Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Turbinar Motor Maxion S4 da Camper « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2004 5:00 am    Assunto: Turbinar Motor Maxion S4 da Camper Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal,

O José Luís me escreveu e eu respondi as perguntas dele como segue abaixo:


Olá Sr. Kiko

Gostei do artigo que o senhor publicou na internet, sobre a instalação do intercooler para os motores Maxion S4T e S4T Plus. É muito claro e extremamente didático mesmo para pessoas menos experientes em mecânica como é o meu caso.

Na leitura também percebi que o senhor tem muito bom conhecimento sobre os motores Maxion e, se possível, gostaria de contar com sua ajuda para esclarecer algumas dúvidas que tenho sobre esses equipamentos.

Não tenho formação em mecânica e por isso os meus conhecimentos são limitados.

Tenho um jipe Camper-Envemo 1992 equipado de fábrica com um motor S4 que estimo deve ter cerca de 180.000 km rodados. Aparentemente o motor está funcionando bem e não percebo qualquer anormalidade a não ser um pouco de fumaça preta em retomadas de velocidade. Gosto muito do desempenho desse motor embora me pareça excessivamente barulhento.

As nossas principais dúvidas são:
1. Qual é a diferença entre os motores S4, S4T e S4T Plus? Não conheço o modelo S4T Plus, todavia, externamente os modelos S4 e S4T parecem ser o mesmo motor, a menos do turbo.

Resposta: S4 : Motor Aspirado 90CV-2800RPM / 28 kgfm a 1600 RPM
S4T – Turbo 120 CV-2800 / 38 kgfm a 1600 (fora de linha)
S4T-Plus – Turbo 150 CV-2800 / 46 kgfm a 1400 (turbo com waste gate)

2. Tomei conhecimento que existe um kit fabricado pela Maxion-International para a instalação do turbo no modelo S4:

o Com esse kit instalado o motor S4 pasará a ser um S4T?

Resposta: Não, pois os motores turbo tem várias modificações em relação ao aspirado.
Bomba injetora com maior pressão
Sistema de lubrificação, com bomba maior e resfriadores de pistão.
Taxa de compressão menor
Resfriador de óleo, entre outros.
O kit turbo não precisa ser da Maxion (International Engines), pois os turbos originais são da Garrett.

o Quais são os ganhos de desempenho (torque, potência, consumo e emissão de fumaça) que se pode esperar com a instalação desse kit?

Resposta: Cerca de uns 15% em torque e potencia, com calibragem da bomba injetora

o Pelo que pude saber a instalação do kit não demanda a troca da bomba de óleo lubrificante nem do radiador. Essas mudanças não seriam importantes para remover o calor adicional que resulta do provável aumento de potência?

Resposta: Com a calibragem correta, nada, mas se não tem defletor, ou seja, coifa do radiador para ventoinha, é bom colocar, principalmente se tiver Ar Cond.

o Com a instalação do turbo, quando haverá mais oxigênio para a combustão, é necessário aumentar a adução de combustível pela bomba injetora? Se afirmativo, como se pode saber quanto deve ser aumentado?

Resposta: A cada 0,1 kg/cm² aumenta 10%, ou seja, a 0,5kg/cm² aumenta 50%. O aumento de débito da bomba, somente em oficinas especializados em bombas injetoras, pois para fiscalização, o parafuso de ajuste tem que estar lacrados.

o Haveria algum inconveniente de instalar esse kit no nosso motor que já tem 180.000 km rodados?

Resposta: Não, mas pode dar problema nas válvulas e cabeçote / juntas.

o Seria oportuno instalar o intercooler junto com o kit do turbo no nosso motor? O senhor estima que os benefícios do intercooler se somariam aos do turbo?

Resposta: Seria sim, mas antes de mais nada, vc tem que analisar o sistema de transmissão, qual o torque que ela suporta, pois nos veículos 4X4, com este engatado com reduzida, a força do motor sobrecarrega a transmissão

o Seria necessário aumentar ainda mais a adução de combustível em razão da instalação do intercooler? O senhor tem alguma estimativa aproximada de qual seria o ganho de torque e potência que se alcançaria com a instalação do intercooler?
Resposta: Sim, em torno de 15%

o O senhor saberia me informar como posso obter as curvas de torque versus rotação dos motores S4 e S4T? Como elas se modificam com a instalação do turbo e do intercooler?

Resposta: Deve melhorar, mas não muito, pois a base é motor aspirado.
A curva de torque do S4 fica em 25 kgfm a 1000 RPM chegando a máximo de 28 kgfm a 1600 RPM
E do S4T, 30 kgfm a 1000 RPM e máximo de 38 kgfm a 1600 RPM.

3. Penso que se eu medir a pressão do óleo lubrificante e a pressão no interior dos cilindros posso ter uma avaliação qualitativa do estado do nosso motor. Todavia, não tenho valores de referência para comparar com os resultados das medições. O que o senhor pensa dessa iniciativa? Vale a pena?

Resposta: Se o motor está funcionando bem, não vejo para que.

4. No artigo o senhor diz que "com o repotenciamento em 96 para o motor S4T Plus ...". Então tive o entendimento que o senhor substituiu o motor S4T por outro S4T Plus. Se afirmativo, foram necessárias adaptações no berço do chassi para instalar o novo motor? Foram necessárias adaptações para o acoplamento do câmbio ao novo motor?

Resposta: Nenhuma, é como trocar uma lâmpada, na D-20 e derivados, a fixação e cambio são iguais, inclusive os chicotes elétricos, os soquetes são iguais.

Usamos o nosso Camper para viagens, às vezes com boa parte fora de estrada e para trilhas. Porém, imitando o que o senhor disse no artigo do intercooler, sob a ótica de um cinquentão que não procura velocidade e gosta de demandar apenas o torque necessário, embora goste de saber que ele estará disponível quando for necessário.

Resposta: Volto a dizer, eu não sei as limitações da transmissão da Camper, mas em baixas velocidades que vc tem que tomar mais cuidado, quando estiver com 4 rodas coladas no chão. Por exemplo, se vc quiser estourar cambio ou torrar a embreagem de um 4X4, atore na areia da praia e tente sair a toda com 4X4.
Na estrada em velocidade de cruzeiro, com as marchas altas, não há problema de sobrecarga.

Caro Kiko, sinta-se à vontade para não responder às nossas perguntas se isso se tornar trabalhoso ou enfadonho. Pois como o senhor pode ver sou muito curioso e perguntador e gosto de analisar as questões com base no conhecimento técnico. Não é sempre que tenho a oportunidade de encontrar pessoas que tenham essa mesma visão.

Saudações,


José Luiz Varela Peralta
Salvador, Bahia




Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qui Jan 22, 2004 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,

Apenas fazendo um adendo, as diferenças entre o S4T e S4T Plus são
as seguintes:

Turbina: Garret T.31 (S4T) e APL666 (S4T-Plus). Pressão final é 1.0kg/cm2 contra 1.1kg/cm2.

Bomba injetora, injetores e a curva de avanço é diferente.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB