Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Protetor Eletrônico para motores (aquecimento pressão óle « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Cezar Sato
MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 11:26 am    Assunto: Protetor Eletrônico para motores (aquecimento pressão óle Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá pessoal, alguém ai conhece ou tem instalado em seus veículos, algum sistema de monitoramento e proteção de motores contra anomalias decorrentes de superaquecimento, baixa pressão de óleo do motor e pane do alternador?

Pergunto pelo seguinte, eu comprei algumas unidades e também ganhei uma representação para revenda deste equipamento, que é fabricado originalmente na Argentina, mas já nacionalizado no momento, e diante disto gostaria de saber de algum relato sobre o funcionamento deste equipamento.

Existem varios fabricantes, no meu caso peguei representação da marca Yaccuzzi, antigo sócio da marca Vigia Electronico.

Abraços.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Cezar Sato
MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 11:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

...
_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Cezar Sato
MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 11:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

...
_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Klinger
MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

superaquecimento é um dos grandes problemas da GM, o medidor só mostra quando o motor ta fervendo. Achei super interessante esse seu equipamento mas seria bem interessante que ele tivesse uma escala pra ter uma boa noção de qual temperatura o motor está no momento e isso inclui a pressão do oleo.

Qual o custo de um kit desses ?

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cezar Sato
MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2007 12:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Klinger, eu mesmo já cheguei a perder o motor da minha Veraneio por superaquecimento no 4º cilindro, justo numa viajem de 14 horas seguidas e onde a fadiga e cansaço fizeram com que eu deixasse de prestar atenção ao relógio indicador de temperatura. De imediato quando o motor começou a travar, eu olhei para o relógio mas ai era tarde demais.

Se naquela ocasião eu já tivesse o Protetor instalado, com certeza eu seria informado previamente através do aviso sonoro de que a temperatura do motor já estivesse aproximando-se dos 96C° graus e teria evitado o derretimento do 4° pistão, são coisas que acontecem qdo a gente menos espera.

Quanto a indicação de escala de temperatura e pressão, não haveria necessidade dos mesmos, pois na maioria dos painéis já encontra-se previamente instalado de fábrica, este equipamento visa informar de forma sonora e luminosa a ocorrência da anomalia, pois muitos motoristas tem o péssimo habito de não averiguar constantemente a situação do motor através do painel. A inserção de tais funções acarretaria em aumento de custo do equipamento, um fator não desejado e desnecessário.

Na ocorrência de queda de pressão de óleo, temperatura alta e pane elétrica do alternador, o equipamento emite sinal sonoro (sonalarme) e sinal visual (led alto brilho), sendo que 15 segundos após, o mecanismo corta a corrente do solenóide da bomba injetora, desligando desta forma o motor em questão. Porém como forma de garantir a segurança do motorista, durante os 15 segundos de Standby, ao se clicar uma tecla informando ao sistema de que vc está ciente da anomalia, ele retarda por mais 15 segundos a parada do motor, até que vc encontre um local seguro para estacionar, podendo ser extendido por mais 15, 30, 45,... segundos, quantos forem necessários a segurança do motorista.

O equipamento tem como características, funcionamento de 12 e 24 volts automatico, central compacta de pequeninas dimensões, painel discreto autocolante moderno visual ( não precisa furar painel), acompanha "T"s para duplicação dos sensores de pressão e temperatura, preserva integralmente a instalação original não há corte de nenhum fio nem mesmo emendas. Se houver desconecção de algum cabeamento que interliga os sensores à central, o próprio avisa através de sinal sonoro.

Quanto ao custo do equipamento, aqui onde resido (Paraná) paguei o equivalente a R$850,00 instalado, R$750,00 sem instalação e dependendo da minha negociação, quero ver se consigo revender a R$700,00 instalado, diretamente comigo, com garantia de 1 ano e prazo de até 60 dias para pagamento.

Qualquer novidade eu posto aqui no Forum, e se tiverem dúvidas estou aberto a esclarecimentos ok.
Abraços.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2007 6:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar

Há muito tempo, mais de 15 anos atrás teve um sendo comercializados pela Neva Tacógrafos.

Se não me angano, desligava motor com advertencia em:

Super aquecimento
Queda de pressão de lubrificante

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2007 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Kiko

Realmente, este equipamento existe na Argentina desde 1976, claro que com uma tecnologia mais defasada sem uso de placas eletrônicas e leds, utilizavam solenóides, lâmpadas e aviso sonoro através da própria buzina do automóvel.

Eu também já conhecia este equipamento a pelo menos uns 10 anos atrás, é muito utilizado em motores estacionários de geradores e bombas de água para irrigação, onde o motor fica ligado por horas sem a presença de pessoas fazendo monitoramento.

Estou estudando uma forma de desligamento para motores com estrangulador que seja de baixo custo, sem utilizar corta combustível elétrico tipo solenóide, se tiver alguma sugestão.....????

Abraços.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Klinger
MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2007 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Cezar, gostei muito do equipamento, show de bola mesmo mas o valor está bem proibitivo para mim. Garanto-lhes que antes do intercooler irei pensar seriamente nisso. Abraços e boa sorte nas negociação.
_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2007 2:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

parece ser um bom produto Cezar, como a nossa D-20 aqui não roda por muito tempo, apesar que roda o tempo todo não é conveniente no momento, nunca tivemos problemas de super aquecimento. Abraços
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2007 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar

O equipamento da Neva, usava uma valvula solenoide na entrada da bomba injetora rotativa, um solenoide de tração para desligamento de bombas em linha.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 2:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá pessoal

Kiko, pesquisei sobre solenóide de tração ele é muito utilizado no Cummins Série B e C, mas fica caro. Estou colocando um cilindro pneumático que vem original no Mercedes Benz que equipa os motores a partir do motor OM-366, fica em R$60,00, porém não tem como utilizar em picapes com estrangulador obviamente.

Andresson e Klinger, realmente o custo não é la dos mais baratos, mas como eu andei perdendo uns 3 motores ultimamente, resolvi colocar em todas minhas máquinas agrícolas e utilitários Diesel. Em uso normal até que a gente presta atenção nos relógios, mas em plantio e colheita a fadiga come solto pois a jornada de trabalho entra até de madrugada, ai já viu né!

Sabe que estou até desistindo de pegar a representação, pois sei que o equipamento é caro (por um lado), e aqui na minha Cidade estou notando pouco interesse das pessoas que consultei, ficou bom para mim que consegui a preço de custo.

Abraços.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 4:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Cezar,

Embora bastante útil, o custo é também bastante elevado.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar

Existem empresas como Multicoil que fabricam solenoides industrias.

E tb uma empresa em Campinas q importa os solenoides "Ching Lings" no mesmo padrão dos americanos (aprox R$ 500,00) e estes por uns R$ 120,00

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar

O primeiro importa os solenoides da China

O segundo fabrica solenoides industriais no Brasil.

http://www.woodward.com.br/

http://www.multicoil.com.br/

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 9:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá pessoal, reativando este tópico, deem uma olhada no site

www.colven.com.ar

estou com 16 equipamentos instalados, sendo que em 2 me protegeu por superaquecimento devido a valvula termostática trancada e outro por ruptura de correia de bomba de água, nada nada economizei duas retificas de cabeçote.
Em outro caso distinto me alertou sobre mal funcionamento do regulador de voltagem, acima de 14,4 volts, economizei em vida útil da bateria.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB