Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Diferencial Roncando « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2003 12:25 am    Assunto: Diferencial Roncando Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Colegas,

Acredito que a minha Veraneio está com o diferencial roncando. Sempre que arranco ou quando troco as marchas o ruído aparece. Além disso, acho que há uma folga no diferencial (às vezes sinto um tranco e há uma folga sentida no cardã)
Gostaria de trocar algumas idéias com vocês.

- Esse ruído é sinal de desgaste excessivo do pinhão e da coroa e das demais partes?
- Uma regulagem solucionaria o ruído? Ou isso não é possível, somente uma troca do conjunto solucionaria o problema.
- Há algum risco de quebra do conjunto caso eu continue rodando com o veículo nestas condições? Uma viagem por exemplo.
- Alguém que já executou a troca me indicaria algum local?

Agradeço a atenção de todos
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2003 4:28 am    Assunto: Ronco no diferencial Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

Para saber o que está com problema, só abrindo para ver.
Na minha Bonanza, única peça trocada no diferencial foi par de rolamentos da ponta de eixo, com uns 170000km, estava com pista danificada.
Mas como estes diferenciais são muito resistentes, se conjunto coroa pinhão é original, e se vc usa lubrificante correto, eu diria, muito difícil que coroa e pinhão estar danificado.

O serviço pode ser feito em qualquer oficina de sua confiança, mas fuja daqueles "baratinho à base de troca" se ele faz a base de troca, aquele que ele pegou de um outro cliente, pode estar sendo montada no seu, após uma "recuperação"


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2003 8:25 am    Assunto: Ronco no diferencial Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Esse tranco como que é o ruído? Pois se for um ruido de metal provavelmente deve ser folga nas cruzetas, talvez uma regulagem resolva, se for um tranco diferente pode ser dentro do diferencial mesmo, eu acho melhor q vc peça pra um mecanico de sua confiança abrir e verificar o caso melhor, pois acredito q isso pode levar a danificaçao do conjunto, já que a D-20 do meu pai tava roncando e foi até quebrar tudo, aí ela andava dando trancos, quando o diferencial foi aberto a coroa e o pinhao estava com dentes quebrados, e o mecanico nao fez o serviço direito e nao limpou direito a carcaça e ficaram restos no interior. Resultado nao deu uma semana ele já estava roncando novamente e teve de ser trocado tudo de novo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2003 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado pelas dicas Kiko!

Mas será que tem algum problema em rodar com o carro assim??? É que talvez precisarei viajar com o carro e não sei se corro algum risco com o diferencial deste jeito.

Andreson, obrigado pela ajuda!

O ruído não tem som metálico. Eu acredito que o problema não esteja nas cruzetas, pois as mesmas já foram trocadas uma vez. O som do tranco é um som meio abafado.

Pergunto: Com o veículo parado com os pneus no chão, se vc mexer no cardã ele deve possuir uma folga ao girá-lo? Isso é normal? E qual o preço médio de um diferencial novo?

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Ago 25, 2005 12:40 pm, num total de 3 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2003 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Problema acho q nao mas vc vai correr o risco de dar algum pau na estrada, acho melhor evitar, nao sei se o kiko concorda, mas é minha opiniao.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2003 7:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

OI Sekiya,

Normalmente uma regulagem ajuda. Tive esse mesmo problema em uma Veraneio e em uma Caravan. O principal sintoma á um estalo na marcha a ré. A regulagem é feita com as arruelas de calço...

É normal uma folga no cardan, não excessiva, não somente por causa da folga entre coroa e pinhão, mas tambem entre as engrenagens satelites, que deixa movimentar todo o conjunto.

Acho que não é o caso de uma troca completa.

Ale
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Out 26, 2003 11:09 pm    Assunto: tração Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Pessoal , terminei um curso na Dana de diferencial na sexta e por destino acabei quebrando coroa e pinhão no sábado .
Estava numa subida forte e numa curva fechada deu umas derrapadas e agarrou firma numa pedra . Não era pra quebrar tão fácil assim , vou pedir para o meu mecânico mandar analisar o material , a coroa é 1002135 43/14 IND ARG , não existe no catálogo Dana .
Para montar um dif. tem que ter um expansor de carcaça para tirar e colocar planetária com os calços calculados .
O ajuste pode ser feito com calços dependendo do estado das peças .
O ruido pode ser folga mesmo entre dentes , não vai quebrar de uma hora pra outra , mas é bom ficar ligado .
Para vc saber como deve ser a folga movendo o cardan , pegue um que esteja sem problemas para ter um parâmetro .
A carcaça deve estar trincando por falha na montagem , se ficar muito justo , esse é um dos problemas que causa .

[]s tracionados ...
Edu

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Seg Out 27, 2003 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Pessoal,


Que zica hein, Edu ?? Aliás já é o segundo que quebra, não ? É o do eixo dianteiro ??

Edu, por acaso as relações totais dos eixos estão coincidentes ??

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Out 27, 2003 9:33 pm    Assunto: diferencial Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Fala Ale , tudo bem ?
Assim que cheguei do trampo hoje desmontei os freios e afasatei os semi-eixos pra sacar a cx Sat/Plan. , A cx está boa e tbm é argentina como coroa e pinhão , verifiquei um desgate anormal na pista dos rolamentos da cx (Koyo) , parece que ela trabalhava descentralizada . Vou atraz do casal amanhã se conseguir achar talvez até o fds está pronto ...

[]s ...
Edu

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Out 27, 2003 9:36 pm    Assunto: Diferencial Roncando Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Oi Pessoal,

Levei o meu carro na oficina e o mesmo constatou que o problema estava nos rolamentos. Não sei se é necessário mas o responsável pela oficina (Câmbio Técnico - SP) recomendou a troca do conjunto de rolamentos.

Estou aguardando o veículo. Vamos ver se ficou 10. (Espero que sim)

Valeu por todas as dicas
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Out 29, 2003 11:34 pm    Assunto: Diferencial Roncando Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá,

Bom, o problema era maior do que eu imaginava. Todo o conjunto do diferencial estava comprometido, isso devido à entrada de água pelo respiro do diferencial. Bom, isso serve como dica para aqueles que já passaram por áreas alagadas. Verifiquem o óleo, pois este pode estar como uma maionese... A falta de lubrificação causou o desgaste excessivo de todo o conjunto.

Tudo foi trocado e... ... ...

Ainda há um barulho que aparentemente vem do eixo traseiro. É uma espécie de ronco, mas que só aparece em condições de aceleração e reaceleração, ou seja, no momento em que há a descarga do torque do motor no conjunto de transmissão.

Quando engato a primeira e saio forte com o carro (como na saída de um farol), no momento em que solto a embreagem o som aparece forte. Após isso, ele só aparece quando engato da primeira para a segunda e assim em diante. É um ronco transitório, que não persiste em velocidades constantes.

Pergunto: o problema ainda está no diferencial (mesmo com tudo novo)??? Ou o problema deste som pode ser a embreagem??? A embreagem pode "roncar"???

Obrigado pela atenção
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Out 30, 2003 4:51 am    Assunto: Diferencial Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

Nós que temos picapes Diesel, alguns ruídos não são percabidos, pois o barulho do motor abafa.
O ruído pode ser ocasionado pela imperfeições das engrenagens, (o conjunto é original?) Que pode melhorar após o assentamento dos dentes, que em algumas marcas da primeira linha já vem "pré-amciada"
Qto a água, é recomendável, não entrar em alagamentos com mais da metade da altura das rodas, vc faz a troca de óleo a cada qto tempo?


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qui Out 30, 2003 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

OI Sekiya,

O barulho pode ser da embreagem sim, existe o rolamento de encosto.

Como o diferencial foi danificado por água, é provavel que o rolamento da embreagem tb esteja baleado.

Em tempo: vários jipeiros instalam um "snorkel" de diferencial, justamente para a travessia de trechos alagados. A Donatti (www.donatti4x4.com.br) vende um kit para erguer os respiros a uma altura segura para esse tipo de solicitação.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Out 31, 2003 9:57 pm    Assunto: eixo Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Fala Galera , aqui vai minha pitada nesse papo .
Xará , uso mangueiras fixadas com braçadeiras nos respiros e fixo no cofre do motor , mas acaba entrando água pelo retentor se vc ficar muito tempo , isso pode ser resolvido colocando graxa no ultimo rolamento (segura um pouco ) ou colocando retentor de duplo sentido , pode ter pronto , mas a maioria tem que mandar fazer . O certo é verificar e abrir se necessário sempre que passar por algado por muito tempo .
Qto ao ruido que vc escuta tenho outra teoria , pode ser alguma coisa solta na lataria , qdo vc for andar pede pra alguém verificar de onde vem , parafusos soltos provocam esse tipo de vibração com ruido , é só um palpite ...

[]s me entrometendo no papo de gente grande ...

Edu

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Out 31, 2003 10:42 pm    Assunto: Diferencial Roncando Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá mais uma vez,

Acho que a teoria do Edu está mais certa. Ao andar com o carro mais lentamente, percebi que o barulho vem do escapamento, pois acredito que o silencioso esteja com o miolo solto. É incrível como o ruído é parecido com um ronco. Um mecânico de minha confiaça também disse a mesma coisa... Menos mal, afinal o diferencial é novo.

Quanto ao respiro, o problema foi há alguns anos. O carro estava estacionado em uma rua na região de santo amaro, e deu aquele temporal. Nem sei até onde a água subiu, mas danificou a embreagem que foi trocada (eu já não sei como ela está hoje). Agora foi o diferencial e não sei se a água entrou no câmbio também (acho que vou ver). Mantenho sempre distância de locais alagados!

Kiko, para te falar a verdade, não me recordo ter trocado o óleo do diferencial, pois o carro anda muito pouco por ano, acho que uns 10mil Km. Nem sei como é que se faz, mas acho que as trocas deve ser feitas de em períodos de 40-50mil Km, estou certo? E da próxima vez em que tipo de estabelecimento eu posso fazer esta troca?

Valeu mais uma vez!
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB