Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Câmbio Travou!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Out 30, 2003 7:47 am    Assunto: Câmbio Travou!! Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Um dia desses um colega do meu pai q tem uma veraneio 1982 perkins, travou o virabrequim do motor em uma viagem q ele foi, ele foi a procura do meu pai para rebocá-lo, meu pai foi e durante o caminho uma ladeira ingreme a frente a nossa veraneio subindo de 1º marcha começou a derrapar os pneus traseiros, já que estava vazia, e meu pai forçou forçou e nada, aí quando foi tirar colocar em ponto morto nada de sair da 1º, travou, aí desligou se o motor e foi procurar um mecanico e o cara fuçou aqui e ali deu uma forçada na alavanca e tal e conseguiu destravar, só que depois disso quando o carro roda engatado, ouve-se um barulho vindo do cambio, como se fosse um ronco, com o carro bem devagar ouve se o barulho nitidamente como se fosse algo raspando em outra coisa. Pode ter quebrado algo dentro do cambio?? Esse cambio é original, sempre fazemos a troca do oleo na Km recomendada no manual, nunca foi aberto pra nenhum reparo. Me ajudem pois estou preocupado, pois o lado financeiro tá apertado por aqui e espero q nao seja nada grave.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Qui Out 30, 2003 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Andreson,

Está com jeito de rolamento danificado, pq em condições normais, as outras peças (engrenagens) não fazem ruido, justamente por estar engrenadas.

Como um primeiro diagnóstico, esgote o óleo do cambio em uma vasilha, verifique por limalhas de metal, no bujão tb. Sempre decanta um pouco... se for excessivo, desconfie.

Pelo seu relato, houve superaquecimento, por isso travou a alavanca. Nessas situações os rolamentos ficam com a pista azulada, apos esfriar o funcionamento normaliza, mas ficam os ruidos.

Como a $$$ ta curta, apos a inspeção do óleo, complete com óleo novo e acrescente um aditivo, como o Molikote, para diminuir o desgaste.

Boa sorte.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2003 7:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Aconteceu uma coisa para complicar ainda mais, ontem ela desengatou a 3ª marcha quando engatei e dei uma "puxadinha" no acelerador, isso pode ser um sinal de que a coisa tá estragada mais que imagino ou isso é culpa dos rolamentos??

Se não me engano vou desembolsar uma boa grana pela mão de obra, parece que já se vão R$ 100, e os rolamentos em quanto ficam + ou - ??

Está faltando grana, mas não aguento ver a bichinha "gemendo" quando anda.

Obrigado pelas dicas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2003 6:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Andreson,

É complicado falar em valores $$$ mas a minha opinião é a seguinte:

Vc tem o cambio roncando e uma marcha escapando... ainda não é nada grave, mas se vc deixar "pra depois" a coisa complica, e qdo quebrar vai ser feio e bem mais caro do que vc arrumar agora.

E sempre quebra na hora em que vc mais precisa.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2003 7:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

É verdade, já estamos providenciando o reparo do cambio que espero que seja apenas o rolamento e talvez alguma besteirinha a mais, pois não dá pra suportar vê seu carro andar gemendo assim. É melhor gastar agora do que gastar mais depois. obrigado
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2003 8:19 pm    Assunto: cambio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Andreson , vc não definiu muito bem o ronco , um tipo de zumbido é certo que é rolamento , mas ronco pode até ser pinhão com dente quebrado , devagar dá para sentir melhor , um jeito bom de ver isso é jogando na marcha que fica 1:1 , se for o clark 5 é na 5º (direta) , coloca em 5º marcha e veja se continua , se parar é quase certo que é ele ...

[]s ...
Edu

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2003 7:50 am    Assunto: Re: cambio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

O barulho não é bem um ronco, pois o diferencial já está roncando a um certo tempo com um barulho tipo como se fosse um assobio "fiiiiiiiii", parece até que o carro é turbinado quando está na BR, já esse que falo acredito que seja no cambio pois com o carro em movimento devagar em 1ª marcha dá pra perceber que o som vem da caixa de marcha, é um barulho como se fosse algo raspando tipo um som bem grave, e quando tá descolando o carro, se vc tirar o pé da embreagem de vez e de pois pisar nela, vc percebe direitinho, até tenho mais certeza que o problema é na caixa de marcha pq a terceira marcha escapou quando dei um puxada de leve na troca de marcha. Qualquer dica é valida. Obrigado
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2003 11:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Andreson , o pinhão que falo é o piloto do câmbio e não do dif. , chiado no dif. só pode ser do rolamento . Engatando a 5º marcha se o barulho no câmbio sumir é sinal que o piloto tá danificado pq vc fica pela direta e não usa ele .

[]s ...
Edu

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2003 12:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Agora está entendido, obrigado edu, vou verificar esse barulho como vc falou. ok
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Crisjovano
MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2003 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2003
Mensagens: 20

Andreson esse problema está bem parecido com o meu. Que já citei neste fórum. É justamente um barulho de ferro raspando. Só que no meu caso as marchas estão engatando perfeitamente.
Como citei em outro tópico, tenho uma D20 92. Chia com o carro em movimento, quando jogo a 5a o barulho diminui e as vezes até para. Já coloquei Moilikote, e o LCA90 (autoplast). Com esse último o barulho diminuiu mais o cambio ficou duro demais para algumas marchar principalmente quando estava frio. Acho que é devido a graduação 90. Pois nossos câmbios o melhor é o 80 W 90.
Duas semanas passadas mandei abrir o cambio só ai foi R$ 200.00.
O cara me deu um orçamento muito alto. Para trocar olha só a lista:
Rolamento do eixo piloto R$ 207,00
Rolamento eixo entalahado R$ 158,00
Rolamento traseiro eixo entalhado R$ 127,00
Rolamento do Carretel R$ 110,00
Engrenagem da ré R$ 206,00
Luva frezada da ré R$ 287,00
Anel sincronizado da ré R$ 87,00
Jogo de juntas R$ 160,00
E outros ítens como oleo, silicone, tiner, cola etc. Fiquei surpreso disso tudo, mais segundo ele as peças estavam desgastadas.
Como não tinha dinheiro para isso tudo mandei fechar o câmbio. Tive de pagar um rolamento (Rolamento eixo entalahado) porque segundo ele, quando abre o câmbio tem que trocar de qualquer jeito.
Ainda estou com o barulho me pertubando. Não sei se trocando tudo isso, teria resolvido realmente o problema.
Nota: A oficina foi uma autorizada de camionetes: Taguamotors.
Segundo o mecânico não teria problema em rodar com o câmbio desse jeito.
Pois isso não chega a ocasionar maiores problemas. O chato é o barulho. Talvez minha próxima tentativa vai ser colocar um óleo de cambio 100% sintético. 75 w 90. Só que logicamente ele é mais caro que o mineral. Mais talvez se ele esquentar menos o barulho resolva ou pelo menos melhore bastante. Uma vez que o barulho aparece depois do carro andar mais ou menos 1 km e meio. Ou seja quando esquenta o óleo. ... acho que é isso. Só tenho medo do 100% sintético ser muito fino.
Mais se eu resolver colocar e resolver o problema te falo.
boa sorte.

_________________
D20 - 92-Custom Deluxe- dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2003 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olha o ruído é como se fosse um barulho rouco, não como ferro raspando ferro, mas pode ser parecido, aqui o camarada cobra 70 riais, pra abrir, fora o restante de peças, espero q a minha nao esteja tão desgastada e precisando de muitas peças, ela também ronca assim q começa a andar, não só a partir de 1 km como vc falou q a sua faz.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Crisjovano
MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2003 12:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2003
Mensagens: 20

Acho que é o mesmo problema.
Tá muito barato para abrir.
Cuidado as vezes o cara cobra mão de obra barato mais explora no preço das peças.

_________________
D20 - 92-Custom Deluxe- dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2003 3:03 pm    Assunto: cambio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Cris , não coloque óleo sintético , ele é para os cambios mais modernos , teria que estar tudo muito justinho pra vc usar esse óleo . No seu caso é recomendável o SAE 85w140 , o 90 ou superior vai te criar mais problemas ainda pq vc já está com folgas , o interessante é manter a lubrificação entre os componentes até voce con$eguir arrumar , esse óleo é recomendado para transferencias blocadas , tem maior poder de penetração ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Crisjovano
MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2003 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2003
Mensagens: 20

Se eu colocar o 100% sintético o que pode acontecer ?
Estou usando o 80 w 90. É recomendável ?

_________________
D20 - 92-Custom Deluxe- dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2003 3:18 pm    Assunto: cambio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

O óleo sintético é fino e penetra em todas as brechas de uma caixa bem justa assim que começa a girar , no seu caso vai ter quase nenhum efeito , o 80W90 te atende melhor pq como tem folgas penetra do mesmo jeito e vai trabalhar numa faixa de viscosidade boa .
Como está o ruido usando esse óleo ??

[]s ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB