Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Temperatura do Motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 11:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Glaucio,

pode ser ar sim.... mas será que a termostática não estava fechada e não deixou sair todo o líquido?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 11:52 am    Assunto: Glaucio Tiago Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Acho que vou começar pela varetagem do radiador, pois o radiador nunca foi limpo (16 anos). Vcs têm uma idéia de quanto pode custar um serviço (bom) deste tipo de limpeza do radiador.
_________________
BONANZA CL 91
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 11:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Thales
Fiz a troca de maneira bem tranquila, demorando quase uma hora para que todo o líquido vazasse e parecia que a válvula permitia a saída do líquido. Agora, se fosse isto, não seria só rodar um pouco para que o líquido baixasse drasticamente de nível ???

_________________
BONANZA CL 91
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Pelo jeito a termostatica estava fechada, aconteceu isso quando fizemos a troca da agua do palio 1.5 do meu vizinho. Ele fez com o motor frio, segui um tutorial do clube do palio e efetuei a troca da agua no palio do meu tio, e deu tudo certo
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Marcelo Machado
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 8:20 pm    Assunto: Temperatura Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Novembro de 2005
Mensagens: 6
Localização: Rio de Janeiro

Amigos, boa noite: eu já dei por encerrado esse problema de temperatura, não aguento mais gastar dinheiro levando a Pick Up, ora no eletrecista ora no mecanico. Já fiz tudo que podia fazer, agora estou fazendo igual a São Tome, quando o ponteiro do marcador começa a chegar no vermelho eu encosto o carro no acostamento e vou sentir a temperatura do radiador de pertoe sempre esta cm uma temperatura razoável, sem paresentar sinais de que esta fervendo ou perto disso, então eu toco o pé na estrada. Não aguento mais. Outra providencia que tomei mas não aconselho ninhgem a fazer é tirar a lampada da temperatura que fica piscando toda hora. O marcador eu já sei como ele esta funcionando. Laughing
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Yahoo Messenger MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 11:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Marcelo, pior que dá uma raiva mesmo quando a gente vê problema sem solução... Pelo visto deve ser de origem elétrica mesmo. Se você falou que ao jogar água no sensor a temperatura abaixa, pode ser que esta peça esteja fora da especificação correta. Era peça original??

Glaucio, no meu caso com o motor 4.1G, quando fiz a troca do líquido não coube nem metade da capacidade anunciada. Deve ter ficado água presa dentro do motor. O carro estava sem termostática. O que eu acho que acontece é que a bomba fica na frente, bem perto da entrada do radiador. Se você solta a mangueira, a água do radiador e da bomba acaba saindo. Aí você liga o motor para ver se sai mais água, mas a bomba d'água fica girando em falso e a água continua lá dentro das galerias do motor. Um jeito seria trocar a vácuo ou colocando o carro em um bom declive com a frente para baixo. Aí quem sabe a água sai.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 12:05 am    Assunto: Temperatura do Motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Pois é minha gente...
É realmente um fenômeno bem interessante. Merecia um especial da Discovery Channel a lá: "Mechanical Detectives".
Eu realmente já desencanei, fico meio preocupado somente em viagens longas, as quais não tenho feito ultimamente.
Vamos lá:
Pode ser problema elétrico;
Pode ser problema no sistema de arrefecimento;
Pode ser problema nos dois sistemas.
São muitas variáveis para análise.
Tem algumas coisas que eu penso também:
Meu sistema de escapamento é modificado, pois meus cilindros de GNV estão embaixo do carro, entre as longarinas (instalação que só era feita em um lugar aqui em São Paulo, e era a única que permitia homologação devido a qualidade da instalação com peito de aço e outras proteções para os cilindros que ficam acima da altura de "entre solo" entre o diferencial e o chão. Hoje é inviável comercialmente).
Será que pode ser o sistema de exaustão não tão comprimido que pode dar um real super ou maior aquecimento ?
A rotação da marcha lenta do motor em sistema GNV é menor que na Gasolina. A luz só acende em dias quentes quando fico parando direto em congestionamento e/ou quando é exigida mais rotações do motor como em subidas de serras. Parece que quando está na gasolina demora mais para acontecer o fenômeno.
De qualquer maneira, todas as vezes que confiro o motor "in loco", o líquido não está fervendo e eu posso colocar a mão sobre a tampa das válvulas por uns três segundos sem queimar a pele.
Acho que se fosse ar no sistema, o ar iria sair do sistema assim que o motor esquentasse para valer. Será ??
Sei lá !!!
Acho que vou mandar varetar o radiador e dobrar o aterramento elétrico, só para ir eliminando pedaço por pedaço do sistema e continuar esta saga mecânica, elétrica e/ou paranormal.
Troquei o sensor da temperatura, comprei um original na ACCIOLY, que é a melhor loja de peças originais GM aqui em Sampa, e a única coisa que mudou é que agora ele sobe e desce de maneira mais suave.
Enquanto não resolvo o problema misterioso, acho que vou começar a parar em bares pelo caminho e ir tomando umas cervejas. Assim se o carro continuar a me dizer que tá quente, eu vou estar bem refrescado e relax.
Só sei uma coisa, eu adoro este carro e toda vez que eu penso em vender eu rapidamente desencano pelo prazer que é dirigí-lo e antes que meu filho, esposa, mãe, cachorros, amigos, etc... me hostilizem pela idéia.

_________________
BONANZA CL 91
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 5:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Para se fazer o esgotamento total da água, alem da mangueira, tem que retirar o bujão de esgotamento no bloco do motor.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 9:52 am    Assunto: Temperatura do motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Kiko
Onde está este bujão de esgotamento ???

_________________
BONANZA CL 91
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10049
Localização: Rio de Janeiro

Boa tarde Glaucio,
Realmente é muito chato quando não se consegue achar a causa do problema, as vezes pode dar uma certa insegurança em viagens mais longas ou por lugares que nào conhecemos bem.
Seguindo uma ordem você pode ou não encontrar a causae as vezes já aconteceu comigo, encontrei a causa acidentalmente quando estava resolvendo um outro problema qualque, não desista as picapes GM são automóveis sem igual merecem a sua atenção, boa sorte.
César Oliveira

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Amigo meu tava com problema parecido em uma Elba, e foi a junta que estava queimada, pro sorte nao deu calço hidraulico no carro dele. Abs
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 2:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7414
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Glaucio, sempre que trocamos a agua ou completamos temos que tirar o ar e isso se faz apertando-se a mangueia de cima do radiador na medida em que se coloca agua até que pare de borbulhar. Já ouvi falar de carros que fundiram o motor apenas por não ter feito isso pois a pessoa pensou que o radiador estava cheio mas era só ar.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 5:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

As valvulas termostaticas (alguns modelos) traz o sistema para desaeração, caso das valvulas para Perkins/Maxion originais (Robert Shaw), em valvulas que não possuem o sistema, precisa rodar com o carro, e completar a agua no reservatorio.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Glaucio Tiago
MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 12:04 pm    Assunto: Temperatura do Motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 13
Localização: São Paulo / SP

Caríssimos, os últimos passos...
-Tirei a válvúla termostática e embora demore um pouco mais para a temperatura subir, continua o mesmo fenômeno: a luz acende quando o ponteiro está perto dos tres quartos, mas o motor continua a apresentar uma temperatura normal quando severifica "in loco".
-Na última regulagem meu mecânico tinha religado o respiro do compartimento de vávulas que vai até a entrada de ar do carburador (quando fiz a conversão em 97, este duto estava isolado e nunca tinha entendido porque?). Tornei a isolá-lo e a marcha lenta caiu umas cem rotações e parece que fez um pouco de diferença na temperatura, sem comprometer o desempenho do carro.
Pergunta:
-Alguém sabe como funciona a passagem do líquido de arrefecimento pela bomba redutora do GNV ? É uma passagem simples ou existe algum componente lá dentro tipo válvula ???
-Será que esta passagem de líquido pela bomba red. GNV pode diminuir a eficiência do sistema de arrefecimento ???
-Pode parecer loucura, mas alguém que tenha ou teve o carro com este sintoma percebeu se ele se torna mais crônico em dias anteriores a entrada de frentes frias (no meu, parce que sim). Meu carro no nível do mar e onde geralmente é mais quente, quase nunca ou nunca apresentou este sintoma (Será que a pressão atmosfêrica pode interferir em algo????).

Se fosse junta do cabeçote, tudo já teria ido para o espaço a muito tempo. Sei que as juntas de cabeçote tbm vão perdendo alguma eficiência com o tempo, mas meu problema é antigo, meu carro não falha, minhas velas estão sempre limpas e sem nenhum sinal de entrada de água na câmara de combustão, não tenho problema em fazê-lo pegar sem afogador nem de manhã cedo em dias frios, meu oléo está sempre limpo e sem nenhum vestígio de água, o líquido de arrefecimento não apresenta vestígio de óleo.
Acho que ou é um problema de limite da eficiência do arrefecimento em situações características e em função do GNV, ou uma deficiência em meu radiador em razão de possíveis entupimentos no duto da colméia, ou um problema eminentemente elétrico.
Agradeço todas as opiniões que vieram, e que virão.
Bom final de semana,
Glaucio Tiago

_________________
BONANZA CL 91
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Humberto Frederico Reihn
MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 9:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 5

Bom dia Marcelo tive um problema de aquecimento uma ves não na Bonanza mas em uma parati que apos ser trocado o radiador ouve um entupimento pelo que parecia ser um pedaço de borracha que impedia a boa circulação da agua,pode não ser o seu caso mas é a esperiencia que tive.

Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB