Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Barra de torção em d20 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
andré Pereira
MensagemEnviada: Dom Mar 19, 2006 12:32 am    Assunto: Barra de torção em d20 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Companheiros,

Alguém já soube de ter sido produzida barra de torção para d-20 4x4?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Seg Mar 20, 2006 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Oi André.
Sim, as D-20 saíram equipadas com tração nas 4 rodas entre 88 e 89 e a suspensão dianteria utilizava barras de torção como alguns modelos americanos da GMC (não os da Chevy que utilizavam feixe de molas).
Infelizmente, hoje elas são difíceis de encontrar e, caras.

Saudações!

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Abr 02, 2006 9:07 pm    Assunto: Barras de torção Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Barra de torção somente saiu na D20 com 4x4 original da GM, como bem descreveu o Walter.

Abaixo segue anexo uma foto do eixo dianteiro empregado pela gm.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
andré Pereira
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:44 pm    Assunto: Barra de torção na D 20 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Prezados,

Encontrei uma suspensão de d 20 com barra de torção. Mas tenho ouvido boatos no sentido de que tal suspensão, na d 20, não teria dado certo, especialmente por quebrar demais. Como pretendo transformar logo a minha em 4x4, pergunto: alguém tem alguma notícia confirmando ou conflitando com o que se afirma sobre tal suspensão? Caso alguém tenha familiaridade com o assunto, peço que se manifeste, por favor, até para que, por via telefônica, eu possa obter mais precisas orientações ( Qualquer informação será bem vinda)

Grato,

André
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Caro André se fizer uma pesquisa com a palavra 4x4 aqui no fórum vai encontrar bastante assunto sobre isso, inclusive respondendo sua duvida. É quase unanime que a maioria do pessoal que transforma em 4x4 prefere o kit engesa. Acho que a resposta está nas entrelinhas. Abraços
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

No próprio site do Best Cars Web Site tem uma matéria sobre as picapes Chevrolet e cita essa questão da suspensão/tração do sistema com barras de torção.

Link: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/d20-1.htm

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
andré Pereira
MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 6:32 pm    Assunto: Barra de torção em d 20 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Olá Pessoal

Alguém aí tem ou teve D 20 com barra de torção? Poderia me dizer um pouco de sua experiência com ela? Quando ela quebra ainda é possível andar com a camionete?

PS. Obrigado pela dica do "bast car". Já a li, e estou pesquisando se é possível corrigir o problema ali denunciado
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Mai 03, 2006 4:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

André,
Conheci um senhor que carregava permanentemente um guincho de 500 kg, teve uma barra quebrada e andou assim por uns 200 km. Como ele as achou frágeis (!!), construiu molas mais grossas, mandou retemperar e desde então não teve mais quebras. Se comparado com molas de feixe e eixo rígido (Engesa, Toyota), o sistema com barras é menos robusto, mas ele é bem mais macio, bem mais leve, com menos massas suspensas e proporciona mais aderência ao solo. O sistema de barras de torção é consagrado, mas "amolece" com o uso e o peso excessivo, como qualquer mola. As barras da D20 são mais raras e caras embora eu ache que possam ser retemperadas. Ao contrário das helicoidais elas tem reguladores de tensão que permitem compensar o desgaste até certo limite. Há desconforto quando "arriam" a ponto de os coxins da suspensão baterem em determinadas situações. A minha, embora tenha apresentado o "arriamento" descrito acima, não quebrou. Att, Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Mai 04, 2006 12:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Ola a todos.
Não acho que barras de torção sejam frágeis. As da D-20 eram. Se fossem frágeis carros como a série ML da Mercedes não usariam (aqueles SUVs da marca alemã).
As próprias picapes da GMC usam e sem problemas. As S-10 usam, Os antigos Landau usavam, o Fusca foi o maior usuário (só que instalados transversalmente).
A solução do sr. que construiu molas com diâmetro maior é ótima. Uma das minhas já quebrou e, sem ela, dá pra você andar vários km, isto se você for adepto de veículos extremamente rebaixados (ou quase sem molas) que andan quicando e não tiver pena da bandeja de suspensão pois ela vai trincar e é tão difícil de achar quanto as barras originais.
O site Best cars aponta como frágeis as cruzetas da tração dianteira. As minhas ainda não deram problemas (felizmente).
O Paulo descreveu bem este dispositivo.

Saudações.

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Mai 06, 2006 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Walter,

barra de torção em sim não é frágil. Alguns modelos são e outros não. Barra de torção de S-10, dizem ser frágil.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Brucutu
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 12:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Oi Thales.
Aqui em casa nós temos as duas (D-20 e S-10). A S-10 é macia e a barra dela tem quase o mesmo diâmetro e comprimento que a da D-20. Preciso medi-las para ter certeza (engraçado nunca ter tido essa curiosidade). Talvez por isso (ou pela idade já que não existem por aqui S10 com mais de 15 anos) as da D20 apresentem mais problemas.
Saudações

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
andré Pereira
MensagemEnviada: Qua Mai 17, 2006 10:29 pm    Assunto: barra de torção Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Caros Companheiros,

está bastante avançada a instalação da barra de torção em minha camionete. Todavia, como temo a quebra da barra de torção, por prevenção pretendo reforçá-la, talvez do modo como sugerido acima. alguém pode me dar alguma orientação sobre onde e de quew modo fazê-lo?

Obrigado,

André Pereira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 3:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

André e demais,

Você não mencionou se está colocando barras originais ou adaptadas. A não ser os dois casos relatados acima, a quebra parece não ser comum e, sinceramente, não vejo motivos para preocupação. A menos, é claro, que você vá forçá-las em demasia. O Walter (Brucutu) há algum tempo escreveu sobre a intenção de colocar molas em paralelo mas essa discussão não avançou. As barras originais tem 1,05 m por 3,2 cm de diâmetro (corpo), aproximadamente, e as "produzidas" que mencionei, não mais do que 4 cm, mas não sei a especificação do aço utilizado. O segredo, segundo foi-me dito por aquêle senhor, estava na têmpera correta, pois fez três barras até acertar. Acho que um reforço simples seria prender na própria barra, em 3 ou 4 pontos, outra barra temperada, de 1 a 1,5 cm de diâmetro, para auxiliar no esforço de torção. Mas acho mesmo é que amortecedores em bom estado são suficientes e os melhores auxiliares para esse trabalho.

A revista Oficina Mecânica nº 40, de 1989, tem um artigo onde a GM organizou um "raid" de apresentação das A/C/D20 em Campinas, Amparo e Serra Negra, e quebraram 3 cruzetas de semi-eixos dianteiros. Ela dizia haver muito esforço naqueles componentes em "ângulos extremados" e sugeria o uso de juntas homocinéticas. Deve ser a mesma situação que o Walter descreveu acima.

Desculpem se fui extenso demais. No aguardo de opiniões. Att, Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Sex Mai 19, 2006 12:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

André, você teria umas fotos para nos ?
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
andré Pereira
MensagemEnviada: Dom Mai 21, 2006 11:35 am    Assunto: barra de torçao Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Caro Adalberto,

Infelizmente, o serviço já se acha quase concluído, e eu não tirei uma foto sequer. Vou porém ver se ainda é possível tirar alguma que possa ser útil, ok?

Cordiais saudações
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB