Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Luz ABS Acessa « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Abr 09, 2007 6:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Sérgio e Maurício,

Quando eu comprei a minha Blazer a luz do ABS acendia depois de rodar uns 4 ou 5km. O ex-dono já tinha me relatado o problema e conversando com ele, descobri que haviam trocado vários componentes do sistema de freio, incluindo o par de discos dianteiros. Na hora eu matei a charada.
A minha tem ABS nas quatro rodas e o sensor das rodas dianteiras é um disco metálico que fica encaixado dentro do disco de freio. Quando se troca os discos, é necessário retirar o discos excitadores dos discos de freio antigos para os novos. Chutem o que o animal do mecânico fez? (ou ele é muito burro ou muito esperto), jogou os discos antigos fora sem retirar os discos excitadores...
O interessante é que a luz demorava bastante para acender e às vezes apagava com o carro em movimento.
A GM ainda tem algumas coisas estranhas, R$1500,00 CADA disco excitador, e não tinha. O vendedor me deu a dica de pedir os discos completos com os discos excitadores (removíveis) e para minha total surpresa, me saiu a R$800,00 ,em dinheiro, o par dos discos de freio, dentro da própria concessionária (vai entender...). A luz do ABS nunca mais acendeu com o carro movimento e ele está atuante.

Sérgio, a tua é igual à minha com ABS nas quatro rodas. Você já verificou se os discos excitadores estão presentes? Quando a luz está apagada, o ABS entra em ação em freadas fortes? (denunciado pelo barulho da bomba e trepidação do pedal). Recomendo fazer este teste em terra, pois no asfalto gasta muito pneu e mata os transeuntes do coração... A tua deve estar com o código de falhas armazenado. Em Manaus as concessionárias passam o scanner de graça. Basta fazer o orçamento. A minha dava como sensor de rotação defeituoso. Na realidade este sensor estava bom, mas como não tinha nada para ele detectar, conflitava com a rotação do eixo traseiro.

Até logo,

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mau
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 1:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Por hora, o que consegui descobrir é o seguinte:

As GB's possuem dois modelos de ABS. ABS-T (só traseiro) e ABS-4 (nas 4).

As ABS-T possuem sensores apenas na traseira e o sensor do velocímetro fica SÓ no câmbio.

As ABS-4 possuem sensores nas 4 e têm 2 sensores do velocímetro, câmbio e roda dianteira esquerda (que na Marci anda freiando nada por sinal).

Amanhã está agendada uma consulta na GM, veremos.....

Abraços,

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Pessoal,

Algumas dicas. Muito cuidado ao lixar os terminais. Geralmente eles são feitos de latão banhados por uma fina camada de estanho. O estanho protege o latão da oxidação. Se lixar demais e aparecer o metal dourado, acabou a camada protetora.
Em alguns casos os fabricantes usam terminais de latão sem revestimento. Em ambientes úmidos, é mal contato na certa após alguns anos. Cuidado, pois há terminais dourados que são de latão banhados a ouro e lixar é fria, pois muitos fabricantes de terminais usam camadas de menos de 0,2µm (um fio de cabelo tem cerca de 60µm).
Em terminais em que o contato é feito por deformação elástica (algum tipo de mola), não se deve entortar a área de contato.
Há ainda outros materiais, incluindo aço revestido com níquel para correntes elevadas.

Voltando ao ABS. Muita sujeira no disco excitador pode causar erros de leitura, em picapes, os dianteiros são mais afetados pois estão expostos. Em alguns carros, como Tempra, os excitadores do ABS dianteiro estão montados nas juntas homocinéticas externas. Em picapes geralmente ficam por dentro dos discos de freio.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Igor,
Muito boa esta tua dica, infelizmente, eu acho que só vou ter tempo de ver os discos de freio na semana seguinte, pois me enrrolei aqui no trabalho e a previsão é de que eu chegue tarde em casa todos os dias. Agora, realmente a luz do air bag começou a acender alguns dias depois que os discos de freio foram trocados, e eu nem sabia desta relação entre freio e luz do ABS. Otra coisa, o meu ABS está funcionando, mas em pista seca de asfalto ele costuma cantar os pneus quando piso de imediato no freio. Mas em piso molhado e de terra realmente o pedal treme, indicando que o ABS entrou.
Bem, assim que der eu vejo e informo aqui.
Aproveitando Igor, ainda não fiz a foto dos fios abaixo do volante, mas eu prometo que vou fazer.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 5:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Oi Sérgio,

Acredito que você queria dizer luz do ABS não do airbag.
Carros com ABS podem chegar a travar as rodas por um breve momento, o barulho de pneus começa bem antes de travar. No asfalto é comum os pneus cantarem, pararem de cantar, cantarem de novo em intervalos bem curtos e às vezes em tempos diferentes para cada roda. Hehehe, quando eu tinha o Tempra Turbo, o ABS acionava várias vezes. Se o pedal treme em pistas de terra o sistema está funcionando.
Na Blazer o ABS não é tão barulhento quanto no Tempra, ainda assim o barulho da bomba (barulho de motor elétrico) e das vávulas (tec-tec) são perfeitamente audíveis quando o ABS entra em ação, e óbvio a tremedeira no pedal.
Tirarei fotos do disco excitador. Na Blazer ele é bem fácil de ser visto pelo lado de dentro das rodas dianteiras.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 5:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Igor, pois é eu acredito que o animal do mechânico em que levei o carro logo que o comprei deva ter tirado a peça. Mas, como disse só vendo. Ah, já havia esquecido de dizer, já levei o carro em várias oficinas, inclusive duas autorizadas e não detectaram nada ao passar o scaner, ainda mais que a maldita luz sempre fica apagada quando o carro está na oficina. Ou seja, é um defeito intermitente e chato.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Sérgio,

Você guardou os discos de freio antigos?
Se for falta do disco excitador e o erro não estiver na memória de falhas passadas, o scanner vai indicar que o sistema está ok, pois o scanner detecta os sensores de rotação, mas não detecta os discos excitadores.
Em movimento é diferente, a luz do ABS acende especialmente em altas velocidades porque detecta rotações elevadas no eixo traseiro e 0rpm no dianteiro.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JJR
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 5:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Março de 2007
Mensagens: 223
Localização: São Bernardo do Campo

Alguem tem foto do sensor que vai na roda traseira? Não to conseguindo identificar.
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Igor, eu acho que os tenho em casa ainda, pois o que não dá para ficar comigo eu guardo na casa dos meus pais. Vou dar uma checada.
Obrigado,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Sérgio,

Abaixo está o link para a foto do disco excitador e sensor de rotação da roda dianteira da Blazer. Andei em estrada de barro no meio de uma chuvarada e está bastante sujo, mas é possível ver os cortes do disco excitador e o sensor de rotação próximo a ele.
Caso a tua esteja sem os discos excitadores, basta passar dos antigos para os novos. Tem que tirar o par de discos de freio, mas provavelmente resolverá.
Outra possibilidade é o teu mecânico ter desligado ou deslocado um dos sensores de rotação, durante a troca de discos.

Acho que passou da hora de lavar minha suspensão...

http://www.argo.com.br/~igor_lia/temp/disco.jpg

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Klinger
MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 9:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Aqui em casa eu já fiz de tudo pra apagar a luz, troquei o fluido, pastilhas, disco e limpei... Não sei o que é mesmo.

Mau, aqui é ABS-T e é nas 4 rodas pois tem o sensor nas rodas da frente.

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mau
MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Resolvido pessoal:

O sensor do ABS traseiro estava danificado, ele confundia o módulo do ABS que lia velocidades malucas em cada roda e alarmava a luz do ABS.

Trocado o sensor do ABS TRASEIRO (lateral esquerda do câmbio) R$ 480,00 de peça + R$ 90,00 de M.O. total. Depois disso tudo OK e maravilha !

Abraços!

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
matraka
MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2007 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007
Mensagens: 55
Localização: São Paulo

A minha S10 aconteceu a mesma coisa com o tal de ABS traseiro e era a central...fui no desmanche paguei 100 e tá funcionando até hj
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Osair
MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2007 4:46 pm    Assunto: Re: Luz ABS Acessa Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 10
Localização: Passo Fundo, RS

[quote="João Padilha"]Olá
Na minha S10 está acontecendo de acender a luz da injeção eletrônica. Já levei em duas oficinas especializadas e, até agora não foi resolveram o problema. Desseram para aguardar mais um pouco e testar novamente os sensores.
Osair


Bom, pode não ser nada, porque nunca mais ocorreu, mesmo assim permaneceu a dúvida.
O que é o sinal do (ABS) ligado no painel da s-10? porque e em quais motivos ele acende?[/quote]
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
matraka
MensagemEnviada: Sáb Abr 28, 2007 7:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007
Mensagens: 55
Localização: São Paulo

Na minha também aconteceu isto com a luz da injeção e só foi trocar o sensor lambda, aquele que tem um fio roxo, que ficou blz.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 4 de 7
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB