Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Militec, alguém já usou? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
pspassos
MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 3:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

o marea teve problema no brasil inteiro, do RS a RR... nao foi so em manaus nao... 20mil km eh muito em qualquer lugar
_________________
'95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Aqui o problema era generalizado, os fabricantes que resolveram colocar este prazo tiveram problemas.
_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JEAN MOREIRA BRITO
MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 3:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 321
Localização: SAO PAULO

PESSOAL,

LEMBRANDO QUE O MILITEC NAO DECLARA QUE AUMENTA O PRAZO NEM ALTERA A COMPOSIÇAO DOS LUBRIFICANTES, ENTAO QUEM USA O MILITEC NAO DEVE ESPERAR QUE O MILITEC AUMENTE A KILOMETRAGEM NEM A VALIDADE DO LUBRIFICANTE.

_________________
BLAZER DLX 4.3 V6 1997
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Igor,
o mesmo vale para o ¨Tiro de Janeiro¨, pois em um Santan que tive eu usava o óleo sintético que apregova durar 20mil Kms, resultado, com o motor contendo apenas 54 mil Kms ele abriu o bico. Troquei o motor e passei a efetuar a troca de óleo (semi-sintético) a cada 5 ou 6 mil kms (dependia do tempo que eu tinha), vendi o carro com o motor rodado já mais de 100 mil Kms e sem problemas.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 9:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Uma coisa é testar o óleo com o motor em uma bancada, com temperatura ao redor de 25ºC e umidade relativa controlada, gasolina de primeira, etc. Outra coisa é usar gasolina batizada, rodar em engarrafamentos com AC ligado, temperatura externa perto de 40ºC.
_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JEAN MOREIRA BRITO
MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 321
Localização: SAO PAULO

PESSOAL,

A RESPEITO DO FLUSH E PRODUTINHOS PARA OLEO.
OLHA SO ESSE CARA COMANDA LA EM MINAS.

http://www.youtube.com/watch?v=paxjknX5Gu4&feature=related

_________________
BLAZER DLX 4.3 V6 1997
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 6:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Eu já usei flush na Blazer e não tive efeitos colaterais.
Sem dúvida, se o motor estiver muito sujo não há flush que resolva.
No meu caso a pressão do óleo estava um pouco baixa na lenta com o motor quente, mas não estava baixa demais a ponto de danificar o motor (cerca de 1/4 na lenta com motor quente). O fato é que após o flush a pressão voltou ao normal (um pouco abaixo de 275 KPa na lenta com motor quente), o que não tinha conseguido somente com troca de óleo.
Se agride os retentores, com certeza, mas não a ponto de danificá-los com apenas um uso. Mas troque o óleo mais de uma vez, porque sai muita sujeira mesmo e tem que eliminar o máximo de solventes. E troque o filtro!
É outro daqueles assuntos polêmicos. Se eu usaria novamente, sim. Mas com pouca frequência. Na Blazer usei somente aos 109000km e hoje ela está com 136000 e não usarei novamente tão cedo.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
WILTON
MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009
Mensagens: 250
Localização: AMERICANA-SP

Eu troco o óleo a cada 10.000km. E como já narrei, coloco uma lata de querosene (900ml) antes da troca do óleo. Dessa forma evito a formação de "sujeira" interna (borra e etc.). Nunca tive que trocar juntas ou retentores. Faço isso a mais de vinte anos. Aprendi com meu avô.
Meus carros foram rodados na média dos 350.000km. Sem dar problema de motor.
Isso é experiência prática.

_________________
Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 8:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Wilton, explica melhor esse procedimento do querosene...

Quanto ao flush, também concordo que dependendo da situação do motor, ele pode prejudicar muito mais que ajudar. Toda a borra e sujeira encrustada nas galerias do motor tem que ir pra algum lugar e, dependendo de quanta "porcaria" estiver acumulada, ela pode entupir alguma galeria de lubrificação causando grandes estragos. Dá pra comparar com o caso de carros que não são "acostumados" a usarem aditivos no radiador que estouram o mesmo após o primeiro uso... Isso acontece muito em carros mais antigos, onde o bloco é de ferro fundido já soltando aquela água amarela de ferrugem. Um aditivo ali fará com que muita coisa se solte indo bem pra onde não devia: radiador e, dependendo da situação do radiador, vazamentos na certa... Por isso é que dizem que tem que ir "acostumando" o carro ao aditivo, igual ao procedimento de trazer de volta para o óleo mineral um motor que começou a usar sintético, como lí aqui no fórum. Eu mesmo não sabia que isso era possivel e por isso mesmo nunca me arrisquei a usar sintético, porque sabendo que ele é caro, com certeza não teria condições de mantê-lo em todas as trocas de óleo, afinal, o óleo "adora" vencer a quilometragem em momentos não muito favoráveis, pelo menos no meu caso. hehehe Very Happy

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Sem dúvidas o uso do Flush envolve riscos. Se o motor estiver muito sujo certamente só irá piorar, entupindo galerias e continuando com sujeira no motor.
Na minha opinião só é saudável quando existe sujeira, mas ainda não está excessiva.

Wilton, na minha visão o que você faz é desnecessário dada a aditivação dos óleos modernos e acho que é arriscado usar querosene em todas as trocas. No passado com óleos com pouca aditivação acho que justificava sim.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JEAN MOREIRA BRITO
MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 11:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 321
Localização: SAO PAULO

EU ACHO QUE O MAIS RECOMENDAVEL SERIA TROCAR O OLEO COM ANTECEDENCIA COMO DITO NO VIDEO, PODE ATE SER OLEO MINERAL MESMO, TROCAR COM 3 OU 4 MIL KM POR UMAS 3 VEZES SEGUIDAS, JA VAI DAR UMA LIMPADA E SE POSSIVEL ACOMPANAHR A TROCA PARA VER A A CONDIÇAO QUE O OLEO FICOU.
_________________
BLAZER DLX 4.3 V6 1997
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
WILTON
MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 8:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009
Mensagens: 250
Localização: AMERICANA-SP

fastback,

Com o motor quente, conforme o recomendado, eu coloco uma lata de querosese (900ml), através da tampa do óleo. Eu uso sempre o em lata, pois é mais puro/forte. Depois deixo o motor funcionando em marcha lenta por uns 20 minutos. Depois deixo o óleo escorrer bem. O óleo sai sempre muito preto e fino. Dada a alta temperatura e mais o solvente (querosene) toda a sujeira interna se liquidifica e sai.
O Igor mesmo, mencionou que após o "Flush" a pressão do óleo voltou ao normal. O carro melhorou.
A minha Blazer, quando comprei estava com 85.000km. A dotei o mesmo procedimento. O meu motor mudou, também, reparei uma diferença na marcação da pressão do óleo. E como já mencionei, coloquei o Castrol 25W60 e mais aditivo "Prolonga" da Bardhal e claro troquei o filtro de óleo. O meu motor mudou, está silencioso. Já rodei 7.000km e não alterou o nível do óleo. A temperatura, também melhorou.
Só para fazer um comparativo. Antes de colocar filtro esportivo na minha Blazer, pesquisei e li vários textos/artigos que diziam que com o filtro esportivo eu teria um aumento de potência e um consequente aumento no consumo de combustível. Bem, coloquei o filtro. Percebi aumento de potência e o consumo melhorou de forma asentuada. Ela está mais econômica.
Senhores eu levo muito a sério a experiência prática. Pois a teoria é uma coisa, a prática é outra.
Bem.....cada um faz o que achar melhor. Gosto muito do fórum porque, para mim a experiência prática de vocês é muito importante. Apreendo muito. E tento, também, contribuir.

_________________
Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Sem dúvidas após o uso do Flush, meu motor mudou. É agressivo? Sim. Há riscos? Sim, especialmente se o motor estiver muito sujo.
O fato é que no meu caso valeu a pena tanto na Blazer quanto no Tempra Turbo que eu tinha. Ambos tinham marcador de pressão do óleo e nos dois casos a pressão do óleo voltou aos parâmetros normais e o motor ficou bem mais silencioso.
Essa questão de óleos e aditivos é polêmica até entre Engenheiros Mecânicos. Eu sou Eng. Mecânico e é óbvio que conheço várias pessoas com a mesma formação, e mesmo entre a gente este assunto emperra e dá briga...
Há muita diferença de visão entre os que trabalharam com óleos em laboratórios e os que trabalharam com óleos na prática (ou viram resultados práticos em seus veículos). Na prática a situação é bem complicada. Gasolina ruim, temperatura ambiente alta, salinidade, mal uso do veículo, uso em percursos curtos, uso com reboque, motores com sistema de IE / ignição com problemas, estradas poeirentas, etc.

Vou resumir o que faço.
Óleo - Viscosidade recomendada no manual, melhor classificação API possível. Uso óleo mineral e troco o óleo do motor a cada 5000km (caio em quase todas situações severas). Uso a linha Havoline há vários anos sem problemas.
Filtro de óleo: Sempre troco. Acho muito porco misturar meio litro de óleo velho com o óleo novo.
Aditivos de óleo: Os óleos atuais já são aditivados. Não utilizo.
Flush - Utilizo esporadicamente (mais de 50000km). Após esgotar o óleo, coloco mais um pouco de óleo, esgoto novamente e troco óleo e filtro. Se o motor já estiver com borra, abra o motor e faça a limpeza direito.
Fluido de direção hidráulica. A GM não recomenda a troca, mas eu troco. Se o teu carro tem mais de 50000km experimente trocar e veja a sujeira saindo. Dirija o carro e sinta a diferença... Tire suas próprias conclusões.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 11:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Realmente amigos, tudo é muito relativo. Experiência e teoria muitas vezes podem dar resultados bem diferentes, tanto é que uma precisa da outra para se colher bons frutos...

Mas, sem querer cortar o assunto de vocês e voltando um pouco ao Militec, depois desse tempo todo do início do tópico até hoje, o que vocês acham? Alguém aqui andou usando ultimamente? O que acharam?

Uma vez eu usei num Monza 95 que tive e, pelo pouco que pude perceber, ele deu uma leve melhorada no funcionamento do motor, que ficou com um barulho levemente mais "suave" e, ao meu ver, um pouquinho mais "esperto" nas respostas. Mas, a grande surpresa mesmo veio quando eu abri a tampa de válvulas pra trocar um filtro da ventilação positiva do carter e o mecânico elogiou o estado do comando de válvulas, que parecia novo. Isso uns 15, 20 mil kms depois do militec. Não sei se o comando não sofreu desgaste depois desse tempo ou se realmente o militec estava fazendo efeito mas, de uma coisa eu tenho certeza, o Monza tem um problema típico com desgaste no comando por causa da lubrificação que em muitos casos é insuficiente e, ouvir um elogio desses depois de tanto tempo de uso com certeza é algo que me deixou com uma opinião favorável ao militec.
Agora eu gostaria de usá-lo em tudo quanto é equipamento que dependa de lubrificação... Motor, câmbio, diferencial e direção hidráulica, esses dois últimos principalmente porque já tive problemas com ambos onde a lubrificação ficou deficiente e infelizmente perdi quase todo o conjunto de rolamentos e afins justamente por causa do atrito. Se eu tivesse militec e ele for tão milagroso quanto diz, provavelmente o estrago não teria sido tão grande. Né?

E vocês amigos, o que dizem?

Abraços!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
WILTON
MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 5:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009
Mensagens: 250
Localização: AMERICANA-SP

Fastback,

dizer o quê? A sua experiência prática já disse tudo,..rs..rs..rs. A sua experiência prática com aditivo, obteve o mesmo resultado que a minha. Aditivo na "criança"....rs..rs..rs. Coloquei aditivo no motor, no câmbio e no diferencial.
Hoje, pela manhã, um amigo andou comigo na Blazer e comentou: "Mas que merda você fez nesse carro que tá tão silencioso e macio ?"....rs..rs..rs.

Hoje verifiquei a pressão do óleo da minha Blazer, e constatei que ela fica entre 450 e 500 kPa.

Igor, vou trocar o óleo da direção Hidráulica, conforme você recomendou. Nem tudo que se é recomendado pelo fabricante dá resultado. Tenho que levar no mecânico ou eu mesmo posso trocar? Como fazer?

_________________
Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 6 de 7
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB