Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Tutorial para instação de som e módulo de potência « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Law Huei
MensagemEnviada: Sex Fev 03, 2006 4:10 pm    Assunto: Tutorial para instação de som e módulo de potência Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 46

Amigos,

Resolvi escrever um tutorial para instalação de toca fitas/ cd players para que qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento de eletrônica e acima de tudo vontade de por a mão na massa possa fazer em casa.
Já possuo algum conhecimento em instalação de som..tudo na base do fussômetro ( tentativa e erro ) e também nos bate papos informais com instaladores de som e amigos fuçadores também. Resolvi escrever este tutorial, primeiro para contribuir com os amigos do clube e segundo por que tive que me virar para instalar o som na minha blazer que não tinha nenhum conector original , apenas um emaranhado de fios das mais diversas cores.
Antes de mais nada é preciso identificar a fiação/chicote ( na existência de som original fica fácil distinguir que são 2 chicotes ( 1 p/ os auto falantes e um segundo para a alimentação ) Se o antigo dono for um sujeito legal ele deixa os conectores e fica fácil a distinção de chicote dos auto falantes e o chicote da alimentação pelo número de fios, os de auto falante possuem na sua grande maioria 8 fios ( 4 pares de fios sendo 1 p/ cada auto falante )( basta plugar o som original do carro e beleza..tah instalado ) , agora se não tiver os conectores é preciso um pouco de paciência, mas vamos lá. Geralmente a identificação do chicote de alimentação é feita com as cores vermelha e preta ( sendo que o vermelho representa o +(positivo) e o preto representa o - (negativo).
No caso da Blazer a fiação era composta por diversas cores de fios e nenhuma preta e vermelha a solução foi identificar o mesmo. Fiz da seguinte forma com uma lâmpada simples de 12V ( daquelas que usam no sistema de freios traseiros do carro ) conecta um fio na carcaça da lâmpada e uma outra no centro dela ( já temos um pequeno teste de corrente/tensão ). comece a testar os fios com este teste ( já sabemos que não adianta testar nos fios de auto falante ) apenas nos fios do chicote de alimentação, ao encontrarmos os fios corretos, a lâmpada se acenderá. para identificar o positivo do negativo, basta usar uma chave de teste de tensão se marcar 12V é o positivo, ou simplesmente com a ajuda de um voltímetro a tarefa se torna bem simples. matando a alimentação fica fácil identificarmos a saída dos auto falantes. ligue o som no fio de alimentação, separe os canais através do fader e do balance...coloque primeiro tipo canal dianteiro direito e deixe nesta configuração, comece a testar fio por fio até que o mesmo funcione, quando encostar o par correto (independente de estar na polaridade correta do auto falante + e - ) ele vai funcionar. identifique todos os canais desta mesma maneira, depois de identificar o primeiro mude para dianteiro esquerdo e depois traseiro direito e esquerdo até que todos os canais sejam identificados corretamente. Agora vem a parte um pouco chata, uma vez que requer um ouvido mais apurado e treinado, os auto falantes possuem polaridades positiva e negativa, quando se inverte a polaridade o mesmo funciona, porém o falante "bate" p/ dentro, o som fica um pouco esquisito, mas para um leigo parecerá a mesma coisa, se o som estiver esquisito batendo fraco, inverta a polaridade da fiação e veja se melhora, se melhorar a polaridade está correta e já se pode juntar a fiação e emendar com fita isolante/ solda de estanho, faça este teste em todos os canais, uma vez que você não sabe qual é o positivo e qual é o negativo da fiação. Está pronto o som, basta encaixar no local correto e aproveitar o som.
Para quem vai começar a instalação do zero, o ideal é puxar um fio da bateria ( positivo ) identifique o mesmo com a cor vermelha, compre um porta fusível e puxe a fiação p/ dentro do carro, o negativo você pode puxar da lata do carro, ou se preferir puxe da bateria tbm.
A parte chata é passar toda a fiação pelo carpete, e acabamento do carro, mas fica fácil de identificar os canais e a polaridade dos mesmos, o restante é bico..requer apenas paciência.
Para os que querem instalar um módulo de potência o roteiro é praticamente o mesmo, basta alimentar o módulo ( mesmo esquema de positivo e negativo ), puxar a fiação de sinal do aparelho de som p/ o módulo ( geralmente identificado pelas cores laranja ou azul ). A fiação de saída do aparelho de som é conectado no módulo e as saídas do módulo vão p/ os auto falantes. Módulos de melhor qualidade possuem conectores RCA, neste caso a saída do CD player vai ligado na entrada do módulo via RCA e a saída do módulo não tem jeito..tem que ser no fio.
Para quem quiser instalar Subwoofer, o procedimento é o mesmo, porém o módulo tem que ser Mono, e para melhorar a porrada, usa se um crossover p/ filtrar as ondas altas e deixar passar apenas o low pass...graves..frequencias baixas.
Eh isso amigos...escrevi p/ caramba..espero que este tutorial ajude alguém..se tiverem alguma dúvida e eu puder ajudar, estarei a disposição..

abraços.


Law Huei
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Emonte
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2006 8:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 40
Localização: São Paulo -SP

Aqui vai uma dica pra identificar melhor a fiação dos auto-falantes: use uma pilha comum (destas comuns de 1,5 volts usadas em lanternas e até equipamentos eletrônicos).

Assim vc não precisa usar o próprio rádio / CD player para achar os auto-falantes (traseiros e frontais, dirieto e esquerdo, etc). E muito menos descobrir a polaridade dos mesmos "de ouvido".

Depois de SEPARAR quais são os cabos de alimentação do rádio (+) e (-) da bateria), use o seguinte procedimento para identificar os demais cabos ligados a auto-falantes:
1- O Rádio / CD/player deve estar desconectado dos cabos a serem identificados.
2- Encoste os terminais dos fios (um par de cada vez) respectivamente nos polos (+) e (-) da pilha.
3- Vc vai ouvir um ruído no auto-falante associado àquele par de fios, marque e identifique cada par de fios (exemplo, Frontal Direito, etc).
4- Para determinar a polaridade do auto-falante vc precisa olhar e poder ver o cone do mesmo: ao encostar a pilha no par de cabos, se o cone vier para FORA quando a pilha estiver ligada, isto significa que o fio encostado ao polo positivo da pilha é o positivo do auto-falante o portanto o outro é o negativo. Caso contrário, se quando vc conecta a pilha o cone for para DENTRO, então a polaridade está invertida, ou seja o fio encostado ao polo negativo da pilha é o terminal positivo do auto-falante e vice-versa...

Este método é mais SEGURO pois pode ser feito com o rádio desligado e fora do sistema, portanto sem riscos de curto-circuito e danificar o rádio (e até causar um incêndio).

Abraços...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Abr 14, 2006 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Emonte,

valeu pela dica.... tava precisando saber a polaridade dos falantes da picape e do som do meu quarto...

Grato

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Emonte
MensagemEnviada: Sex Abr 14, 2006 11:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 40
Localização: São Paulo -SP

Thales, se eu puder ajudar em algo mais, fique à vontade...

A dica é boa... vejo que 'compensou' os 10 anos que fiquei estudando eletrônica (4 anos x técnico + 6 x engenharia) e mais os 24 anos de experiência que tenho na área... ha ha ha ...

Abraços...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 12:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Emonte, uma pequena consulta...
Ontem meu gol estava funcionando normalmente. Fiz uma pequena viagem (60kms) e parei para almoçar. Ao tentar dar a partida pra ir embora, o carro não deu sinal algum... Chamei um eletricista que me vendeu uma bateria nova alegando que a minha ainda era original (3 anos) e que havia "cortado passagem", sem conserto...
Bateria nova, tudo beleza. Mas o cd-player não funcionou mais...
Levei a bateria velha pra dar carga, pra ver se está mesmo condenada. Pego na segunda-feira.
Será que o CD-Player entrou em curto e provocou a descarga completa da bateria ?
Por via das dúvidas, retirei a frente do CD (mas ele não liga mais mesmo).

Na segunda-feira levo o carro para um eletricista de minha cidade dar uma olhada...

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Emonte
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 12:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 40
Localização: São Paulo -SP

Pra fazer um diagnostico mais exato seria necessário avaliar o carro, checar instalação, etc. Eu acho difícil que o CD palyer tenha entrad em curto e descarregado a bateria... Precisaria medir e verificar a bateria, mas por ela ter 3 anos é mais provável (não garantido) que tenha realmente chegao ao fim de sua vida util...

Quanto ao CD player, dependendo do modelo, alguns deles tem memória (códigos de segurança ou algo parecido) que impossibilitam do rádio ser ligado caso seja removido do sistema (isto ocorre em cado de roubos). A memória de segurança permanece ativa mesmo quando o rádio está desligado., pois a alimentação 12 Volts da memória é independente do liga/desliga do rádio. Entretanto, se vc removeu a bateria para trocá-la, neste caso sem os 12 Volts de alimentação no radio a memória pode ter se apagado e o rádio ficou automaticmante TRAVADO por segurança.

Este sistema (memória e codigo de segurança) existe em alguns modelos de rádios para evitar (ou inibir) roubos - se bem que os larápios já descobriram um jeito de burlar o sistema. Uma dica seria vc dar uma olhada no modelo de CD player que vc tem e pesquisar no site do respectivo fabricante na Internet pois quase todos disponibilizam para dowonload o manual dos modelos que eles fabricam (e mesmo os que já sairam de linha). No manual deve ter informações sobre como reativar a memória e DESTRAVAR o rádio.

A Pioneer por exemplo tem muita informação no site.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 12:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Valeu !!! Obrigado....
_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 7:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

As casas de baterias hoje trocam a bateria sem interromper a alimentação, ou seja fazem chupeta no cabo da bateria com outra bateria durante a troca.
Pois a bateria velha dificilmente está a zero, sempre tem pouco de energia para manter a memória.

Pois parece que existem módulos de injeção que dá branco se interrompida a alimentação, e problemas com radios (memória, senha etc)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Wander
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 9:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Pois aqui no Tiro de Janeiro retiraram a antiga totalmente. Os cabos ficaram lá jogados. Depois colocaram a nova...
_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Emonte
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 10:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 40
Localização: São Paulo -SP

De fato por pior que esteja uma bateria ela nunca fica com zero volts assim de uma hora pra outra...

Sempre que ela descarrega acaba ficando algum resquício de energia que mesmo em 5 ou 6 volts permite manter plenamente memórias e até ligar o rádio... Os rádios atuais tem circuito digital que consomem quase nada da bateria....

O maior 'beberrão' de energia elétrica em qualquer carro e quem mais 'detona' as baterias é o motor de partida... Em seguida vem ar condicionado e luzes...
Quanto mais vc executa liga/desliga do motor, menos a bateria vai durar, principalmente se vc liga o carro e anda trajetos curtos... Na média, estima-se que a cada partida do motor, é necessário andar ao menos 20 Km para que a energia gasta na partida seja reposta pelo alternador.

Dê também uma olhada nos fusíveis que alementam o som. Se for rádio original, desses que vem com o carro de fábrica - vc terá de conseguir um manual.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Wander no seu caso tá mais provavel que seja algum fusivel do cd player, o cara pode ter dado algum curto quando foi retirar a bateria e o fuse foi pras cucuias, se seu radio for pioneer geralmente os mais novos tem o fuse na parte de tras, fica escondido por baixo do chicote, nos pioneer mais antigos geralmente o fuse vem a parte separado do radio, geralmente "pendurado" no chicote. E aproveita e dá uma checada no seu alternador, com o veiculo funcionando desconecte o positivo da bateria, se o motor morrer mande verificar o alternador.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Pionner com fusível em uma caixinha plástica "pendurada" no chicote... Vou dar uma olhadinha e fazer o teste do alternador...
_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 9:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pessoal, estou achando a descriçâo do Wander estranha pois pelo pouco que sei a bateria sempre avisa quando está para morrer e nunca para de funcionar assim de um minuto para outro. Acho que tem mais caroço nesse angu.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Wander
MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2006 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Estou com o carro desde setembro/2005. Comprei em conceituada concessionária de Campinas/SP, a Alpini/Covenac, shopping D.Pedro, e só o peguei após revisão total.

Jamais deu qualquer problema, muito menos de bateria...
Viajo com certa frequência... No dia em que deu o problema, andei uns 60km, em rodovia, e parei por uns 30/40 minutos. Ao sair, quando virava a chave, o hodômetro digital se apagava. Nenhum sinal de partida... Ao desligar a chave, o hodômetro voltava a mostrar a quilometragem.

O resto voces já sabem... Na segunda-feira saberemos o que houve... Mas aceito especulações, pois o interessante é pensar no assunto...

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Emonte
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 1:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 40
Localização: São Paulo -SP

Pois é, o jeito é esperar seg-feira para um diagnóstico adicional... mas se vc quer mais um palpite, veja também o estado do alternador, é bem facil de testar com um aparelho adequado em auto-elétrico.

A título de informação, aquela lâmpada vermelha que há no painel (luz de bateria) não é meramente uma luz espia. Por ela passa parte da corrente do rotor do alternador. Se a lâmpada estiver queimada (ou apenas mal colocada, com mau contato) o alternador NÃO RECARREGA a bateria. Muita gente não repara quando aquela lâmpada não acende mais, ou até mesmo não dá importância e "deixa pra arrumar mais tarde" e acaba esquecendo.

Há eletricista 'espertos' por aí que ao verem este problema trocam a bateria do carro (já descarregada e danificada a esta altura) e pedem para o cliente deixar o carro e voltar mais tarde alegando que o alternador não está carregando. Eles trocam a lâmpada e muitas vezes 'empurram' um alternador novo para o cliente...

Por causa de uma simples lâmpada, o cliente trocou a bateria, o alternador e ainda enfrentou transtornos e perda de tempo por ficar sem o carro...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB