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Blazer 2.2 Super aquecimento com Ar condicionado ligado. |
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Wander |
Enviada: Seg Mar 13, 2006 12:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Se o marcador nao registra o superaquecimento, então não está ocorrendo a correta troca de água no sistema. Parte da água está fria (1/4) e outra parte está quente (4/4). A parte quente causa o jorrar água. A parte fria não dispara a ventuinha nem move o ponteiro do marcador. Logo, trata-se da válvula (ou bomba dágua, mas nao acredito que possa ser bomba). Não consigo imaginar como o ar-condicionado influenciaria a abertura/fechamento da válvula....
Entupimentos tambem prejudicam a troca de água (circulaçao) no sistema de arrefecimento. Entretanto, neste caso, seria um problema constante e nao apenas com o ar ligado... _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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Law Huei |
Enviada: Qua Mar 15, 2006 10:17 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006 Mensagens: 46
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Mais 2 dias de testes e me ocorreu o seguinte: Testei o A/C ontem de noite um dia frio e nada de ferver o reservatório de expansão, comecei a martelar a ideia de ferver só com o Ar ligado e cheguei a seguinte conclusão: O carro ferve de qualquer jeito, não só com o Ar ligado o que acontece é que geralmente a gente liga o Ar em dias quentes ( bem quentes ), associado a temperatura ambiente elevada + o esforço adicional do carro para empurrar o compressor + transito pesado de são paulo em horário de pico=fervura no reservatório de expansão. Testei o carro com Ar desligado pisando tudo, muita subida anda e para e tchan tchan..ferveu do mesmo jeito, faz parte do namoro conhecer o pretendente aos poucos, vou verificar entupimento, embora não acredite que o mesmo esteja sujo, uma vez que fiz a troca do lÃq. de arrefecimento completo e antes disto usei a mistura para limpar o radiador ( que por sinal não estava muito sujo.)
Grato a todos que colaboraram, vou tentar melhorar o arrefecimento através de ventuinha adicional ou tentar fazer a ventuinha original trabalhar mais. É uma boa ideia ?? |
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Sekiya |
Enviada: Qua Mar 15, 2006 12:47 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Antes de mexer no ventilador, veja outros componentes como o próprio radiador e a bomba d'água. Se esta última não estiver cumprindo o seu papel, a água quente nem chega no radiador. Aà esquenta mesmo. Já soube de casos em que as pás da bomba d'água estavam desgastadas devido a falta de aditivo. Vale a pena conferir tudo. Se estes estiverem Ok, a próxima etapa é mexer no sistema elétrico (ventilador, sensores, etc.)
É só no GNV que acontece isso? _________________ Abraços
Eduardo |
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Law Huei |
Enviada: Qua Mar 15, 2006 2:26 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006 Mensagens: 46
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Saudações Sekiya,
Devido ao pouco tempo que estou com o carro ( pouco mais de 1 mes ), não posso afirmar categoricamente que só acontece no GNV, mas as poucas vezes que andei com gasolina não aconteceu nada. Aliás não é todo dia que ferve, pelo contrário, é raro acontecer a fervura no sistema de expansão mas do meu ponto de vista, não deve acontecer nunca a não ser que seja uma caracterÃstica do veÃculo. O estranho é que perguntei na própria GM ( em uma concessionária aqui de interlagos ) se era normal acontecer isso e me disseram que sim que era uma caracterÃstica do veÃculo quando se está um pouco mais quente...... O meu objetivo aqui no forum é descobrir com outros proprietários a veracidade desta afirmação. Se acontece com outros tbm esta fervura do sistema de expansão quando se exige mais do veÃculo, caso não seja normal como posso proceder para melhorar, uma vez que não é um problema cronico e persistente. |
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Sekiya |
Enviada: Qui Mar 16, 2006 12:30 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Eu sou da mesma opinião que você: Carro não foi feito para ferver!
Essa da concessionária é boa... Mas é provável que eles já viram casos parecidos.
Se for pode ser problema crônico do carro. Erro de projeto literalmente.
As velas estão ok?? Pois quando se usa GNV, segundo informações colhidas, pode ocorrer de a mistura estar muito pobre ou com problemas de avanço de ignição. Não sei o seu grau de conhecimento, mas em geral isso provoca aumento da temperatura na câmara de combustão, gerando assim + calor.
Verifique o grau térmico da vela e também a folga do eletrodo. Segundo o "tecnica" (Alexandre), a folga tem que ser um pouco menor que o especificado no manual para combustÃvel lÃquido. Quem sabe pode melhorar algo? (Se eu estiver errado corrijam-me)
É uma hipótese já que você relatou que o problema aparece quando se "força" o motor...
Mas verifique a bomba e o radiador. Se estiverem Ok, aà teremos que pensar em algo diferente: radiador maior, eletroventilador com + pás ou com mudanças em seu acionamento, etc. _________________ Abraços
Eduardo |
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MachadoSL |
Enviada: Qui Mar 16, 2006 10:23 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Law,
O que a concessionária disse está errado, tenho dois colegas com uma S10 com o motor 2.2 a gasolina, uma delas CD e eles nunca tiveram este tipo de problema nos dias quentes e com o ar ligado, e olha que aqui no Rio as vezes a temperatura chega aos 40 graus! Bem outra coisa que me ocorreu, e aconteceu com o carro de minha irmã, na época um Passat, a válvula termostática do carro dela estava com defeito poque ficava semi aberta, com isso o carro fervia quando pegava engarrafamento, bem, ela mandou trocar a válvula, mas o "anta" que colocou a nova, a colocou de cabeça para baixo, logo ele continuava a ferver. Bem, eu descobri isso ao tirar a vávula do carro dela, que ja estava estagada porque a "anta" forçou a montágem, logo, coloquei uma nova e tudo se resolveu. Bem, veja se não é isso, por um lado espero que sim, pois só assim você resolveu seu problema, se não você ainda não o terá resolvido.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Ricardo Amorim |
Enviada: Qui Mar 16, 2006 10:42 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 163 Localização: Brasilia
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Lembrei da minha ex Blazer 2.2 alcool que qdo eu ligar o ar era até engraçado o carro tb esfriava mais do que o normal, acho que a ventosa ficava ligada mais que o necessario, qualquer dia eu post uma foto dela no site _________________ .
S-10 CD PitBull 2.8 TD intercooler
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Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
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Andreson Melo |
Enviada: Qui Mar 16, 2006 10:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Em todos carros com ventoinha eletrica e ar condicionado que dirigi, ao ligar o ar condicionado ele esfriava, ate outro dia tava dirigindo palio de um amigo e tava subindo muito a temperatura pq a valvula nao tava boa, entao a gente andava com o ar ligado pra nao esquentar muito _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
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Wander |
Enviada: Qui Mar 16, 2006 10:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Esta não é uma regra. Nem todos são assim....
No manual do tempra diz que, parado no transito, pode-se diminuir a temperatura mantendo o carro acelerado... Funciona mesmo !!! O ponteiro vai baixando....
Meus carros não ligam a ventuinha automaticamente ao ligar o ar, nem o tempra (1996), nem o gol (2003). _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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Sekiya |
Enviada: Sáb Mar 18, 2006 1:25 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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O Tempra com ar digital que tÃnhamos ao ligar o ar, esfriava... com o eletroventilador ligado automaticamente... Estranho, não? _________________ Abraços
Eduardo |
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Wander |
Enviada: Sáb Mar 18, 2006 7:37 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Os meus tempra e o gol também funcionam assim. A ventoinha liga quando a água chega a determinada temperatura. Nestes carros (os meus, pelo menos) o ar condicionado não liga automaticamente a ventoinha. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Não tem nada a ver.
Mas já li em manual de um gol que se ligar o ar-condicionado na posicao 3 automaticamente a ventoinha liga... _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
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Law Huei |
Enviada: Seg Mar 20, 2006 2:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006 Mensagens: 46
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Resolvido!!
Amigos resolvi o meu problema, troquei o radiador e agora está joia. Visualmente o radiador possui dimensão igual porém o formato da colméia é diferente....fica a dúvida se era um radiador errado ou se o mesmo estava com deficiência de funcionamento devido a entupimento. Agradeço a todos pela ajuda e que a solução seja compartilhada com outros membros. A ordem de verificação foi troca da tampa, troca da válvula termostática, limpeza do sistema com limpador de radiador e troca do lÃquido de arrefecimento, e finalizando a troca do radiador...enfim..troquei tudo e parou de borbulhar no sistema de expansão.
abraços. |
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MachadoSL |
Enviada: Seg Mar 20, 2006 9:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Law, que bom que resolveu seu problema, bem realmente não há como descartar o entupimento da parte interna do radiador ou ainda da parte externa, entre as aletas, afinal até hoje ninguém me mostrou uma limpeza eficiente. Para saber se o radiador era o correto, só fazendo o serviço de monge que é o de contar a quantidade de aletas que o radiador novo tem e que o velho tem.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Sekiya |
Enviada: Seg Mar 20, 2006 11:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Bom ver o caso resolvido.
Agora é só desfrutar....
Boa sorte Law! _________________ Abraços
Eduardo |
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MachadoSL |
Enviada: Sex Mar 24, 2006 9:59 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Law, ontem quando fui pegar meu carro na oficina, falei do seu caso de superaquecimento ao meu mecânico e ele falou que isso é mais comum de ocorrer nas S10/Blazer com motor V6 por que os canais de água do radiador ficam entupidos, sendo por isso necessário se fazer a varetagem do radiador, ou seja, abri-lo tirando a parte superior e inferior e limpar. Por via das dúvidas, como o Rio anda quente como o caldeirão do inferno, mandei fazer isso no meu carro e agora, a temperatura está sempre abaixo do meio.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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