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"Estalos" na traseira - parece grave. |
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Henrique |
Enviada: Dom Nov 23, 2003 7:15 pm Assunto: "Estalos" na traseira - parece grave. |
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Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003 Mensagens: 1120 Localização: São Paulo/SP
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Olá pessoal.
Andei sumido por uns meses (muito trabalho) mas cá estou de volta.
Pra quem não lembra, tenho uma Veraneio 73, Chevrolet Brasil Gasolina + GNV, câmbio em cima 3 marchas. Anteriormente eu tinha dito que era o motor 250S - porque estava pintado de azul - mas meu mecânico disse que era mesmo um Chevrolet Brasil que alguém pintou.
Uma das minhas primeiras perguntas aqui foi sobre "estalos" - aparentemente no diferencial - quando arranco. O pessoal daqui - muito gentil - me deu uma aula sobre powertrain, suspensão traseira e sistema de freios (obrigado).
Revisei a suspensão para colocar o gás e está bem melhor. Os freios também mereceram atenção - fiquei sem e na rua, inclusive, e um carro de 2 ton sem freio vcs já sabem. Furei vários sinais, quase provoquei vários acidentes e mesmo quase atropelei algumas pessoas. Agora está tudo ok.
Mas o ruÃdo quando arranco continua.
Ultimamente tais estalos ocorrem também quando a roda gira devagar - quando estou desengrenado em uma subida, por exemplo. Outra coisa, depois de algum tempo me acostumando com o carro, notei que a "estaladeira" é maior quando o carro arranca em uma subida acentuada, especialmente quando está pesado.
Outra coisa, sempre que dá o estalo as rodas dão uma "engasgada", apesar de o motor não. É difÃcil de escrever em palavras, mas dá a impressão de que tem uma engrenagem com dente quebrado ou gasto - no diferencial ou no câmbio.
Fui dar uma olhada no óleo do câmbio e do diferencial e o frentista disse que estavam secos - e que isso poderia ter sido o causador do problema. Mas não dá pra confiar em frentistas, que querem vender o serviço e ganhar comissão a todo custo. Coloquei (troquei?) o óleo, de qualquer forma, mas o problema persiste.
O que vcs acham disso? O que vcs me sugerem? Já passaram por algo parecido?
Obrigado. _________________ Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973
E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005. |
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tecnica |
Enviada: Dom Nov 23, 2003 8:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Henrique,
Pode ser apenas uma questão de regulagem do cj coroa e pinhão. O pinhão possue um cj de aneis de encosto justamente para o ajuste perfeito com a coroa.
Não acredito que seja algo mais grave (ainda, não deixe de ver). Qdo o cj quebra, é de uma vez ( o Eduvelo pode falar mais sobre isso - ele é Phd em diferencial agora).
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Eduvelo |
Enviada: Seg Nov 24, 2003 8:00 am Assunto: diferencial |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Fala Henrique , tudo bem ?
Ale , bem que gostaria de ser PHD nesse troço , mas como fiz curso e já mexi em 2 acabei descobrindo algumas coisas ...
Henrique , eu começaria olhando o pto mais fácil , a fixação das cruzetas do cardan e o estado delas , depois tiraria a tampa do diferencial pra inspecionar , só aà vc já pode achar um bocado de coisa , sujeira no tubo do eixo , rolamentos danificados , folga excessiva entre coroa/pinhão , algum dente quebrado , tanto na coroa/pinhão como na cx sat./plan. , e pode ser tbm dente gasto de estria de semi-eixo , tirando a tampa , não dá pra ver estrias , mas dá pra perceber , girando a roda . Se for no semi-eixo , desmonta a roda traseira e saca os dois para avaliação .
Por enqto é isso .
Ficar sem freio num monstro de 2ton. em Sampa é bicho feio heim ...
A Verona não deu nenhum sinal que iria ficar sem freio ???
Troquei o cilindro mestre do meu sábado , só pq começou a dar um peq. problema . Ficou em 30 latinhas , nem quero imaginar o Engesão sem freio, é preju na certa ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Henrique |
Enviada: Seg Nov 24, 2003 2:41 pm Assunto: Re: diferencial |
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Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003 Mensagens: 1120 Localização: São Paulo/SP
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Eduvelo escreveu: |
... eu começaria olhando o pto mais fácil , a fixação das cruzetas do cardan e o estado delas...
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Dá pra ver isso sem desmontar / tirar a tampa?
Onde fica?
(sou zero à esquerda em mecânica de carros grandes - ainda...)
Eduvelo escreveu: |
... depois tiraria a tampa do diferencial pra inspecionar , só aà vc já pode achar um bocado de coisa , sujeira no tubo do eixo , rolamentos danificados , folga excessiva entre coroa/pinhão , algum dente quebrado , tanto na coroa/pinhão como na cx sat./plan. , e pode ser tbm dente gasto de estria de semi-eixo , tirando a tampa , não dá pra ver estrias , mas dá pra perceber , girando a roda .
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Humm, acho que pra isso eu vou mandar no meu mecânico de confiança.
Eduvelo escreveu: |
Se for no semi-eixo , desmonta a roda traseira e saca os dois para avaliação .
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Ok, vou fazer isso.
Um "mecânico" daqui de perto (não é o meu) falou sem olhar, só de ouvir, que era no "panelão" do freio, que poderia estar quebrado.
Eduvelo escreveu: |
Ficar sem freio num monstro de 2ton. em Sampa é bicho feio heim ...
A Verona não deu nenhum sinal que iria ficar sem freio ???
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Não, o freio foi abaixando de repente e em 10 min estava sem. Quando fui trocar o cara disse que era o cilindro de roda que tinha estourado e vazou todo o fluido - prejudicando assim todas as rodas. _________________ Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973
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Eduvelo |
Enviada: Seg Nov 24, 2003 3:35 pm Assunto: freio |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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fala Henrique , para ver a fixação das cruzetas é só deitar em baixo do carro e verificar , na saÃda do câmbio e no diferencial (Cardan) .
Pode até ser problema na campana (panela) do freio (tras.) , mas aà seria mais sentido qdo vc pisasse no freio , a não ser que tenha montagem errada do freio além de campana quebrada , mas qdo deu problema no cilindro do freio , vc não verificou todo o sistema ???
Para abrir a tampa do diferencial não precisa levar no mecânico , só comprar silicone de alta temperatura (vermelho) pra colocar na borda da tampa qdo for fechar e 2 litros de óleo SAE 90 GL5 ou GL4 .
[]s ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Henrique |
Enviada: Qua Jan 07, 2004 12:05 pm Assunto: Re: freio |
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Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003 Mensagens: 1120 Localização: São Paulo/SP
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Eduvelo escreveu: |
fala Henrique , para ver a fixação das cruzetas é só deitar em baixo do carro e verificar , na saÃda do câmbio e no diferencial (Cardan). |
BINGO!
O carro tem dois cardâns, os DOIS estão com folga na cruzeta. Aliás, numa delas tem cruzeta de C10 e ponteiras maiores da D-20. Pra caber, quem fez o serviço "calçou" as orelhas da ponteira. Além disso, a luva e a ponta estriada (sei lá como chama isso) que ficam no rolamento estão com os dentes e estrias gastos e o pŕoprio rolamento está quebrado/com bastante folga.
Resultado: 900 paus pra consertar na CARDANTEC. Alguém tem algum outro que mexa com cardans pra indicar em Sampa? _________________ Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973
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Eduvelo |
Enviada: Qua Jan 07, 2004 1:40 pm Assunto: Cardan |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Henrique , vi esses caras mexendo numa Cherokee , ficou 10 .
Cardans ABC , Av. Roberty Kennedy 332 , B. Indepencia S. Bernardo , próx. ao Piraporinha em frente ao Mult-Shopp . f. 4343 8347
Faz vários orçamentos pra não ficar no preju ...
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Henrique |
Enviada: Qua Jan 07, 2004 1:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003 Mensagens: 1120 Localização: São Paulo/SP
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Valew KRA!
Vou ligar djá!
(Putz, nem parece que sou eu falando...) _________________ Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973
E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005. |
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Marcus |
Enviada: Sex Mai 19, 2006 10:29 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Rapaz, eu devia ter pesquisado antes.... a Cruzeta do cardã do lado do diferencial quebrou... (trincou) e apresentava os mesmos barulhos que foram descritos pelo Henrique.... identico...
Mas ja foi trocada....
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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César Oliveira |
Enviada: Sex Mai 19, 2006 12:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
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Eu achei um pouco cara este serviço que com um pouco de paciência e cuidado você faz em casa, só não pode ter medo de sujar a roupa, pois é um serviço que suja bastante o mecânico. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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César Oliveira |
Enviada: Sex Mai 19, 2006 1:06 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
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Se o motor que esta na sua vera é o Chev/Brasil, ele esta com GNV. Não é este motor que o cabeçote não aguenta o GNV? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Marcus |
Enviada: Sáb Mai 20, 2006 11:54 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Axo q foi postado no tópico errado esse ultimo.... _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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