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Luz ABS Acessa |
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Igor_VDM |
Enviada: Seg Abr 09, 2007 6:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Sérgio e MaurÃcio,
Quando eu comprei a minha Blazer a luz do ABS acendia depois de rodar uns 4 ou 5km. O ex-dono já tinha me relatado o problema e conversando com ele, descobri que haviam trocado vários componentes do sistema de freio, incluindo o par de discos dianteiros. Na hora eu matei a charada.
A minha tem ABS nas quatro rodas e o sensor das rodas dianteiras é um disco metálico que fica encaixado dentro do disco de freio. Quando se troca os discos, é necessário retirar o discos excitadores dos discos de freio antigos para os novos. Chutem o que o animal do mecânico fez? (ou ele é muito burro ou muito esperto), jogou os discos antigos fora sem retirar os discos excitadores...
O interessante é que a luz demorava bastante para acender e às vezes apagava com o carro em movimento.
A GM ainda tem algumas coisas estranhas, R$1500,00 CADA disco excitador, e não tinha. O vendedor me deu a dica de pedir os discos completos com os discos excitadores (removÃveis) e para minha total surpresa, me saiu a R$800,00 ,em dinheiro, o par dos discos de freio, dentro da própria concessionária (vai entender...). A luz do ABS nunca mais acendeu com o carro movimento e ele está atuante.
Sérgio, a tua é igual à minha com ABS nas quatro rodas. Você já verificou se os discos excitadores estão presentes? Quando a luz está apagada, o ABS entra em ação em freadas fortes? (denunciado pelo barulho da bomba e trepidação do pedal). Recomendo fazer este teste em terra, pois no asfalto gasta muito pneu e mata os transeuntes do coração... A tua deve estar com o código de falhas armazenado. Em Manaus as concessionárias passam o scanner de graça. Basta fazer o orçamento. A minha dava como sensor de rotação defeituoso. Na realidade este sensor estava bom, mas como não tinha nada para ele detectar, conflitava com a rotação do eixo traseiro.
Até logo, _________________ Igor Mendonça
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Mau |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 1:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Por hora, o que consegui descobrir é o seguinte:
As GB's possuem dois modelos de ABS. ABS-T (só traseiro) e ABS-4 (nas 4).
As ABS-T possuem sensores apenas na traseira e o sensor do velocÃmetro fica SÓ no câmbio.
As ABS-4 possuem sensores nas 4 e têm 2 sensores do velocÃmetro, câmbio e roda dianteira esquerda (que na Marci anda freiando nada por sinal).
Amanhã está agendada uma consulta na GM, veremos.....
Abraços,
Mauricio _________________ Saudade da Marci..... |
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Igor_VDM |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 3:32 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Pessoal,
Algumas dicas. Muito cuidado ao lixar os terminais. Geralmente eles são feitos de latão banhados por uma fina camada de estanho. O estanho protege o latão da oxidação. Se lixar demais e aparecer o metal dourado, acabou a camada protetora.
Em alguns casos os fabricantes usam terminais de latão sem revestimento. Em ambientes úmidos, é mal contato na certa após alguns anos. Cuidado, pois há terminais dourados que são de latão banhados a ouro e lixar é fria, pois muitos fabricantes de terminais usam camadas de menos de 0,2µm (um fio de cabelo tem cerca de 60µm).
Em terminais em que o contato é feito por deformação elástica (algum tipo de mola), não se deve entortar a área de contato.
Há ainda outros materiais, incluindo aço revestido com nÃquel para correntes elevadas.
Voltando ao ABS. Muita sujeira no disco excitador pode causar erros de leitura, em picapes, os dianteiros são mais afetados pois estão expostos. Em alguns carros, como Tempra, os excitadores do ABS dianteiro estão montados nas juntas homocinéticas externas. Em picapes geralmente ficam por dentro dos discos de freio. _________________ Igor Mendonça
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MachadoSL |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 4:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Igor,
Muito boa esta tua dica, infelizmente, eu acho que só vou ter tempo de ver os discos de freio na semana seguinte, pois me enrrolei aqui no trabalho e a previsão é de que eu chegue tarde em casa todos os dias. Agora, realmente a luz do air bag começou a acender alguns dias depois que os discos de freio foram trocados, e eu nem sabia desta relação entre freio e luz do ABS. Otra coisa, o meu ABS está funcionando, mas em pista seca de asfalto ele costuma cantar os pneus quando piso de imediato no freio. Mas em piso molhado e de terra realmente o pedal treme, indicando que o ABS entrou.
Bem, assim que der eu vejo e informo aqui.
Aproveitando Igor, ainda não fiz a foto dos fios abaixo do volante, mas eu prometo que vou fazer.
Abraços,
Sergio |
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Igor_VDM |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 5:11 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Oi Sérgio,
Acredito que você queria dizer luz do ABS não do airbag.
Carros com ABS podem chegar a travar as rodas por um breve momento, o barulho de pneus começa bem antes de travar. No asfalto é comum os pneus cantarem, pararem de cantar, cantarem de novo em intervalos bem curtos e às vezes em tempos diferentes para cada roda. Hehehe, quando eu tinha o Tempra Turbo, o ABS acionava várias vezes. Se o pedal treme em pistas de terra o sistema está funcionando.
Na Blazer o ABS não é tão barulhento quanto no Tempra, ainda assim o barulho da bomba (barulho de motor elétrico) e das vávulas (tec-tec) são perfeitamente audÃveis quando o ABS entra em ação, e óbvio a tremedeira no pedal.
Tirarei fotos do disco excitador. Na Blazer ele é bem fácil de ser visto pelo lado de dentro das rodas dianteiras. _________________ Igor Mendonça
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MachadoSL |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 5:17 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Igor, pois é eu acredito que o animal do mechânico em que levei o carro logo que o comprei deva ter tirado a peça. Mas, como disse só vendo. Ah, já havia esquecido de dizer, já levei o carro em várias oficinas, inclusive duas autorizadas e não detectaram nada ao passar o scaner, ainda mais que a maldita luz sempre fica apagada quando o carro está na oficina. Ou seja, é um defeito intermitente e chato.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Igor_VDM |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 5:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Sérgio,
Você guardou os discos de freio antigos?
Se for falta do disco excitador e o erro não estiver na memória de falhas passadas, o scanner vai indicar que o sistema está ok, pois o scanner detecta os sensores de rotação, mas não detecta os discos excitadores.
Em movimento é diferente, a luz do ABS acende especialmente em altas velocidades porque detecta rotações elevadas no eixo traseiro e 0rpm no dianteiro. _________________ Igor Mendonça
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JJR |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 5:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Março de 2007 Mensagens: 223 Localização: São Bernardo do Campo
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Alguem tem foto do sensor que vai na roda traseira? Não to conseguindo identificar. _________________
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MachadoSL |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 5:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Igor, eu acho que os tenho em casa ainda, pois o que não dá para ficar comigo eu guardo na casa dos meus pais. Vou dar uma checada.
Obrigado,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Igor_VDM |
Enviada: Ter Abr 10, 2007 9:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Sérgio,
Abaixo está o link para a foto do disco excitador e sensor de rotação da roda dianteira da Blazer. Andei em estrada de barro no meio de uma chuvarada e está bastante sujo, mas é possÃvel ver os cortes do disco excitador e o sensor de rotação próximo a ele.
Caso a tua esteja sem os discos excitadores, basta passar dos antigos para os novos. Tem que tirar o par de discos de freio, mas provavelmente resolverá.
Outra possibilidade é o teu mecânico ter desligado ou deslocado um dos sensores de rotação, durante a troca de discos.
Acho que passou da hora de lavar minha suspensão...
http://www.argo.com.br/~igor_lia/temp/disco.jpg _________________ Igor Mendonça
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Klinger |
Enviada: Qua Abr 11, 2007 9:22 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 Mensagens: 3846 Localização: Rio Branco - ACRE
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Aqui em casa eu já fiz de tudo pra apagar a luz, troquei o fluido, pastilhas, disco e limpei... Não sei o que é mesmo.
Mau, aqui é ABS-T e é nas 4 rodas pois tem o sensor nas rodas da frente. _________________ Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca |
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Mau |
Enviada: Qua Abr 11, 2007 10:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Resolvido pessoal:
O sensor do ABS traseiro estava danificado, ele confundia o módulo do ABS que lia velocidades malucas em cada roda e alarmava a luz do ABS.
Trocado o sensor do ABS TRASEIRO (lateral esquerda do câmbio) R$ 480,00 de peça + R$ 90,00 de M.O. total. Depois disso tudo OK e maravilha !
Abraços!
Mauricio _________________ Saudade da Marci..... |
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matraka |
Enviada: Qui Abr 26, 2007 3:37 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007 Mensagens: 55 Localização: São Paulo
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A minha S10 aconteceu a mesma coisa com o tal de ABS traseiro e era a central...fui no desmanche paguei 100 e tá funcionando até hj |
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Osair |
Enviada: Qui Abr 26, 2007 4:46 pm Assunto: Re: Luz ABS Acessa |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 10 Localização: Passo Fundo, RS
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[quote="João Padilha"]Olá
Na minha S10 está acontecendo de acender a luz da injeção eletrônica. Já levei em duas oficinas especializadas e, até agora não foi resolveram o problema. Desseram para aguardar mais um pouco e testar novamente os sensores.
Osair
Bom, pode não ser nada, porque nunca mais ocorreu, mesmo assim permaneceu a dúvida.
O que é o sinal do (ABS) ligado no painel da s-10? porque e em quais motivos ele acende?[/quote] |
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matraka |
Enviada: Sáb Abr 28, 2007 7:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007 Mensagens: 55 Localização: São Paulo
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Na minha também aconteceu isto com a luz da injeção e só foi trocar o sensor lambda, aquele que tem um fio roxo, que ficou blz. |
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