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 Freios de Veraneio 74 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
JOSE LUIZ ARAUJO RODRIGUE
MensagemEnviada: Sáb Dez 30, 2006 12:17 pm    Assunto: Freios de Veraneio 74 Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Dezembro de 2006
Mensagens: 7
Localização: volta redonda - rj

Caros amigos: Agradeço se alguém puder me esclarecer sobre o que comprar para melhorar o freio de uma VERANEIO 74 . Ela não tem hidrovacuo mas, me aconselharam a comprar do opala que serve. Como sou leigo e tenho medo de colocar qualquer freio , entro neste forum para ser aconselhado por quem entende. Obrigado, Jose Luiz
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Dez 30, 2006 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Eu no seu lugar, usaria o servofreio da D20 89 em diante que é maior, de preferencia a do modelo turbo se encontrar, senão pode usar o da D20 comum. Abraços
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Dez 30, 2006 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá José Luiz

O servo de opala não serve, tem o Ø do embolo menor.

Vc tem que trocar o sistema dianteiro tambor por disco, e servo do D-20 89 em diante, mas tem que fazer adaptações para caber.

Abraços

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JOSE LUIZ ARAUJO RODRIGUE
MensagemEnviada: Sáb Dez 30, 2006 5:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Dezembro de 2006
Mensagens: 7
Localização: volta redonda - rj

Caro kiko : Tenho o cilindro mestre original de veraneio . Me disseram que se eu colocar um hidrovacuo depois do cilindro, fica muito bom . Será que da certo ? Jose Luiz
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ARISMAR
MensagemEnviada: Dom Dez 31, 2006 2:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro JOSÉ LUIZ

Seja Bem vindo ao Forum.
Também sou um feliz proprietário de uma Chevorlet Veraneio C14-16, 1973.
Nesse vosso questionamento, posso dizer-lhe que o "servo freio" apenas auxilia no acionamento dos freios, deixando o pedal mais leve. Para melhorar, de fato, o poder de frenagem desse veículo, faça o seguinte:
1. substitua os tambores dos freios dianteiros (se é o caso dessa Veraneio 74) por freio a disco ventilado, da C/D-20. Deve ser substituído todo o conjunto.
2. instale um servo freio indicado para esse conjunto. Há o modelo VARGA, com carcaça de maior diâmetro, e o BENDIX, com a carcaça menor. Para sua opção, qualquer deles, desde que não atrapalhe no fechamento do capo do motor.
Executei esse serviço na minha Veraneiro em 1995, com excelente resultado. A adaptação é bastante simples, bastando remover o conjunto antigo pelos terminais e instalar o novo conjunto.
Quanto ao Cilindro Mestre, utilizei o BOSCH 2262184 de duplo estágio. Há o BENDIX 2259369 e o VARGA. Nas pinças do freio a disco utilizo as pastilhas FRAS-LE "PD/19 C - NA".
O único trabalho será desatarrachar e atarrachar as porcas. Um pequeno trabalho você terá na reinstalação dos condutos dos freios, possivelmente deverá substituí-los, pois nessa adaptação irá requerer condutos um pouquinho mais longos. CUIDADO com o flexível de freio que liga às pinças. Verifique na instalação desses, se não ficaram curtos, prejudicando no movimentos das rodas. Gire o volante da direção para ambos os lados até o seu limite máximo e veja a tensão exercida nesses flexíveis.

Bom trabalho e sucesso. Abraços, ARISMAR ( 914 ).
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Dez 31, 2006 6:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá José Luiz

O que eu estava dizendo o nosso amigo Arismar completou com maiores detalhas.

Provavelmente vc terá que fazer ajustes para casar o burrinho com a cuica. E o resultado ne maioria das vezes não é o esperado.

Aconselho o uso do conjunto completo.

A troca do sistema dianteiro por disco é necessário, a não ser que vc desça os longos trechos de descida como os caminhões, segurando na marcha, o sistema tambor aquece com facilidade endurecendo pedal de freio (deixando vc sem freios)

Abraços

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JOSE LUIZ ARAUJO RODRIGUE
MensagemEnviada: Qui Jan 04, 2007 8:03 pm    Assunto: FREIO DA VERANEIO Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Dezembro de 2006
Mensagens: 7
Localização: volta redonda - rj

Aos dois amigos que responderam , fico muito agradecido . Venho sofrendo com este problema ha bastante tempo e agora, tenho certeza que ficara resolvido. Coloco-me à disposição em Volta Redonda, para qualquer coisa . Obrigado, Jose Luiz
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adalberto
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pessoal o meu carro está com um problema estrnho no freio. Outro dia notei o freio baixo e verificando o nivel vi que estava quase vazio, completei e voltou ao normal. Dias depois perto de casa notei que o pedal do freio estava ficando alto e ai ela travou freada em frente de casa com o pedal totalmente alto. Só voltou ao normal quando eu abri o reservatório de oleo de freio e aí cuspiu oleo como se ele estivesse sob pressão. Levei a um local e o pessoal não soube esclarecer alegando que o modelo de freio do meu carro não é conhecido. Hoje novamente o fato ocorreu apos uma freada brusca sendo que fiz o mesmo procedimento anterior e voltou ao normal mas depois de algum tempo parado na garagem, o pedal ficou totalmente baixo. Ai novamente abri o reservatório para ver o nivel que estava normal sendo que não houve o espirro de oleo das vezes anteriores mas depois dessa abertura o pedal voltou ao normal. Alguem sabe esclarecer o que poderia ser ? Nas fotos abaixo detalhes da cuica e do reservatório de oleo sendo que já comprei o carro assim e não sei que modelo é esse que foi adaptado. Alguem conhece um especialista em freios aqui em sampa que seja bom e conheça de freios antigos ?
A primeira foto abaixo e as fotos da segunda mensagem são da cuica

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Editado pela última vez por adalberto em Dom Out 07, 2007 6:13 pm, num total de 1 vez
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adalberto
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 6:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 7:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Adalberto

Este tipo eram usadas nos F-350 e tb nos caminhões da Ford e da Chevrolet, comumente chamado de Hidro Vácuo, por estes seram acionados por sistema hidraulico e não com varão nos servo freios.

E ficavam de baixo do assoalho da cabine.

Isto é na décadas de 60 até inicio de 70.

No seu caso não tem um freio preso (esquentando).

O ideal no seu caso é trocar por sistema da D-20.

Abraços

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
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Olá Adalberto

Nós tivemos um problema desse no caminhão D11000, que tem um hidrovacuo parecido com esse seu, porém com diametro maior. Alias, esse foi um dos motivos para vendermos ele e comprarmos outro caminhão com freio a ar.

O problema era o reparo da cuica, esse fluído que está desaparecendo do reservatório vai parar dentro da cuica (no caso do caminhão, foi trocada a cuica diversas vezes, mas o problema voltava depois de alguns meses).

Num determinado momento vc não vai conseguir mais liberar o freio, ou então o pedal vai ficar duro e o freio perderá a eficiência. Qdo travar, vc pode soltar aquele sangrador que tem na cuica, o fluido será expelido e o freio liberado (isso em caso de urgência, como ocorreu na frente da sua casa).

Eu tb aconselho a colocar um hidrovacuo da D20 "moderna" juntamente com o cilindro mestre de circuito duplo, igual aquele que anunciei aqui no fórum.
Um sistema simples e mais eficiente do que esse da sua Veraneio.

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

E aí Adalberto, já resolveu o problema???

[]'s

Thales

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adalberto
MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 7417
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Ontem consultei um velho mecanico e ele disse que o defeito poderia ser na valvula que sai do motor e leva o ar para o hidrovácuo pediu para se ocorrer novamente o travamento eu soltar a mangueira que liga essa valvula ao hidro e se ocorrer o destravamento confirma-se o problema em tal valvula. Argumentei se não haveria outra forma de identificar o problema e ele pediu para eu falar com outro mecanico amigo dele. Ao falar com esse outro ele observou que a tampa do reservatório de óleo, que é de ferro fundido, não tinha respiro. Recomendou troca-la e como não achei nova fiz um pequeno furo com uma broca da espessura de uma agulha de costura (recomendação dele). Agora vou ficar atento por um tempo e ver no que dá. Uma vez tive que tornear essa tampa pois o sextavado onde se coloca a chave para desrosquear arredondou e talvez aí o tal respiro desapareceu.
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adalberto
MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2008 8:34 am    Assunto: Responder com Citação



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Pessoal, o problema desapareceu depois que um mecanico viu o carro e disse que isso estava ocorrendo porque as lonas estavam muito distantes da panela. Ele ajustou as lonas para mais perto e não tive mais problemas, segundo ele, com a lona longe da panela o acionamento do freio requer maior quantidade de oleo no circuito e depois ao tirar o pé e o oleo retornar ele volta com muita pressão podendo até criar bolsões de ar.
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MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2008 8:45 am    Assunto: Responder com Citação



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Olá Adalberto.

Com lonas (sapatas) muito afastadas o pedal fica baixo, e só melhora se dar 2 bombadas.

Agora, no circuito fechado não tem como criar ar, pois o fluido é empurrado (pressionado) tanto na frenagem como ao soltar o pedal.

Mesmo q tivesse vácuo, o ar q forma desaparece com volta da pressão normal (1 ATM).

Abraços

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