Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Redução da Cilindrada do Motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Qui Mar 23, 2006 3:38 am    Assunto: Redução da Cilindrada do Motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Julho de 2004
Mensagens: 367
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Olá a todos. Eu procurei esse assunto, porém não encontrei. Então vou fazer a pergunta.

Como reduzir a cilindrada de um motor 4.1 alcool para 2.6 ? QUanto isso iria economizar de combustível ? QUanto custa a modificação ? QUem faz no Rio de Janeiro ? A idéia é somente economizar combustível, reduzindo a potÊncia do Motor, já que o Opala 2.5 anda muito bem.

Obrigado,

Neemias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
adalberto
MensagemEnviada: Qui Mar 23, 2006 9:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7409
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Neemias !
Logo os experts do site esclarecem para você mas é bem mais simples você trocar o motor por um de 4 cilindros. Você vai atingir o objetivo de forma simples e rápida, se isso for em um opala tudo bem mas se for em uma caminhonete acho que não seria muito viável pois o carro é muito pesado para um motor 4 canecos.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Mar 23, 2006 11:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Olá!
Eu não acredito que a diminuição de volume (ou re-potencialização para baixo) do motor do aeu carro vá fazer com que ele se torne mais econômico. Pelo contrário, esta modificação pode até aumentar o consumo, pois serão necessárias mais reduções de marcha e aceleradas mais "fundas" para que você possa acompanhar o rítmo que mantém hoje com facilidade. Um bom exemplo de que reduzir potência não é sinônimo de reduzir consumo é a Ferrari F355 que a uns X anos atrás figurava no ranking de veículos mais econômicos a 100 km/h testados pela revista 4Rodas (era o segundo carro mais econômico senão me engano).
O principal que você deve observar é se a curva de torque do seu motor é adequada para o seu estilo de condução e para o peso/câmbio do seu carro.
Saudações.

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Mar 23, 2006 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Para diminuir só mexendo no diâmetro do cilindro e no curso. Mas para 2.6? É melhor fazer o que o Adalberto citou. Melhor retrabalhar um 2.5 p/ 2.6.

Se você quer economizar, melhor andar a pé ou de ônibus, pois o motor 4.1 e 2.5 não são referências em baixo consumo, por serem projetos muito antigos.

Uma opção é usar um motor de S10 2.4 MPFI. Mas aí é outra história...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Qui Mar 23, 2006 8:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Julho de 2004
Mensagens: 367
Localização: Rio de Janeiro - RJ

É... de volta ao Laboratório. hheh eh ehehhehhheh
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Sex Mar 24, 2006 4:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

NeemiasCruz escreveu:
É... de volta ao Laboratório. hheh eh ehehhehhheh


Arrow Olá amigo, tb acho que vc deva pensar melhor nessa sua ideia, pois o que o Adalberto falou tem de ser levado em consideração, afinal colocando um motor mais "fraco" o amigo teria que pisar mais no acelerador por exemplo para subir em uma subida mais ingrime, agora pensa nessa subida com o carro cheio, alem de pé em baixo, mais redução de marcha... mais gasto Shocked acho que seria uma ideia um kit gás, ou mais bruscamente um motor a áleo.....rs.... mais acho que o gas já daria uma boa economia

_________________
.
S-10 CD PitBull 2.8 TD intercooler
.
Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Sex Mar 24, 2006 9:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Julho de 2004
Mensagens: 367
Localização: Rio de Janeiro - RJ

O problema é que o Alcool aqui (RJ) está R$2,08, enquanto que a Gasolina está por R$2,49. Esse país, sem política alguma energética, ignora a disparidade e quer más e ganhar nos impostos. Em vez de desenvolvare novos recursos, optou por arrecadar mais, com a mesma fonte.

Outra saída seria passar o carro de Alcool para Gasolina. Só para não precisar comprar esse alcool. E o que é mais interessante, é que com esse almento todo, as pessoas que conheço que possuem carro bi-combustíbel, continuam colocando alcool e dizem que está valendo a pena.

Quantos Km/L faria à Gasolina ? Motor 4.1 alcool. QUais seriam as modificações ? Eu tinha um amigo que tinha uma Fiat a Alcool que fazia 8 km/l. A gasolina passou para 12 km/l na cidade. Se eu conseguir chegar a 8km/l contra os 4 km/l ficarei satisfeito.

O problema do Kit Gás, é que o Carro dorme na Rua, então, se eu colocar o Kit Gás, logo vai aparecer um "Cliente", pois aqui na Rua tem acontecido muito roubo de Kit Gás. Eles ganham mais dinheiro com um kit roubado do que com um carro ou peças.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Wander
MensagemEnviada: Sex Mar 24, 2006 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Paguei na segunda-feira passada R$ 2,30 no álcool. Gasolina a R$ 3,00 em Itaboraí, RJ. Em Campinas, álcool a R$ 1,75. Aqui em Minas Gerais, hoje, R$2,40 álcool. R$ 2,60 gasolina.
_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Sex Mar 24, 2006 1:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

PS: Aqui em Santa Juliana, MG, cidadezinha próxima a Araxá e Uberlandia, fiz uma estatística das picapes: De cada 10 picapes que passam na rua, 12 sao GM, rssssss Muita D10 !!!!!! e Muita D20 !!!!!

Outra coisa bem interessante: aqui tem internet banda larga...

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mar 24, 2006 1:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Pois eh Wander existem cidades de alta concentracao de picapes GM, exemplo em SP e Ribeirao Preto, em Pernambuco se ve muitas na regiao Agreste, Caruaru e adjacencias, Ceara se muitas na regiao do Cariri e por ai vai.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Sex Mar 24, 2006 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

NeemiasCruz escreveu:

O problema do Kit Gás, é que o Carro dorme na Rua, então, se eu colocar o Kit Gás, logo vai aparecer um "Cliente", pois aqui na Rua tem acontecido muito roubo de Kit Gás. Eles ganham mais dinheiro com um kit roubado do que com um carro ou peças.


Arrow Sinto que sua rua seje "animada" assim (com os clientes), pois o kit GNV poderia ser mesmo uma boa opção. Em relação a qts km ela ira fazer com gasolina aqui no site tem algumas pessoas que tem essa mecanica nas suas Bonanzas/Veraneio vamos esperar pra ver se alguem da uma informação aqui.

_________________
.
S-10 CD PitBull 2.8 TD intercooler
.
Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Sex Mar 24, 2006 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006
Mensagens: 203
Localização: Atibaia - SP

Colocar um motor de menor capacidade cúbica não vai resolver esse problema. O veículo é muito pesado, a transmissão original vai ficar errada, enfim...não haverá ganho significativo que valha a pena.
No máximo pode-se conseguir andar 1 quilometro a mais por litro (resultado pífio) em contra partida o carro vai ficar muito ruim de dirigir, e vai demorar pra retornar o valor do custo dessa adaptação.

_________________
Arnaldo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Sáb Mar 25, 2006 1:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Julho de 2004
Mensagens: 367
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Quando eu estive em Natal-RN, eu ví muita pickup Gm Silverado. Aqui no Rio tem pouca dessa. O Interessante que essa pickup Silverado é muito mais cara que a S10, e a renda é bem menor no Nordeste, do que so Sudeste.

Quanto aos Preços, ninguém bate a Bahia, na BR 101. É terra de ninguém. Quando passei por lá, o alcool estava o dobro do Preço, quando o caro colocou no tanque eu pesava que tinha colocada gasolina aditivada, pois o preço era mais caro que a a gasolina aditivada. Da próxima vez, vou levar um reboque com um tanque de 300 litros, abastecer em camos e depois só em Recife. hehhehhhh e he h eh eh eh he

Mas, voltando ao problema da conversão, é mais que fazer fazer economia. É satisfação própria, de não colocar esse alcool abusivo. A 30 anos atrás o alcool era consederado um subproduto, junto com o Vinagre. Agora, até o vinagre está caro.

Mas, voltando a transformação, eu queria fazer um teste apenas trocando os difusores, giglês, e desativar o aquecimento do coletor, e alterar o ponto. O Motor é aquele com o a tampa cinza. QUeima até óleo de batata frita. Sem alterar o cabeçote ou o distribuidor. Será que vai funcionar ?

Se ficar bom, eu compraria um coletor de adminissão a gasolina e um carburador para gasolina. O COletor de alumínio é muito grande.

Obrigado,

Neemias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Sáb Mar 25, 2006 1:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

Arrow será que funciona? será que não vai ficar taxado de mais? da gasolina pro alcool até funciona não fica 100% mais funciona, agora o contrario acho que não... vamos esperar mais algumas opniões né...
_________________
.
S-10 CD PitBull 2.8 TD intercooler
.
Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Mar 25, 2006 2:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É Neemias, a Veraneio aqui com o motor 4.1 gasolina com carburador Brosol 3E faz na cidade uma média de 5 a 5,5km/l.

Difícil ter um consumo melhor que isso.

Se quiser economia mesmo só andando de Diesel...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB