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Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Ago 24, 2003 2:11 am    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 24, 2003 6:03 am    Assunto: Fumaça Branca Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

A fumaça branca ocorre por 2 motivos
1- Taxa de compressão baixa
2- Baixa temperatura da câmara de combustão

Pois a fumaça branca é o vapor do diesel, que não queimou.

A taxa de compressão baixa pode ser causado por regulagem das válvulas, problemas com juntas ou próprio desgaste do motor.

Gastar cerca de 30 minutos para motor atingir a temperatura de trabalho é anormal, normalmente em 5 a 10 minutos em marcha são suficientes para deixar de soltar fumaça branca, verifique a válvula termostática, ela pode estar ausente ou furada (técnica de mecânicos que tem por aí, diz que é para não esquentar)ou defeituosa, neste caso troque por um novo.

Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Ago 24, 2003 5:52 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 24, 2003 8:35 pm    Assunto: Valvula Termostática Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

A válvula termostática tem a função de manter a temperatura ideal de trabalho no motor, no caso dos motores Perkins em torno de 85ºC, ela fecha a passagem de água para o radiador fazendo a água circular somente pelo bloco do motor, até que a água atinja a temperatura ideal, daí para frente, abre a passagem para radiador na medida que a água exceda a temperatura ideal, fazendo que a água volte até a temperatura ideal de novo, e fecha novamente.
A vida útil de uma válvula e em torno de 2 anos, mas depende da qualidade da peça e estado da água do radiador.
A válvula eu recomendo usar a original GM/Maxion.
Ela se localiza no parte da frente do cabeçote, onde sai o mangote que vai para a parte superior do radiador, dentro de uma peça em formato de um cotovelo com uma espécie de redoma.
A maneira de saber se está bom ou não, o termômetro não pode apresentar oscilações em um trajeto, tipo subindo morro, descendo morro, num congestionamento, o ponteiro tem que ficar no mesmo lugar.

Para obter ilustração e nº da peça, baixe o catalogo da International, disponível no nosso site.

Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2003 5:44 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2003 7:18 pm    Assunto: temperatura Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Daniel , meu Q20B tbm demora pra atingir a temperatura de trabalho , embora a termostática esteja funcionando , porém se pegar muita subida ele mantém ctte aquecido sem passar do limite . acho que é uma característica do motor , só aquecer em regime mesmo , na lenta demora um bocado pra aquecer .
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2003 6:10 am    Assunto: Valvula Termostática Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

Vc disse q a valvula é nova, mas se for a original, se não me engano RobertShaw, existe apenas 1 furo de saída de ar de + ou - 4 mm com uma valvula de retenção, um pino colocado neste furo,que faz com que a passagem feche qdo motor funcionar, facilitando o aquecimento.

Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2003 2:42 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
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Eduvelo
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2003 6:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Daniel , sai bem pouca fumaça , mas não é branca e é só qdo ligo , dura alguns segundos . Pra te consolar tenho um camarada com um Maxion S4T-plus numa Land 90 2002 e sai fumaça branca por muito tempo qdo dá partida de manhã , já cansou de levar na concessionária e volta do mesmo jeito . Detalhe : ele mora em Monte Verde , á noite a temperatura cai muito e cria condensação e talvez seja esse o problema , eu sei que ele fica invocado com a fumaça , mas tem que aguentar .
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Eduvelo S. Andre SP
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Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2003 7:50 pm    Assunto: Fumaça Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Pessoal
estou com o mesmo problema relatado por alguns. O cabeçote do meu motor, Q20B, foi retificado, os bicos foram feitos e continua uma fumaça azulada, melhora um pouco depois que esquenta, mas continua me incomodando. Se piso mais no acelerados em baixa rotação, a fumaça sai preta.
Edu, meu carro também tem a tendência de elevar a temperatura em subidas. O mecânico disse que está sem a válvula termostática.
Até mais
Fernando Figueiredo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2003 8:27 pm    Assunto: Temperatura do Motor Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Os sintomas da falta de Válvula termostatica ou válvula mexida são:
1-Em marcha lenta a temperatura não sobe.
2-Na subida longa, a temperatura sobe além do normal em retas.
3-Na descida longa sem aceleração, a temperatura abaixa barbaridade.

Agora, qto a emissão de fumaças, estes motores estão reprovados nas normas atuais, mas cá entre nós, vc já levou multa da Cetesb, porque se fechar muito a bomba, o motor fica xoxo.

Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2003 10:39 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Set 11, 2003 5:50 am    Assunto: Fumaça Branca Responder com Citação



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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel


As causas da fumaça branca, segundo manual "Diagnostico de falhas" da Perkins, podem ser:

1-Qualidade de combustível
2-Junta do cabeçote danificada
3-Temperatura de trabalho baixo
4-Valvula termostática

e na minha opinião: taxa de compressão baixa (ajuste de valvulas, aneis virados, ajuste de camisa x pistão, ajuste de altura do cabeçote)

A retifica onde o motor foi feito é de boa qualidade?

Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Set 11, 2003 2:22 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Set 12, 2003 5:32 am    Assunto: Fumaça Branca Responder com Citação



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Olá Daniel

Nem sempre,
pois o aumento da temperatura na camara de combustão, melhora também as falhas de combustão devido baixa taxa de compressão.

Abraços

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