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 Adaptando um sistema de suspensão. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
joaoluiz
MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 3:38 pm    Assunto: Adaptando um sistema de suspensão. Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês:

Comprei um par de molas pneumáticas da GoodYear, para adaptar na minha C10, e estou pensando em alterar o sistema de suspensão traseira. Não quero mais utilizar os feixes de mola, estou pensando em montar um sistema que utilizará 2 barras de ferro, que serão presas na articulação da frente das molas e do outro lado no diferencial... Utilizando as molas pneumáticas por cima do diferencial ( Conforme foto anexa.... Não reparem pois fiz no Paint)..
Para prender a barra no diferencial pretendo utilizar os grampos mesmos..

O que vocês acham, isso vai dar certo...

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Localização: União dos Palmares-AL

Seria suspensão pneumatica? E o compressor ??
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joaoluiz
MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

sim é uma suspensão pneumática, mas o que tem o compressor ? não entendi a pergunta.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 6:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá João Luiz

Normalmente os veículos que usam suspensão a ar possuem compressores de ar, para poder calibrar as bichigas comforme a carga, ou nos modernos como onibus para equalizar nas curvas para não inclinar o veículo.

Se fosse eu não tiraria a mola original, deixaria somente a mola mestre (1 lamina)

Abraços

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adalberto
MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 7:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Olá João !
Talvez fique mais claro se voce explicar o porque quer fazer essa modificação, qual o incoveniente para voce da suspensão original. Dessa forma o pessoal poderá dar ideias e sugestões.

abraço

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Adalberto
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joaoluiz
MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 8:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
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Bem pessoal é o seguinte, sobre o compressor eu sei que deve existir para o funcionamento dos balões, mas isso já estou resolvendo (estou utilizando um reservatório de ar para freio de caminhão e um compressor de ar condicionado de opala, só falta fazer a adptação no motor)..

Adalberto, o motivo de não utilizar a suspensão original é que com ela não consiguirei rebaixar tanto o carro, sendo esse meu principal interesse na suspensão a ar (rebaixar muito e levantar quando quiser).. Estive olhando vários projetos de suspensão traseira, quando não tem feixe de mola, quase todos utilizam esse sistema de barras com pontos de fixação chamados de 2 link, three link e o famoso Four Link, mas fico pensando se o diferencial não ficaria "dançando" muito, pois agora eu teria 2 pontos de fixação ao invés dos quatro pontos utilizados pelo feixe de molas....

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Olá João,

na maioria dos casos, o pessoall deixa no mínimo uma mola justamente por causa desse problema de fixação. Na maioria ficam duas.

Quanto a rebaixar, mesmo utilizando feixes, dá para fazer... Basta fazer um SPUA(feixes por debaixo do eixo). Contudo vai ter que refazer toda a angulação cãmbio-cardã-diferencial (de qualquer maneira, se for rebaixar, vai ter que fazer). Procure ver sobre o inverso(SPOA) no 4x4brasil que verá muita coisa sobre isso. Lá o pessoall entende bem de suspensão.

[]'s

Thales

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joaoluiz
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 9:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
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Thales vi no site 4x4 que existe muitas formas de fazer... Mas neste final de semana desmontei os feixes de mola da picape e estou pensando em fazer conforme o Kiko falou deixar apenas a primeira mola, mas surgiu umas dúvidas, será que essa mola não irá quebrar ? Vai suportar o peso da picape ?

Claro que em cima do diferencial terá as bolsas.

Outra dúvida: Alguem sabe o peso total desta picape (C10 1976, motor 6cc) ?

João Luiz

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adalberto
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 9:46 am    Assunto: Responder com Citação



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Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá João !
A minha viatura (Veraneio 72) pesa cerca de 2 tons, a sua deve pesar um pouco menos. Depois vou ver no manual se fala algo sobre o peso da caminhonete e informo.

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joaoluiz
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 9:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
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Valeu Adalberto, fico no aguardo... E para saber o tipo de pneu que poderei utilizar.... estou querendo comprar uns pneus reformados (Bs Colway) é muito mais barato.
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adalberto
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 10:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Olá João
Já discutimos isso no forum (pneus) voce deve achar bastante material sobre isso. Na Vera eu uso 255/75/15 mas o 235 tambem fica bom (é mais estreito)

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Eu nao usaria pneus remoldado em uma picape. Deveria ser ate probido o uso
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Olá João,

pneu remoldado pe fria total... pricipalmente se a picapes for para viagens ou uso mais 'esportivo', que me parece ser o seu caso.

Quanto a suspensão, o pessoall deixa uma mola porque fica melhor para regualar as bolsas. A mola que for deixar, não precisa ser necessariamente de C-10, pode pedir para fazer uma parabólica sob medida ou algo assim.

Se for deixar uma mola, vai ter que alterar o sistema de barras, o da montagem acima não servir, ele trava a suspensão.

Abraços,

Thales

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LeonanFL
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 9:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos........

João, a D20 cab simples de casa (e acho que todas) pesa 2200kg, com carroceria de lata original
Foi pesada em um balanção de ração.
Sobre pneus, eu tb nao usaria pneus remold, pois eles se gastam muito mais rapido e as laterais sao muito fracas.
Em casa tinha pneus de carro desmontados, um BS colway e um Pirelli, peguei com a mao por dentro, segurando na lateral, o pirelli manteve a estrutura, ja o BS se entortou todo. Nao se se ficou claro pra vcs a explicaçao.
Eu sei que a situaçao ta dificil, mas na minha opinião esse eh uma economia errada, pois interfere diretamente na segurança.........

Abraços.........

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joaoluiz
MensagemEnviada: Qua Set 28, 2005 8:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
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Thales, na verdade a picape será só para andar de vez em quando (ainda mais com 6cc).

Mas vejam só, o pneu que estou querendo colocar na picape da Pirelli custa R$ 597,00 e o da BsColway mesma medida custa R$ 299,00, sei que é remold mas segundo eles tem 5 anos de garantia....

Desculpe minha ignorancia mas oque vem a ser uma mola parabólica ?

LeonanFL, a D20 é mais pesada que a C10, então a minha deve ter uns 1800kg só ela. Será que chutei certo?

João Luiz

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