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 Tutorial - Troca/Reposicionamento Coxim Transmissão CL2215 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Set 05, 2006 12:29 am    Assunto: Tutorial - Troca/Reposicionamento Coxim Transmissão CL2215 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Após muitas consultas e nenhuma resposta, tomei a iniciativa de resolver o meu problema.

Como sabem, uma coisa que me incomodava muito era o fato de estar utilizando um coxim do câmbio inapropriado (da Ford). Além disso o coxim anteriormente instalado era de marca paralela e não sabia a real qualidade do mesmo. Isso me motivou a adquirir um coxim original GM.

O coxim da Ford tem um formato diferente, apenas a furação de fixação do câmbio era idêntica. Esse coxim tinha ~4cm de altura, ~15cm de distância entre os furos superiores e os pinos roscas ficavam a ~7cm de distância entre eles.

Comparação entre o coxim original e o instalado:



O problema que adiou a troca foi que o coxim original era 0,5cm mais alto que o coxim Ford. O fato é que eu já achava que o coxim Ford ficava muito alto e se colocasse o original o problema se agravaria. Ao saber que havia 2 bases de fixação no câmbio - uma justamente 0,5cm mais alta que a outra - criou uma dúvida: qual seria a mais adequada e original??? Pois se eu optasse pela base não utilizada eu teria que reposicionar a travessa e ainda fazer "rosca" no câmbio.

Enfim, por conta própria resolvi utilizá-lo, mesmo que o trabalho me fosse o dobro.

Imagem do suporte:





Primeiramente tentei reunir as peças básicas:

- Coxim modelo 92/92
- Parafusos de fixação do coxim na travessa, rosca 7/16 (de aço "3 riscos" conforme orientação dos colegas do fórum).
- Os parafusos de fixação do coxim no câmbio eu utilizei o mesmos instalados (rosca M10 - Aço 10.9).
- Arruelas

Com as peças em mãos, comecei então a traçar as etapas do processo.

1ª Desmontar tudo, limpar tudo.
2ª Teria que fazer rosca com um macho/desandador
3ª Reposicionar novamente a travessa do câmbio
4ª Refurar o chassi
5ª Remontar

Com isso fui juntando as ferramentas necessárias:

- Macho/Desandador: Consegui emprestado de uma mecânica vizinha (se tivesse que comprar eu iria morrer com um jogo nas mãos!)
- Brocas para aço: 5mm, 8,5mm e 9,5 ou 10mm.
- Furadeira.
- Chave de boca ou estrela: 16mm, 15 e 14mm.
- Punção.
- Martelo.
- Macaco hidráulico: do próprio veículo.
- Trena.
- Querosene e estopa.
- Chave de fenda pequena.
- EPI: Óculos de proteção.

1ª Fase: Desmontagem

- Soltar os parafusos de fixação do coxim no câmbio e de fixação da travessa.
- Com o macaco hidráulico, calçar o câmbio e levantar devagar o suficiente para soltar a travessa+coxim. Pode-se utilizar um calço para o macaco para proteger o solo e o câmbio.
- Retirar a travessa+coxim e soltar os parafusos de fixação do coxim na travessa.
- Limpeza se necessário





2ª Fase: Preparação

No Câmbio: Uso de óculos para proteção (EPI)
- Com uma chave de fenda pequena, limpar o furo do novo suporte: possibilidade de estar sujo.
- Com a furadeira+broca 8,5mm fazer ou alargar o furo existente até atravessar o fundo, no meu caso o fundo ainda estava tampado. (Obs: uso de broca 8,5mm para Rosca M10 - outras medidas consultar antes).
- Com o macho+desandador em mãos, fazer a rosca. Cuidado ao centralizar o macho para que a rosca fique perfeita. Não tem segredo. Achei muito fácil (eu nunca tinha feito isso). Teste as roscas com o parafuso após.





No Chassi: Uso de óculos para proteção (EPI)
- Com a travessa em mãos e com uma trena, meça a distância entre os furos no câmbio = 6cm. Logo essa é a medida que terá que deslocar a travessa e refazer os furos.
- Em cada furo pré-existente meça a distância (de 6cm) e marque o ponto (há outros métodos, cada um escolhe o melhor que achar)
- Com a punção + martelo fazer o ponto para a broca.
- Com a broca 5mm fazer o primeiro furo e alargar com broca 9,5/10mm

Obs: Tive problemas com espaço nesta hora (furadeira+broca), pois a distância entre o solo influencia nesta hora.



3ª fase: Remontagem

- Fixar o novo coxim na travessa.
- Recolocar novamente a travessa em seu novo local.
- Parafusar com as mãos todos os pontos antes de dar aperto.
- Travessa: 4 parafusos+arruela de pressão+porca
- Câmbio: 2 parafusos (flangeados no meu caso)
- Coxim: 2 parafusos + arruela
- Abaixar o macaco
- Dar aperto em todos os parafusos e porca.
- Uso de torquímetro caso saiba as especificações - preferencial.

Obs: fazer um reaperto geral após utilizar o veículo.








RESUMO

Coxim Original: R$45,00 (em 01/06/2006)
Parafusos Aço - 3 riscos - Ciser Rosca 7/16: R$ 1,00 cada
Ferramentas: R$0,00
Mão-de-obra: R$0,00
Divertimento: Não tem preço! Cool

Bom pessoal, resolvi fazer esse pequeno tutorial e espero ter ajudado.
Qualquer dúvida é só perguntar. Wink
Já preparei o mesmo tutorial em PDF para anexar no site principal.

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 6:07 pm, num total de 2 vezes
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fontana
MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 9:50 pm    Assunto: Re: Tutorial - Troca/Reposicionamento Coxim Transmissão CL2 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 18 de Abril de 2006
Mensagens: 41
Localização: Sarandi-RS

Sekiya escreveu:
Após muitas consultas e nenhuma resposta, tomei a iniciativa de resolver o meu problema.

Como sabem, uma coisa que me incomodava muito era o fato de estar utilizando um coxim do câmbio inapropriado (da Ford). Além disso o coxim anteriormente instalado era de marca paralela e não sabia a real qualidade do mesmo. Isso me motivou a adquirir um coxim original GM.

O coxim da Ford tem um formato diferente, apenas a furação de fixação do câmbio era idêntica. Esse coxim tinha ~4cm de altura, ~15cm de distância entre os furos superiores e os pinos roscas ficavam a ~7cm de distância entre eles.

Comparação entre o coxim original e o instalado:


O problema que adiou a troca é que o coxim original era 0,5cm mais alto que o coxim Ford. O fato é que eu já achava que o coxim Ford ficava muito alto e se colocasse o original o problema se agravaria. Ao saber que havia 2 bases de fixação no câmbio - uma justamente 0,5cm mais alta que a outra - criou uma dúvida: qual seria a mais adequada e original??? Pois se eu optasse pela base não utilizada eu teria que reposicionar a travessa e ainda fazer "rosca" no câmbio.

Enfim, por conta própria resolvi utilizá-lo, mesmo que o trabalho me fosse o dobro.

Imagem do suporte:


Primeiramente tentei reunir as peças básicas:

- Coxim modelo 92/92
- Parafusos de fixação do coxim na travessa – rosca 7/16 (de aço – 3 riscos – conforme orientação dos colegas do fórum).
- Os parafusos de fixação do coxim no câmbio eu utilizei o mesmos instalados (rosca M10 - Aço 10.9).
- Arruelas

Com as peças em mãos, comecei então a traçar as etapas do processo.

1ª Desmontar tudo, limpar tudo.
2ª Teria que fazer rosca com um macho/desandador
3ª Reposicionar novamente a travessa do câmbio
4ª Refurar o chassi
5ª Remontar

Com isso fui juntando as ferramentas necessárias:

- Macho/Desandador: Consegui emprestado de uma mecânica vizinha (se tivesse que comprar eu iria morrer com um jogo nas mãos!)
- Brocas para aço: 5mm, 8,5mm e 9,5 ou 10mm.
- Furadeira.
- Chave de boca ou ‘estrela’: 16mm, 15 e 14mm.
- Punção.
- Martelo.
- Macaco hidráulico: do próprio veículo.
- Trena.
- Querosene e estopa.
- Chave de fenda pequena.
- EPI: óculos de proteção.

1ª Fase: Desmontagem

- Soltar os parafusos de fixação do coxim no câmbio e de fixação da travessa.
- Com o macaco hidráulico, calçar o câmbio e levantar devagar o suficiente para soltar a travessa+coxim. Pode-se utilizar um calço para o macaco para proteger o solo e o câmbio.
- Retirar a travessa+coxim e soltar os parafusos de fixação do coxim na travessa.
- Limpeza se necessário



2ª Fase: Preparação

No Câmbio: Uso de óculos para proteção (EPI)
- Com uma chave de fenda pequena, limpar o furo do novo suporte: possibilidade de estar sujo.
- Com a furadeira+broca 8,5mm fazer ou alargar o furo existente até atravessar o fundo – no meu caso o fundo ainda estava tampado. (Obs: uso de broca 8,5mm para Rosca M10 – outras medidas consultar antes).
- Com o macho+desandador em mãos, fazer a rosca. Cuidado ao centralizar o macho para que a rosca fique perfeita. Não tem segredo – muito fácil (eu nunca tinha feito isso). Teste as roscas com o parafuso após.



No Chassi: Uso de óculos para proteção (EPI)
- Com a travessa em mãos e com uma trena, meça a distância entre os furos no câmbio = 6cm. Logo essa é a medida que terá que deslocar a travessa e refazer os furos.
- Em cada furo pré-existente meça a distância (de 6cm) e marque o ponto (há outros métodos – cada um escolhe o melhor que achar)
- Com a punção + martelo fazer o ponto para a broca.
- Com a broca 5mm fazer o primeiro furo e alargar com broca 9,5/10mm

Obs: Tive problemas com espaço nesta hora (furadeira+broca), pois a distância entre o solo influencia nesta hora.



3ª fase: Remontagem

- Fixar o novo coxim na travessa.
- Recolocar novamente a travessa em seu novo local.
- Parafusar com as mãos todos os pontos antes de dar aperto.
- Travessa: 4 parafusos+arruela de pressão+porca
- Câmbio: 2 parafusos (flangeados no meu caso)
- Coxim: 2 parafusos + arruela
- Abaixar o macaco
- Dar aperto em todos os parafusos e porca.
- Uso de torquímetro caso saiba as especificações – preferencial.

Obs: fazer um reaperto geral após utilizar o veículo.





RESUMO

Coxim Original: R$45,00 (em 01/06/2006)
Parafusos Aço – 3 riscos – Ciser Rosca 7/16: R$ 1,00 cada
Ferramentas: R$0,00
Mão-de-obra: R$0,00
Divertimento: Não tem preço! Cool

Bom pessoal, resolvi fazer esse pequeno tutorial e espero ter ajudado.
Qualquer dúvida é só perguntar. Wink
Já preparei o mesmo tutorial em PDF para anexar no site principal.


desculpa mas não entendi o pq de trocar, ou colocar o coxim no cambio, se nçao me engano algusn motores nçao usam esse coxim no cambio....
esse coxim q vc tirou é ford sim, é da caixa do Maverick....hehehehe...

_________________
Maverick sedan 1975
Agrale 27.5E
CG Titan 97
Mecanica Fontana
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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2007 11:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É Fontana... alguns não usam. Me parece que há um coxim com fixação na caixa seca, mas isso em modelos mais antigos ou em alguns Diesel Maxion.

No meu caso sempre existiu, mesmo antes no Clark 260F.

A troca foi por causa da qualidade do coxim paralelo e inapropriado para a caixa/veículo. Optei por instalar um coxim original GM.

_________________
Abraços
Eduardo
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GSALAMON
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 2:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Março de 2008
Mensagens: 27
Localização: Ji-Paraná - Rondônia

Amigo este câmbio é o 5 marchas. Sou opaleiro e entendo pouco disso. É que tem um cara que esta me vendendo um câmbio desse, cujo código que consta no câmbio é 1F 7125 3317072 e queria saber se corresponde a este cÂmbio mesmo.

Sabe me dizer se este câmbio é duro na queda mesmo, igual ao 260F ?

Estou querendo montar em um opala com 300cv, e queria saber se aguenta?

Sabe me dizer a relação dele?

Abraços... Greison Salamon


Editado pela última vez por GSALAMON em Ter Mar 11, 2008 11:04 am, num total de 1 vez
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 3:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Greison,

Esse câmbio das imagens é o CL2215A que é 5 marchas e é o próprio da C-20.
Esses códigos eu não saberia te responder o que significam, mas visualmente já daria pra saber qual se trata.

Existe um outro modelo 5 marchas que é o CL2205A, que também é original (no Opala 6 cilindros é o CL2205B que tem rabeta diferente). Pra diferenciar a série xx15 da xx05 é só contar quantos parafusos de fixação existem entre a rabeta e o corpo do câmbio. Se forem 7 parafusos é o CL2215. Se for 6 parafusos é o CL2205.

As relações de marchas você vê aqui: http://www.picapesgm.com.br/images/download/download_clark_CL2205.jpg


Quanto a sua dúvida se aguenta ou não, o melhor seria perguntar pra quem tem um desses acoplado com um motor preparado. No meu uso com uma picape de 2.5ton e com 124cv ela aguenta fácil fácil.
Uns dizem que não aguenta. Outros já falam que a caixa é boa... Na minha opinião eu acho que aguenta sim. (Os Stocks - Omega - usados até a pouco tempo atrás usavam o 6 caneco + um câmbio desses).

_________________
Abraços
Eduardo
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GSALAMON
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 10:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Março de 2008
Mensagens: 27
Localização: Ji-Paraná - Rondônia

Pois é amigo, só que este câmbio que estou negociando não tem rabeta, o acoplamento dele com o diferencial é por flange com parafusos.

Obrigado pelas dicas!!
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Fev 03, 2017 12:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

O legal é que depois de anos, pedi ao forista Veranosa (que anda sumido) que possuía uma Veraneio 92 com câmbio Clark 2205, que me mandasse uma foto da parte inferior do apoio do câmbio na travessa e a posição do coxim. E pelas fotos, o coxim fica originalmente na base maior e câmbio fica mais alto que no meu caso. Claro que a tampa do câmbio do modelo 92 já o mais alto e isso facilita. Provavelmente o apoio do rolamento do cardã também é mais alto.

Meu medo, na época, era deixar o cardã mais desalinhado e agravar sua vibração. Fora isso, tinha a questão do coxim do motor trabalhar "torcido".

Pelas fotos, o modelo 92 trabalha com o câmbio mais alto e consequentemente o motor é menos inclinado que o modelo 91. Mas pelo visto, não deve alterar em nada o funcionamento.

Obs.: Essas fotos foram enviadas faz anos e só agora que me dei conta de postar.






_________________
Abraços
Eduardo
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Nathan Algren
MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2017 7:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Parabéns pelo trabalho Eduardo, abraço
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ttjpx
MensagemEnviada: Qua Mai 24, 2017 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2011
Mensagens: 55
Localização: Minas Gerais

Ola pessoal, boa tarde!
Saberiam me informar se na Grand Blazer com MWM 6TCA e cambio ZF existe algum coxim no cambio?
Na minha GB não tem o coxim no cambio, mas tem uma travessa encostada ao cambio sem nada fixado nela.

Alguem teria alguma foto de como o cambio é fixado? Ou a fixação é somente no motor mesmo?

Desde ja, obrigado a todos

Wander
Grand Blazer MWM 6TCA
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 12:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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é solto mesmo TTJPX , só os coxins em baixo da caixa seca
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CARLOS SALLESPICKUP
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ttjpx
MensagemEnviada: Seg Mai 29, 2017 5:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2011
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Localização: Minas Gerais

Valeu Carlos, muito obrigado.

Wander
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sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Mai 29, 2017 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação



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disponha...
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bonanza
MensagemEnviada: Ter Mai 30, 2017 10:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

Comparado com o zf ele e bem pequeno.
_________________
bonanza
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Mai 31, 2017 9:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

MINIMO e em resistencia tb Bonanza
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