Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Engates « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Gerson Lage
MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 10:40 am    Assunto: Engates Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003
Mensagens: 96
Localização: Brasília-DF

Prezados,

Está em estudos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a proibição do uso de engates fixos de reboque em veículos. O principal objetivo é regulamentar o uso do engate para que ele possa ser empregado somente para a finalidade de reboque, que é o meu caso, e não para fins estéticos e de evitar danos nos carros, como acontece atualmente.

Se votado e aprovada a proibição, haverá um período de transição para retirar o engate fixo e substituí-lo pelo removível. Ou seja, empresários, fabricantes, importadores, revendedores e instaladores além dos consumidores terão dois anos para ajustar-se à nova lei. Somente após esse prazo é que o uso do engate estará passível de multa e outras penalizações. Ou seja, no mínimo até março de 2008 não há qualquer penalidade para o usuário do engate fixo.

Alguém já encontrou esses engates removíveis para a linha D20, em particular para a Bonanza ?

_________________
Bonanza 94 S4T
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

O ais caindo pelas tabelas e os politicos só pensando no bolso deles. Imaginem se isso passar, quanto os fabricantes de engates vão ganhar! Ganham vendendo os novos e ganham recolhendo e revendendo os velhos para paises vizinhos que não tem essa frescura. E aí a policagem recolhe, a titulo de gorgeta da pizza, um belo percentual das fábricas.
Brasiiiiilllll!!!
Até agora só vi importados com engates removiveis (bmw, mercedes, nissan, etc)

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Abr 11, 2006 12:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Difícil achar aqui em S.Paulo picapes série 20 com engate. Só vi poucas, mas com engate convencional. Talvez porque visualmente não fica bom e também vai proteger oque??

Um modelo que acho que seja interessante é aquele usado pelos Grand Cherokee.

Gerson, se eu fosse você nem ficava muito preocupado com isso não. Uma porque ainda não foi aprovado. Outra que estamos em ano de eleição. E por último estamos no Brasil...
É aquela mesma história dos famosos insul-film. Tinha época que era proibido, mas mesmo assim as pessoas colocavam. Hoje, difícil achar carro sem.
Mesma coisa do extintor ABC. Falou-se uma vez e depois já se esqueceram. Vamos ver se vai ter fiscalização para isso. (Pago para ver!)

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Abr 11, 2006 12:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Gerson dá uma olhada nesse tópico:Engate Para Reboque

Que alias o moderador poderia juntar esse aqui, com esse que passei o link Wink

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Abr 11, 2006 6:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Já que o Sekiya comentou sobre extintores, hoje fica mais barato comprar um ABC novo (+ ou - R$ 45,00) para 5 anos com garantia de 5 anos, que trocar por recarregados (R$ 10,00 ~ 15,00) Anualmente, com risco de perder a pressão.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É por isso Kiko que eu já troquei o da Veraneio. Agora, só em 2010...
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

A todos.

A solicitação para a proibição dos engates fixos partiu das Seguradoras e, conforme a mema reportagem, de um jornal do Rio, sua proibição foi aprovada.
Na minha opinião, estes engates fixos devem ser mesmo proibidos. E os removíveis somente devem estar montados quando em uso. Dois exemplos presenciados por mim :

01) Um taxista, cujo ponto é próximo a minha residência, instalou um em um Honda Civic novo, como "reforço do para-choque" e não deu outra : recebeu uma batida na traseira que empurrou o engate para cima, danificando (bastante) o para-choque e a mala.

02) Estava no trânsito, no centro de Nikit, e uma mulher manobrando um Fox (sem rebocar nada, evidentemente), simplesmente afundou a porta do motorista de uma Ranger estacionada, com o pino bola.

Ou seja : não serve como "reforço do para-choque" e causa/ agrava pequenas batidas, cujo reparo antes seria inexistente ou mínimo.

A minha está sem o pino-bola (apesar de não ser projetado para fora do para-choque) devido a exigência do Detran.

Abs.

Alex
------------------------------------------------
S-10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 8:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

O pior é quando o engate é mal instalado e começa a causa ruidos... e quando o camarada que pos um engate pra enfeite vai rebocar algo, aí ve a caca que fez.

Agora o supra sumo é quando ocorre uma batida mais fortinha na traseira e o 'protetor' engate estraga as longarinas do chassi/monobloco! O que ficaria em uns 1000, 2000 pra consertar, vai pra 4000 5000, isso se não de PT direto, ou então remarcar o chassi(caso do Peugeot 206)! Dias desses vi um carro assim numa funilaria aqui... O que protegeu um parachoque de um risco que 200 reais resolveria, causou um prejuízo de 10x mais.

Tem também pequenos encostões, em que nem arranharia a tinta e o engate perfura o para-choque.

Ah e por causa disso, saibam que o preço do seguro subiu 5%, pois subiu o número de 'acidentes' para as seguradoras pagarem. E quem não tem essa merda de engate paga por isso!!

Parabéns ao Denatran/Contran!!!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 8:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

O pior é quando o engate é mal instalado e começa a causa ruidos... e quando o camarada que pos um engate pra enfeite vai rebocar algo, aí ve a caca que fez.

Agora o supra sumo é quando ocorre uma batida mais fortinha na traseira e o 'protetor' engate estraga as longarinas do chassi/monobloco! O que ficaria em uns 1000, 2000 pra consertar, vai pra 4000 5000, isso se não de PT direto, ou então remarcar o chassi(caso do Peugeot 206)! Dias desses vi um carro assim numa funilaria aqui... O que protegeu um parachoque de um risco que 200 reais resolveria, causou um prejuízo de 10x mais.

Tem também pequenos encostões, em que nem arranharia a tinta e o engate perfura o para-choque.

Ah e por causa disso, saibam que o preço do seguro subiu 5%, pois subiu o número de 'acidentes' para as seguradoras pagarem. E quem não tem essa merda de engate paga por isso!!

Parabéns ao Denatran/Contran!!!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 11:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Já tive experiencia com a proteção do engate. Um Zé Mané da vida não viu que a Vera estava parada e enfiou a Kombi na trazeira dela, apenas olhei pelo retrovisar e vi o FDP com as duas mãos na cabeça e simplesmente fui embora fazendo de conta que nem percebi e se não fosse o engate eu é que estaria com o prejuizo.
Se a jumenta da ré e não percebe o que faz a culpa não é do engate. Se formos pensar assim teriamos que dar razão a uma pessoa que uma vez postou aqui no forum sobre aquela besteira discutida na midia que as caminhonetes por serem grandes e mais altas que carros de passeio são culpadas por acidentes mais graves.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Wander
MensagemEnviada: Sex Mai 19, 2006 1:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Vamos usar apenas caminhões pequenos.
A KIA tem uns derivados da Towner que são uma gracinha.
Aliás, nós tb deveríamos trocas as picapes grandes pelos caminhõesinhos Towner.
Seria tão lindinho e meigo, gente . . . Very Happy
Que amor . . . Very Happy

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mai 21, 2006 9:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Adalberto,

acho qeu ninguém aqui tem picape com intuito de proteção né?? Mesmo porque vemos que a não ser a proteção dos buracos elas não trazem maior proteção que qualquer carro. Todos temos picapes porque gostamos ou precisamos delas. No mais, ninguém sai por aí abusando... No caso do engate, alguém gosta, acha bonito?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Seg Mai 22, 2006 12:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Thales.

Concordo com vc. Hoje, não preciso do engate mas quando precisar vou (certamente) instalar um que seja removível e que a estrutura de sustentação não avance além da linha do para-choque. O objetivo é trabalho e não apenas beleza e defesa (esta falsa).

Para "poupar" meus para-choques pois são pintados da cor do carro e facilmente arranháveis (por mim e por outros) e a tinta/serviço é caro, estou procurando 02 borrachões que, recortados tipo paralelepípedos, caibam em cada seção do para-choque traseiro da S10 e fiquem 1-2 cm além das ponteiras de plástico (caras e facilmente quebráveis) Na dianteira, como tenho quebra mato, estou imaginando colocar um conjunto de borrachas de proteção do Corsa nas laterais e um friso que já vi em outras picapes recobrindo a lâmina do mesmo. Acho que o das S10 atuais, fixados na parte superior do para-choque, não encaixam na minha. Se alguém já fez algum destes arranjos, por favor me informe.

A mudança de ares, de São Gonçalo para Maricá, deixou o Wander meio esquisito eheheh .... Se ele sugerisse caminhõesinhos Towner lilás ou salmão então ...

Talvez uma sugestão de tópico seria "Segurança ativa/passiva", abordando temas como adaptações de dispositivos de segurança (air bags, sistemas de acendimento automático de lanternas/faróis, etc) e até propostas para encaminhar ao Denatran/Contran visando redução/isenção de impostos para quem queira ou possa fazer estas adaptações em suas viaturas.

Abs a todos.

Alex
------------------------------------------------
S-10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Mai 22, 2006 9:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Alex,

eu já vi um protetor transparente da 3M. Acho que o nome dela era Bumper. Ele é fixado nas cruvas do para-choque onde o pessoall costuma raspar o carro em garagem ou em outros veículos.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Seg Mai 22, 2006 9:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

alexm escreveu:

A mudança de ares, de São Gonçalo para Maricá, deixou o Wander meio esquisito eheheh .... Se ele sugerisse caminhõesinhos Towner lilás ou salmão então ...


Pensei em lindas picapinhas towners em fila, na via Dutra, uma amerela outra verde e assim por diantes, intercaladas...

Imagine entao, todas verdes, umas 114 delas, transportando 10 engradados de skol cada uma, amarelinhos, em substituição a uma única carreta ?

Ficaria tão meigo Very Happy

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB