Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Veraneio 1973 gasolina - novato na área!!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Henrique
MensagemEnviada: Seg Set 01, 2003 8:55 pm    Assunto: Veraneio 1973 gasolina - novato na área!!! Responder com Citação

Visitante




Olá Pessoal

Me apresentando, sou o Henrique, trabalho em uma editora e sempre fui um fã "platônico" de Veraneios.

Bem, fiz a loucura e comprei uma, 1973 amarela à gasolina (motor 6cc etc etc etc). Em bom estado, mas reformada E NÂO conservada. Mas está linda! Só que a mecanica...

Não sei muito sobre ela (documentação, mecânica, se a susp. traseira é com feixe de molas etc) e vou precisar _bastante_ da ajuda e vocês, se possível.

Vamos lá:
- Onde encontro mais informações sobre a bicha, além do que há em www.picapesgm.com.br?
- O volante está com um jogo de 1/3 de volta e piorando (e eu guiei em Sampa assim! quase atropelei um pedestre mas tudo bem...), a caixa de direção é muito cara? Normalmente é só repará-la? Dá pra adaptar outra se não achar da C10? Dá pra colocar DH?
- Por falar em Direção Hidráulica, é verdade que se eu colocar uma de motor a gasolina vou ter que colocar outra se trocar p/ diesel?
- Quando eu arranco ela pula na traseira (parece um buscapé preso numa caixa...), já tentei arrancar de todo jeito e não consigo fazê-la se comportar. Já dirigi caminhonetes GM e veraneios antes e nunca passei por isso :)
- Os Pneus não são os originais e estão muito ruins, quais são os apropriados para substituição?
- Gostaria de trocar o motor para Diesel, o que vcs recomendam? O que tenho que trocar, além do motor (e obviamente a caixa de cãmbio)? Tem que mexer na caixa de câmbio, diferencial, essas coisas?
- Estou quase comprando um Q20B (que é o antigo Perkins 4236) por uma questão de preço, mas um S4 cairia bem - só que é muito caro. Eu tenho em vista também um Mercedes 608D, um Mercedes 1111 (ou 1113), um Sprint 6cc, e um Perkins 6357 (6 cilindros, acho que de colheitadeira). O que vcs recomendam?
- E meu motor GM gasolina 6cc azul? Quanto vale para vender? Ele está inteirão. Aliás, alguém daqui quer? :)

Ufa!

Obrigado por serem pacientes e chegarem até aqui!

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Saudações Cordiais

Henrique
Feliz como criança que ganhou bicicleta nova...
Voltar ao Topo
tecnica
MensagemEnviada: Ter Set 02, 2003 12:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Henrique,

Em primeiro lugar, seja muito benvindo ao site. Não esqueça de se cadastrar (botão "Registrar" no menu lá em cima).

Além do site, onde vc encontrará muita informação, o primeiro passo é arrumar o manual dela. Eu tenho um da 1981, porém acho mais interessante vc conseguir uma do ano equivalente, já que houveram mudanças no motor, e acabamento interno, principalmente.

- Não é dificil arrumar as peças de reparo da caixa. Porém o conjunto completo deverá ser visto, pois pode haver folga no braço Pittman, terminais e pivos, entre outros: tudo somado, fica uma folga enorme.

- Pode colocar a DH. Vc não precisará trocar a caixa se adaptar o motor diesel, entretanto, nos motores S4 a bomba hidraulica é acionada de forma diferente (não pela correia), e vc não poderá reaproveitar a bomba.

- Dos pulos: Verifique os coxins, pelos sintoma descrito parece ser a movimentação do powertrain... vc ouve estalos ou coisa parecida ??

- Os originais são 7,10x15 ou 8,25x15 (Veraneio 1981). O manual tb descreve 7,00x16. São de pneus diagonais. O radial adequado é o 255/75R15. Vc pode tentar outras medidas 235/75R15, mas verifique antes na nossa página de calculo de marchas (no site, seção dicas).

- Para adaptar o diesel, vc deverá trocar molas e amortecedores dianteiros, e todo o powertrain (cambio e diferencial). Se a mecânica for original, vc deverá estar com o cambio M15, de 3 marchas (alavanca no volante). É muito frágil para um diesel.

- Já que vc vai adaptar, fique com o Sprint. Na ordem: Sprint, S4s e Q20B. São motores muito bom. Os Mercedes tb, mas é que para o Sprint e o S4 e Q20B vc arruma caixa seca, suporte e etc originais.

- Motores 6cc da Chevrolet não ganham muito preço no mercado (por causa da abundancia, são ótimos motores). Em torno de R$800,00.


Em tempo: sua Verana deve ter suspensão traseira de molas helicoidais.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Set 02, 2003 6:03 am    Assunto: Motores Diesel Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Henrique

Evite estes motores estranhos ao veículo, ou seja, os que não equipam o veículo originariamente.
Os MB 608, 1111 e 1113, são muito pesados, deve pesar uns 100 kg a mais que Perkins, Maxion ou MWM Sprint, alem do mais, o carter destes motores não permite a instalação, sem ter que mexer na travessa da suspensão e no próprio carter.
Os motores estacionários ou agrícolas têm a potencia, rotação máxima e curva de torque diferente. E desvalorizam em muito valor de revenda.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Henrique
MensagemEnviada: Ter Set 02, 2003 11:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

tecnica escreveu:
... seja muito benvindo ... Não esqueça de se cadastrar...


Obrigado pela recepção, Alexandre Smile
Já fiz o cadastro, tô na área.

tecnica escreveu:
.... o primeiro passo é arrumar o manual dela.


Pois é, mas alguém aqui tem alguma idéia de onde? Nem sei por onde começar. O máximo que consegui foi um manual da 81.

tecnica escreveu:
... não é dificil arrumar as peças de reparo da caixa. Porém o conjunto completo deverá ser visto ... folga no braço Pittman, terminais e pivos ... tudo somado, fica uma folga enorme..


É, como eu disse, tinha uma folga de 1/3 de volta. Já faz dois dias, e meus braços ainda estão doendo!

Isso já está sendo visto, comprei uma caixa recondicionada com garantia de três meses. Acham que fiz porcaria? O cara da oficina disse que era boa e tal. O melhor seria então reparar a caixa e não trocá-la?

Uma nova sai por R$700, a recondicionada paguei R$200.
Não vi o estado da antiga pra saber se poderia ser reutilizada ou não.

Novamente, fiz caca?

tecnica escreveu:
DH. ... não precisará trocar a caixa se adaptar diesel, ... no S4 a bomba hidraulica é diferente ... não poderá reaproveitar a bomba.


Nesse caso, faço o quê?
Eu sei que tem um tutorial no site, é só seguir aquele e correr pro abraço?

tecnica escreveu:
Dos pulos: Verifique os coxins ... parece ser ... o powertrain... vc ouve estalos??


Ouço sim! Não só durante a arrancada mas durante a marcha. São estalos de frequência constante e que aumentam de frequência quando a velocidade aumenta. Pensei que fosse algo parecido com rolamentos (só entendo de carro pequeno...).

Agora, a pergunta vexatória (para mim...): err... o que é powertrain?

tecnica escreveu:
... originais: 7,10x15 ou 8,25x15 (Veraneio 1981). O manual tb descreve 7,00x16. São de pneus diagonais. O radial adequado é o 255/75R15.


Ok, obrigado. Posso colocar o 255 sem mexer nas marchas?

tecnica escreveu:
Vc pode tentar outras medidas 235/75R15, mas verifique antes na nossa página de calculo de marchas (no site, seção dicas).


Não compreendi extamanete como preencher aquele formulário, eu preencho os dados de pneus e torque e clico em calcuylar e ele não faz nada.

Só funciona no Internet Exploder? Eu uzo Mozilla aqui, nem tenho Exploder disponível.

tecnica escreveu:
Para adaptar o diesel, vc deverá trocar molas e amortecedores dianteiros, e todo o powertrain (cambio e diferencial).


Trocar por quais? Acabei de colocar amortecedores novos...

tecnica escreveu:
Se a mecânica for original, vc deverá estar com o cambio M15, de 3 marchas (alavanca no volante). É muito frágil para um diesel.


Sim, esse eu já sabia que teria que trocar.
Alguns aqui estão provavelmente me condenando por querer adaptar algo não-original numa caminhonete (aparentemente) original, mas ela não está em estado de colecionador, já foi repintada com cor diferente, o painel foi pintado de preto (e o serviço não ficou bom...) a parte elétrica está toda mexida. Mesmo a caixa original não está boa.

De qualquer forma, tenho caixa e motor originais para vender. Alguém se habilita? :)

tecnica escreveu:
Já que vc vai adaptar, fique com o Sprint. Na ordem: Sprint, S4s e Q20B. São motores muito bom. Os Mercedes tb, mas é que para o Sprint e o S4 e Q20B vc arruma caixa seca, suporte e etc originais.


Quanto vc acha que vou gastar na brincadeira, fora o preço do motor? De mão de obra, caixa seca, suporte e demais peças?

tecnica escreveu:
Motores 6cc da Chevrolet não ganham muito preço ... R$800,00.


Chuif...
De qualquer forma, não conseguirei sustentá-lo, preciso retirá-lo e, portanto, vendê-lo.


tecnica escreveu:
Em tempo: sua Verana deve ter suspensão traseira de molas helicoidais


Informação importante, obrigado.

Abraços

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Henrique
MensagemEnviada: Ter Set 02, 2003 11:33 am    Assunto: Re: Motores Diesel Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

Kiko escreveu:

Os MB 608, 1111 e 1113, são muito pesados, deve pesar uns 100 kg a mais que Perkins, Maxion ou MWM Sprint, alem do mais, o carter destes motores não permite a instalação, sem ter que mexer na travessa da suspensão e no próprio carter.


Obrigado Kiko.

Seguindo sua orientação e a do Alexandre, vou ficar com o Sprint (se é que ainda não foi vendido).

Kiko escreveu:

Os motores estacionários ou agrícolas têm a potencia, rotação máxima e curva de torque diferente. E desvalorizam em muito valor de revenda.


Outra informação importantíssima, obrigado :)

Abraços

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Ter Set 02, 2003 11:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Olá amigo, mais uma Veranosa pra turma!!! q bom!!
Amigo, tenho um manual pra ela!!! se vc quiser podemos negociar!!!
Tenho uma Veranosa 78 (tem foto dela na galeria pg 6) e fico feliz de ter mais uma aki!!
Desculpem me intrometer, mas amigo, NÃO MUDE PRA DIESEL!!!!!!
É mais fácil vc adaptar GÀS nela!! eu vou mexer no meu motor e depois meter gas na criança!!
Claro, isto é minha opinião e só estou me manisfestando, sem arrumar problemas com os q adoram o diesel!!
Pra vc ter idéia, o campeonato de pick-ups (S10, Ranger e Dakota) são os motores originai, fuçadão e à GÃS!!!! No ano passado a categoria usava gasolina, e este ano gás, bom os motores rendem 20% a mais e não quebram como os anos anteriores.
Se vc tiver a oportunidade de acompanhar uma prova, vai se impressionar como eu!!
Mas, cada caso é um caso!!! E peça de motor diesel nem sempre fica baratinho........
Bem vindo pra vc e pra sua Veranosa tbm!!!
Creio q já estamos em umas três barcas aqui no clube!!
Precisamos nos encontrar pra trocarmos mais idéis de pick-ups e de VERANOSAS!!!!
PS: A sua tem feixe de molas?

ABS, Hélio

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Ter Set 02, 2003 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Amigo Henrique, conforme sua dúvida segue orientação do manual Chevrolet:

Pressão dos Pneus:
tamanho, 7,10
aro 15
n. de lonas 6
pressão 30lbs.
estes dados são p/ pneus originais!!

ABS,HÉLIO Laughing

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Qua Set 03, 2003 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Henrique,

Da teoria à pratica...

O powertrain envolvem todos os elementos de força e tração do veículo: motor, cambio, caixa de transferência (num 4x4), diferenciais, semi-eixos, homocinéticas, entre outros.

O custo de um S4TPlus novo, parcial, está em torno de R$ 9mil. Vem sem o alternador, bomba da direção hidraulica, entre outros ítens. Motores usados, com nota (item IMPORTANTISSIMO, dado o número de picapes roubadas), giram em torno de R$ 6mil. Cambios de 5 marchas estão em torno de R$800 reais. O cj de coroa e pinhão para o diferencial tb estão em torno de R$800 reais.

Portanto, vc deverá gastar em torno de 10 a 12mil reais para adaptar este motor, estimando a mão de obra, e outras peças que precisarão ser adquiridas.

Existem outras alternativas: o uso do gás, como o Hélio falou, tb é bem vantajosa. A receita que eu daria para o gas seria vc colocar o motor 4.1 do Omega, com injeção, e colocar o kit.

Nessas condições, vc deverá ter um consumo por volta de 7Km/m3.
Com esse motor vc pode manter o cambio atual.

O kit de gás tb pode ser usado no motor atual, mas, como sua concepção é muito antiga, o rendimento e consumo não será o mesmo de um motor injetado. Além disso o 4.1 é mais robusto ( 7 mancais , contra 5 do ChevyBrasil ), gira mais e é bem mais silencioso.

Então é por tudo na ponta do lápis, e decidir.


Voltando às perguntas:

- a troca das molas e amortecedores é necessária pq o motor diesel é bem mais pesado. A dianteira arria facilmente.

- os estalos e pulos parecem estar realmente relacionados com os coxins. Outro sintoma com estalos é o diferencial, mas o carro não pularia, apenas o barulho.

- DH. O sistema da direção hidráulica é composto pela caixa, bomba de fluido hidráulico, mangueiras e reservatório. Normalmente a bomba é acoplada ao motor num suporte semelhante ao alternador, e acionada pela correia. Nos motores S4, a bomba está acoplada junto à bomba injetora, e é acionada por engrenagens.

Qto à caixa recondicionada, depende da procedência. Fique atento ao comportamento do veiculo, uma caixa mal recondicionada volta a apresentar folgas com pouco tempo de uso.


A página de calculo das marchas funciona tb no Mozilla, sem problemas: vamos tomar como exemplo, o uso de um pneu 255/75R15, com o cambio M15 de 3 marchas e o motor Chevrolet Brasil.

No campo "Largura do pneu (milimetros)", vc digita 255.
No campo % altura, vc digita 75
No aro (POL), vc digita 15

Nas RPM de torque e potência, vc digita os respectivos valores, 2400 e 3800.

Nos campos de relações de marcha, da 1a à 3a, coloque as relações correspondentes, assim como no diferencial.

Então o site irá calcular para vc uma tabela com as rotações referentes à cada uma das velocidades ( de 20 a 200km/h), assim como as velocidades correspondentes às rotações de torque e potência.

Com os dados acima, a Veraneio, na rotação de potência máxima, com o cambio M15 e pneus 255/75R15, estaria a exatos 140,23Km/h.

Caso vc use o 7,10 aro 16, a máxima seria de 127Km/h. Para pneus diagonais, a largura é informada em polegadas, e a altura é sempre 80% da largura. O 255/75R15 tem diâmetro total maior que o 7,10-16, alongando a relação total da transmissão. Se o motor tiver potência suficiente, a velocidade máxima irá aumentar. Em contrapartida, com as relações mais longas o consumo diminui (vc irá sentir o carro mais solto), e perderá um pouco de força nas subidas e arrancadas.

Como vc pôde ver, a página é util para simular e especular os resultados que podem ser obtidos com a combinação de outros pneus, motores, câmbio e diferencial. Numa adaptação, ajuda bastante.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Henrique
MensagemEnviada: Qui Set 04, 2003 2:32 pm    Assunto: Por quê Diesel? Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

Hélio Spadari escreveu:

Desculpem me intrometer, mas amigo, NÃO MUDE PRA DIESEL!!!!!! É mais fácil vc adaptar GÀS nela!!


Eu vou falar o porque do Diesel e vocês me dizem se é burrada ou não.

Compramos a Veraneio pra viajar pelo Brasil. É um projeto de pesquisa e portanto não vamos nos concentrar nos grandes centros.

O problema do Gás é que ele só existe onde passa o gasoduto. Se eu quiser ir pra Santos, por exemplo (que é AO LADO de São Paulo capital) lá não tem gás.

Se eu quiser ir para o interior de minas, ou para o Mato Grosso, ou para Tocantis, lá não tem gás também. Interior de Santa Catarina idem - só tem gás em Blumenau, Joinville e Florianópolis. Paraná Idem - só tem gás em Curitiba e ao longo da BR-116, se eu quiser ir para São Mateus do Sul estou ferrado.

É por isso que o Diesel é importante. Gasolina fica proibitivo, e gás não tem em todos os lugares. :(

Se houvesse gás no Brasil todo eu não teria dúvidas, mesmo orque DETESTO o imundo motor Diesel.

Hélio Spadari escreveu:

PS: A sua tem feixe de molas?


Não. Sad
Código:

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Henrique
MensagemEnviada: Qui Set 04, 2003 2:45 pm    Assunto: Diesel vs Gas e legalização Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

Antes de prosseguir com minhas dúvidas a vocês (e obrigado pela paciência com um novato!) , gostaria de saber sobre a legalização do motor a Diesel: quanto custa, o que precisa, o que pode e o que não pode...

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

tecnica escreveu:

O custo de um S4TPlus novo, parcial, está em torno de R$ 9mil. Vem sem o alternador, bomba da direção hidraulica, entre outros ítens. Motores usados, com nota (item IMPORTANTISSIMO, dado o número de picapes roubadas), giram em torno de R$ 6mil. Cambios de 5 marchas estão em torno de R$800 reais. O cj de coroa e pinhão para o diferencial tb estão em torno de R$800 reais.
...
Portanto, vc deverá gastar em torno de 10 a 12mil reais para adaptar este motor, estimando a mão de obra, e outras peças que precisarão ser adquiridas.


Consegui um Q20B + cambio M-16 (4 marchas) por R$6 mil com nota.
Mão de obra do mecânico R$400 (já orçado)
Pinhão + Cremalheira R$800 (segundo você).
Isso deu R$7200 até agora.

A que outras peças vc se refere? Por favor, me ajude!

tecnica escreveu:

Alternativas:
- gás + 4.1 do Omega+cambio atual. (custo +/- R$ 5 mil)
- gás + motor atual+cambio atual. (custo +/- R$3 mil e menor desempenho)
...
Então é por tudo na ponta do lápis, e decidir.


Pois é. Se custar os R$12 mil que vc falou não vale a pena, mas por enquanto eu estou com aprox. 8 mil (contando as trocas dos amortecedores e molas dianteiros).

Obrigado pelas respostas sobre amortecedores/molas, estalos nos coxins, DH e pneus.

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Qui Set 04, 2003 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Hernrique, meu amigo, tenho um amigo tbm q quer vender um "pérquinho" Q20bola.
Me escreve q te passo o tel dele pra vcs conversarem!!
ABS, Hélio Laughing
helio@speventos.com.br

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Set 05, 2003 5:49 am    Assunto: Troca de Motor para Diesel Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Henrique

Eu não sei como é transferir documentos para Diesel.
Mas se fosse eu, compraria um veículo diesel original ou ja montada com documentação correta, ou seja o valor q vc pagou na seu Veraneio + valor de transformação + valor da documentação, poderia pagar um veículo já Diesel.
Pois um D-10 cabina dupla ou mesmo um Veraneio em bom estado vale em torno de R$ 15 a 20 mil, ou até uma Bonanza 93 CS, um pouco mal tratada por uns R$23 mil

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB