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 Reforma de uma C-10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
joaoluiz
MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2005 11:52 am    Assunto: Reforma de uma C-10 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

Olá pessoal, eu mesmo resolvi reformar minha C10 1976, então começei desmontando.
Já retirei toda parte eletrica, a parte traseira já desmontei tudo, na frente só falta suspensão e motor, e a cabine que eu ainda não sei o peso e como vou retirar....

Estou com idéia de deixa-la no chassi, e depois ir reconstruindo e reformando.

Como resolvi fazer tudo sozinho e nos finais de semana, muitas coisas estou aprendendo agora, então nas horas vagas procuro muito em foruns, sites (na maioria deles americanos) informações de como fazer.
Só que ainda tenho algumas dúvidas (Muitas dúvidas) com relação a tratamento dos metais, como devo proceder ? Primeiro lixo ? Devo retirar toda a tinta com removedor ? Após a retirada da tinta o que vem 1º o wash primer ou o primer oxido ?

Conto com a ajuda de vocês.
Vejam como ela está agora.



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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2005 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

João, a C10 tava baleada ou foi vontade de fazer uma geral e deixá-la mais bonita??

Na verdade eu acho que a melhor forma de tratar as chapas de metal seria dar uma jateada de areia nela para retirar a pintura. Só o lixamento talvez encobriria eventuais trincas em chassi, por exemplo. Na carroceria um lixamento vai bem, mas dá um bom serviço. Na minha opinião nem precisaria retirar a tinta com removedor, vai com a lixa de uma vez. Quanto ao que vai primeiro, você já consultou algum funileiro ou lanterneiro ou até casas de tintas automotivas só por curiosidade? Talvez eles dêem alguma dica!

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Abraços
Eduardo
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adalberto
MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2005 6:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Ola João, tudo bem ?
Tem um irmão do site que esta fazendo a mesma coisa com um caminhão chev brasil 58, ele vai fazer tambem um transformação e la no topico je tem muitas dicas do pessoal.
Veja no forum "Restauração, Conservação Veiculos Antigos" nos topicos "caminhão brasil 58" e "proteção contra corrosão"

adalberto
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joaoluiz
MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2005 7:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

Na verdade a pickup estava muito boa aparentemente, estou desmontando para saber o verdadeiro estado.. Mas até agora não encontrei nada de muito ruim...

Falando em casas de tintas e funileiros já olhei com vários, mas as dicas entram em conflito, cada um fala uma coisa.. Uns falam que a ordem e a seguinte, wash primer -> primer -> tinta... Outros dizem que é primer oxido -> primer -> tinta... Mas ainda não sei qual seria o real tratamento.

E ainda tem o chassi, que vou pintar que tipo de tinta usar ? é necessário retirar toda tinta antiga ?

Para um futuro bem próximo a ideia e alterar o sistema de supensão traseiro, do tipo four link e colocar uma suspensão pneumática. Aceito sugestões tambem ..

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adalberto
MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2005 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
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Eu havia me esquecido, mas tem tambem o nosso amigo Garmin que está restaurando por completo uma veraneio. Ele tambem pode te dar algumas dicas.

adalberto
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 12:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Olá joão,

óxido primer não é o mesmo que wash primer? se não, devem ser produtos semelhantes, pois o wash primer é um fundo oxido...

Quanto a tinta velha, ou você lixa ou tira a tinta com produtos específicos. Acho que é bobagem lixar, para remover depois não?

Retirar toda a tinta e pintar novamente com wash primer, primer e depois tinta, fica um serviço bem melhor que lixar e pintar. É serviço pra vida toda e faz tudo de uma vez só... O segundo economiza um pouco e só compensa se a lata/pintura estiverem boas, mas pode ser que ocorra problemas a curto prazo pois não vai saber o estado da lata realmente e ficar algo escondido.

[]'s

Thales

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joaoluiz
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 7:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

1º Retiro toda a tinta e deixo na lata pura,
2º Aplico o Wash Primer
3º Primer (Vermelho oxido ou universal)
4º Tinta..

Thales obrigado pela dica.

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2005 9:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Olá João,

e o primer de nivelamento, o famoso fundo cinza?

[]'s

Thales

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joaoluiz
MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 8:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
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Pois é, na verdade eu ainda não sei a sequencia direito... Deixo a pickup na lata, retiro toda a tinta, mas agora não sei o que vem primeiro.

Se alguem souber favor postar aqui...

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Editado pela última vez por joaoluiz em Qui Dez 01, 2005 11:26 am, num total de 1 vez
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rocket
MensagemEnviada: Dom Set 25, 2005 6:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2003
Mensagens: 31
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Joao,

Trabalhei com pintura e restauracao em autorizada por muito tempo. Hoje, devido a saude, tive que trocar de profissao.
O que digo eh o seguinte.
1) Somente remova a pintura original nos pontos onde existir muita ferrugem. Caso contrario nao vale a pena, pois o trabalho nao vai ser muito grande e o resultado vai ser o mesmo. Mas isso se for pintura original.
2) Se nao for pintura original, o caso tem varias possibilidades. Por exemplo, se existirem muitas camadas de pintura, eh interessante remover tudo com removedor (mas remova somente da peca). Nao use jato de areia (nem o fino), pois ele pode (e vai) "afinar" a lata e causar deformacoes que terao que ser corrigidas com massa plastica. Nao que massa eh problema, mas para ficar um servico bom a coisa eh complicada, principalmente se quem fizer nao tiver experiencia realmente comprovada (e dedicacao). Outro motivo pra remover a pintura com removedor, eh o caso de o tipo da tinta nao ser compativel. Mesmo que algum pintor argumente que passando um fundo grosso (como oxido ou catalisado) o resultado vai ser ruim, pois o nivelamento da peca fica prejudicado, devido a espessura da camada de tinta. Que tintas nao sao compativeis? Exemplos: em baixo sintetico e em cima duco; em baixo acrilico (nao usado a tempo, mas como a camioneta eh antiga...) e em cima qualquer outra coisa, em baixo duco e em cima sintetico (nao vai dar problemas, mas duco eh uma tinta mais resistente e com melhor espalhamento, mesmo os sinteticos catalisados perdem para o duco na resistencia, embora possam apresentar um brilho superior - que eu acho nao justificar). Tem mais casos, mas esses sao os principais. Outro motivo para remover a pintura eh a existencia dos chamados "pes de galinha" na pintura velha, ou seja, pequenas trincas, geralmente no formato de tridente (tres pontas). Os pes de galinha surgem devido a acao do tempo em pintura sem protecao, ou quando muitas camadas de tinta existirem ou quando tintas incompativeis estiverem presentes.
Quanto ao tratamento da lataria. Se voce usar removedor, o primeiro passo eh a limpeza profunda, com solucoes de agua + vinagre de alcool (tem acido acetico pra vender em lojas de pintura se voce preferir). Isso porque os removedores possuem soda caustica e usando uma solucao acida (fraca) voce neutraliza possiveis residuos de removedor. Depois, agua som sabao ou detergente neutro e esponja (pode ser aquela scoth-brite verde e amarela - use o lado verde). Depois, seque bem e passe solucao desengraxante. O proximo passo eh o washprimer fostato de zinco. Depois, lixe-o com grana 400. Aplique fundo oxido ou catalisado (o chamado fundo PU). Depois. procure pelas imperfeicoes e corrija-as com massa rapida. Claro, nesse caso voce tera que lixar: para massa rapida, use grana 220 pra promover a aderencia, para massa plastica ou poliester, use grana 100 ou 120. Prefira lixamento com agua, para evitar que a poeira do lixamento entre nos poros da pintura, o que vai causar desplacamento da massa ou bolhas no futuro. Mas lembre-se, nunca passe massa plastica ou poliester sobre a pintura. Sempre lixe ate aparecer a lata. Nao se preocupe se o fundo wash sumir, pois o contato da massa plastica ou poliester com a lata eh uma coisa que nao tras problemas. Depois disso, nivele as imperfeicoes da massa, aplique um fundo cinza seguido de um produto para evidenciar as imperfeicoes. Corrija-as novamente com massa rapida, nivele novamente (agora voce deve estar com uma lixa 360 ou 400). Passe um fundo colorido que eh a base para a pintura. Finalize todas as pecas antes de fazer a pintur final. E somente lixe as pecas a serem pintadas com a tinta final no momento da pintura (antes do empapelamento).
Para pintar, se for cor lisa, use o poliuretanto. Tem mais resistencia e brilho. Mas tamber pode ser o poliester com verniz. Para cores perolizadas ou metalicas, sempre o poliester com verniz. Prefira vernize bi-componente ao poliuretano. Da mais brilho e melhor acabamento. Nunca, mas nunca use verniz rapido.
Outra coisa eh em relacao as marcas dos produtos. Compre sempre coisa boa, como Glasurit (o melhor) ou Lazzuril. Evite outras marcas. Thinner, sempre os melhores. Se pintar com duco, use retardador - sempre, para evitar branqueamento da pintura.

Ufa, escrevi um monte. Espero ajudar em vez de complicar!

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adalberto
MensagemEnviada: Seg Set 26, 2005 8:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Olá Rocket !
Percebi que voce está registrado no forum desde 2003 mas infelizmente voce não frequenta muito o site. Com uma aula dessas que voce deu acima seria muito interessante para nos que voce participasse mais para nos ensinar mais.

grande abraço

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Adalberto
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joaoluiz
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 9:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
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Pois é Rocket, ela tinha muitas camadas de tinta, por isso resolvi retirar toda a tinta, mas existe dois pontos de muita ferrugem (foto anexo), o que você me recomenda ? Soldar uma chapa por cima e corrigir com massa ? Que tipo de solda deve ser utilizada para reparar este tipo de podre ? Oxiacetileno mesmo ?

Após a retirada da tinta achei que a chapa não poderia ver água ? Por isso utilizei thinner e passei um oleo por cima para não enferrujar.

João Luiz



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rocket
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 8:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2003
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Oi gente,
Apesar de eu mexer com computador o dia (e a noite) inteiros, nao consigo achar tempo pra entrar no site...vou melhorar :)

Bom, aqueles lugares que voce mostrou sao "classicos" para dar ferrugem, pois, geralmente, os escoadores de agua entopem e a poeira armazenada nos cantos vira um barro que mantem em constante umidade a lataria....resultado: podre.

O ideal para corrigir esse problema, seria voce encontrar um outro canto que estivesse bom (de outra camioneta, tipo uma c10 ou d10 83/84/etc.). Acho que novo voce nao encontra isso, pois faz parte da cabine e nao das colunas.

Se voce nao encontrar, o jeito vai ser soldar uma chapa. Mas atencao, nao solde "por cima" como voce falou. Recote as partes ruins com uma tesoura de corte. Depois, voce vai ver se internamente existem danos. Se existirem (e eh provavel que vai existir), limpe-os com bastante agua e sabao, para retirar toda sujeira e gordua (pior ainda voce ter colocado oleo...isso nunca se faz antes de pintar...eh por isso que o chapeamento e a preparacao devem ocorrer imediatamente antes da pintura). Depois de limpo, se a ferrugem for pouca (nao existe casca de ferrugem), voce pode passar uma escova de aco e um produto chamado ferlicon. Nao use os convertedores de ferrugem. Depois, limpe com uma esponja com agua e sabao. A lata vai ficar com uma cor entre preta e cinza opaca. Um bom sinal, indicando que nao existe mais ferrugem. Quando se usa o ferlicon, nao eh necessario mais nada alem do fundo. Use fundo oxido vermelho ou fundo pu logo em cima do ferlicon.
Mas antes de passar o fundo, voce tem que tampar o buraco que voce recortou, lembra ?!
Bem, pegue um papelao e va recortando com uma tesoura o formato exato (nem mais, nem menos) que cubra o buraco feito. Com o molde de papelao, recorte uma chama de ferro (nao use chapas inoxidaveis) de espessura 14 ou 12, dependendo do local do corte.
Observe o seguinte: a menos que esteja muitissimo comprometida, evite cortar fora os pedacos que fazem as curvas da peca, pois caso contrario voce nao conseguira moldar a nova chapa adequadamente.
E como soldar? Bem, a melhor solda é Mig, mas se voce nao tiver, use oxi-acetileno. Lembre-se, soldas com carbureto sao mais maleaveis que o acetileno pronto, mas nao eh essencial. Outra alternativa eh usar solda de metal amarelo (aquela que usa-se com pasta para escorrimento). Prefira essa solda nos pontos de juncao, onde a lata "trabalha" como fundo e lateral, ou lateral e suporte. Outra alternativa em relacao a solda de metal amarelo eh o uso do estanho. Tanto o metal amarelo como o estanho nao enferrujam e sao mais macios, permitindo um melhor desbaste.
Para soldar, limpe toda a tinta existente ao redor, senao ela queimara e ficara uma porquice...
Depois de soldado, desbaste com uma rotativa com lixa 100. Nao use disco de corte para desbastar, pois ele afina a lata e pode queima-la (ficando azulada). o que compromete o servico e a qualidade.
Depois, limpe tudo com thinner fraco.
Passe ferlicon novamente por todos os lugares onde existir lata "crua".
Depois, lixe a seco com uma lixa palha ou uma scoth-brite com o lado verde.
Passe fundo oxido, bem grosso, umas tres demaos com intervalo de 2 horas entre cada aproximadamente. No outro dia, lixe manualmente a seco com lixa 150. Prepare massa poliester ou plastica de qualidade e passe. Evite passar nas juncoes de peca, pois como elas trabalham e a massa nao, a massa quebraria com o passar do tempo...
Nessas juncoes o ideal eh passar veda carroceria (ou veda capo). Nivele a massa com lixa 150, 180 e siga as dicas que dei no post acima sobre como continuar o servico...
Outra dica, depois que voce tiver pintado "toda" a camionete, compre oleo de mamona ou similar e vaporize nesses lugares que foram trabalhados. Evite passar nas borrachas. Particularmente nesses cantos, mantenha sempre os orificios de escoamento da agua limpos.
Outra coisa. Eh voce que esta fazendo o trabalho? Conhece chapeamento e pintura? Ou ta "aprendendo" no carro...

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá Rocket,

bom depois dessas duas aulas de restauração eu tenho umas duas perguntinhas para te fazer(nada melhor do que perguntar a alguém realmente gabaritado no assunto): Minha C-10 71 tá com o assoalho meio enfurrujado por dentro. Como tô meio sem grana para pagar alguém para dar um trato, estou pensando em aprender com ela(cobaia).

Pensei no seguinte: passar um fundo convertedor de ferrugem para neutralizá-la e depois passar uma massa anti-ruido por cima ou então bate pedra. Depois de feito o serviço e conforme ficasse o acabamento iria deixá-lo como está ou então lixar manualmente e pintar com spray preto fosco. queria uma superfície lisa e não enrugada.

Segundo dicas de amigos, o bate pedra absorve água, então o ideal seria pintar... procede?

ah, não tenho garagem para realizar o serviço com calma, por isso tenho que usar produtos de secagem rápida. Além disso uso ela diariamente e o trabalho seria feito em etapas diárias...
Grato,

Thales

PS.: agora entendi porque sua D-10 tá lindona!!! Hoje é difícil achar alguém que realmente conhece funilaria e saiba fazê-la direito.

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rocket
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 11:06 pm    Assunto: Responder com Citação



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Bem, o que eu faria nessas condicoes...
Lavagem com agua e sabao, tirando todos residuos, gordua ou ferrutem solta.
Depois de secar, uma escova de aco bem no capricho, seguido de uma lixa de pano grana 40 ou 60.
Depois, limpe com um pano seco ou brocha. Passe thiner fraco pra tirar o resto.
Passe ferlicon (convertedor de ferrutem a longo prazo tras problemas, pois ele so converte a parte externa do problema - com o tempo essa parte descasca e comeca de novo...). Com ferlicon, ele penetra em toda a area e tambem fostatiza. Eh por isso que nao precisa wash primer.
Depois de secar o ferlicon, lixe-o a seco com uma grana 150. Passe um fundo oxido vermelho e deixe secar uns dois ou tres dias.
Depois, de uma lixada, sempre seco, e passe anti-ruido. A primeira mao voce pode diluir com thiner fraco para espalhar melhor e preencher as porosidades com perfeicao.
Depois de uns dois/tres dias, passe outra mao de anti-ruido, mais grosso (puro).
Dica, para pasar o anti-ruido, use um pincel de 40 ou 60mm de largura, "tremendo" a mao. Cria um efeito de emborrachamento original enrrugado (mas fica o contrario do que vc quer...).
Nao precisa pintar depois. Coloque o tapete (ou carpete) por cima se for o caso.
Note que devido as condicoes, voce sempre trabalhara no seco, exceto a primeira lavagem.
No total, voce gasta menos de R$100,00 pra fazer o trabalho.

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