Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Desempenho com GNV na Blazer 2.2 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 4:24 am    Assunto: Desempenho com GNV na Blazer 2.2 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Olá a todos !!!

Possuo uma Blazer 2.2 00/00 com GNV.

Ao rodar na Gasolina o carro vai bem, sinto o desempenho normal. Ao colocar no GNV o rendimento cai muito. Isso todos sabemos! Gostaria de saber se chips de potência, conversão para álcool, uso de filtros esportivos, remoção de catalisador, cabos de vela esportivos mudariam alguma coisa. Leio, leio, leio e fico mais confuso. Uns dizem que melhora ou dizem que não. Gostaria da opinião de vocês.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Minha opinião:

O problema da queda de desempenho do GNV é sua própria característica. Por isso eu acho que chipar não ia adiantar nada (a não ser para a gasolina). Passar para o álcool também não (o certo é o motor ser a álcool originalmente), filtro esportivos poderia até ajudar, mas eu acho pouco para o investimento (filtro esportivo é bom para carro preparado), remoção do catalisador eu não faria, apesar dele restringir a passagem dos gases. Mas tem o problema da futura inspeção veicular e o principal: aumento da poluição.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Leo,

O unico dispositivo que melhora o desempenho no GNV é o variador de avanço. O GNV tem queima mais lenta que gasolina e alcool, por isso a necessidade do motor trabalhar adiantado.

Outro elemento do kit que colabora para o desempenho é o mesclador. A grande maioria dos instaladores coloca uns mescladores de poliuretano (vai com um injetor de gás), que é bem barato. O grande problema desses modelos é que a abertura é muito menor que a passagem do ar original do veículo (diametro da mangueira do filtro, por exemplo), criando uma restrição tremenda, e pior, prejudicando o desempenho também na gasolina.

Abaixo vai a foto de um modelo decente de mesclador:



As boas caracteristicas de um modelo como esse (independente de marca) são:

- diametro ligeiramente inferior ao diametro original (até 70% é tolerável, mais que isso é obstrução).
- aberturas do tipo "fogao de cozinha", distribuindo o GNV de forma homogênea.

Velas e cabos de qualidade são muito importantes, sem dúvida, pois o GNV é duro de queimar. Chips de potência e conversão para alcool não resolvem, porque o que ajudaria mesmo o GNV seria mais taxa de compressão no motor (em torno de 15:1) o que é inviável....

Os demais eletronicos (simuladores de sonda e de bico) servem para não gerar erros no sistema de injeção do motor. Em instalações bem boqueta, nem são colocados.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Alexandre...

Vc e suas respostas sempre esclarescedoras !!!

Vc saberia me dizer se existe diferença entre os variadores universais (MAP / MAF -> Ligado no Sensor de Pressão Absoluta (MAP) ou no Sensor de Fluxo de Ar (MAF), emula a mudança da pressão ou fluxo de ar para que a central de injeção corrija o ponto) e os específicos (ligados ao Sensor de Rotação ou Bobina) ?

Faz diferença no desempenho ???

Abraços.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
tecnica
MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 11:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Leo,

Os que trabalham junto com sensor de rotação ou com a bobina são mais eficientes, pois adiantam o ponto informando o PMS ao modulo de injeção vários graus antes (de 15 a 45).

Os de MAP e MAF tentam enganar o a injeção informando parâmetros de aspiração (MAP) ou fluxo de ar (MAF), diferentes do real, porem a graduação de avanço está determinada no mapeamento gravado na memória da injeção. Não sei se fui claro o suficiente. Acontece que os sistemas de injeção não fazem um calculo em tempo real da quantidade de combustivel e graus de adiantamento do ponto, apenas leêm todos os sensores e buscam em sua memória qual é a qtde de combustivel e graduação de ponto para aquela situação especifica.

Então, se os mapas em memória trabalham, por exemplo, de 9 a 30 graus, 30 é o máximo que o variador do tipo MAP ou MAF consegue adiantar o ponto, ao passo que um variador de sensor de rotação ou bobina consegue acrescentar até 45 graus aos 30 que o modulo já atingiria.

Porem em muitos carros não é possível usar a de sensor de rotacao.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
drperes
MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2005 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Já tive S10 cabine dupla 2.2 com GNV, e na minha opinião, quanto mais coisas forem agregadas pior ela fica. O problema é que é pouco motor para muito carro. É preciso se acostumar. Subidas longas só mesmo na gasolina.

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Sou eu novamente....


O fabricante fala no manual para deixar as velas com folga de 1,1 mm. Observei que as velas Accel para
gnv tem folga de 0,6 mm. Isso poderia gerar algum problema no motor ??? Costumo ouvir pequenos estouros ao acelerar um pouco mais (acima de 100 Km/h). Seria por esse uso indevido das velas ? E na gasolina como seria o comportamento com essas velas Accel ???

Desculpem-me o excesso de perguntas..

Abraços a todos.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
tecnica
MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2005 11:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Leo,

Pode trabalhar com 0,9 nas velas, se a original é 1,1mm. O ideal é 0,1 ou 0,2mm a menos, por conta da menor condutividade da mistura de GNV. Os estouros podem ser velas mesmo, ou pode ser mistura pobre nas rotacoes mais altas.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Clerecutzo
MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2005 12:13 am    Assunto: S-10 2.2 GNV Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Agosto de 2005
Mensagens: 24
Localização: Angra - RJ

Olá! Gostaria que o amigo me tirasse uma dúvida. Possuo uma S-10 96 2.2 Monobico. Meu GNV não tem Emulador de bico nem de sonda e muito menos variador de avanço. Decidi instalar agora esses componentes.
Realmente já me disseram para não instalar variadores tipo map/maf. Mas como saber diferenciar para que as convertedoras não me passem a perna. BRC ou Tury são tipo map/maf? Desde já agradeço, Bom Dia.

_________________
Thiago de Carvalho
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
drperes
MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2005 9:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

No motor 2.2 da S10 Vc vai gastar dinheiro a toa, pois não vai melhorar em nada o desempenho e vai de trazer uma montão de problemas.

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2005 12:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Boa Noite Clerecutzo,

Respondendo sua pergunta, o emulador de bicos e de sonda não mudam em nada o desempenho. Eles são componentes que mandam sinais para a central da injeção eletrônica de forma que esta não acumule erros. A luz da injeção acendendo não gera problemas no futuro. O único inconveniente é que a injeção vai acumulando erros, então, quando voltar a rodar com gasolina, o desempenho não será o melhor possível, pois a injeção funcionará em modo de emergência (dentre outras coisas, o ponto fica travado), até que os erros sejam apagados.

Sem o variador de avanço, principalmente em carros GM, não tem jeito, o carro não rende o esperado... Se o ponto do carro não for adiantado (no caso do motor 2.2 em 6 graus !!) a perda é grande. Variadores MAP/MAF mudam o ponto secundariamente por alterarem o sinal desses sensores. O ideal são aqueles que atuam diretamente no sensor de rotação ou roda fônica. O Tury T30 é ótimo e recomendo. Melhor seria "chipar" seu carro assim como eu fiz (no rio tem a Bigás, outras informações também em www.gogastech.com.br). Além disso uma rebaixada no cabeçote também ajuda, uma vez que aumentaria a taxa de compressão do motor.
Outra ajuda também é instalar um motor de passo, que controla a mistura de forma eletrônica, mantendo sempre a proporção de GNV ideal, o que também melhora o desempenho. O único inconveniente é que o motor de passo ainda é uma peça um pouco cara (cerca de R$ 500,00).

No inicio gasta-se uma graninha forte, mas você perceberá que tenha um desempenho próximo ao da gasolina, e com a economia no preço do combustível esse custo se dilui....

À disposição, Leo Barbosa

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
drperes
MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2005 9:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Desculpem a insistência, nada contra ao amigo Leo, mas gastar isto tudo para ficar com o desempenho igual ao da gasolina em uma S10 2.2?
Não seria melhor pegar essa grana e trocar por uma V6?

Uma pergunta para o Leo: a partir de que ano de fabricação o veículo pode receber o motor de passo? A minha Path é 1992 e não pode recebe-lo, esta correto?

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Clerecutzo
MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2005 12:19 am    Assunto: Variador de Avanço, s-10 Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Agosto de 2005
Mensagens: 24
Localização: Angra - RJ

Olá!!! Vim descrever minha experiência após ter colocado o Variador de avanço na minha S-10 2.2 96 EFI (mono). Instalei também a água do motor no redutor. Resultado, 15 % a mais de potência. Um probleminha q eu to sentindo (já fazia antes), ela fica dando uns estouros na aceleração da lenta para média rotação. A partir daí, funciona normal. Pode ser Regulagens das velas??? Bem, mas no final, fiquei satisfeito. Vou ver se melhorou a autonomia tb e posto aih p/ vcs.
_________________
Thiago de Carvalho
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2005 1:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Amigos,

Concordo com o Marcelo, dependendo da situação compensa trocar numa V6. Cavalo anda, cavalo come, logo a potencia fica inversamente proporcional ao consumo, mas é a minha próxima meta, ehhehehehehe....

Quanto ao motor de passo, nunca li quanto a restições a ano de fabricação da Path, mas vou procurar saber ao certo...

Clerecutzo,

Só por curiosidade, qual o modelo de variador usado ?
Os estouros na aceleração podem ser melhorados com a diminuição da folga dos eletrodos para 0,7 mm. Mistura pobre em altas rotações também podem gerar isso. Assim seu cosumo pode até ser bom agora, mas o desempenho ainda pode melhorar um pouco,

Saudações, Leo Barbosa

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Jorge Bittencourt
MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2005 12:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 30 de Outubro de 2005
Mensagens: 9
Localização: Sao Jose dos Campos

Minha S10 Cabine Dupla 2.2 mpfi tem Chip para GNV e faz 10-11 km/m3 na estrada. Realmente o desempenho deixa a desejar, mas ela chega ate 150 Km/h na Dutra tranquilamente, com o ar condicionado ligado. O problema é na subida, que ela perde torque fácil, e o melhor é colocar na gasolina. Não tenho nada a reclamar do GNV. Fiquei 2 meses com GNV sem chip e foi um desastre. Explosões na caixa de ar, baixa potência, tinha subidas que nem de primeira ela subia, pisando fundo em uma descida ela náo passava de 120, erros na central eletrônica, uma droga, depois que coloquei o chip com a eletrônica embarcada o carro ficou outro, muito mais potente e sem apresentar os problemas anteriores.

Jorge Bittencourt
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB