Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 freio a disco traseiro/ freio de mão no pé para VERANEIO 7 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
tito
MensagemEnviada: Sex Ago 11, 2006 11:51 am    Assunto: freio a disco traseiro/ freio de mão no pé para VERANEIO 7 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 9
Localização: Juiz de Fora MG

Caro Thales
Andei "fuçando" no forum e não achei o que estou pesquisando: freios a disco traseiro para Veraneio 73.

O dianteiro já é a disco e penso em adaptar para disco tb a traseira. Não sinto segurança no atual.

Conversando rapidamente, no trânsito, com outro dono de Veraneio mais antiga, que já havia feito a adaptação usando o sistema da Fiat Strada, disse-me que pensava em trocar para um de carro de tonelagem mais próxima da Veraneio.

Gostaria de umas dicas dos colegas mais experientes de umas dicas, qual mecãnica seria mais indicada, inclusive sobre os R$ necessários.

Aproveitando o embalo: e o acionamento por pedal para o freio de estacionamento ? Já tive o desagradável incidente de perder freio numa descida, na Dutra, e não consegui puxar o freio de mão lá de baixo do painel. Afora as damas que não conseguem tb acioná-lo. Qual seria mais fácil de adaptar com menor custo ?

Desde já agradeço
Tito
Vera 73/AQ2b turbo /5 marchas/1ª atrás/dif 15:39/ contente com o "mastodonte"

_________________
Veraneio 73 Prata Q20B Turbo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Ago 11, 2006 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10055
Localização: Rio de Janeiro

Boa noite Tito, se você for pensar em adaptações no sistema de freio eu acredito que se você usar o sistema de freio das veranas mais novas o da D-20 o preço ainda deve ficar mais barato do que adaptações com materiais provenientes de outros carros. Uma pergunta, a sua verana deve ter sido adaptada para Diesel? se a resposta for positiva verifique se tem o sitema de servo freio, e se já possuir verifique se é o sistema da cuíca grande ou da pequena, verifique também se as lonas de freio são do tipo estreito ou do mais largo, pode ser que o sistema de freio no eixo traseiro da sua verana seja o da lona estreita que equipava os carros a gasolina.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Ago 11, 2006 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Mais um detalhe:
O freio traseiro é mero detalhe. Quem faz o serviço pesado é o dianteiro. O traseiro é até bom que ele não tenha grande capacidade pois se for muito forte ele pode travar e causar instabilidade durante a frenagem.

Tem um tópico que fala sobre esta adaptação na Blazer. Lá as informações aplicam-se aqui também.
Haveria uma maior dificuldade em fazer a fixação das pinças e o sistema de freio de estacionamento. Desta forma, o sistema a ser adaptado teria que ser impreterivelmente de outro veículo originalmente com freio a disco na traseira. P.ex. F4000.

Quanto ao acionamento do freio de estacionamento melhor adaptar o sistema da A/C/D20 e derivados a partir de 1991.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Ago 11, 2006 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Eu tb acho que deve melhorar o freio dianteiro, na traseira o que poderia ser feito é colocar a do modelo 93 em diante.

Essas adaptações nem sempre ficam 100%, o sistema de freio afeta diretamente a segurança.

A F250 com freio a disco nas 4 rodas, era interessante a disposição das pinças, de um lado para frente e do outro para trás. Não sei o motivo, mas a Ford tirou esse opcional (freio a disco e ABS nas 4 rodas), agora ela utiliza o tradicional sistema disco na dianteira e tambor na traseira.

O Troller tb tem um problema grave com o freio de estacionamento, como ele é a disco nas 4 rodas, o freio de mão acionava a pinça traseira, porém qdo o disco está quente ele dilata e ao esfriar ele retrai, teve alguns casos do jipe descer ladeira abaixo com o freio de mão acionado.......

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sex Ago 11, 2006 11:34 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Ago 11, 2006 11:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Muito bom essa questão do Troller. É de se pensar...

E outra: freio a disco é bom para dissipar calor. Quanto a eficiência momentânea os dois se equivalem.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 1:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

No caso da F250 o F4000 tbm passou por tal alteração, geralmente eles são usados no campo, e as pastilhas não duravam nada, amigo meu tem um com freio a disco, e reclama sempre disso pq ele vai puxar carga de fazenda, e sempre ta passando em areas de lama e tal, o q acelera o desgaste do disco e pastilhas que custam caro segundo o dono.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tito
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 9
Localização: Juiz de Fora MG

César Oliveira: A nossa Vera já tem a cuica grande e o burrinho duplo. A largura das lonas traseiras preciso verificar.
Sekiya e Rodrigo: em suma, vcs acham mais correto melhorar o dianteiro, se for o caso colocar lonas mais largas na traseira. É isto? Esta possibilidade do freio de estacionamento "soltar" me assustou !
Agradeço a vcs e ao Andreson Melo pelos comentários/sugestôes e atenção.
Vou ver a possibilidade R$$ de usar o pedal do freio de estacionamento das A/C/D20 91 em diante.
Mais uma questão: cada um dos burrinhos da minha Vera aciona as duas dianteiras + duas traseiras. Isto significa que se houver uma falha (vazamentos p.ex.) só um dos sistemas vai perder o freio ? Os circuitos são independentes? Não seria mais racional te-los em diagonal ? Vale a pena, é seguro, modifica-los para diagonal ?
Agradeço a todos e tenho aprendido muito com vcs.
[]s tito

_________________
Veraneio 73 Prata Q20B Turbo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Tito,

não vejo necessidade de ter freio a disco na traseira. No caso a colocação do sistema da D-20 93~ deve resolver o seu problema.

Sobre o freio de mão, não acho tão ruim assim. Ele é mais pesado pra puxar, mas com as duas mãos faz o serviço de boa. Quando minha irmã dirigia a picape, sempre puxava o freio de mão sem problemas. Talvez esteja na hora de verfificar os cabos e se for o caso, dar uma lubrificada ou trocar.

O burrinho de freio duplo é justamente projetado para evitar perder os freios totalmente quando dá vazamento em algum lugar da linha. Mas não vejo necessidade... digo isso porque uma vez tive problemas na linha do freio traseiro e andei alguns dias somente com o freio dianteiro. Parar parava... mas tinha que sair de casa brecando! Talvez na diagonal melhore, mas creio que não muito. O bom mesmo é verificar o nível do fluído frequentemente. Não custa, o recipiente é transparente!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 12:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Tito, pelo visto o seu sistema já está modificado. Isso é bom. Porém não vejo muita perspectiva em melhorar a eficiência do mesmo. Eu não sei qual é a sua sensação durante as frenagens, mas certifique-se também quanto a suspensão e alinhamento, que afetam diretamente a dirigibilidade em frenagens.

Por experiência própria a nossa Veraneio aqui tem freios que seguram, mas não é lá aquelas coisas. Coisa de carro grande e muita inércia envolvida. Tanto é que para ter uma sensibilidade maior sempre precisei dar mais de uma "bombada" no pedal. Coisa de carro com menos tecnologia. Redobro a atenção até porque ando diariamente com carros pequenos que freiam muito, mas muito melhor. Eu já me acostumei com a diferença.

O freio de mão recomendo a alteração caso seja possível. O sistema a pedal, ao meu ver, é mais simples de ser utilizado.

Quanto ao circuito eles são independentes, mas não em diagonal. Eu não faria tal modificação pois é provável que o circuito dianteiro tenha maior pressão que o traseiro ou inverso. Misturando os dois o resultado pode não ser o ideal.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 27, 2006 10:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Sekiya, isso de ter que dar duas bombadas no pedal pra freiar é mal de utilitário. Em todas as picapes que já dirigi(C-10, D-10, D-20, F-1000) tinha que fazer isso para frear bem. O problema existe também nos jipes Willys.

O problema é quando você precisa frear numa emergência e não dá tempo de fazer isso. Esses dias atrás uma Parati avançou o sinal vermelho e tive que brecar a C-10. O pedal foi quase lá no assoalho e passei aquele sufuco. Só não arrastei a Parati porque tava muito devagar, mal tinha colocado 2ª.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Dalila e Cristiane
MensagemEnviada: Seg Ago 28, 2006 6:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Junho de 2003
Mensagens: 107
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

A causa de pedal baixo é excesso de recuo das lonas, portanto estes (Antigos sem ajuste automático), precisam ser ajustados periodicamente.

Abraços

(KIKO)

_________________
Tivemos D-10 desde 96, agora temos Bonanza(Diesel)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Set 03, 2006 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

mesmo depois que ajusto o problema persiste. Pelo catálogo a C-10 tem ajuste automático...

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Set 04, 2006 9:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10055
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia Thales, verifique se no seu carro o sistema de regulagem automatica ainda existe, tem gente que retira este sistema e fica sem, derrepente o antigo dono retirou.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB