Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Arrefecimento da D20 87/88 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
luiz1958
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2022 9:45 am    Assunto: Arrefecimento da D20 87/88 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Abril de 2009
Mensagens: 39
Localização: Cataguases- MG

Bom dia!
Tenho uma duvida sobre a função do reservatorio de agua do radiador, já que ele está sempre com a agua no mesmo nivel, sem sinal de atividade... e se a tampa do radiador é a que não pode remover. (D20 87/88 )

_________________
D20 custon cabine dupla 87/88 turbinada.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2022 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

Na verdade não existe reservatórios de água do radiador.ele só existiria se o radiador jogasse água fora e essa água seria pra repor.o que existe é o vazo de expansão.qdo a água aquece ela aumenta de volume e não cabe mais dentro das galerias e radiador.nesse momento ela caminha pra dentro do vazo.qdo a água esfria ,ela vai voltando pra dentro do sistema.qto à tampa da D20 eu não conheço.se a tampa for pra não remover vai estar escrito nela.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2022 10:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Mexo sempre na tampa, inclusive pra verificar vazamentos nela e quando ela entope e a mangueira fica estrangulada.
Tecnicamente o Delgado, explicou simples e direto, só que não confio muito nisso, pelo menos no sistema da D-20, tenho uma 1989, e vou direto na tampa e completo o nível se precisar.
Se considerar que a tampa do vazo de expansão não tem aquele poder de vedação, no próprio vazo tem um ladrão que joga fora o excesso, então prefiro confiar nos meus olhos.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
luiz1958
MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2022 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Abril de 2009
Mensagens: 39
Localização: Cataguases- MG

delegado escreveu:
Na verdade não existe reservatórios de água do radiador.ele só existiria se o radiador jogasse água fora e essa água seria pra repor.o que existe é o vazo de expansão.qdo a água aquece ela aumenta de volume e não cabe mais dentro das galerias e radiador.nesse momento ela caminha pra dentro do vazo.qdo a água esfria ,ela vai voltando pra dentro do sistema.qto à tampa da D20 eu não conheço.se a tampa for pra não remover vai estar escrito nela.
Entendi, obrigado !
_________________
D20 custon cabine dupla 87/88 turbinada.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
luiz1958
MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2022 10:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Abril de 2009
Mensagens: 39
Localização: Cataguases- MG

César Oliveira escreveu:
Mexo sempre na tampa, inclusive pra verificar vazamentos nela e quando ela entope e a mangueira fica estrangulada.
Tecnicamente o Delgado, explicou simples e direto, só que não confio muito nisso, pelo menos no sistema da D-20, tenho uma 1989, e vou direto na tampa e completo o nível se precisar.
Se considerar que a tampa do vazo de expansão não tem aquele poder de vedação, no próprio vazo tem um ladrão que joga fora o excesso, então prefiro confiar nos meus olhos.

Ok, e a tampa do radiador seria a normal que pode ser removida, e não a selada?

_________________
D20 custon cabine dupla 87/88 turbinada.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2022 1:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Na realidade a tampa da D-20 é lisa, do tipo que não é para abrir, mas eu quando vou trocar só verifico a pressão dela, que se não me falha a memória é 7 ou 9 bars
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2022 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

é e tem que ver se a valvula dela esta funcionando;sao duas;uma abre pra agua sair para o reservatório e a outra no meio certinho abre ao contrario,pra agua retonar para o radiador.verificar tambem se as mangueirinhas dentro do reservatorio e a tampa,alem da mangueira que vai do radiador para o reservatório estão sadias.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Ter Out 18, 2022 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

No velho Brucutu, eu cheguei a dirigir por longa distância e mesmo em trânsito pesado sem a tampa do radiador. Nunca ouvi falar de um Perkinho esquentando.
_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Out 19, 2022 7:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Só esquenta se estiver com a junta queimada.
Na minha ex D-10 e na Andaluz eu andava sem válvula termostática, devido ao fato do RJ ser quente pkct, mas com a atual D-20, uso a válvula e um marcador de temperatura mecânico, pois o marcador original eu não confio.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Qua Out 19, 2022 11:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

Qdo vc diz que um lugar é quente demais e não anda com valvula termostatica,pra justificar essa temperatura da cidade teria que ser maior que a temperatura de trabalho do motor que é em média 85 graus centígrados.abaixo disso é necessário a valvula para controlar a temperatura de trabalho do motor.um motor sem valvula termostatica trabalha muito frio em descidas de serra e em cidades onde a temperatura cai muito no inverno e isso afeta o funcionamento do motor.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Out 20, 2022 11:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Eu entendo isso delegado, mas quando a temperatura do ambiente é quente, percebo que a temperatura de trabalho (registrado no marcador mecânico), é maior de que quando o clima esta mais frio, isso se deve a que a temperatura dentro do cofre do motor tem um pouco mais de dificuldade de ser dissipada, mesmo em movimento, e ainda mais se o ar condicionado for acionado pois originalmente o ar da d-20, não vinha com ventuinha auxiliar, ficando somente a refrigeração pelo hélice e o fluxo de ar do movimento do carro, tanto que se estiver um dia quente e o ar ligado a temperatura sobe rápido e fica fora da área de trabalho normal no marcador.
O marcador mecânico registra a temperatura do cofre em um dia quente mesmo sem ligar o motor do carro.
O marcador original do painel eu não confio, tem muito erro. inclusive eu cheguei a trocar o meu , pois até se o gel que tem na mola do ponteiro que funciona como um amortecedor no ponteiro, da diferença na leitura. Se o gel perder a ação o ponteiro passa a trabalhar fora do local de costume.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB