguinte:

- A direção é levemente mais pesada ao se virar para a esquerda do que para a direita.

- A ação do volante na posição central é muito pequena. Isto gera um cansativo movimento de vira-vira em estrada. Aparentemente não há folga já que qualquer movimento no volante gera movimento nas rodas. Apenas o movimento inicial é muito pequeno. Isto gera uma sensação "borrachenta" no meio do curso.

- Quando o volante é esterçado mais de um quarto, existe certa folga ao se movimentar de um lado para o outro. Se o movimento de vai e vem é feito no meio do curso (reto), aparentemente não existe folga mas se este movimento é feito com volante esterçado, então percebe-se a folga. Será que isso pode ser ajustado no parafuso da caixa? Alguém do fórum já passou por caso semelhante?

Abraços a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Brênio
MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Abril de 2007
Mensagens: 20
Localização: Goiânia Goiás

OI amigo meu pai tem uma oficina de carros de passeio
eu to aprendendo a profissão agora mas tipo acho q vc pode fazer o seguinte
desligue o motor e vire a direção para o lado que vc sente mais a folga
deite embaixo do veiculo e coloque a mão na caixa de direção assim vc vai sentir se a folga for nela
peça a alguem q faça o movimento de folga da direção para você.

Acho q isso é o q vc pode fazer para tentar descobrir se a folga é nela aki na oficina é mais facil por que a gente tem um aparelho semelhante aquele que o medico usa para ver os batimentos do coração.
dai a gente coloca no lugar e vê o barulho
pq geralmente quando se tem uma folga na direção tem um barulho do jogo das peças.

Como disse não sou um profissional mas como vc disse q jah trocou algumas peças da direção e jah alinhou o carro corretamente acho q a unica coisa q resta é a caixa de direção.

espero ter ajudado.

_________________
Nada sai de fabrica tão bom que não possa ser modificado para melhor.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
furholz
MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2007 3:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Pois é! Vour fazer esta verificação embora creia que a suspensão esteja bem justa, já que os braços foram trocados. Me parece também que a direção está mais pesada para ser girada para a esquerda do que para a direita. O que será que pode ocasionar isto? Na verdade, em uma estrada é como se o curso central do volante, logo o mais usado, tivesse uma sensação borrachenta...de mola. Ao se parar ao lado do carro e girar o volante apenas balançando-o, vejo que é transmitido movimento para as rodas, embora muito pouco no meio. Já quando forço mais o movimento, percebi então que o movimento das rodas fica mais acentuado. Alguma dica?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Tahoe
MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2007 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Pelo jeito que você relata, a caixa deve estar com folga e com problemas de lubrificação. A minha, apesar de ser mecânica, apresenta os mesmos problemas(folga, que é perceptível em todo o curso da direção) e tem hora que fica dura para disterçar para a direita.

No seu caso, pode ser caixa e/ou bomba. Apesar de que quando fiz um bom test dirve numa S-10, PQP, não senti estabilidade alguma e senti a direção bem imprecisa... Parecia Kombi que tem que ficar virando a direção direto para acertar o 'prumo'!

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brênio
MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Abril de 2007
Mensagens: 20
Localização: Goiânia Goiás

É o que o Tahoe disse o fato de ela endurecer na hora de esterçar pode ser problema na bomba hidraulica
ou a caixa de direção deve ter comido os dentes ficando assim com folga e dificuldade para esterçar.
Devido a desgaste do uso mesmo ou falha mecanica de algum outro componente que forçava a caixa de direção o q pode ter vido a ocasionar o defeito na mesma

_________________
Nada sai de fabrica tão bom que não possa ser modificado para melhor.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
furholz
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 12:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Valeu pelos comentários! Mas me digam vocês que também tem picape...vocês acham que o sistema de direção das picapes não se compara ao sistema pinhão e cremalheira dos carros pequenos? Na minha, veho este como o único defeito. Até hoje não ví uma S10 que não tivesse folga, e o pior, a maioria dos proprietários nem tinham conhecimento disto! Esta semana encontrei com um conhecido que comprou uma S10 cabine dupla e o questionei quanto à folga. Ele me disse que a direção era "certinha". Fomos até o seu carro e percebi que ele tinha folga de mais de 20 graus antes do pneu se movimentar!!!! No meu caso, assim que encosto na direção o pneu se move mas o movimento é gradualmente mais acentuado ao passo que se move mais o volante. Estou para levar a caixa para ser verificada pois pode ser alguma obstrução de válvula ou algo do tipo. Veremos! Qualquer dica, por favor. Quem ler esta mensagem, gostaria de saber o que sente em relação à direção da sua camionete!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Tahoe
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 10:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

sim o sistema de direção com setor e sem fim tem folgas originalmente, isso é devido ao número maior de braços/terminais presentes no sistema. Enquanto um carro com pinhão e cremalheira tem somente 2 terminais, uma picape tem 4 terminais e 2 braços. Além disso conta que o sistema de pinhão e cremalheira é mais direto que o sem fim.

Quanto a sua DH disterçar menos no centro e mais no fim de curso, isso é porque a direção é desmultiplicada, ou seja não tem a mesma relação ao longo de todo o curso da caixa. Para que serve? para não ter uma direção que tenha 10 voltas de batente a batente, ou então não ter um carro que não disterce.

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
furholz
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Pois é! Procurei saber mais sobre a tal direção desmultiplicada e percebi que o Rolls Royce usa direção com as mesmas características. Como o próprio avaliador disse, " é necessária movimentar muito o volante para que o veículo mude de rota". E isso em um carro que vale R$ 1,8 milhões... Como a minha suspensão está justa (ainda), creio que, se não houver folga em nenhum terminal, fato que foi confirmado pelo último mecânico, seja apenas falta de costume mesmo. Tenho que acertar apenas a posição do volante que está maio caído para a direita e acho que vou me acostumar.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
furholz
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

A propósito, todas as S10's saíram com direção desmultiplicada?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Brênio
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 5:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Abril de 2007
Mensagens: 20
Localização: Goiânia Goiás

A S10 do meu pai 2002 tem uma folga também mas creio q nao seja fora do normal avaliamos a suspensão esses dias por que tivemos que trocar o braço auxiliar e o resto ta tudo ok.
acho que é como nosso amigo Tahoe disse caminonete tem um sistema bem mais complexo de direção.

Creio que essa folga seja por motivos de segurança pq imagina na estrada a uns 140 sem querer vc esbarra no volante numa camionete q é alta como a S-10....
Deve da um medo da porra...
Do jeito que ela já balança

_________________
Nada sai de fabrica tão bom que não possa ser modificado para melhor.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
furholz
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 6:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Nossa. Te digo que não vejo a S10 a 140km/h como um carro seguro. É um baita carro mas acho que passar dos 120km com ela já passa a ser extremamente perigoso. O máximo que cheguei foi por volta de 110km pois pessoalmente, não sou nada pé de chumbo. Na verdade, dirijo igual a um velhinho como dizem amigos.

Faz sentido a colocação. Só o fato de existirem 4 pivos mais o pittman já é suficiente para que a direção seja um pouco mais folgada. Acho que quem matou a charada foi o Tahoe quando disse que a direção é demultiplicada. Quando lí a descrição de outros carros com o mesmo sistema, percebi que o sintoma é exatamente o mesmo.

Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
peembaixo
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 7:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Sinceramente, eu tô com uma S10 aqui e a velha C14 dá de 10 a 0 em precisão na direção e em transmitir segurança ao motorista do que a S10!
_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
furholz
MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 1:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Deve existir alguma forma de melhorar isto. Não é possível que um carro que custe uma fortuna, quando zero, possa ter uma direção imprecisa assim.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Brênio
MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Abril de 2007
Mensagens: 20
Localização: Goiânia Goiás

Agora a S-10 é mto confortavel mas com isso ficou instavel
a do meu pai tem pneus 255-70 R15

Já vi 170 km/h nela varias vezes e olha q nao foi mais pq o painel não marca mas o giro continuou descendo.
Eu tenho 17 anos e dirijo a 1 ano sou pé pesado só ando na alta aki dentro da cidade já fui na BR algumas vezes com carros de passeio agora da S-10 eu tenho até medo ela balança d+ parecendo q vai flutuar agora com pneus 255 ela nem se compara com os 235 originais neh.
Fui nela a 130 e já fiquei com medo
agora meu pai anda a 160km/h direto sem medo Razz

Ele é meio ninja tinha um tempra hlx 16 val aki o danado deu foi 230 no carrão .

Embora o q o povo fala pra quem sabe cuidar tempra é um carrão.

_________________
Nada sai de fabrica tão bom que não possa ser modificado para melhor.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
furholz
MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Se cuide rapaz. Com 10 anos de experiência e com apenas uma multa por atender o celular, nunca passei de 140 em nada que tenha rodas, muito menos em uma S10. É preciso prezar a vida dos outros. Aliás, qualquer camionete não para a essa velocidade.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB