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Ar no sistema de arrefecimento |
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Autor |
Mensagem
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Otavio |
Enviada: Qui Mai 15, 2003 5:21 pm Assunto: Ar no sistema de arrefecimento |
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Visitante
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Prezados, boa tarde!
Um amigo meu, o Glaucio, quer saber qual a maneira de minimizar problemas de entrada de ar no sistema de arrefecimento de motores GM 6 cilindros em linha, que eventualemnte aparecem em carros com ar condicionado e outros penduricalhos que multiplicam as mangueiras do sistema.
Desde já agradeço.
Otávio
Technomotors.hpg
SP/SP |
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tecnica |
Enviada: Sex Mai 16, 2003 11:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Otávio,
Bom, a causa mais comum de ar no sistema é a tampa do radiador ou vaso de expansão com problema. Essas tampas têm uma valvula, que permite eliminar o excesso de pressão. No caso da tampa do radiador, o vácuo que surge após o resfriamento do motor aciona outra válvula, que puxa o fluido do vaso de expansão de volta para dentro.
Note que existem 2 sistemas: ambos usam vaso de expansão, sendo que um é selado. A diferença é fácil de ser verificada. No selado, o radiador não tem tampa, ou a tampa é bem simples, sem valvula. A tampa com válvula fica no vaso de expansão.
No sistema pressurizado, somente o radiador tem tampa, e esta tem uma válvula. No bocal onde vai a tampa, sai um dreno para o vaso de expansão.
Assim em condições normais, não deve haver mudança do volume de água no selado. No pressurizado, a mudança pode ocorrer, mas, no radiador, o nÃvel deve ser o mesmo.
Portanto, verifique primeiro as tampas. Existem ferramentas para teste. Em caso de dúvida, troque-as, são relativamente baratas. Seja chato: compre na concessionária ou escolha uma de boa marca, tem muita tampa vagaba por aÃ.
Outra causa está no procedimento para se reabastecer ou efetuar a limpeza no sistema. Ao trocar totalmente o fluÃdo, abra o registro do ar-quente e faça a drenagem. Para abastecer, o problema é a valvula termostática. Explico.
Normalmente ( e errôneamente ), fazemos a limpeza com o motor frio. Assim, qdo abastecemos, uma bolha de ar fica armazenada na parte de cima do motor, presa pelo termostato. Então, se vai limpar a frio, compre a junta para a valvula termostática ( ou uma nova ). Abra o alojamento da válvula, abasteça até sair o fluido por ela. Monte o termostato, e complete. (Deixando o aditivo por último).
Ligue o motor e deixe aquecer (sempre com o ar quente aberto), com cerca de 70 graus ele abre a válvula... nesse momento ele começa a baixar o nÃvel do vaso de expansão. Deixe mais 1 minuto, desligue e complete o nÃvel. Pronto.
Lá em cima eu falei que errôneamente limpamos com o motor frio. É que existe equipamento próprio para esse procedimento, fácil, inclusive de se fazer em casa. Ele garante que não entra ar durante a troca de fluido.
Trata-se de dois recipientes. Um deles armazena água limpa, sendo montado alto, para ficar acima do motor. O outro recebe a água suja do motor.
Eu vou montar uma figura com o esquema, mas é basicamente o seguinte: desligamos a mangueira na saÃda do termostato. Do lado do termostato, ligamos a mangueira para o recipiente de água suja. Do lado do radiador, a de água limpa. Assim, conforme o motor for trabalhando, ele cospe a água suja, e a limpa vai entrando pelo radiador, sem causar choque termico e fazendo o circuito completo.
Qdo o motor pára de soltar água suja, desligamos, remontamos a mangueira do termostato, colocamos o aditivo e pronto.
Verifique se o sistema está realmente estanque. Tem uma bombinha com manômetro que vc encaixa no lugar da tampa. Arrume uma emprestada, pq vc precisa fazer o teste com o motor frio.
O teste é simples: pressurize até um bar, e observe. O sistema não deve perder nada de pressão.
Desculpa se a explicação foi meio complicada.... _________________ Alexandre Piza
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