Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Blazer 2.2 Super aquecimento com Ar condicionado ligado. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Law Huei
MensagemEnviada: Qui Mar 09, 2006 10:34 am    Assunto: Blazer 2.2 Super aquecimento com Ar condicionado ligado. Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 46

Amigos,


Possuo uma Blazer EFI 2.2 com GNV. O carro está quase perfeito, depois de 2 meses correndo atrás de oficinas e gastando um bom dinheirinho na manutenção, falta apenas 1 único detalhe para acertar, sempre que ligo o Ar condicionado e depois de rodar por um tempo, ao desligar o motor começa a ferver o reservatório de expansão. Já troquei a válvula termostática, a tampa do reservatório, coloquei uma boa quantidade de aditivo ( 3 litros concentrados ) tirei todo ar do sistema e nada, continua igual. Gostaria que outros proprietários compartilhassem o comportamento de seus veículos para que eu possa analisar se é um problema "normal" do veículo. Detalhes :O painel não indica superaquecimento, o ponteiro de temperatura fica no máximo na posição do meio, desconfio que pode ser algum problema no acionamento da ventuinha, ou pode ser normal para carros GNV, uma vez que dizem que carro GNV aquece mais do que um veículo com combustível original.
Caso seja uma característica própria do veículo, gostaria de saber se alguém já fez alguma adaptação de ventuinha adicional e se o procedimento é viável/funcional. Caso não seja viável aceito sugestões para melhora.

grato
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Qui Mar 09, 2006 9:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Law, voce já verificou a tampa do reservatório ?
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mar 10, 2006 12:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Adalberto pelo que ele postou sim. Law seria bom ir ate alguma oficina especializada verificar senao existem vazamentos.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Sex Mar 10, 2006 1:32 am    Assunto: Re: Blazer 2.2 Super aquecimento com Ar condicionado ligado. Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

[quote="Law Huei"]
Arrow Já pensou em levar a uma oficina que mexa com injeção eletronica, provavelmente eles vão ter um aparelho "SCAN" que conectado em um soquete especifico embaixo do painel perto da coluna de direção da todo o diagnostico eletrico do carro inclusive mistura de comb, temperatura da água e todos os sensores inclusive no que refere a parte de cebolinha, cebolão Exclamation Laughing Exclamation

_________________
.
S-10 CD PitBull 2.8 TD intercooler
.
Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Law Huei
MensagemEnviada: Sex Mar 10, 2006 5:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 46

Amigos,

Acredito que não há vazamentos, uma vez que some água apenas com o ar ligado, se houvesse vazamento aconteceria em qualquer situação. A causa do sumiço de água é porque no reservatório de expansão da blazer existe um respiro para saída de água ( o sistema não trabalha sob alta pressão ) mas ao sobreaquecer o sistema refrigerante do radiador, sobe água p/ o reservatório de expansão que expulsa a água pelo respiro, sem ligar o ar não some nada de água, portanto o vazamento está descartado do meu ponto de vista. O scan foi feito no veículo a pouco tempo p/ regular o GNV, não acusou nenhuma anomalia na temperatura de funcionamento e nos demais itens. Respondendo a resposta do amigo adalberto a tampa foi a primeira coisa que troquei (original GM-importado). Como escrevi no tópico acredito que pode ser o estágio de acionamento da ventuinha, ou pode ser nada, pois como disse carros GNV trabalham mais quentes que originais, com isso o superaquecimento acontece pelo fato do A/C exigir mais do motor, e a solução que eu imagino é quem sabe colocar uma ventuinha adicional para tentar melhorar o arrefecimento.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Sex Mar 10, 2006 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Tudo bem?

Adquiri um fiat tempra em Goiania/GO zero km em 1996. Estou com ele até hoje. Em 2000 vim morar no Rio de Janeiro. Com o transito, o carro começou a ferver direto. Os mecanicos tentaram de tudo (autorizadas ou nao). O tempra já possui 2 ventuinhas. Troquei o cebolao por um mais sensivel. Troquei o radiador. Foram 4 meses de desespero. Tive até que colocar um acionamento manual para eu mesmo acionar a ventuinha... Disseram, inclusive que o cabeçote devia ter empenado, de tantas vezes que o carro superaqueceu.

Até que um mecanico de uma concessionária em Botafogo, descobriu o problema. Foi só contar o caso a ele e pronto: Já havia passado por isto. No caso do fiat tempra, eles vendem um kit que retira o cebolao do local original, no radiador, e o coloca próximo ao cabeçote do motor. Como esta área aquece mais rápido, o cebolao aciona antes evitando o superaquecimento.

Na época TODO MUNDO (inclusive eu, mas estava desesperado) disse que acabaria com o carro, que ele ficaria mais gastao, pois trabalharia com temperatura abaixo do normal.... Bem, o carro ainda está comigo, faz 10km/l na cidade, como sempre fez, e NUNCA MAIS superaqueceu....

Abração.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Mar 11, 2006 1:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Esse negócio do acionamento da eletroventilador pode fazer sentido. Não conheço o funcionamento do sistema da Blazer, mas nos carros atuais, normalmente quando ligado o ar-condicionado o eletroventilador é acionado ao ligar o ar. Se não estiver acontecendo isso pode ser um relê ou o acionador, etc...

Se ferve é porque tem algo errado e como só acontece quando o ar é usado, o problema pode ser esse mesmo...

Wander, o nosso ex-Tempra 16V tinha esse kit. Dava para ver um tampão no local original no radiador e o "T" com o sensor na mangueira... O nosso nunca ferveu!

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Wander
MensagemEnviada: Sáb Mar 11, 2006 10:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Viu ??? É isso aí...
_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 1:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal, olá Law, uma coisa, já verificou se o radiador do seu carro é o correto? Isto costuma acontecer em carros que tiveram o ar condicionado adaptado (não original) ou quando o radiador antigo sofreu alguma avaria e foi trocado por um para veículos sem ar. O radiador para as Blazer/S10 sem ar é igual ao das com ar EXCETO que o para veículos com ar tem um maior número de colméias.
Abraços
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

olá Law,

será que o sistema de arrefecimento não está sujo? Já tentou fazer alguma limpeza? Olhou a termostática?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal, bem como disse o Thales, mas me surgiu outra possibilidade, pode ser o sensor de temperatura, que não esteja trabalhando direito e passando a informação errada. Claro, que as vezes como disse o Thales pode ser sujeira, e se estiver impregnada no sensor de temperatura causa erro de leitura.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

MachadoSL escreveu:
O radiador para as Blazer/S10 sem ar é igual ao das com ar EXCETO que o para veículos com ar tem um maior número de colméias.
Abraços
Sergio


Question Question Só uma duvida, nesse caso apanas o formato seria o mesmo né, mais o tamanho seria diferente? Question Question

_________________
.
S-10 CD PitBull 2.8 TD intercooler
.
Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Thales acho que o sist sujo ou a termostatica causariam o problema em qualquer situação e não apenas com ar ligado. Ta parecendo mais a hipotese ja dita de radiador para carro sem ar.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Ricardo, aolá pessoal, bem o radiador tem o mesmo formato e tamanho, apenas o número de colméias e aletas é que é maior.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Law Huei
MensagemEnviada: Seg Mar 13, 2006 10:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 46

Amigos,

Agradeço pelas respostas imediatamente recebidas para me ajudar a solucionar o problema. Estou com o carro a 2 meses e ainda estou na fase de conhecimento do "menino". Estarei levando a Blazer para verificar as hipóteses de radiador adaptado e sujeira no sistema, além do acionamento da ventuinha. Acredito que o radiador não foi adaptado, o sistema de A/C é original e aparentemente o radiador não é "novo", mas fica sempre uma dúvida uma vez que não é carro zero e tbm não sei o que o antigo dono fez.
2 situações me deixaram encucado, a primeira é que superaquece o sistema e no painel fica marcado apenas 1/4 de aquecimento..ou seja não indica superaquecimento, o segundo é que no manual está descrito estes casos de superaquecimento como se fosse algo normal de acontecer ( caso você pegue muita serra pode acontecer superaquecimento do sistema....sendo que a primeira providência que indica é desligar o A/C ... me pergunto será que é um projeto de arrefecimento mal feito ?? )
Bem amigos, levarei para um especialista em radiadores no sábado que vem, depois conto o resultado, quem sabe eu resolva o problema e deixe registrado para futuras referências. Grato a todos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB