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 Filtro de ar esportivo « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
andressricardo
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2006 6:02 am    Assunto: Filtro de ar esportivo Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Março de 2006
Mensagens: 5

EXISTEM UM MONTE DE FILTROS DE AR ESPORTIVOS E MUITA INFORMAÇÃO EM CONTRADIÇÃO...

ALGUEM SABE ALGUMA COISA SOBRE FILTRO DE AR ESPORTIVO PARA A S10 ???

QUAL COMPRAR? E POR QUE? MAIOR OU MENOR? DUPLA ENTRADA OU NAO?AONDE INSTALAR?

GRATO

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Marcus
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2006 10:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Bom, uma coisa eu sei, que se colocar filtro de ar esportivo, não é recomendado andar onde tem poeira, principalmente em estradas de terra....
Olha, filtro esportivo para o V6 da S10, eu não sei te dizer não.... essas oficinas especializadas em turbinar carros e preparações devem saber....

Abraço,

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Marcus V. Laurani
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Law Huei
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2006 11:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 46

Para colocação de filtro esportivo geralmente é removido todo o sistema de entrada de ar do veículo, ou seja o suporte do filtro original, assim como a tubulação.
O que o marcus falou sobre a colocação de filtro esportivo e poeira é verdade, não é aconselhável, Assim como colocação de filtro de ar esportivo por motivos estéticos tbm não é recomendável, pois o carro preparado necessita de uma vazão de entrada de Ar muito maior do que de um carro sem preparação, e o filtro de ar esportivo permite esta maior vazão de ar. Caso você turbine o carro, o preparador vai colocar o kit turbo e providenciar um encaixe do filtro próximo ao caracol do turbo, sendo que será removido tbm a entrada de ar original.
Agora se você pensa que o seu carro vai andar mais só pelo fato de trocar o filtro é melhor pensar em outra maneira de envenenar o veículo.
Existem vários modelos pois nem todo carro possui espaço suficiente ou encaixe igual, não existe filtro melhor ou pior, é tudo a mesma coisa, faça a analogia com os filtros de ar dos veículos convencionais...por que existem tantos modelos....você terá a resposta... não tenho S10 preparado, mas já tive carros preparados e acredito que a analogia é a mesma. Espero ter ajudado.

Law
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Mar 25, 2006 11:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Como nome já diz: Filtros Esportivos = Competição = Carro/Motor descartável.

Para correr, só em carros esportivos originais.

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Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 1:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

Arrow Embora tenha no mercado varios filtros esportivos bonitos e dos mais variados preços, acho que alem de pensar que ele não é bom para segurar poeira, acho que deve pensar também que ele em um caso mais extremo pode até facilitar a sucção de água para dentro do motor dependendo de onde se anda, pois como o filtro esportivo geralmente é pequeno sua sucção é mais rapida para o motor e não maior quantidade ao passo que o filtro original por ser bem maior, possuir mais camadas pode até não impedir mais já dificulta bastante a passagem da água e poeira Wink
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Informacoes coletadas no stforum.com.br Very Happy


O motor trabalha num regime de "respiração" para a queima do ar/combustivel.
O filtro esportivo, grosseiramente falando, não faz nada mais que aumentar o fluxo de ar admitido pelo motor.O ganho ,teoricamente, fica na faixa de até uns 5 cv.O som do motor muda tb, ficando mais grave em aceleradas.Tem tb o fator estético, que daí vai de cada um avaliar.

O filtro original restringe um pouco esse ar.Aumentando essa restrição , diminui as chances de "respirar" algum "corpo estranho".
Tirando o modelo "inbox",os esportivos geralmente ficam mais amostra.O fator de "perigo" seria ter alguma chance, mesmo que pequena, de haver um calço hidraúlico no motor por o filtro está úmido e o motor aspirar essa água para dentro dele.Mas isso aconteceria se o filtro tivesse lavado com água diretamente nele no motor ou então passar por algum alagamento deixando-o molhado.

Existem basicamente 3 tipos de filtros:

Marmita:

Mais usado em carros carburado,mas tb usado em carro injetado.Tem uma base de metal e o elemento filtrante pode ser de papael(deve ser trocado) e o lavavel.








"Inbox"

São filtros esportivos, porém usam a caixa original do carro.Deixando mais protegido contra algum corpo estranho ou água.Porém a quantidade de ar admitida fica um pouco menor comparado ao marmita ou o cônico.






Cônico

São os mais usados.
Podem ser duplo ou monofluxo.
Também são os que mais ficam a mostra no motor e tem menor restrição comparando com outros da mesma marca.
Pode ser colocado direto na tbi ou usar um Ram air( aquele cano geralmente usado para deixar o filtro mais para frente do carro pegando ar frio).
Junto com o Ram air , pode usa um CAI( um duto que direciona diretamente o ar para o filtro).

Filtro monofluxo:



Filtro Duplo Fluxo:



Filtro monofluxo com Ram Air



Basicamente seria isso.

Marcas seria:

Green, K&N e RaceCrome(nacional)

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 6:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Como foi comentado, as picapes diesel de rally por exemplo usam filtros de ar de caminhões médios, pois facilita a passagem de ar e tem mais área para filtragem, demorando mais para entupir.

Quanto ao aumento de ruído, o filtro original tem por trás todo o estudo para reduzir o ruído de sucção, com todas as curvas e localização do bocal para admissão de ar, o esportivo corta tudo isto ficando somente o elemento.

Abraços

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Leo Barbosa
MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Parabéns pela pesquisa Anderson !!!

Só não concordo quanto ao ganho de potência mencionado de 5cv em média...

A instalação do filtro sozinho não trará nenhum ganho no motor sem qualquer outro tipo de preparação....

Qualquer mexânico sabe disso... Mas nesses tempos de tunning, esses filtros vendem muito !!

É isso aí. Abraço. Shocked

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

5cvs de efeito placebo kkkkkk
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Abr 26, 2006 5:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Da mesma forma que escape LIVRE traz ganho de potencia a admissão livre facilita a sucção de ar para dentro do cilindro, por tanto mais ar na camara(mistura se for carburado) maior potencia.

Abraços

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LeonanFL
MensagemEnviada: Qua Abr 26, 2006 8:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Bom dia amigos.........

Aqui em itajubá existem algumas oficinas de preparação, uma delas é bem conhecida em arrancadas na região (chamada Ratoeira)
Apesar do nome, eles sao profisionais, com cursos e instruçao.
Eles dizem que em um motor AP 1.8, o uso de determinado filtro esportivo promove um gando de 1/5 até 1/4 de cavalo
No mesmo motor, com escape modificado, pode-se ganhar até 1/2 cavalo

Abracos

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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Abr 26, 2006 10:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Ganhar ganha mesmo, mas muito pouco. Já vi teste na 4Rodas com um Marea com e sem filtro esportivo (in box). Tiveram um ganho de uns 2cv, que na prática significam nada.

Mas eu analizando as caixas e tubulações de admissão do ar, penso eu que o que limita muito o fluxo são eles mesmos e não tão os filtros.

_________________
Abraços
Eduardo
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adalberto
MensagemEnviada: Seg Ago 28, 2006 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pessoal vejam que reportagem interessante. Talvez então seja interessante colocar um filtro de ar pequeno e diminuir o prazo de troca do mesmo para não correr riscos. Eu tambem nunca ouvi falar nesse amplificador de faiscas.


preparacao.jpg
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Adalberto
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Dalila e Cristiane
MensagemEnviada: Ter Ago 29, 2006 5:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Junho de 2003
Mensagens: 107
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Adalberto

É normal que se usar filtro esportivo, a potencia aumenta, é pra isto que existem filtros esportivos, se não usar nada aumenta mais ainda.

Agora vcs já viram algum carro de rally, de trilha usar este tipo de filtro??? Eles usam baita filtrão de caminhão pesados, Porque será???

Abraços

(KIKO)

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Ago 29, 2006 4:33 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:44 pm, num total de 1 vez
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