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 A história de Chevrolet « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 6:46 pm    Assunto: A história de Chevrolet Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006
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Localização: Atibaia - SP

Olá
Lí esta história num site de fora e achei muito interessante, não sei da veracidade dos fatos...

A historia de Chevrolet

Um grande mecânico
Um Inocente Empresário
Muitas marcas de automóveis levam o nome de seu criador, alguns se tornaram muito ricos, como é o caso do Henry Ford, e outros perderam toda a sua fortuna, como é o caso de David D. Buick
Porém, ironicamente a Chevrolet, marca que mais vendeu automóveis durante quase um século inteiro, leva o nome de seu criador mas nunca tendo sido o seu proprietário, exceto algumas poucas ações que foram vendidas para garantir o seu próprio sustento, até a sua morte na pobreza e ignorado...

Louis Joseph Chevrolet criou em 1911 o primeiro automóvel que leva o seu nome, devido a falta de capital, se associou a um aventureiro milionário de nome Willian Crapo Durant, e a princípio essa associação pareceu uma ótima combinação (Chevrolet um homem técnico mecânico & Durant, um esperto capitalista e comerciante) lamentavelmente essa relação nunca foi sincera e honesta, e terminou com um terrível caso de estafa.

Luis J. Chevrolet nasceu na Suíça em 1878, seu pai era relojoeiro e transferiu ao filho sua destreza mecânica. Aos 10 anos transferiu-se com seus pais para a França, onde trabalhou na manutenção de máquinas destinadas à fabricação de vinho e conserto de bicicletas, tendo inclusive construído uma bicicleta para si próprio e lhe deu o nome de Fontenac em honra a um colonizador Francês da América do Norte, país que o atraia com um imã. Foi então que descobriu o fascinante mundo dos automóveis, e prevendo um grande futuro nessa área, e arranjou emprego de chofer em Paris, onde demonstrou grande habilidade ao volante. Essa habilidade o levou ao turbilhão das competições automobilísticas, destacando-se rapidamente ao pilotar prestigiosas máquinas como Darracq, Hotchkiss y De Dion-Bauton. Vendo em seu trabalho um melhor futuro e novos oportunidades, aos 21 anos decidiu buscar novos horizontes no novo mundo, radicando-se em Nova York . Ali se empenhou como mecânico de concessionárias Biel e De Dion-Bauton e na Fiat de Hollander e Tangeman onde novamente demostrou suahabilidadecomo piloto de provas. Corria o ano de 1905 e seu nome começou a ser connhecido nos círculos automobilísticos, foi assim que em 1907 foi comissionado para correr com um Buick as 500 milhas de Indianápolis, momento em que entrou em contacto pela primeira vez com William Crapo Durant.

William C Durant (quie devia ter levado o mome Crapo de sua mãe, pois era um verdadeiro crápula), não entendia nada de mecânica, nem se interessava. Se por um lado era um excelente comerciante, haja visto sua vasta fortuna herdada e ampliada através de manobras nem sempre éticas. Filho de especulador financeiro, herdou sua habilidade e também os maus hábitos de querer sempre levar vantagens no manejo de dinheiro especulativo, principalmente com ações de empresas em vias de quebrar. Inicialmente sua fortuna foi herança de sua mãe Rebeca Crapo, proveniente do comércio de madeiras, que Durant abandonou de pronto e aplicou a fortuna em contrutoras e fábricas de automóveis. Apesar de seus defeitos há de se reconhecer que era possuidor de grande visão, no mundo não circulavam mais do que um milhão de automóveis e mesmo assim consolidou a GM junto com Pierre S. Du Pont.



1912 Primeiro Chevrolet produzido..
O primeiro veículo de Durant pela Cia Durant-Dort Carriage, era um veículo de duas rodas com patente de 1904 da Buick Motor Corp. que estava em dificuldades, fazendo crer que logo entraria em colapso,Durant foi unico que pensou o contrário e com pouco dinheiro se apoderou dela e reorganizou-a completamente a montar uma nova planta de Flint Wagon Works de sua propiedade, lugar onde até nos dias de hoje se constroem os Buicks. Desse seu novo centro de operações comprou algumas outras industrias de autopartes afim de consolidar seu centro industrial. Assim adquiriu, entre outras, a fabrica AC de Albert Champion, ( provedora exclusiva da GM).
Sob a direção de Durant, a Buick prospera enormemente convertendo-se em 1907 no terceiro produtor local e subindo o capital da empresa para U$ 1,5 milhão. A partir desse ano começa sua segunda etapa de expansão comprando por bagatelas outras empresas manufatureiras de peças de Buick , dentre as quais a Jackson – Church – Wilcox. Outras companhias de autopartes foram caindo implacavelmente sob seu domínio, atraves de uma série de manobras mais ou menos legais. Com um impressionante conjunto de companhias ao redor da Buick, finalmente em 16 de setembro de 1908 é inscrita por Durant em New Jersey a General Motors Company com um capital de U$ 12,5 milhões em ações. Dentro de sua peculiar forma de negociar, Durant continua comprando em seu nome à beira da quebra, e vendendo-as logo em seguida à GM sempre com algumas diferenças de seis dígitos, assim é o caso da Rapid Motor Comp. que adquirida por U$ 500.000.- e revendida à GM por U$ 800.000. Esse afã de comprar continuamente novas empresas se viu finalmente detido quando pretendia comprar a Willys Overland junto com uma empresa dedicada à fabricação de pneumáticos. Saltaram, então, os deficits da GM que alcançavam U$ 15 milhões avaliados por un capital de U$ 32 milhões. Na carência de capital genuino se devia recurrer aos bancos para financiar esse deficit, logrando assim o controle da empresa aos bancos credores, tendo Durant deixado a directoria pelos furiosos acionistas.
Agora vejamos como confluem as vidas de ambos personagens com tão díspares objetivospara a mesma época.
Nascia 1911 e Louis Chevrolet começava com suas intenções de construir seu próprio automóvel e devido a sua falta de formação técnica profissional se associou a seu amigo, Etienne Planche, um executivo da Walter Automobile Comp. Ambos, em um escuro galpão de Nova York intentavam construir a primeira unidade Chevrolet; porém para sua produção em série necessitavam um financiamento que no logravam obter, razão pela qual efetuaram contato com Durant a quem Chevrolet conhecia. Este, havendo sido expulso da lGM, tinha outras intenções não reveladas ao aceitar a sociedade, criando assim o primeiro conflito, possivelmente de forma intencional. Chevrolet queria um modêlo de alto preço por sua maior rentabilidade e Durant um de bajxo preço para competir com a Ford, modêlo que necessitava de uma nova planta àquela estaba organizanda. Sem interferir em seu trabalho dejxou que Chevrolet começasse a produção de seu primeiro modêlo chamado simplesmente Classic Six de gran luxo e uma distancia de entre ejxos de 3,01 m em forma de touring de 4 portas para cinco passageiros. Seu aspecto exterior, devido à influência de ambos os criadores foi mais europeu do que americano destacando-se por uma série de avanços par a época, como seu radiador em forma de V saliente com um grande contorno de bronze polido, aletas de ventilação no capo, um parabrisas de duas peças, faróis e iluminação electricos, velocimetro com iluminação própria, marcador de combustível e medidor de temperatura exterior. O motor era um desenho de Planche de seis cilindros em linha com válvulas em T de 5 litros que alcançava os 105 kph.; uma verdadeira jóia automotriz em seu momento que em 1912 alcançou uma produção de 2.999 exemplares subindo em 1913 a 5.987 cópias, cifras nada despresíveis para um modelo que recém começava.
Simultaneamente, para esse mesmo ano 1911, o ambicioso Durant, por sentir-se vencido, vislumbrava seu plano de criar um complexo suficientemente grande para permitir-lhe o capital necessário para reconquistar a GM. Para isso necessitava um modelo de fácil construção e de bajxo preço para inundar o mercado. Uma das tantas empresas que em 1904 Durant havia adquirido de forma parcial e que não vendeu foi a Little Motor Corp. com sua subsidiaria a Flint Motor Wagon Works. Por sua vez, a provedora de motores da Little, a Mason Motor Comp. construtora de u pequeno motor de 4 cilindros, foi adquirida e fusionada com as duas restantes completando o poder de Durant em 30 de outubro de 1911. Com a criação da Chevrolet Motor Corp. em 3 de novembro de 1911 Chevrolet passou a ser apenas consultor e não diretor, não obstante era possuidor de ações da companhia.

Em 1912 haviam nada menos que 275 fábricas de automóveis nos EUA, uma quantidade demasiado grande para uma indústria tão complexa e mui rapidamente começaram a desequilibrar-se, as possibilidades daqueles produtores eram muito pequenas. Durant no era alheio ao problema começou a unificação fusionando a Chevrolet com a Republic Motor Comp. ao mesmo tempo que decidiu definitivamente construir um modelo de automóvel com bajxo preço com motor de 4 cilindros origen Little. A1, opôs-se Chevrolet com tal decisão sustentando um pacote “acionário minoritárioâ€, não tendo mais opção que retirar-se vendendo suas ações por moedas; ações que anos mais tarde valeriam milhões de dólares. A trama havia funcionado. Amargamente Louis havia entendido que ele poderia retirar-se, porém seu nome permaneceria como propriedade da Cia. que dejxava de pertencer-lhe. Com Chevrolet fora da Corp., Durant manteve o nome devido a sua fonética afrancesada que era bem vista pelos compradores e ao mesmo tempo o nome Chevrolet era associado a um corredor famoso, proporcionando promoção sen custo. O dinheiro obtido com a venda das ações foi investido por Louis em uma nova empresa chamada Frontenac Motor Comp. que mais tarde se vincularia com a Stutz Motor Comp. junto com seu irmão Arturo se dedicaram manufatura de cabeçotes para Ford T, vinculando-se também com a industria aeronáutica. Frontenac quebrou na depressão econômica de 1922 dedicando-se a partir daí exclusivamente à fabricação de motores aeronáuticos até 1927, época em que quebraram novamente. Faltou trabalho, e a vida de Luis foi barranco abaixo. A depressão de 30 obrigou-o a empregar-se na Chevrolet como mecânico, sendo golpeado por problemas financeiros, sua saúde também se quebrou, na somatória com várias tragédias familiares. Estas situações o levaram a morte na mais absoluta solidão, pobreza e desconhecimento em 1941. Se cerrava assim uma história verdadeiramente triste e injusta para um sonhador que sucumbiu ante o desesperado materialismo de seu sócio. Seu ex-sócio, com os 16 milhões produzidos em 1916 com as vendas obtidos com o Chevrolet, recomprou as ações da GM tomando novamente a condução da Corp. até que em 1920 novamente a mesma se viu à beira da quebra ao cair o preço das ações de U$400 para U$12. Desta vez Durant sería definitivamente expulsado da GM.
Como aventureiro continuou especulando com inversões em novas empresas à beira da quebra até a caída da bolsa de Nova York em 1929 que o eliminou dos negócios automotor definitivamente. Se retirou aos 69 anos na absoluta obscuridade social falecendo em 1947.
Apesar de tudo, Durant também foi muito ignorado pelo público, como seu ex -sócio de que se havia maquiavelicamente desfeito.

Epílogo

A história conta que Chevrolet Motor Corp. se converteu na Divisão Chevrolet da GM Corporation em 1918 com uma produção anual de 95.660 unidades e para 1925 superou a suada cifra de Durant de um milhão de unidades anuais, cifra que manteve até 1929 para recuperá-la a partir de 1949 sendo líder mundial absoluto, a partir dali, na construção de automóveis.

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Arnaldo
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Wander
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



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Willian Crapula Durant ???

Pelo texto, não me pareceu trama de Durant, mas falta de visão e precipitação de Chevrolet... Sad

Depois o Chevrolet foi fabricar motor para a Ford e, após falir, foi trabalhar de mecanico na Chevrolet de Durant... (isto mostra a sabedoria e/ou bom coração de Durant)

A Administração sabe que é difícil conciliar genialidade técnica com habilidade administrativa... A estória tem vários exemplos.

Quando consegue-se unir ambas as características o sucesso é inevitável. Very Happy

Repito, baseado no texto, que não sei se é verídico, Durant era um habilidoso homem de negócios, arrojado e brilhante. Um verdadeiro gênio. E foi expulso da GM pelo mesmo motivo que Chevrolet o abandonou: Por não terem a visão tão ampla do Gigante Durant, não confiaram em sua ousadia. E, pelo que o texto descreve, tanto o homem Chevrolet, como a empresa GM perderam muito em não reconhecer o talento pra negócios de Duran...

O próprio título do texto diz tudo: "Um grande mecânico. Um Inocente Empresário", referindo-se, claro, a Chevrolet.

Além do mais, apenas em romances os desonestos conseguem sucesso. Na vida real, todas as realizações do Durant só podem ser alcançadas com muito trabalho, visão, brilhantismo, HONESTIDADE, SERIEDADE, audácia, percerverança, (sorte tb), coisas que os vigaristas desconhecem...

Foi o que me pareceu...

Já leram o livro de Lee Iacocca, presidente da Crysler e vice-presidente da Ford ? Tem muita coisa parecida com este texto... Recomendo.

PS: vejam o texto que encontrei sobre Durant no JB:
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernos/carro/2003/01/31/jorcar20030131007.html

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Editado pela última vez por Wander em Qui Abr 27, 2006 7:45 pm, num total de 8 vezes
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Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 6:59 pm    Assunto: Responder com Citação



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Será que vem daí ?
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Arnaldo
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Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 7:16 pm    Assunto: Responder com Citação



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Louis Joseph Chevrolet ao volante de um Buick de corrida em 1909:
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Wander
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação



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Arnaldo Tomazetti escreveu:
Será que vem daí ?


Não entendi Sad Perdão. Very Happy

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Wander
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 7:31 pm    Assunto: Responder com Citação



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Isto nos dá 2 novas datas comemorativas ??

16 de setembro de 1908: inscrita por Durant em New Jersey a General Motors Company
3 de novembro de 1911: criação da Chevrolet Motor Corp.


Além destas:
Louis- Joseph Chevrolet nasceu o dia de Natal 1878
Fonte: www.surface.ch/louis-chevrolet/louischevrolet.htm

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MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação



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Lee Iacocca: Livros sobre a história do automóvel contada por quem tomava decisões e viveu no momento que as coisas se definiram na industia mundial.

Eu li apenas o primeiro. Sad - Excelente o livro Very Happy
Vou correr atras dos demais.

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Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 8:35 pm    Assunto: Responder com Citação



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Arnaldo Tomazetti escreveu:
Será que vem daí ?



Wander escreveu:
Não entendi Perdão.


Arnaldo escreveu:
Digo: -Será que vem daí o adjetivo "crápula"


Wander escreveu:
Isto nos dá 2 novas datas comemorativas ??

16 de setembro de 1908: inscrita por Durant em New Jersey a General Motors Company
3 de novembro de 1911: criação da Chevrolet Motor Corp.



Louis Joseph Chevrolet nasceu em 25 de dezembro de 1878 (mais uma data)

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Wander
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação



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ah é Very Happy
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Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 8:49 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá Wander
Sobre livros descrevendo a "saga" de fundadores das grandes empresas, recomendo um também...talvez vc já tenha lido...pois é antigo:

"Made in Japan" de Akio Morita, fundador da Sony
abs

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Arnaldo
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Wander
MensagemEnviada: Qui Abr 27, 2006 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação



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Já li e é explendido. Obrigado.

Alias, no livro "Iacocca-Uma AutoBiografia", Lee Iacocca fala da aventura da Ford em comprar a Philco, amargando prejuízos durante 10 anos antes de começar a dar lucros...

Adoro livros que mostram os bastidores, para entender o motivo das coisas estarem como estão. Very Happy

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