Autor |
Mensagem
|
Magrão |
Enviada: Qua Jan 18, 2006 3:12 pm Assunto: Dicas para comprar C14 - Cabine Dupla |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Osasco
|
Olá Pessoal.
Sou novo por aqui e aproveito para parabeniza-los pelos assuntos em geral.
Andei verificando, mas não encontrei dicas básicas para serem verificadas antes de eu comprar uma C14.
(Chassi, motor, vazamentos, etc)
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.
Modelo C14
Ano: 1966
Cabine Dupla
Cambio - 3 Marchas
Motor - 6 Cilindros
Procedencia (ainda está no RS)
Valor: 11 Mil
Queria saber se está na média de valor de mercado.
Abraços
Milton- Osasco - SP |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jan 19, 2006 12:29 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Milton,
valor, pra saber se tá coerente, só vendo e andando na picape. O ideal seria ir no sul e ve-la. Tem que ter cuidado, porque tem muita gente que reforma carro com material ruim pra ficar barato e ter lucro. Na hora, parece que está tudo ok, mas depois aos poucos, começa aparecer os pepinos.
Bom vamos lá:
Câmbio e diferencial: Ver se o câmbio tem engates macios e precisos(não sei qual seria a maciez ideal do câmbio 3 marchas...), ver(ouvir) se quando arranca ou muda de marchas dá estalos na transmissão. Isso pode significar problemas a curto prazo, como cruzetas, garfo ou mesmo folga em algum componente do diferencial.
Carroceria; Ver embaixo das portas se não tem ferrugem (lugar crônico, principalmente perto dos drenos); tirar os forros das portas e ver o estado da mesma por dentro; ver colunas dianteiras; alinhamento geral da carroceria(inclusive da porta, que deve abrir e fechar sem problema algum); a situação dos calços(3 pares); assoalho, tanto pro cima quanto por baixo; tirar os defletores de ar atrás das rodas e observar por dentro; conferir os cantos escondidos do capô; ver as colunas traseiras(outro lugar cronico de ferrugem).
Caçamba: caixas de rodas, coxins, e tampa traseira.
Suspensão: Conferir as buchas, se estão boas; bandejas; molas cansadas; pivos e braços da suspensão. Colocar a picape num piso plano e num ver se tem desnivel entre um lado de outro.
Ahco que é só. Desculpe se me prolonguei.... mas se eu fosse comprar uma picape, checaria tudo isso.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Magrão |
Enviada: Qui Jan 19, 2006 9:31 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Osasco
|
Obrigado Thales,
São bastante itens para verificar...
Pelo menos a procedência é de uma boa loja, mas com certeza, Ãrei até lá antes de fechar negocio.
Valeu. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jan 22, 2006 8:34 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá,
esqueci de duas coisinhas: como se trata de um carro antigo, vaiser muito difÃcil você não encontrar algum problemas num desses lugares. Isso seria para ver o que está comprando e ter uma base para a negociação e não ser enganado. Ah, este modelo, C-14 1966 Cabine Dupla é muito raro de se achar.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Magrão |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 9:25 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Osasco
|
Thales,
Obrigado de novo.
Aproveitando...
Tenho um Jeep Willys 64, mas não costumo fazer trilhas e no caso dele, a principal preocupação na compra, foi o chassi e documentação, suspensão, 4x4 e reduzida, pois o resto dava-se um jeito de comprar com tempo, se desse problema.
(mas levei muita sorte, ele tá inteirão e todo original).
Pelo que vi no seu comentário, a carroceria também deve ser levado bastante em conta...
Na sua opinião, qual o item que deve ser essencial numa escolha ? (detalhe que uma vez comprado, não de para arrumar depois)...
Caso eu precise de peças, cambio, motor... é fácil de encontrar como encontro do Jeep ?
Este ano (1966) é muito velho para uma camionete ? ou depende da conservação ?
Abraços
Milton Biihrer
Osasco - SP |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 11:59 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Milton...
bom chassi é fundamental... veja se já foi soldado, se sim a qualidade do serviço; confira se não está torto ou empenado.
No caso das picapes a carroceria é extremamente importante... pois qualquer reparo sai caro. suspensão idem. Documentação é importante também...
Quanto a motor e câmbio são importantÃssimos. Peças pra motor, câmbio e diferencial, 90% são facÃlimas de achar, tanto novas quanto usadas. O mais complicado de se achar são alguns acabamentos e peças da carroceria. Já em relação ao ano... depende da conservação. Tem muita S-10 96, 97, 98 bem esgalepadas... Do mesmo modo já vi muitas C-10 e D-10 bem conservadas, ou que foram bem reformadas/restauradas e que rodam todo dia sem muitos problemas.
O item a se priorizar, o mais importante pra mim seria carroceria e chassi, depois transmissão(câmbio cardã, diferencial), suspensão e motor. Explico uma carroceria/chassi mal cuidado ou um reparo mal feito é bem difÃcil de recuperar e caro também. O resto fica caro, mas dá pra fazer sem problema algum e pode ser aos poucos.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Magrão |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 12:25 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Osasco
|
Thales,
Agora ficou muito claro...
Estas dicas para mim são muito valiosas, pois não conheço nada destas joias da Chevrolet.
Quando eu tiver as fotos, vou enviar para vc dar uma analisada preliminar.
Abraços e muito obrigado
Milton Biihrer |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Sekiya |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 10:36 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
É Magrão...
Todo cuidado é pouco.
Estes detalhes que o Thales citou são importantÃssimos, mas depende muito também do seu objetivo. Tem gente que não importa o estado geral do carro e compra para reformar. Eu penso que quanto menos dor de cabeça melhor.
Por isso fique atento com documentação (carro bom sem documento não serve para nada!) e estrutura principal da cabine/carroceria + chassi (p.ex. assoalho, colunas da cabine, alinhamento) . O resto dá se um jeito... _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Magrão |
Enviada: Ter Jan 24, 2006 9:54 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Osasco
|
Eduardo,
É verdade, estas caminhonetes tem bastante lata e todo cuidado é pouco.
Mas vamos esperar para ver a menina.
Abraços
Milton Biihrer |
|
Voltar ao Topo |
|
|
hideken |
Enviada: Sex Jan 27, 2006 9:39 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 14 Localização: Divinópolis-MG
|
Prezado Magrão,
Penso que se você seguir as dicas do Thales não terá dor de cabeça.
Porém, a tÃtulo de colaboração, quero sugerir a você o máximo de atenção na compra, pois, de uns tempos para cá, tem gente que vive somente de comprar carros antigos (a C14 em questão é um deles) e dar uma "maquiada" para enganar os incaltos admiradores que, no afã de adquirir um veÃculo pelo qual nutrem um sentimento de verdadeira paixão, muitas vezes se deixam iludir. O mercado de veÃculos antigos se tornou uma máfia. Digo isto por experiência própria.
Não tenha pressa e não compre a primeira que aparecer. Procure você mesmo, viaje pelo interior (a melhor parte), vá perguntando por aà que você vai encontrar o seu "tesouro".
Obrigado pela atenção. _________________ Paz e saúde a todos.
Hideraldo S. Cardoso
Divinópolis-MG |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Magrão |
Enviada: Sex Jan 27, 2006 10:04 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Osasco
|
Pessoal,
Valeu mesmo pelas dicas.
Vocês são bastante atenciosos.
Vou pesquisar bastante.
Abraços
Milton Biihrer |
|
Voltar ao Topo |
|
|
marco aurelio |
Enviada: Sáb Abr 01, 2006 9:21 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 11 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 36
|
Faltou falar sobre a numeração do motor, aqui na minha cidade isso é mais cobrado do que o nº do chassi. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
adalberto |
Enviada: Sáb Abr 01, 2006 10:56 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7417 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
E qual seria sua cidade ? _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Andreson Melo |
Enviada: Dom Abr 02, 2006 7:33 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Seria no nordeste marco? _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Rodrigo Luvison |
Enviada: Dom Abr 02, 2006 8:26 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Meu palpite é Brasilia-DF. _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
Voltar ao Topo |
|
|
|