Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Motor de D-10 disposto e esperto/amaciamento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Marcus
MensagemEnviada: Qua Jun 28, 2006 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Eh verdadeee.... foi isso q eu ouvi na aula de motores na matéria de mecanização.... Very Happy Very Happy
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Garon
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 12:16 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Garon escreveu:
"O seu D-10 é caso a parte, pois a maioria dos D-10 aspirados, é para andar a 80 km/h, chegando a 100 com certa dificuldade e com muito esforço chegando a 120."

Heheh, ki foooda isto! Ta looco, isto sim é deprimente, por isso mesmo ki eu tenho nooojo de motor aspirado... I si facilitá perde tranquilamente pra um Ônibus potente com motor Scania (ou Volvo)...
Ah não, motor aspirado não, seeem chance, pois pra prestá mesmo tem ki mantê peeelo menos 120 por hora com bastante facilidade... Smile


Voce já viu algum motor aspirado bom ? (Acha que existe algum bom ?)

Já andou de picape ? Com este motor ? Estes ruins ?

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Garon
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 1:25 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Para se obter um bom rendimento o conjunto motor + caixa + relação(diferencial) tem de estar adequado ao quie se espera. Tem uma D-10(montagem reboque) que tem um Q20B NA, que anda na frente de uma outra D-10 (montagem reboque) com Maxion S4 NA, a relação de equilibrio entre os conjuntos é melhor no da primeira, e ela anda na frente de uma D-20 com Q20B turbinada com motor, caixa e diferencial original(fora o turbo), e niguém me contou não eu vi, ocorreu na via Dutra, no final as tres chegaram no destino, mais uma vez chegamos ao ponto em que pode-se fazer uma pergunta, você esta satisfeito com seu carro? se a resposta for sim(coloca Diesel no tanque e anda....), se a resposta for não(troque o carro ou motor ou caixa ou diferncial, coloque Diesel e ande também), cada motorista tem seu estilo de conduçào, see motor turbinado é bom? é sim, gasta mais com manutenção e diesel sim. O motor NA e mais lento? sim, gasta menos? sim, cada um com seu cada um. Já tive os dois tipos, optei pelo NA(meu gosto), mas todo mundo pode fazer escolhas certas ou erradas sào escolhas de cada individuo, o bom mesmo é continuar andando de GM, uma sugestão aos amigos. coloquem diesel no tanque e vão curtir com as D-10 -D-20, Silve, GB, Verana, NA ou turbinada`.São GM............
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 9:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Garon escreveu:
Com certeza já andei numa picape com motor aspirado! Era uma F-1000 ano 87 que o meu pai tinha... O motor era o MWM 229, com 83 cv @ 2600 rpm se não mi ingano i era 4 marchas... eu lembro muito bem que qualquer subidinha akela porcaria sempre pedia a 3ª porque neeem em 4ª não podia, hehehe... era uma lerdeeza que só... Numa boooa descida ela alcançava 130 km/h no velocímetro, peidando tuuudo, i parecia ki o motor ia explodi, hehehe... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


Cara, eu não acredito que esteja falando de uma picape com o motor 4.236 !!!! Não tem nada a ver com minha experiência. Minha picape é um show na estrada. Anda muuuuuuuuuuiiiiiiiiiitttttttttttoooooooooo. NUNCA encontrei uma subida que pedisse 3a marcha. Vou testar na serra da mantiqueira quando for a Campos do Jordão.

Nunca fui ultrapassado em subidas !!!!!!!!!

Tem fôlego para ultrapassar na subida, arrancadas, retomada, mesmo na própria 4a marcha. Acho que vc precisa andar na minha picape.

Aliás, tenho mesmo vontade que outros colegas aqui do forum experimentem e depois digam a experiência. Os mecânicos ficam de boca aberta.

Só pra voce ter idéia, o Gol e a Tempra ficaram na garagem. Nunca mais usei. Só quero a picape. Ãgil, potente, rápida, leve, segura, eficiente em freios, curvas, etc. Show de Bola !!! Ainda bem que, pelo que parece, dei muita sorte com a minha !!!!!!

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 2:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Wander,

Essa discussão não vai progredir se você não disser se sua picape está original ou têm alterações no motor, na bomba e na transmissão. Também depende de que tipo de subida você fala, e em que velocidade você inicia essa subidas. Esse motor não tem folego para enfrentar subidas sem troca de marchas, arrastando 2 toneladas.

Abraços,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Marcus
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 2:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Bem simples isso.... temos uma D-20 S4 toda original, cambio, bomba, diferencial, etc.... sem turbo, e anda muito bem na rodovia e deixa muitos pra trás.... Very Happy
Única coisa q eu mudaria seria melhorar um pouco a arrancada/retomada, q se vc for esperto no transito, consegue ambos bem tranquilo, cada carro tem uma potencia diferente e um jeito diferente de se alcançar o objetivo, no caso, ultrapassagens.... Very Happy
Garanto q tem muita gente q fica de boca aberta com ela ou nem está esperando ser ultrapassado... Very Happy Very Happy

Em subidas, vai a 100 Km/h tranquilo.... Very Happy tem q ser muito forte a subida pra cair disso, e olha lá ainda... Very Happy
Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Wander
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

PauloRS escreveu:
Essa discussão não vai progredir se você não disser se sua picape está original ou têm alterações no motor, na bomba e na transmissão.

Está original.
Uma legítima C14 ano 1968 com motor e lataria D10 1978.

PauloRS escreveu:
Também depende de que tipo de subida você fala

Subida pra cima.
Cerca de 23 graus nos primeiros 400m, aumentando para 38 graus até os 753m e terminando no ápice, em aproximados 47graus. . .

PauloRS escreveu:
em que velocidade você inicia essa subidas.

Minha velocidade de cruzeiro, 110km/h.

PauloRS escreveu:
Esse motor não tem folego para enfrentar subidas sem troca de marchas, arrastando 2 toneladas.

Creio que não conhece este motor.
Além do mais, estou de regime.
Creio que o conjunto todo não ultrapasse 1.983kg.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 7:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Essa história vai longe...
Eu estou achando q o diferencial da picape do Wander é bem reduzido, talvez o 3,90:1 e por isso tem boa arrancada e mantém os 100, 110 km/h. Mas com o giro esquelado e a velocidade final não ultrapassa disso tb, no máximo uns 120 km/h com o acelerador "grudado no assoalho".

Os 75~77cv e 27~30 kgfm de torque do perkins 4236 não faz milagres.

O Wander precisava experimentar uma S4T, pra ver a diferença.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 8:10 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:45 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 9:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

O Wander estava acostumado a carros pequenos e derepente ele se depara dirigindo uma caminhonete de 2 tons com um motor no minimo 3 vezes mais forte que os que ele dirigia, com certeza vai sentir enorme diferença e dará a impressão de estar em um formula 1. Tem tambem o fato de um carro com todo esse peso pegar mais embalo e mais velocidade que carros menores que tem mais dificuldade para vencer a resistencia do ar. O ideal seria ele pegar uma caminhonete de algum amigo e dirigi-la para ter uma ideia de comparação.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 12:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Rodrigo, na verdade o perkinho tem 105 CV. Essa potência divulgada foi pra ele pagar menos imposto(que na época era feito conforme a potência do carro. Carros com menso de 100CV pagavam menos impostos. Então era uma maquiagem completa de números!) Mr. Green Cool Twisted Evil Wink Mr. Green

O perkinho com câmbio de quarta de 1.00, e relação do dif. de 3.90, não passa de 100km/h. A não ser que se use pneus imensos, maior que os do Wander ou então altere a rotação de corte do motor. Pode conferir no cálculo de velocidade...

E também vocês estão subestimando o perkinho coitado. Tá certo que é frouxo, mas nem tanto!

Andreson, certamente o que faz a sua D-20 andar menos que a Veraneio é a bomba. Na minha, antes de abrir caía bem mais do que hoje!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 2:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Wander e pessoal,

Com tanta gozação e graus de inclinação não posso acreditar em nada do que o Wander diz. Principalmente depois daquela história hilária do gato dele que fazia "Ploc, Ploc" na caçamba da D10... Minha camionete atual tem redução de diferencial de 3,31:1 contra 3,15 da anterior. Quando a peguei, fiquei surpreso com retomadas em estrada. Para mim parecia turbinada. Pneus eram iguais e o estado do motor, também. Com esses 5% a mais de redução posso ultrapassar com segurança, coisa que não podia fazer com a "velha". Redução, motor em bom estado, regulagem de bomba "mais generosa", alta velocidade média e inícios de subidas que permitem alta velocidade, devem ser as explicações para o desempenho da D10 do Wander.
Mas, Wander, é um risco alto demais andar nessa velocidade com um veículo de 2 toneladas e 38 anos de idade. Pense nas conseqüências em um imprevisto e/ou se atravessar qualquer coisa na sua frente...

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garon
MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 11:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 1:25 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB