Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Motivos para não adaptar embreagem hidráulica. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Brucutu
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2023 11:35 am    Assunto: Motivos para não adaptar embreagem hidráulica. Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Bom dia pessoal.

A Jamaica ainda não foi vendida e vai acabar nem sendo. Toda vez que jogo ela na estrada (tirando um ou outro susto quando ela resolve "navegar") é só alegria!
Claro que, se vai ficar, vai melhorar. Além de ar-condicionado, borrachas de vedação novas, a lista de melhorias só cresce. Mas uma dorzinha de cabeça antiga (da época do Brucutu) voltou a me perturbar. O cabo da embreagem partiu no meio da viagem. Brucutu quebrava todo ano. O da Jamaica também já deu o ar da graça e me deixou na mão outro dia sem aviso prévio.
Isto posto, surgiu a dúvida cruel: Adaptar ou não adaptar acionamento hidráulico na embreagem dela.
Alguem aqui já fez isso? Usaram original da D20 (me disseram que é de plástico e acaba se rompendo)? Ou colocaram o de caminhão VW (sim, a placa preta está ficando cada vez mais longe).
Contem-me vossas experiências nesse quesito.

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
delegado
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2023 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2675
Localização: ipatinga mg

cara;parece que o da toyota bandeirante e da mb708 é o melhor,mas tem original,de d20 e silverado,que devem custar o dobro;o cesar ta instalando na dupla dele e pode te mostrar o caminho das pedras.a minha continua a cabo sem dor de cabeça.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2023 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Brucutu, vou te contar a minha experiência até o ponto que cheguei.

!- Ponto inicial - como arrumar o cofre do motor, o por que disso? A minha D-20 originalmente era motor Q20B com ar condicionado de fábrica, hoje é um s4tplus com o mesmo ar de fábrica. Estou colocando esta situação pois a posição do filtro de ar é muito importante, no meu caso, o filtro de ar fica do lado do motorista. Eu tive de re distribuir muitos itens no cofre do motor para mudar o filtro de ar do lado do motorista para o lado do passageiro, porque o cilindro mestre da embreagem sai da parede de fogo ao lado e um pouco abaixo do motor do limpador de para brisa, a carcaça do filtro de ar não vai caber na posição original.

2- Qual peças comprar? Eu optei por comprar um kit pronto para instalação da D-20, neste kit, vem tudo que precisa, os cilindros são de metal, vem as hastes necessárias e placa metálica para a fixação do cilindro escravo, no resumo da ópera, você só vai se preocupar em instalar o cilindro mestre ( o que fica em cima), que da mais trabalho porque você tem de trocar ou adaptar o pedal de embreagem. No kit já vem um pino para você soldar no seu próprio pedal. Eu fiz isso pois desta forma você mantem o pedal que funciona com cabo também, ou seja se o pedal permanecer você fica com as duas opções.

3- Na instalação do cilindro mestre, eu acabei fazendo uma chapa (grossa) para colocar na hora de fixar o cilindro mestre, porque a parede de fogo original não tem reforço para receber a carga que vai passar a ter quando acionar o pedal, já fiz e já testei no lugar.

4- Elimina uma das baterias e usa uma só de 70 ou 90 A eu não lembro ao certo, eu sei que vai ficar uma só .

5- O cabo positivo da bateria vai passar por trás do motor. e eu acho que é mais ou menos por ai.

Já esta tudo pronto para colocar ela no lugar , só eu ainda não animei com ela, pois a nível de dureza ela deve ficar parecida com a de cabo, mas meu objetivo e colocar essa, e depois fazer alguns testes para achar o cilindro ideal, para se obter um resultado de maciez, tem de levar em conta o diâmetro do cilindro mestre com o diâmetro do cilindro escravo. Dessa forma fica mais fácil realizar testes se eu achar que pode ficar mais leve.

Se não gostar posso voltar ao sistema de cabo facilmente.

E além do mais ainda tenho outros projetos que acabei passando na frente, e agora tem coisa pkct para fazer

Ainda não posso afirmar se fica bom ou não, pois ainda não coloquei o sistema para funcionar.
Algumas das melhorias que a GM fez quando fez na virada dos modelos 92 para 93, eu já coloquei no meu carro e até agora eles valeram o esforço e o $$.
Espero ter ajudado, eu seu que sua viatura é uma série 10, mas acho que da para colocar sem muito mistério.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Ter Mar 21, 2023 11:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Bom dia meus caros!
Sim, minha veranoza é série 10, Cézar. O filtro de ar é do lado do passageiro e, na frente do motorista, parece haver espaço de sobra para essa adaptação. A premissa inicial é a questão da confiabilidade. Tenho carro com acionamento hidráulico com quase 30 anos e o acionamento hidráulico só me deixou na mão uma vez (e nem foi caro e nem difícil pra reparar). Já GM com embreagem a cabo... Perdi a conta de quantos desses cabos já troquei. Mesmo no Kojak (a Caravan 76 onde aprendi a dirigir) era normal trocar uma vez a cada dois anos. No Brucutu, foram mais de 10 enquanto ele esteve comigo. Agora, na Jamaiquinha, já deu o ar da graça e quebrou, sem aviso prévio. Sei que é normal, pra quem curte carro antigo, ter uma ou outra peça reserva guardada no (espaçoso) porta-malas. E sei, também, que nem é tão dificil fazer o reparo na beira da estrada mesmo com chuva e lama (experiência própria).
A verdade é que as placas pretas estão, a cada dia, mais longes da minha Jamaica e não tenho mais vinte e poucos anos como na época do Brucutu. Quero paz e sossego e isso, acredito, o acionamento hidráulico pode me oferecer. Por outro lado, desisti (pelo menos por enquanto) de por a Jamaiquinha pra vender, logo, ela vai começar a receber upgrades. Nada que a descaracterize, mas segurança e conforto estão na lista.

Obrigado pela dica e cordiais saudações a todos!

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Mar 21, 2023 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Brucutu, mantendo o pedal com o gancho do cabo, mesmo usando embreagem hidráulica, se der pane, só da um pouquinho mais de trabalho porque tem de re colocar o balançeiro do cabo, mas na rua você não fica, digo isso porque dependendo do lugar pode ser que não encontre os cilindros mestre e escravo.
E o sistema da d-10/20, é todo externo, troca tudo sem ter de tirar a caixa de marchas, diferente de alguns sistemas que o escravo fica agarrado no colar de embreagem, dessa forma é obrigatório tirara a caixa para trocar o servo.
Eu penso desta forma , mas não quer dizer que seja a forma certa, quando você fica muito tempo com um carro ou com o mesmo modelo de carro, a intimidade criada é tão grande que você consegue perceber alterações nos sons do carro, no comportamento do freio e direção até cheiros diferentes (não vale cheiro gerado pelo corpo humano), você percebe.

Teve uma vez a muito tempo que eu estava mexendo nas baterias da ex brasinca andaluz, e sem querer eu fechei um curto com a carroceria, e demorei alguns segundo para perceber, o que me chamou a atenção foi que o limpador de parabrisa entrou em funcionamento do nada, tipo, carro assombrado por espírito maligno, ai eu vi o fio derretendo e desencostei o causador do curto, esta experiência me valeu uma ação rápida a um ano, quando estava preparando os materiais para por a embreagem hidráulica, eu aumentei as bandejas das baterias ( cometi um erro, eu aumentei a que não ia usar, depois percebi , tive de fazer na outra. Em fim eu montei e desmontei algumas vezes as coisas do cofre do motor, e em um belo dia o limpador começou a funcionar do nada, na hora eu lembrei "tem curto no sistema", encostei e vi que tinha esquecido de prender uma das baterias e ela correu e encostou na lata, foi muito rápido a detecção da pane , mas deu tempo de derreter um fio terra extra que havia colocado de certa forma o curto caminhou para esse fio por ser mais fino, e deu tempo de resolver sem estragar nada , claro que depois do fio fino ia começar a queimar o cabo da bateria, mas não chegou até esse ponto.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Ter Mar 21, 2023 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2675
Localização: ipatinga mg

cesar;vc me fez lembrar da minha bateria da d10;é uma moura de 60 amperes e alternador de 120a.essa bateria estava no meu astra . durante o tempo que ficou com a seguradora meu astra para conserto da colisao ano passado ,acabou a bateria.entao deram uma carga nela e vieram me entregar o carro.deixaram na porta de casa,entao qdo fui colocar o carro pra dentro não ligou mais.liguei na seguradora e pedi pra me mandar outra bateria.o cara da oficina me ligou e disse que tinha essa moura lá e que tinham pegado da seguradora.puro h.devem ter comprado em casa de reforma de bateria.me trouxeram ela e o carro funcionou maravilha.qdo vendi o astra retirei a bateria da picape e coloquei nele e coloquei a moura na picape e esta até hoje funcionando maravilha,entre aspas,pois esta vazando no respiro.tenho que verificar se esta vazando por excesso de liquido,ou por falta,ou se esta gerando demasiado.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2023 12:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4976
Localização: Curitiba-Pr

Brucutu escreveu:
Bom dia meus caros!
Sim, minha veranoza é série 10, Cézar. O filtro de ar é do lado do passageiro e, na frente do motorista, parece haver espaço de sobra para essa adaptação. A premissa inicial é a questão da confiabilidade. Tenho carro com acionamento hidráulico com quase 30 anos e o acionamento hidráulico só me deixou na mão uma vez (e nem foi caro e nem difícil pra reparar). Já GM com embreagem a cabo... Perdi a conta de quantos desses cabos já troquei. Mesmo no Kojak (a Caravan 76 onde aprendi a dirigir) era normal trocar uma vez a cada dois anos. No Brucutu, foram mais de 10 enquanto ele esteve comigo. Agora, na Jamaiquinha, já deu o ar da graça e quebrou, sem aviso prévio. Sei que é normal, pra quem curte carro antigo, ter uma ou outra peça reserva guardada no (espaçoso) porta-malas. E sei, também, que nem é tão dificil fazer o reparo na beira da estrada mesmo com chuva e lama (experiência própria).
A verdade é que as placas pretas estão, a cada dia, mais longes da minha Jamaica e não tenho mais vinte e poucos anos como na época do Brucutu. Quero paz e sossego e isso, acredito, o acionamento hidráulico pode me oferecer. Por outro lado, desisti (pelo menos por enquanto) de por a Jamaiquinha pra vender, logo, ela vai começar a receber upgrades. Nada que a descaracterize, mas segurança e conforto estão na lista.

Obrigado pela dica e cordiais saudações a todos!



Eu fiz a articulação alongada e com rolamento naquela dupla. Ficou macio demais e usei uns dois anos sem ter problema ai vendi a caminhonete. Hora que fizer nessa eu mando fotos.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2023 12:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4976
Localização: Curitiba-Pr

Achei o tópico. http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10503&postdays=0&postorder=asc&start=15
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2023 8:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton o seu sistema é perfeito, na D-20 devido ao trocador de calor fica meio apertado, mas eu tenho muita vontade de fabricar um balanceiro desse, se você puder, quando for fazer para a nova D-10, faça um esboço com as medidas das peças, espessura, diâmetro , ângulo, medida do rolamento, etc. Se puder, se não for te atrapalhar.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2023 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4976
Localização: Curitiba-Pr

César Oliveira escreveu:
Ewerton o seu sistema é perfeito, na D-20 devido ao trocador de calor fica meio apertado, mas eu tenho muita vontade de fabricar um balanceiro desse, se você puder, quando for fazer para a nova D-10, faça um esboço com as medidas das peças, espessura, diâmetro , ângulo, medida do rolamento, etc. Se puder, se não for te atrapalhar.



Eu tirei o molde das chapas em um papel. Vou escanear e mandar em pdf para você. É só imprimir numa folha e desenhar na chapa de ferro que já fica no tamanho certo. Vou ver se o pessoal no serviço faz isso. Eu estou sem computador.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Mar 22, 2023 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Show de bola Ewerton.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Mar 26, 2023 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16112
Localização: SÃO PAULO

alis acho muiiiito melhor a cabo que hidraulica, se fosse pra hidraulica, só com servos do 608 ai não acaba mais
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB