Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 S10 suspensão, pneus e... S10! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
JOTA
MensagemEnviada: Seg Nov 21, 2005 10:24 pm    Assunto: S10 suspensão, pneus e... S10! Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Boa noite amigos.
Esta é minha primeira participação neste forum de amigos das picapes GM.
Tal e qual a vcs. eu tbm sou proprietário de uma Chevrolet, no caso uma S10, 4x4, CDTDI, 2.8l, 2003, Executive.

Gosto dela. Gosto da economia e do seu relativo conforto (na época foi a escolhida e a queridinha de minha mulher e filha neste ítem) mas... sem pre há um mais.
Acho-a um tanto baixa e me inquieta o seu eterno "navegar é preciso" da carroceria. Claro, se eu quisesse um trator como as "japas" eu ñ teria aquiescido na escolha por ela. Porém, deve existir um meio de melhorá-la.
Daí, que venho até vcs para expor algumas dúvidas e solicitar ajuda de quem sabe.

Vamos a elas:
1) As medidas dos pneus originais de minha S10 são: 235/70/16.
Tais medidas tornam quase impossível achar pneus de maior "agarra" para estradas enlamedas. Os pneus originais são muito ruins por sinal. Por isto pergunto:
É possível usar o Scorpion A/T, na medida 245/70/16? Ele causaria seqüelas importantes na estabilidade, dirigibilidade e na vida útil dos componentes da suspensão?
Infelizmente não achei nenhum outro com medidas mais próximas, excetuando-se se eu trocasse as rodas originais, coisa que não quero fazer porque às acho bonitas. Pneus da BFGoodrich (muito bons) ou da Michelin (que eu coloquei em uma Blazer que tive - excelentes) não possuem estas medidas.

2) Quanto às novas S10.
Se tem apregoado que elas tem uma acentuada melhora na estabilidade, fruto de recalibragem na suspensão. Isto, segundo ouvi, seria simplesmente pelo uso de amortecedores melhores. Portanto, é possível instalar os mesmos amortecedores das novas? Basta isto? E onde posso encontrá-los, visto que nas concessionárias eles sequer tem a cotação.
Já me deram nomes como "Rancho" e "Bilstein" (que inclusive disseram vir nas "Sertões"), mas nem sei onde procurá-los e quais seriam os modelos a pedir.

No mais, peço desculpem por esta avalanche de pedidos, mas é "abuso" por ser novo no forum.

Prometo aos colegas uma efetiva participação e uma tríplice e fraterna camaradagem com todos.
Obrigado.
João Pedro
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2005 12:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

João, seja bem vindo!

Quanto as suas dúvidas dos pneus, qual seria o seu objetivo? Melhor estabilidade/dirigibilidade no asfalto ou melhor tração na terra/lama?

Mudar para 245/70 R16 deve melhorar um pouco a estabilidade, já que aumenta 1cm na banda de rodagem e aumenta apenas 7mm na altura. Eu acredito que não deva forçar muito os componentes da suspensão/direção, já que a alteração é mínima.

Quanto a suspensão difícil dizer. Só vendo as peças e comparando mesmo. Como o seu uso foi recente e restrito a série Sertões pode ser uma peça difícil de se achar, até porque a mesma deve ser importada.

Veja: http://www.bilstein.com
Tem um catálogo para os veículos americanos. Agora se é igual... Good Question...

O bom seria ver uma montada numa S10 2006 e verificar o código da mesma. Só ver se tem uma nas concessionárias.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2005 10:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá, João Pedro

seja bem vindo.

Se não me engano, as novas S-10 saem com amortecedores Bilsteins amarelo. Foi a única alteração na suspensão e você pode colocá-los na sua sem problemas. O negócio é achar.

Quanto aos amortecedores Rancho, não tem um modelo específico para cada automóvel. Para por um Rancho, você tem que ver quanto mede seu amortecedor aberto/fechado e achar um que atenda à sua demanda. Vai ser dificílimo encontrar um com as mesmas medidas do seu, então você vai pegar uma que vai sobrar curso. O interessante dos Rancho é a regulagem que tem nos mesmos: são 6 calibragens diferentes entre o mais duro mais mole. o problema é o preço... Ah, são muito duráveis.

Os bilsteins não sei te dizer como é.

Para achar esses amortecedores procure em lojas de auto peças especializadas em equipagem e em 4x4.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
JOTA
MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2005 4:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Sekya e Thales.

Obrigado aos dois.
As informações valem e muito.
Realmente há um vácuo quanto aos amortecedores em uso nas "novas" S10. As concessionárias não os tem e nem mesmo sabe cotá-los. Se presumirmos que são da marca Bilsten eles devem ser bem caros, mas ainda não há nem como saber o preço.
Como explanei acima, os únicos pneus de melhor performance que os originais da minha S10 são os Scorpion da Pirelli. Desconheço do rendimento e dirigibilidade deles, mas, como não há outros bons pneus nesta medida (mínima pra S10 pois ela tem problemas quando esterça pneus maiores), terá de ser eles mesmo.
Gostaria de um pneu com melhor rendimento equacionado para estrada de terra e asfalto, do tipo "all terrain". Os originais (Goodyear) são simplesmente péssimos e sua duração é pífia.
Bem, agradeço as informações e a gentileza de vocês. Estarei sempre aqui agora, para "importuná-los" um pouco.
Mais uma vez obrigado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Nov 25, 2005 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É bem estranho Jota que as concessionárias não saibam qual o código da peça, afinal eles são os primeiros a conhecerem os códigos. Acho que eles estão com medo de revelar a "facada"!

Esses Scorpion AT é bem "borrachudo". Já vi que sua banda é mais profunda que o da linha ST. Será que dura mais?

Tem algumas discussões sobre pneus no fórum e tem diversas opiniões. Ainda não preciso trocar os pneus aqui (hoje é um Firestone FSR), mas quando trocar penso nos ATs assim como você. Me parecem mais duráveis que o ST.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
JOTA
MensagemEnviada: Sex Nov 25, 2005 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Sekiya.

O que li sobre os Scorpion deixam mais dúvidas que acabam por esclarecer. Li opiniões sobre sua pouca durabilidade, mas é evidente que esta depende das condições por onde se trafega e como se trafega. Mas já li tbm opiniões bem favoráveis a ele. Infelizmente para mim parece que é o único a ter medidas para à minha S10, visto que as medidas dele se aproximam das originais dela. Outros fabricantes ñ possuem medidas com as mesmas características de "all terrain". Por exemplo: a Michelin tem medidas 245/70/16, mas só para os "Synchrone" que é um pneu 100% (excelente por sinal) de asfalto.
Qto aos amortecedores a explicação que me deram é que não há peças, no caso os amortecdores, ainda, em estoque. Disseram que como as "novas" S10 foram recém lançadas as peças ainda estão na garantia e ainda não foram cotadas pelas concessionárias. É estranho não é? Mas o que não é estranho nesta terra de Pindorama.
O jeito é aguardar.
Abraços.
João Pedro
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
LeonanFL
MensagemEnviada: Sáb Nov 26, 2005 10:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Bom dia amigos....

Entao Jota, se desse, vc poderia completar seus dados para gente saber mais de vc. blz??

Sobre os amortecedores, de uma olhada no 4x4brasil que eles manjam bastante de off-road, e tem alguns integrantes que vendem o rancho, inclusive tem alguns topicos que eles dizem o preço. Se eu tivesse grana eu compraria um rancho com certeza, pois vc tem uma regulagem interna, atravez de uma chave no painel. E também sao bem duraveis como ja foi dito.
Sobre os pneus, a gente em casa gosta dos firestone FSR, mas a galera aqui do site nao gosta muito. Ja os Scorpion, a gente tem usado em uma camionete pra ir encarar estrada de terra, e o desgate deles sao estranhos, nao come direito.
O dificil eh achar medida certa, mas os BF e Michelin sao os melhores ao meu ver....

Abraços

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
lisandro
MensagemEnviada: Sáb Nov 26, 2005 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 109

Prezados:
Falando em amoretecedores... Vi no programa Overhouling na Discovery uma modificação numa pickup mazda que PQP... Colocaram uns amortecedores de competição que minha nossa do céu... O carro ficou demais (acessem o site do over que ainda deve estar por lá...). Bom, o meu carro, uma Silverado, é bem macio, mas acho que quando está na estrada de terra faz um barulho de lata velha. Dá umas pancadas tipo "pou, pou", parece as antigas C10 andando no sertão antigamente... Bom, minha questão é: Sendo possível adaptar amortecedores especiais na pickup ela teria um comportamento melhor na absorção dos impactos numa estrada de terra meio esburacada?
No meu carro uso Scorpion ST, mas acho que são pneus que gastam muito rápido. Além disso, como o carro é leve na traseira, basta cuspir no chão para que o mesmo fique patinando. Ou seja, andar em estada enlameada, pelo aqui no Acre, nem em sonho... Mesmo no asfalto ele cisca demais, o que me dá a impressão que não agarra no chão. Bom, mas nem tudo é pefeito...
Abraços,
Lisandro

_________________
Lisandro
Meu sonho: Chevrolet Marta Rocha Tunada
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2005 6:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

O pneu Pirelli Scorpion A/T, equipa L-200 e Ranger, por tanto não deve ser tão ruim assim.

Na linha Silverado, o problema de batida seca na cabine, deve ser nos coxins de carroceria, pois o chassi é o mesmo da D-20, e a D-20 não tinha este problema.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Nov 27, 2005 8:23 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2005 7:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

tem 3 tipos de amortecedores Rancho: um com regulagem padornizada e diz te melhor desempenho que os comuns?? Tem outro que tem 6 tipos de regulagem e esta é feita no próprio amortecedor. Já o terceiro tem a regulagem dentro da cabine.

Quanto aos biltein original da S-10, devem estar padecendo do mesmo mal do Fox. Logo depois de lançado, teve muita gente que ficou com o carro parado porque não tinha peças originais na Volks. Estas peças eram tanto de mecânica quanto de funilaria. Ah, e o código só deve vir no catálogo de 2006.

Lisandro,

o seu barulho pode ser na caçamba também... veja melhor de onde ele vem...
Quanto aos amortecedores, acredito que eles não vão melhorar a absorção de impactos de maneira perceptível, a não ser que os da picape estejam muito gastos. O amortecedor apenas breca a mola para esta não ficar oscilando (subindo e descendo). Quem absorve o impacto é a mola.

Picape não pode é parar. se acontecer talvez um peso na traseira desatole. Agora quem acha que picape 4x2 num faz trilha é porque nunca viu expertes abordo de uma(eu me considero um aprendiz e já passei por lugares que nem imaginava).

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
JOTA
MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2005 11:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Leonan.
Obrigado pela informação do "4x4". Navego por lá e a moçada é muito boa, resolvi aqui aportar por ser um forum específico de picapes GM. Contudo, ñ sou de off-road, minha intenção é melhorar a estabilidade e dirigibilidade da minha S10.
Qto aos amortecedores, tbm já me aconselharam os Ranchos que, inclusive, seriam mais baratos do que os Bilsten. Eu, porém, estava achando que estes últimos ficariam mais em conta com o uso "oficial" pela GM.
Acho que coloquei em "perfil" tds os meus dados disponíveis, qdo da minha inscrição. Mas vou agora conferir se faltou alguma informação, pois, com exceção de MSN e ICQ, que ñ faço uso, (uso So Skype) creio ter fornecido tds os dados.
Aliás, uma pergunta que faço aos colegas.
Alguém sabe como alterar o e-mail original da inscrição no forum?
Ocorre que o email informado ñ é do meu uso freqüênte. Já tentei alterá-lo em "perfil", mas neca de pitibiribas.

Lisandro.

Os barulhos podem ter causas variáveis e uma melhor performance de sua picape dexe exigir mais do que a troca dos amortecedores, talvez exija batentes hidráulicos. É um caso parecido com o meu.
Por fim, os pneus Scorpion, pelo vistio das opiniões, tem seu calcanhar de Aquiles na durabilidade.

O Kiko lembra uma coisa importante, que eles são usados pelas Rangers e L200. No meu caso, o uso oficial dos Goodyears ñ levaram sucesso da mesma premissa. Eles desgastaram-se muito rápido e sua dirigibilidade é mais do que questionável.
Talvez Kiko, os AT (Scorpion) tenham melhor performance do que os ST da mesma marca.
Abçs. a tds.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Nov 28, 2005 1:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Lembrando que os Pneus Scorpion AT sao 50% on e 50% off road. Aqui em casa meu pai nunca usou pirelli a nao ser casos que ja venha no carro como a D20 atual, pois estourar muito sem motivo, desgastam irregular e rapido
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2005 2:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Kiko escreveu:

O pneu Pirelli Scorpion A/T, equipa L-200 e Ranger, por tanto não deve ser tão ruim assim.


Pois é Sr. Kiko, lembra dos Firestones na Ford ??? Pode ser que o Scorpion A/T seja fornecido as montadoras mais em conta $$$ fala mais alto, e os lucros aumentam Shocked Shocked

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
acordakira
MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2005 4:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Prezados, boa tarde !

Em relação aos pneus não podemos esquecer que um pneu com cravas maiores, mesmo que seja mais largo prejudica a aderência, pois quanto maiores as cravas menos área de contato e o composto de borracha é mais duro. Fora o barulho quando se anda em alta velocidade.. ele fica zunindo e tem uma hora que realmente... tem que aumentar o som!! rs

Já usei o AT na minha e fica um tanto barulhento (mas na época eu usava 33x10,5, um tanto exagerado) mas preferia quando usava Cooper Cobra e agora estou com o FSR... não é ruim não.. acho até muito resistentes... mas estou estudando uma troca também...

Existem outras marcas que possuem as medidas que deseja, uma delas é a Toyo.

Em relação aos amortecedores, quem fabrica o Rancho é a mesma da Monroe. O preço dos Biltein é elevador por serem alemães. Assim como os famosos Koni holandeses.

O que pode ter sido mudado na versão nova da S10 é a geometria da suspesão e não só os amortecedores. Já vi gente colocando mais uma lâmina no feixe de mola traseiro e garantiram que melhora absurdamente pois ela fica mais "firme" sem o efeito jangada que ela tem em curvas... mas isso precisa ser estudado direito por que pode afetar a estrutura e até o conforto da queridona aí.. (queridona=sua pickup)


Outra alternativa é ir em alguma loja especializada em amortecedores (Fenix, Tag, Impacto, Ronaldo... etc..)e pedir para recalibrar o seu amortecedor.

Um abraço à todos....

_________________
Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2005 11:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Fabio,

quanto aos pneus em relação a largura, mesmo ele tendo menor aderencia(cravas), um pneu mais largo tem mais area para a distribuição de força... ou seja tem menos tendencia a entortar.

Ja o barulho, este é causado tambem pela profundidade das cravas e nao so pelo tamanho. Pneu de camionete ronca quando novo, depois de meia vida nao fica tanto assim. O desenho também influencia.

É muito difícil ter uma alteração na geometria da suspensão da S-10 sem mexer bandejas/molas/cubo de roda etc. Por isso acho que foi somente nos amortecedores.

Por uma lamina a mais no feixe obviamente vai deixar a picape mais dura... agora o conforto vai do fregues. Tem gente que gosta de carro duro, outros de mole... mas nao vai trazer tantos problemas estruturais nao(e por isso que gosto de carro velho/picape, vc pode mexer a vontade que o bicho aguenta).

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB