Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Como Funciona: Ventilador de acoplamento viscoso « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Renerio
MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 7:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Engraçado como a GM foi tentando "consertar" isso..
Minha s10 v6 98 só tem a multiviscoso.
A minha Blazer (executive 2003) tem, além do multiviscoso que quase nunca liga, um eletrico de duas velocidades na frente.
Abs.

_________________
Renério - S10 V6 CE
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Out 18, 2008 7:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

Não entendi até agora porque usam o acoplamento viscoso, principalmente em diesel, ao invés da ventoinha elétrica. Também nunca mais ouvi falar da embreagem eletromagnética, como a usada nos velhos Corecel II, com a mesma finalidade. Subentendi, ainda, que o compressor do ar condicionado é acionado por esse sistema viscoso. É isso mesmo ?

Esse "sensível" sistema parece ser resposável, por exemplo, pelo estrago nos motores do Kia Sportage, já que têm que ser substituído o gel e/ou a ventoinha aos 70-80.000 km. O que deve ocorrer, também em outros motores (não será esse também o problema do motor do gipe JPX ?).

Travar a hélice é a solução mais comum, mas a barulheira é enorme (segundo os donos de Sportage).

Então, porque até os fabricantes de motores de caminhão estão adotando esse sistema. Será que no custo de produção a diferença é tão significativa contra a ventoinha elétrica, ou há outro motivo ?

Estranho como os conceitos mudam. A literatura sobre diesel sempre afirmou que: a)não se usa óleo multiviscoso em Diesel; b) Diesel deve sempre usar hélice permanentemente ligada (mecânica).

Abs,

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
pspassos
MensagemEnviada: Dom Out 19, 2008 1:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

a BMW sempre usou isso, e nao mudam por nada,inclusive em carros de extremaperformance...

A eficácia é ainda maior nesse sistema.

Pois ao invés do sistema on-off da embreagem magnética, o acoplamento viscoso varia a rotação de acordo com a viscosidade no meio..

Portanto, se vc tem elevada temperatura no sistema, maior é a viscosidade no meio, e maior será o atrito dos discos, igualando a rotação da ventoinha para a rotação do virabrequim.

É mais eficiente que a embreagem magnética pq vc pode estar com o motor a 6.000rpm (o que é raro quando se trata de baixa circulação de ar, pois nesse regime, normalmente vc tbm está em uma velocidade mais alta, porém, em circuitos travados de trackday isso pode ocorrer com frequência) e a ventoinha a um terço desse regime caso não necessite de maior deslocamento de ar.. enquanto a embreagem magnética faria a ventoinha girar nos exatos 6.000rpm do virabrequim, gerando uma perda muito maior, sem necessidade de tamanho deslocamento de ar..

_________________
'95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 19, 2008 8:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

De qualquer forma, direto, viscoso ou eletrico necessitam de parte da potencia do motor.

Agora no caso da Kia, se manual manda trocar o oleo a 70.000 km, e não fazem, o defeito é da peça atrás do volante.

Quanto a uso de óleos multi viscosos em motores diesel, foi a necessidade, qd apareceram motores turbos.

Como uma graxa 40, deixaria o rotor rodar a uns 20.000 RPM (turbos da época).

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Out 29, 2008 2:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

É claro que todos esses sistemas vieram para ajudar. No entanto, uns são mais eficientes que outros, dão menos manutenção, etc. Parece que o sistema eletromagnético desapareceu, mas esse de acoplamento viscoso ainda não é confiável, haja vista o que está sendo escrito por aqui. Depois do sistema direto, o único que funciona bem é o elétrico (eu nunca soube de algum que pifasse). Pelo que ouvi, o motor diesel do Sportage, 2.2 ou 2.0, é retificado com pouco mais de 100 mil km, e a revenda alega que é por falta de manutenção (troca do ventilador e/ou do gel).

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá,

Minha Blazer V6 está com 130000km e nenhum problema no ventilador de acoplamento viscoso. Não cita nada sobre troca de óleo do acoplamento viscoso no manual.

No meu ex-Tempra Turbo teve que recuperar os dois eletro-ventiladores aos 90000km (e doze anos). Trocou rolamentos e escovas. Mas deu R$120,00 os dois com o serviço. Lembro que o ventilador também não era excessivamente caro.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MOUSSA JOANES
MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 9:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Março de 2008
Mensagens: 22
Localização: MINAS GERAIS

Olá Amigos! Bom Dia!!! Finalmente comprei e adaptei a ventuinha dupla do TEMPRA 16V! Ficou excelente o sistema de refrigeração! A dúvida agora é sobre a temperatura de abertura do TERMOINTERRUPTOR! Instalei um que fecha em 86 e abre em 76. Estou achando que esta muito frio, pois o ponteiro nem chega a 50% e retorna para 25% na escala do marcador, ambos na faixa verde. encontrei uma que fecha em 92 e abre em 87 graus! Alguem sabe a temperatura ideal de funcionamento? Aguardo Retorno!
Obrigado mais uma vez pela ajuda!n
Joanes

_________________
GM C20 SULAM TOPEKA 92
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Cezar Sato
MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 12:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá pessoal.

Com relação a ventoinha de arraste viscoso, até a uns 3 anos atrás eu nem sabia que isto existia. Na época eu possuia um Passat alemão, e o mesmo deu problema nesta peça, Segundo a concessionária, o problema foi ocasionado por choque térmico por algum lavador de carros ter jogado água no motor ainda quente, e se realmente isto aconteceu foi por descuido pois eu nunca peço para lavar o cofre do motor qdo o mesmo estiver quente.
Lembro-me que a peça custava uma fortuna, ai me ofereceram a opção de travar a mesma, aceitei, mas o carro ficou estremamente barulhento.
Na minha opinião acho um sistema inovador porém sem confiabilidade, nada como a velha correia.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 7:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Eu diria, nada como o velho eletroventilador.

A correia não resolve, pois deixa o ventilador travado direto, assim como ficou o seu.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Alex Hirokazu Minami
MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 8:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Julho de 2003
Mensagens: 269
Localização: Pirapora - Mg

Ola amigos, aproveitando o topico sera que alguem ja colocou ventilador eletrico na silverado, substituindo o viscoso???
Abraço

_________________
Alex Minami
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
BRGO
MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 5 de Março de 2008
Mensagens: 315
Localização: Goiania

Olá Alex, eu ja vi em uma silverado.
So q eram dois eletroventiladores!
abraços

_________________
Bruno
Silverado D20
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Dez 13, 2008 11:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Eu prefiro eletroventilador também... mas no caso dos diesel o melhor é correi fixa mesmo, ou então embreagem viscosa.

Digo isso porque o motor diesel gera mais calor pela sua compressão e também é previsto um uso mais severo dele.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 6:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Os Silverados a gasolina usam 2 eletricos (originais) não tem ventilador mecanico.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Renerio
MensagemEnviada: Dom Jan 18, 2009 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Agora vou precisar de ajuda.
Minha s10 v6 1998, esquentou.
Percebi que ventoinha não estava ligando (fácil identificar pelo barulho) e indo para cima dos 100ºC (meio do marcador checado com scanner)

Tudo e novo, tampa do radiador, bomba, valvula termostácia.

Troquei a polia viscosa, 0k AcDelco (600reais)

A desgraça só liga nos 103ºC e desliga nos 98ºC. (Checado com scanner)

Fora a polia viscosa nova, vinda na caixa da ACDELCO estar com defeito, alguma outra sugestão???

Abs.

_________________
Renério - S10 V6 CE
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jan 18, 2009 4:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Não sei caso da S-10, mas muitos motores trabalham cam a temperatura da agua nesta faixa.

O V-6 da S-10 tem fama de motor q trabalha quente.

Qual a temperatura da valvula termostatica.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 5 de 8
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB