Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 GNV reduz a vida do motor? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Arkov
MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 9:01 pm    Assunto: GNV reduz a vida do motor? Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

ola pessoal!
cada mecanico fala uma coisa, uns falam que estraga o cabeçote, resseca mangueiras, gastam mais rapido os aneis e prendem valvulas. outros dizem que não estraga.
gostaria da opinião de vcs, pois tem mais experiencia que certos mechanicos que conheço.
meu carro é uma s10 com motor Vortec, coloquei um kit da BRC com todos os acessorios, simulador de bicos, de sonda lambda duplo, variador de avanço.
o carro nao aquece mais que gasolina e nunca deu um estouro mesmo depois de ter rodado mais de 10.000 com gás.
de manha eu deixo o carro aquecer com gasolina, toda vez que guardo o carro na garagem é na gasolina.
so faço o carro pegar no gás quando eu paro e nao demoro mais de 30 min parados.

vlw pessoal.

_________________
S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 12:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Arkov,

Essa divergência de opiniões acontece por conta da falta de critérios na instalação feitas por diferentes convertedoras, a propria diversidade dos kits, e na incompetência dos vistoriadores.

Um kit completo como o seu é até raridade. E vc, de antemão sinalizou que funciona bem.

E tem que funcionar mesmo.

A minha experiência prática vem da Blazer 4.3V6 da minha irmã, e da Dodge RAM 5.2V8 do meu amig Jacques (tb conhecido por outros membros aqui do fórum).

E até agora, os problemas que tive conhecimento com GNV provém da má instalação e regulagem do kit.

A principal causa de defeitos provem de uma origem única: mistura pobre. E a grande maioria das instalações está regulada para trabalhar com mistura excessivamente pobre. Isso porque acredita-se que o carro fica mais econômico nessas condições, o que não é verdade, principalmente a longo prazo.

O que acontece com a mistura pobre? No plano ou na descida, sem problemas. Em uma situação de esforço (uma subida, ou transportando carga), a mistura pobre obriga o condutor a esticar marchas. A falta de potência causada pela mistura errada aumenta o esforço sobre o motor, causando o sobreaquecimento, e as demais consequencias resultantes dele (juntas de cabeçote queimadas, valvulas presas, anéis quebrados).

O estouro é outra consequencia da mistura pobre, se vc não teve esse problema até hoje, muito bom, significa que está bem regulado.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Arkov
MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 9:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

tecnica
obrigado pelas infos.
realmente esta bem regulado, no sensor de sonda lambda tem 3 leds, VM, AM, VD, que em marcha lenta no gas fica passando de uma pra outra, sempre fico de olho ali, se fazer esse movimento quer dizer que a mistura esta rica, se ficar parada na verde ou vermelha mistura pobre.
depois que coloquei o variador de avanço ficou praticamente igual a gasolina, dirigindo nao se percebe perda de potencia, o carro só aquece mais que o normal quando ligo o ar-condicionado em dias muito quentes, e se estiver parado no transito.
eu uso o ar-condicionado no transito geralmente com o ventilador no minimo, para nao sobrecarregar o compressor, que geralmente nao consegue vencer se o ventilador estiver com uma vazao alta, pois o gelo feito em rotação baixa eh muito pouco, agora na estrada deixo alto, que alem da rotação estar mais alta fazendo o compressor fazer mais gelo, esfria rapido por causa do vento.
mas tanto faz, na gasolina ou no gás esuqenta do mesmo jeito.

vlw

_________________
S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 1:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Como disse em outro tópico, coloquei um gerenciador de misturas na minha Blazer no intuito de "fugir" da mistura pobre.

Um link com mais informações:

http://www.tury.com.br/produtos/detalhes.aspx?codSecao=gnv&codProduto=t2000&codSubItem=gerenciadores

OBS: Sem qualquer interesse comercial

Abraço a todos.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Arkov
MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 5:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

eu instalei esse gerenciador tambem.
o carro esta a mesma coisa que andar na gasolina, so testando em maquinas mesmo pra comprovar se ha perda de potencia, pq andando nao se percebe.

_________________
S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Seg Mar 13, 2006 6:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Noticia de 23 de Fevereiro de 2005

Um motor para acelerar as vendas da Ranger

Além do diesel eletrônico, Ford ainda no 1º semestre lançará picape média equipada de fábrica com motores movidos a gasolina-GNV. A estratégia é um pouco maluca, mas pode dar certo. ...

Fonte: http://www.gasenergia.com.br/portalge/port/not/int_noticias.jsp?id=2807&mes=02&ano=2005&id_sessao=4

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Seg Mar 13, 2006 6:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Noticia de 23 de Janeiro de 2006

Viaturas do corpo de bombeiros do Espírito Santo vão utilizar GNV

De olho a economia com combustível, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo vai converter as viaturas da corporação para a utilização de Gás Natural Veicular (GNV). Com investimentos de R$ 113 mil, a economia deve girar em torno de 60%.

Fonte: http://www.gasenergia.com.br/portalge/port/not/int_noticias.jsp?id=3900&mes=01&ano=2006&id_sessao=4

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Seg Mar 13, 2006 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Gás natural deve superar o álcool até 2010

São Paulo - Combustível ocupará a segunda posição no ranking das principais fontes, atrás do petróleo. Em quatro anos, o gás natural será a segunda principal fonte energética do Brasil - atrás apenas do petróleo e seus derivados -, ultrapassando até mesmo o álcool, outro combustível em ascensão e com futuro promissor no País...

Fonte: http://www.gasenergia.com.br/portalge/port/not/int_noticias.jsp?id=4021&mes=03&ano=2006&id_sessao=4

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Igor Bueno
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2006 12:22 am    Assunto: Novato na area Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Março de 2006
Mensagens: 2

Boa Noite Pessoal

Sou novo no fórum, meu nome é Igor e sou de Curitiba e tive a grata oportunidade de adquirir uma Blazer 97 com Vortec 4.3 V6, um carro excepcional porem a gasolina o torna exorbitante manter no preço atual do combustivel

Assim mandei instalar um kit GNV novo para poder rodar na cidade (o meu maior percurso é urbano), alguns acertos iniciais e o carro agora esta rodando bem com exceção da perda de potencia e dos estouros, os quais mencionei todas as vezes que estive na conversora para os ajustes iniciais e que o mecanico responsavel pela conversao me disse que é NORMAL por se tratar de GNV. Perguntei tb sobre os problemas a curto e longo prazo que poderia ocorrer e ele me disse que nenhum problema ira ocorrer com o motor por causa disso.

O carro a principio esta normal, nao aumenta temperatura, o nivel do oleo esta ok e barulho nao apresenta nada de diferente.

Este quesito me deixou mto preocupado ao ler aqui no forum os problemas que estes estouros podem causar e assim gostaria de pedir a opiniao de vcs do que devo fazer e os problemas que realmente podem ocorrer.

Por se tratar de um veiculo 97, foi instalado o kit completo com regulador de avanço e/ou gerenciador de passo, etc.. pois pela vistoria estes itens sao obrigatorios pelo menos aqui no Paraná.

Agradeço a resposta

Igor Bueno
Caminhaozinho Azul !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Wander
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2006 12:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Amigo,

O carro que tenho a GNV é um fiat uno 1980 convertido a 06 anos. Usa um kit italiano já antigo pelos padrões atuais, mas era o mais caro na época. Jamais passei por esta questào de estouros... Mas, meu carro é pequeno.

Nunca ouvi esta estória de que estouros sào normais... Nao é possível que sejam normais. Pelo contrário, é sinal de que algo não vai bem... Explosão em momento errado....

Procure se informar em outra instaladora...

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Lhernand
MensagemEnviada: Qui Mar 16, 2006 11:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2005
Mensagens: 6

Igor

Deixe-me relatar minha experiência com minha Blazer (4.3 ano 99, câmbio automático). Fiz a conversão há pouco mais de um ano, e no início funcionava OK, mas tinha dois senões: era sensível a perda de potência no GNV se comparado com gasolina, especialmente em subidas, e o câmbio trocava as marchas com rotação mais alta, ou seja, esticava demais, a ponto de ficar bem incômodo em trânsito urbano. Voltei à oficina e ouvi exatamente o que você relata: "é normal", e mesmo insistindo, nenhuma disposição de reconhecer o problema. Tempos depois começaram a aparecer as contra-explosões, (ocasionais quando acelerava e em tempo quente), que a mesma oficina disse ser problema de ignição (velas e cabos).

Finalmente levei a outro técnico recomendado por um colega de trabalho como competente, ele olhou a instalação e de cara recomendou trocar o mesclador por um metálico, do tipo "boca de fogão", com vários orifícios (o que eu tinha era o de poliuretano, com um tubo de venturi) - aliás, já mencionado neste forum pelo Alexandre Piza - e o variador de avanço por um modelo digital (ele disse que o variador instalado no meu era tão ruim que as oficinas levavam de brinde das fornecedoras de componentes).

Com relação às explosões, o técnico disse o mesmo que os colegas do fórum já comentaram: mistura pobre ou ignição, e que de jeito nenhum "é normal". Por precaução, recomendou também instalar uma válvula de alívio no caso de voltarem a ocorrer por desregulagem ou deficiência na ignição (a válvula não resolve o problema, apenas protege os componentes da entrada de ar).

Feitas as modificações (ressalto que verificaram velas e cabos, e estavam em bom estado) o motor agora está praticamente como se fosse gasolina, inclusive na potência, e as marchas mudam normalmente, nas rotações bem baixas. E nada de explosões.


Portanto, sugiro ficar atento e procure alguém que de fato conheça GNV, pois pela sua descrição sua oficina atual não vai lhe ajudar.

Abraço
Luis

_________________
Luis
Blazer 4.3 V6 4x4
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor Bueno
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2006 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Março de 2006
Mensagens: 2

Obrigado

Vou me basear na sua experiencia e ver se consigo alguem que resolva e faca direito

Abraço

Lhernand escreveu:
Igor

Deixe-me relatar minha experiência com minha Blazer (4.3 ano 99, câmbio automático). Fiz a conversão há pouco mais de um ano, e no início funcionava OK, mas tinha dois senões: era sensível a perda de potência no GNV se comparado com gasolina, especialmente em subidas, e o câmbio trocava as marchas com rotação mais alta, ou seja, esticava demais, a ponto de ficar bem incômodo em trânsito urbano. Voltei à oficina e ouvi exatamente o que você relata: "é normal", e mesmo insistindo, nenhuma disposição de reconhecer o problema. Tempos depois começaram a aparecer as contra-explosões, (ocasionais quando acelerava e em tempo quente), que a mesma oficina disse ser problema de ignição (velas e cabos).

Finalmente levei a outro técnico recomendado por um colega de trabalho como competente, ele olhou a instalação e de cara recomendou trocar o mesclador por um metálico, do tipo "boca de fogão", com vários orifícios (o que eu tinha era o de poliuretano, com um tubo de venturi) - aliás, já mencionado neste forum pelo Alexandre Piza - e o variador de avanço por um modelo digital (ele disse que o variador instalado no meu era tão ruim que as oficinas levavam de brinde das fornecedoras de componentes).

Com relação às explosões, o técnico disse o mesmo que os colegas do fórum já comentaram: mistura pobre ou ignição, e que de jeito nenhum "é normal". Por precaução, recomendou também instalar uma válvula de alívio no caso de voltarem a ocorrer por desregulagem ou deficiência na ignição (a válvula não resolve o problema, apenas protege os componentes da entrada de ar).

Feitas as modificações (ressalto que verificaram velas e cabos, e estavam em bom estado) o motor agora está praticamente como se fosse gasolina, inclusive na potência, e as marchas mudam normalmente, nas rotações bem baixas. E nada de explosões.


Portanto, sugiro ficar atento e procure alguém que de fato conheça GNV, pois pela sua descrição sua oficina atual não vai lhe ajudar.

Abraço
Luis
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Sáb Mar 18, 2006 1:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Olá Lhernand !! Seja bem vindo ao fórum !

Se poderia nos fornecer outras informações nesse variador de avanço "digitaL" ? Pode ser que até conheça mas com outro nome. Tem como nos dizer o fabricante/modelo do seu ???

Aguardo sua resposta. Abraço.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Lhernand
MensagemEnviada: Sáb Mar 18, 2006 8:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2005
Mensagens: 6

Oi Leo!

O variador que substituiu o anterior é da PVR, modelo CAM3 (veja foto).

Embora tenha usado o termo "digital", creio que não é apropriado, pois todos devem ser. Este da PVR explicaram-me que é tecnologicamente mais evoluído e realiza um mapeamento mais completo e preciso do que o anterior. Os entendidos do forum talvez possam dar mais esclarecimentos.

Abraço

_________________
Luis
Blazer 4.3 V6 4x4
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Sáb Mar 18, 2006 10:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

O PVR CAM 03 é um variador tipo MAP. Fico bom na Blazer, com certeza....Que mau lhe pergute, quanto foi ?

Abração,

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB