Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Freio a Disco S-10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
alexm
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2006 10:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Pessoal.

Já que o assunto é "freio a disco" possuo uma grande dúvida.

Esta semana pedi ao mecânico para trocar as pastilhas do freio. Mas, por distração (pior que foi ...), ao invés de comprar as originais da AC Delco levei da Fras-Lee (se não me engano). Pois bem, o Meca trocou e eu percebi ao rodar, ontem, que passou a ter um ruído de algo raspando, na roda dianteira, lado carona. Mas o carro não puxava para este lado e ao soltar a direção não percebi desvio na trajetória. Voltei e ao desmontar a roda percebemos que o chumbo do balanceamento, colocado internamente, estava raspando na carcaça do sistema de freio. O mecanico afirmou que o conjunto estava montado corretamente e se eu não havia chocada esta roda com algum obstáculo ou buraco. Mas isto não aconteceu e não se verificou dano aparente. Então o Meca recomendou que eu refizesse o balanceamento desta roda, com a fixação do chumbo em outro local.

Alguma sugestão dos senhores ? Isto é normal e basta refazer o balanceamento de uma roda ? As pastilhas antigas (AC Delco) mas já com desgaste acentuado, mas sem alarmar no painel, não provocavam este ruído.


Abs.

Alex
----------------------------------------------------
GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2006 7:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Alex

As rodas da sua S-10 é de aço ou liga??

Hoje as maioria dos alinhadores usam pesos auto adesivos, e por dentro da roda, e não aqueles de grampos que fixam na aba da roda, q qdo a roda é de liga, riscam e daixam a aperencia das rodas feia.

Já que vai refazer o balanceamento, faça nas 2 rodas dianteiras pelo menos.

Os mecanicos gostam mais das pastilhas Cobreq do que Flas-le.

Abraços

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2006 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Boa tarde Kiko ! Olá pessoal !

A minha S10 possui rodas de liga leve, inclusive o estepe (?). O peso está colocado na aba interna da roda.

Mas aconteceu algo interessante : com a retirada da roda e a sua recolocação no lugar, citada acima, o atrito entre as partes pareceu cessar. Mas, assim mesmo, levei a viatura a loja da rede Manaus que havia feito o ultimo alinhamento, caster, camber, balanceamento, etc e a revisão, a menos de 03 meses. O alinhador verificou que não havia nada de errado ou seja : alinhamento estava ok, balanceamento idem. Retirou a roda e mostrou que como estava montado, não havia como existir a fricção do chumbo com a carcaça do sistema de freios (pinça). O chumbo estava marcado mas a marca de contato na carcaça do sistema de freio (pinça) havia desaparecido (na sujeira).

Mistério !!!!!!! Nada me foi cobrado, agradeci mas confesso que não entendi nada !!! Será que o Meca montou algo errado e aproveitou a segunda desmontagem para corrigir e eu não percebi ? Será que o sistema de "acomodou" com a remontagem e/ou utilização ?

Senhores, façam seus palpites e apostas !!!!!!!!!!!!


Abs.

Alex
----------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
(O 2x0 na Austrália foi salvador mas quando virá o espetáculo consagrador ?)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jun 20, 2006 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Hum eu aposto que o meca fez algo errado e corrigiu. Pode ter deixado de por alguma trava ou algo parecido.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Jun 21, 2006 2:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Boa tarde, a qualidae das pastilhas de freio tem que ser observada, uma vez já me aconteceu de trocar as pastilhas e sair para viajar(trabalho), a mais ou menos uns 300 Km da base, o corpo de amianto de um dos lados soltou-se, na hora o freio ficou meio estranho dei algumas bombadas no pedal e ele melhorou um pouco, continuie a viagem, com o freio meio estranho, em suma só pude desmontar quando voltei a base 400 Km depois, resultado tive de trocar um dos discos de freio, pois o lado a que me refiro ficou muito danificado, um conjunto de pastilhas novo(original). Antes que eu esqueça a pastilha que deu problema era da marca Fras-Lee.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jun 21, 2006 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

A Fras le, se não se separou, é do grupo Agrale.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Qui Jun 22, 2006 1:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Pessoal.

Uma coisa que esqueci de passar : a minha atenção foi chamada para esta roda, também, porque ao jogar uma água na picape notei que desta roda saia uma grande quantidade de pó preto, chegando a sujar a roda por fora. Parecia uma fuligem preta e fina. Na outra roda, a quantidade era ínfima.

Será que o Meca carbonizou esta pastilha ao usar frenagens violentas para reassentá-las ?


Abs.

Alex
----------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
(O 2x0 na Austrália foi salvador mas quando virá o espetáculo consagrador ?)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Jun 22, 2006 8:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia, acredito mais na qualidade do material ser diferente da que era utilizado anteriormente.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jun 22, 2006 10:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

alexm escreveu:
Será que o Meca carbonizou esta pastilha ao usar frenagens violentas para reassentá-las ?


Shocked Shocked Shocked
Normalmente eles recomendam frenagens suaves e não violentas (é isso que sempre ouvi e li).
É bom ficar esperto com esse mecânico...

Não é normal uma roda ficar diferente da outra. Quanto ao pó preto é a própria pastilha se desgastando. A da Fras-le é original em alguns modelos de carros. Inclusive me parece que é mais macia (freia bem, mas gasta um pouco mais rápido).

Por um acaso retificaram o disco e fizeram a sangria do sistema? OU senão a pastilha do outro lado ficou vitrificada depois das "frenagens violentas".

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Qui Jun 22, 2006 11:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Olá pessoal.
Olá Sekiya.

O disco não foi retificado, com certeza. Se por sangria entende-se a drenagem de todo fluido de freio, tb com certeza não. Tem cerca de 01 mês que o fluido foi trocado, bem com especificação de DOT3 para DOT4. Apesar do manual citar o DOT3, no reservatório, com orientações escritas em inglês, está recomendado DOT3/DOT4. E a picape tem ABS.


Ao freiar, a viatura não puxa para nenhum dos lados; parece equilibrada, como estava. Mas não tive oportunidade de realizar uma frenagem violenta pra ver como ela se comporta. Antes, a minha esposa por um misto de teimosia e inexperiência teve de realizar uma frenagem muito violenta, em curva, e a picape não fugiu ao controle, nem desgarrou. Além de parar em um espaço menor que um Kaddett. Viva o ABS, mesmo simples ... E de quebra, agora não dirige mais a picape, parece que ficou com medo ...

Abs.

Alex
----------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
(O 2x0 na Austrália foi salvador mas quando virá o espetáculo consagrador ?)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB