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 Temperatura do Motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
tecnica
MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 10:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Marcelo, Thiago,

Que novela hein ?! Mas tem solução. Tirando os JPX e Skoda, que vinham com super-aquecimento como acessório original......

Bom, acredito que tudo é questão de procedimento. O primeiro passo é uma boa limpeza do sistema. Qdo eu faço isso, eu uso o Limpa Radiador da Radiex, ele é um desincrustante quimico forte (ou seja, ácido), no caso dos 4.1, que vai bastante água, deve-se usar 2 frascos. É meio chato de achar, não é todo lugar que tem, mas é muito bom.

Despeja-se o(s) frasco(s) no radiador, e sai para passear com o carro, por mais ou menos 1/2hora. Depois, troca-se a agua, anda mais um pouco, troca a água de novo, e deve-se repetir o procedimento até que a água passe a sair limpa. Depois disso é que pode-se completar o sistema com o aditivo (etilenoglicol).

Existe um aparelho chamado "pirômetro", ele é muito prático porque lê a temperatura por infravermelho. Os mais sofisticados têm mira laser, e muitos mecânicos tem um desses hoje em dia por conta da injeção eletrônica (ele é usado para medir a temperatura do catalisador). No nosso caso, ele é usado para medir a temperatura em vários pontos no motor (cabeçote, frente do bloco, traseira do bloco) e no radiador, detectando pontos onde pode haver restrição na circulação de água.

É interessante usar um desses para certificar se o problema do aquecimento é real ou problema elétrico.

Continuando...

A válvula termostática deve ser testada na água quente, para certificar que está abrindo corretamente. Ponha numa panela com água, e "cozinhe" a menina, observando se está abrindo.

A bomba deve ser retirada para inspeção. Não é raro encontrar as palhetas da bomba dágua comidas pelo atrito com sujidade do radiador. Aproveita-se a retirada da bomba e verifique se os dutos de entrada e saída não estão obstruídos.

O radiador deve ser limpo por dentro e por fora. Não é dificil encontrar as aletas do radiador entupidas por sujidade. Os macarrões devem ser retirados e limpos individualmente, pois incrustam com facilidade. Eles existem para diminuir a velocidade da água na colmeia e aumentar o contato com paredes.

Os demais itens que podem causar o sobre-aquecimento, podem ser: incrustrações de ferrugem nas camisas de cilindros (aumentam a espessura da parede, dificultando a troca de calor). É o ultimo ítem a ser verificado, pois é o mais caro e trabalhoso de se fazer, tem que retirar os selos do bloco para chegar nas camisas e desinscrustá-las.

Também verificar se o acoplamento viscoso da hélice está ok , ou a embreagem eletromagnética (se houverem).

Respondendo à pergunta do Thiago, não existe nenhuma válvula no redutor de GNV que controle a circulação da água. A função da água quente nele é impedir o congelamento das câmaras do redutor, pois o gas, ao se expandir, diminui a temperatura. A menos que a derivação para o redutor tenha sido mal-planejada, não seria fonte de problemas.

Do duto do respiro de óleo, ele deveria estar conectado. A questão é puramente ecológica, ele vai ligado ao carburador justamente para que os gases sejam queimados. A marcha lenta subiu com ele porque ele enriqueceu a mistura, o certo é, depois de reconectar, regular novamente a lenta.

Pessoal, é isso aí. Não sei se eu fui repetitivo, espero ter ajudado.

[]'s

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Alexandre Piza
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Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 4:54 pm    Assunto: Temperatura do Motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Valeu Alexandre
Só uma complementação: Pelo que pesquisei e observei no motor, a Bonanza não conta com acoplamento viscoso no hélice do motor. Segundo as infos que consegui na web o acoplamento viscoso é encontrado nas Blazer´s V6 (e obviamente outros carros que desconheço). Você confirma esta info ?
Outra coisa, reparei que a cebolinha que estava no carro é bem diferente da que eu coloquei, embora ambas sejam originais e possuem o mesmo número de série ( a antiga tem um prolongamento de +_ 1cm após a rosca). Não sei se esta diferença pode interferir na leitura dos circuitos do painel.
Uma info: Os produtos da Radiex ( http://www.radiex.com.br/ ) são encontrados aqui em Sampa, no Mercadocar, que é uma loja que tem bastante variedade e, em geral, bons preços e serviços básicos. A loja da Barra Funda tem estacionamento grande e é bem fácil de entrar, comprar, trocar óleo, etc... e sair).
Por exemplo, nas trocas de óleo costumo economazar cerca de um terço
em relação a outros lugares.
http://www.mercadocar.com.br/
MercadoCar Barra Funda - Av. Marquês de São Vicente, 2055 - Barra Funda - São Paulo - SP - Fone: (11) 3616-3555

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BONANZA CL 91
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Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Sáb Fev 04, 2006 8:57 pm    Assunto: Temperatura do Motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Prezados
Os últimos passos:
Limpeza do radiador com limpa radiador Radiex: foi um trabalho longo pois a sujeira não parava de sair (após a aplicação do produto lavei o maotor umas dez vezes), mas parece que ajudou bastante e deu para perceber que meu radiador estava realmente impregnado. Sem a válvula termostática, a temperatura demorou bastante para subir e só acendeu a luz e chegou perto dos 3/4 de temperatura no mostrador, em uma longa subida, depois de quase uma hora andando e parando.
Troca da cebolinha nova pela que estava no carro antigamente , que é claramente diferente, mesmo que tenha o mesmo número de série, agilizei tbm uma melhor conexão do fio: A temperatura só passa do meio no mostrador com o carro no GNV com ar condicionado, e mesmo assim depois de muito tempo e na subida. O carro quando parado nestas condições não ferve e a temperatura diminui a partir do momento que se desliga o ar. Em dois ou tres minutos o ponteiro volta para o meio e a luz se apaga entre o 3/4 e 1/2. E o motor continua zunindo como novo.
Ainda estou sem aditivo no radiador, pois amanhã vou proceder mais algumas lavagens no Radiador.
Talvez com o aditivo a temperatura não passará de maneira nehuma do meio do marcador.
Acho que o radiador estava/está realmente impregnado e com baixa eficiência na troca calórica, mas o problema da luz parece que é realmente um problema elétrico com grande possibilidade de ser de aterramento deficiente.
Até a próxima noticia.

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BONANZA CL 91
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Fev 05, 2006 9:51 pm    Assunto: Re: Temperatura do Motor Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Glaucio Tiago escreveu:
... a Bonanza não conta com acoplamento viscoso no hélice do motor. Segundo as infos que consegui na web o acoplamento viscoso é encontrado nas Blazer´s V6 (e obviamente outros carros que desconheço). Você confirma esta info ?...


É isso mesmo. Nos motores a álcool/gasolina a hélice gira direto e possui 4 pás.

Lembro-me de um tópico em que o amigo "drperes" trocou a hélice original pela de 6 pás. Dizia ele que melhorou um pouco...

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Abraços
Eduardo
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adalberto
MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2006 9:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7409
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

O que tambem ajudaria seria no caso de uma troca do radiador, optar por um de aluminio. Tenho um desses na Vera e as vezes até penso em fazer uns sorvetes no motor pois não esquenta de forma alguma.
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Adalberto
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2006 11:18 pm    Assunto: Re: Temperatura do Motor Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Sekiya escreveu:
Lembro-me de um tópico em que o amigo "drperes" trocou a hélice original pela de 6 pás. Dizia ele que melhorou um pouco...


Estranho... mas não estou encontrando mais o tópico...
Vai ver que apagaram...

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Abraços
Eduardo
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2006 9:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Olá pessoall,

Adalberto, o radiador de alumínio não tem condutividade térmica menor que o de cobre??

[]'s

Thales

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adalberto
MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2006 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7409
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Thales, não sou perito mas sempre ouvi falar que o radiador de aluminio é melhor que o de cobre. Já vi até em revistas de preparação de motores. E pegando um pedaço de aluminio e outro de cobre pude reparar que o aluminio é mais frio.
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Adalberto
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2006 6:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O aluminio pode ter sua condutibilidade termica alterada por ligas na sua composição.

Hoje quase na totalidade usam radiadores, condensadores, evaporadores em aluminio, por ter peso e preço menor.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 9:50 pm    Assunto: Temperatura do Motor - Conclusão Final Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Boa Noite Pessoall
Após um longo e caloroso verão, cheguei a conclusão final em relação ao sintoma da luz indicadora de temperatura acesa sem o motor ferver. Após trocar termostato, tirar válvula termostática, experimentar novos aditivos, etc... etc... etc... limpei o radiador com radiex e então comecei a perceber um pequeno vazamento quando eu andava uns 6km e parava. Na verdade era um chuveirinho que funcionava quando as rotações subiam e a água evaporava quando o motor estava realmente quente. Isto causava um deficit de pressão e de eficiência no sistema e uma leve baixa na água do motor pois aparentemente só vazava quando o motor era exigido em altas rotações. Arranquei o radiador e a oficina de radiadores (que tem que ser boa) me alertou que não valia a pena varetar pois nestes casos o radiador nunca fica realmente bom. Na Accioly o radiador de alumínio Viscondi (paralelo) era R$ 650,00, o de alumínio GM R$ 980 e o de cobre R$ 1.900,00. Paguei na própria oficina por um Viscondi R$ 630,00 e nunca mais apareceu o fenômeno de acendimento da luz de temperatura no paínel. Acho que isto conclui o meu caso.
Obrigado pela valiosa opinião de todos os companheiros de lista.
Glaucio Tiago

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