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 Como Funciona: Ventilador de acoplamento viscoso « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Renerio
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 9:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
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Localização: São Paulo

Bom Dia Kiko.

Não pode ser nessa temperatura... esta abrindo a tampa do radiador e o reservatório está borbulhando, signifianco que está em embulição.

Antes de dar problema não chegava no meio do marcador para ligar a ventoinha.

Pode ser que a tampa do radiador esteje abrindo um pouco antes também.. vou trocar novamente.
Abs.

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Renério - S10 V6 CE
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 9:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá,

A minha V6 aciona no meio do marcador (as antas da GM tiraram a numeração).
No restante do tempo ela permanece desacoplada, porém ainda ventila em uma velocidade mais baixa.
É raro acionar o segundo estágio, somente com a temperatura externa muito elevada (tipo 32ºC), trânsito lento, ou puxando a carretinha da lancha no trânsito (quando o clima está quente).

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Igor Mendonça
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 11:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Sim, se abrir a tampa ocorre a ebulição, pois está abaixando a pressão para atmosférica.

Por isso tem norma para não abrir a tampa do radiador com motor quente.

Ela tampada e com bons aditivos agua pode chegar a uns 130ºC sem ferver (devido a pressão criada no seu interior)

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 11:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

A minha está com 6 litros de aditivo concentrado e ao abrir a tampa não acontece nada, mesmo com o motor bem quente. Bem diferente dos Fiats que parecem panelas de pressão.
A água não baixa mesmo depois de 6 meses.

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Igor Mendonça
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Renerio
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Boa.. vou trocar a tampa do radiador novamente... (já tem ferrugem aparente nas molas)

Quanto ao marcador, com o scanner ligado (mostra a leitura da temperatura em graus), no meio do marcador é 100ºC certinho.

Tá certo que para chegar essa temperatura, coloquei um lençol na frente do carro, ar ligado, luzes ligadas, 15 minutos acelerando a 3mil rpm... ou seja, precisava simular, já que toda hora vazada aguar pelo reservatório, ou seja seja, abria a tampa do radiador.


Vou colocar uma a eletrica na frente ligando quando o ar condicionado estiver ligado.

Posto resultados.
Abs.

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Renério - S10 V6 CE
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Renério,

Esta do lençol não foi uma boa idéia, especialmente com o ar-condicionado ligado.
O Ar-condicionado usa o ar do ventilador do motor para refrigerar o condensador (que fica na frente do radiador). Sem fluxo de ar, a pressão do sistema aumenta, podendo vazar o gás do AC.

Eu estava falando da tampa do vaso de expansão. A do radiador se abrir a quente espirra água quente, mas é desnecessário abrir para completar a água.

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Igor Mendonça
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Renerio
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Igor... a ideia foi apenas ajudar a esquentar o motor, já que sem ligar o ar-condicionado e dar carga no alterandor não estava conseguindo fazer a temperatura subir para verificar quando a ventoinha viscosa estava ligando. A ideia do lençol foi não tão ruim então..hehe.. pior seria se tivesse usado plastio ou lona.... bem lembrado.

Meu problema está que a tampa do radiador esta abrindo e a agua ferevente esta indo para o reservatorio e jogando pelo respiro pq a ventoinha só liga depois de 105º G. Se por acaso ela não estiver aguentando a pressão (acho que 15 bar) pode ser o problema, certo?

Estou tentando identificar se NÃO É PROBLEMA da ventoinha, (estou achando que é defeito em peça nova) Mas se não for, vou morrer com mais 600 reais.

Vou trocar a tampa do radiador e verificar... não é dificil esses dias em São Paulo.. tá calor para kct..rs

Mas de qq forma vou colocar uma eletrica... muito transito e quente, na marcha lenta vai ajudar a refrigerar melhor.
Abs.

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Renério - S10 V6 CE
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
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Renério,

Pelo que você relata há uma grande chance de ser a tampa do radiador com defeito.
Não creio ser problema na ventoinha.
Aqui em Manaus faz um calor infernal, e mesmo assim, o segundo estágio quase não acopla, na realidade a temperatura do motor fica na maior parte do tempo um pouco acima de 1/4, chegando em 1/2 em trânsito pesado ou com reboque e com clima quente.
Após acoplado, basta andar um pouco acima de 40km/h que ela desacopla. Em geral em menos de 100m.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 4:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A tampa tem q ser original, pois as marcas alternativos as peças são de aço, a original é de aço inox.

Abraços

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Renerio
MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 1:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
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Pra variar... nada de achar original...
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Renerio
MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Como se chama a tampa do radiador em inglês? vou cotar uma importada...
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 3:11 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá Renério,

Eu tenho conseguido as peças originais em concessionária GM. Muitas vezes eles não tem em estoque, mas deixo pago e em dez dias a peça chega. E eles não estão me cobrando frete, pois fazem dois a três embarques consolidados por mês.

Procura por "Radiator Cap". Toma cuidado para não comprar a tampa do vaso de expansão. Nos EUA você pode procurar por peças de S10, SS10, Blazer e Jimmy.
Não sei se vale trazer somente a tampa. O frete certamente será mais caro que a própria tampa.

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MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá

Em SP, a Acioly tem peças originais e preço razoavel.

Abraços

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Renerio
MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 10:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
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Boa Kiko.. Eu sempre compro na Accioly.. passei lá hoje e em 120 encomendas dessa tampa lá.. 3 meses que não recebem a tampa.

Comprei ACDELCO da SS10 americana no www.rockauto.com .. US$38 e a FEDEX já me mandou um email para previsão de entrega em 3 dias. Estou aguardando a peça. (Acho que ficou até mais barata)
Abs.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jan 21, 2009 4:54 am    Assunto: Responder com Citação



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Olá

Se não me engano, o q a GM vendia para S-10 e ACD20 (mesma tampa) já era importada.

Abraços

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