Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Mescladores e mescladores « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
tecnica
MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 2:01 am    Assunto: Mescladores e mescladores Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Pessoal,

Em alguns tópicos aqui do fórum, tenho falado da importância de se usar um mesclador (ou misturador) de qualidade. O famoso "boca de fogão", feito em alumínio. Deixe-me contar a ultima experiencia nesse aspecto.

Como alguns sabem, minha irmã tem uma Blazer V6, com kit GNV. Eu já sabia que o misturador instalado era o modelo de poliuretano, o baratinho. E torrava a paciencia do meu cunhado para troca-lo pelo "boca de fogão". No ultimo fim de semana, peguei o carro e fui atras do dito cujo.

Troca efetuada. Virou outro carro. Resultados:

1) Oscilacões da marcha lenta desapareceram, tanto na gasolina, como no GNV. A explicação é simples: a maioria dos misturadores de poliuretano fecham mais de 50% da passagem de ar, e ainda tem o injetor no meio. É restrição para burro
2) Com mais fluxo, consequentemente, o desempenho geral melhorou, tanto no gas como na gasolina. Inicialmente, não mexi com regulagem, justamente para sentir como ficava depois da troca.
3) Fim das mortes no transito. Em algumas situações, o motor apagava. Parou de acontecer.

Rodei 2 dias com o carro sem mexer na regulagem do GNV. O desempenho estava ótimo, mas era notavel o cheiro de excesso de GNV saindo pelo escapamento.

Ao regular, pude perceber na pratica como aumenta a eficiencia do sistema. Foi necessário fechar bem a "torneirinha", bem como o parafuso da lenta.... consequentemente, mais km/m3.

Moral da historia, resumidamente: carro andando mais, e consumindo menos.

Ainda vou postar aqui os dados de consumo. Atualmente fazia 140km, com cilindro de 25m3.

Bom, para relembrar um pouco a turma. Os Picapeiros GM que mais "apanham" com o GNV são os proprietarios de Blazer e S10 V6. Aqui vão as dicas:

1) Mesclador (ou misturador) de qualidade.
2) Uso de módulo de memoria é obrigatorio (para evitar erros na injeção)
3) Simulador de sonda e bico, e variador de avanço são mandatórios. Uma instalação boqueta é possível sem eles, mas esses acessórios fazem uma senhora diferença. No desempenho, no consumo e evitam problemas com a injeção.
4) Blazer tem um tanque de combustível estreito e comprido, montado longitudinalmente. Isso significa que pouco combustivel faz a bomba trabalhar seca sistematicamente. Para piorar, é um sistema de alta pressão (>4bar). Ainda que funcione, se a bomba não pressurizar mais que 4 bar, o carro não pega. Por isso, mantenha o tanque acima de 1/4, e use periodicamente (por exemplo durante o aquecimento).
5) Motores de 6 cil tem maior cruzamento de valvulas. Isso significa uma tendencia maior ao "contragolpe" ou backfire, ocasionando as famosas explosoes, que até danificam a caixa do filtro de ar, ou no mínimo, deslocam e deformam o elemento do filtro. A explosão é ocasionada pela mistura POBRE, e é indicativo de má regulagem do GNV.

É isso aí

Um grande abraço a todos

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
FIGUEIRA
MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 11:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 18 de Julho de 2006
Mensagens: 128
Localização: Itupeva(Sex-Dom) e São Paulo (Seg-Sex)

Olá Alexandre

Segui alguns de seus conselhos publicados neste forum com relação ao GNV e realmente o carro melhorou bastante.

Só ficou uma dúvida com relação ao Variador de Avanço da Tury o T-30 deixei ele adiantado em 6º está correto ?

Aparentemente o carro está andando melhor.

Blazer 2.2 DLX

Obrigado
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 10:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Valeu pelas dicas Alexandre, descobri recentemente que meu carro está sem o emulador de bicos, o que os caras tinham feito era uma gambiarra com o fio positivo saindo do alternador direto para o fio da luz de injeção do painel, que por isso ficava apagada. Agora preciso procurar uma instaladora honesta que coloque o emulador de bicos e tenha o módulo de memória, pois parece que ninguém conhece isso aqui no Rio. Por enquanto eu tenho que ficar tirando os fusiveis do módulo de injeção para resetar o mesmo e a luz apagar. Muito chato mesmo, mas enfim, aqui no Rio é muito complicado quando não se tem tempo.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Qui Out 05, 2006 12:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Saudações aos "sumidos" Alexandre e Sérgio......

Que gambiarra hein, Sérgio ??? Putz....

Coloquei GNV no carro da minha esposa aqui em Niterói numa convertedora chamada Invest Gás.... Achei o atendimento e o serviço excelentes.... Fica uma dica....

Abraço.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Out 05, 2006 6:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Alexandre

O problema do Neemias, não estaria nesta peça?

Falta de ar não dá rotação.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Sex Out 06, 2006 12:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Kiko,

Sim, é possível, se foi instalada. Em motores carburados, entretanto, é comum furar o corpo do carburador na altura do venturi e rosquear o injetor de gas nesse local.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 2:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Alexandre.

Vc conhece um misturador feito em plástico injetado mas com um formato similar ao de "boca de fogão" em alumínio ?

Promete menos restrição que os "convencionais", tb de plástico. Em Niterói tá meio dificil de arrumar o "boca de fogão" em alumínio.


Sds.


Alex
---------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 1:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Alex,

O material pode ser em poliuretano, sem problemas. Verifique apenas se é robusto, a maioria dos boca de fogão é em aluminio por aceitar bem a usinagem dos furos e galerias sem perda de resistencia.

[]s

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
JJR
MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 2:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Março de 2007
Mensagens: 223
Localização: São Bernardo do Campo

Alexandre,

tem fotos?

Tenho um amigo que está sofrendo com GNV na S10 dele. O carro está orrível pra pegar. Toda vez que desliga e vai religar é necessário segurar na chave, injetar gás no botão e acelerar. Ainda sim demora uns 5 segundos pra pegar e com a rotação muito baixa.

péssimo!

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 12:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Alexandre.

Acabei conseguindo um "boca de fogão" em alumínio. Na próxima semana vou fazer a alteração, junto com troca dos cabos de ignição pelos da linha "Gás Line" da Bosch (alguém já utiliza/utilizou) e das velas por NGK Green (idem), pois os atuais já passaram dos 20 mil km. Acho que seria interessante abrir um tópico, se já não existir (onde está ?), sobre cabos e velas.

Estou utilizando um gerenciador "novo" : Tury 3000. O desempenho da viatura melhorou sensivelmente mas acho que posso extrair ainda mais, otimizando alguns parametros.


Abs.

Alex
---------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 1:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Alexandre.

Em tempo : me passaram a informação que o sensor de oxigênio fica prejudicado com a queima do GNV e quando se volta a gasolina ele, inicialmente, passa parametros incorretos a ECU. Este comportamento se deteriora com o passar do tempo ocasionando a troca prematura do mesmo. Isto parece lógico, mas será que é correto ? Se for, é sem solução (exceto a troca) ou já existem sensores "GNV resistentes" ?

Abs.

Alex
---------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 5:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Primeiramente parabéns pelo capricho e detalhamento do trato do possante, porém , ficou-me a seguinte dúvida:

No frigir dos ovos, reduziu-se a quantidade consumida de GNV(na dita "torneirinha"/redutor e aumentou-se a passagem do ar, via menor restrição?

Não sei saberei me fazer entender, mas, não seria um empobrecimento da mistura, que poderia levar à futura quebra do motor, tal qual acontece em carros fortes/turbos quando se entra em fase "magra"?

Fico no aguardo do esclarecimento, um abraço.

_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 10:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Pessoal,

Hehe, segue uma foto que ilustra BEM os boca-de-fogao (Site da KGM):



JJR, o problema de pegar acontece na gasolina ? Só esta pegando no GNV ? Caso positivo, o problema é na bomba, está com pressão baixa, problema bem comum das S10 e Blazer com GNV (o proprietario se distrai e deixa o tanque com pouco combustivel, estragando a bomba).

Alexm, tem lógica, mas não é correto. O sensor de Oxigenio (ou sonda lambda) tem o seu desgaste natural, independente do combustivel utilizado. O uso do GNV não acelera ou retarda o desgaste. No seu caso, como vc está utilizando um gerenciador de mistura, o sensor trabalha nos parametros normais, em lugar dos carros com "torneirinha", cuja proporção de GNV é sempre a mesma.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 11:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

alexm escreveu:
Acabei conseguindo um "boca de fogão" em alumínio. Na próxima semana vou fazer a alteração, junto com troca dos cabos de ignição pelos da linha "Gás Line" da Bosch (alguém já utiliza/utilizou) e das velas por NGK Green (idem), pois os atuais já passaram dos 20 mil km. Acho que seria interessante abrir um tópico, se já não existir (onde está ?), sobre cabos e velas.


Também estou interessado em colocar os cabos de vela da Bosch, linha Gas Line, que são de 8mm e silicone azul. Alguém tem boas referências desse produto?

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 10:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Frederico,
pelo que conversei com um mecânico ele diz que é muito caro para o mesmo resultado de um bom cabo da NGK, a outra diferença segundo ele está na cor. Ou seja, ele não diz que não presta, mas questiona se vale a pena. Eu já acredito o seguinte, só o tempo dirá.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB