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 Como Funciona: Ventilador de acoplamento viscoso « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 29, 2007 7:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Não vejo problema nenhum se o ventilador estiver dimensionado (mesma capacidade do original) pois as versões a gasolina dos picapes usam.

Eu não sei q a razão, mas nunca vi um diesel com ventilador eletrico.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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compressao
MensagemEnviada: Sáb Set 29, 2007 7:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

sei lá

Considerando o que vc falou, Kiko, de que uma hélice dessas chega "roubar" até 7 CVS, devo chegar a conclusão que aqueles ventiladorzinhos de Vectra devem consumir apenas 120 Watts cada (não sei bem ao certo, estou chutando, terei de medir para saber).
Mesmo contando com maior eficiência e também pela montagem positiva (na frente fazendo pressão positiva, do que atrás do radiador, fazendo vácuo), deverão ser insuficientes mesmo no uso mais extremo.

Terei de encontrar alguma ventoinha mais potente, talvez apelar para kit gringo.

Me ocorre também que o meu motor é 2.8. Então um sistema radiador/ventilador elétrico usado para motores 3.0 deveria servir.Mas se eu considerar a maior taxa de compressão para o diesel 24:1, mais que o dobro de um motor normal, então um conjunto radiador/ventoinha para motor 4.1 possa servir. Sei lá, são só suposições. Vou pesquisar mais.

No fim, acredito o sistema de acoplamento viscoso mostrado em seu tópico ainda não deve ter substitutos, sendo então é o sistema mais eficiente e confiável no momento.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 29, 2007 8:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Na Silverado por ex, na versão gasolina tem 2 ventiladores eletricos, pos radiador.

O tamanho do radiador é mesmo.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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ANTONINI
MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 93
Localização: VITORIA

Caramba!!!!

Fui a nova vítima!!! A uma semana minha viatura começou a chegar no meio do relogio, que antes sempre só cheogu a 1/4. Vou tirar sabadao pra dar o veredito final, mas se for mesmo o maldito.....


Kiki, será que nao consido desmonta-lo e recondiciona-lo? senao com certeza vou travar ele direto tb.



Valeu!!!

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compressao
MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 9:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

Kiko escreveu:
Olá

Na Silverado por ex, na versão gasolina tem 2 ventiladores eletricos, pos radiador.

O tamanho do radiador é mesmo.

Abraços


Isso ai, Kiko

A Silverado é 4.1, 6 canecos (uh motor bão) mas a gasolina, a taxa fica em torno de 9.5:1. Ele deve esquentar o bloco bem menos que um diesel cuja taxa é 18 a 24:1, mesmo sendo 4 canos.

Foi bom saber que o radiador é o mesmo, valeu

A silver com MWM 6 canos então usa o mesmo radiador, mas sem ventoinha elétrica (exceto A/C) e sim, ventilador com acoplamento viscoso.

Testei o meu mwm 2.8 com 1 ventoinha. Não foi suficiente. Acima de 70-80km/h , com ventoinha direta ligada, a temperatura ameaçava passar do normal.

Com base nisso, estou estudando um radiador que seja mais fino em espessura e maior em área ventilação direta. Talvez o radiador da Silverado que vc comentou Kiko, que atende um 6 canos diesel com acoplamento viscoso, possa atender um 4 canos com 2 ventoinhas elétricas.

E tenho que ter em mente que a água não pode esfriar demais, pois quando a termostática abrir total, não ocasionar choque térmico. Li algo que não pode baixar mais que 7-10 graus entre a saida de água do cabeçote e a entrada.

Valeu

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Fabio Augusto
MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 12:56 am    Assunto: Uma duvida simples Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 1 de Outubro de 2005
Mensagens: 28
Localização: Recife Pernambuco

Olá amigos, Gostaria de tirar uma dúvida simples, eu gostaria de saber se a Bonanza 93 maxion s4t teria o acionamento por multiviscoso ou seria ligado direto? Grato Fábio
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Constituído basicamente por hidrocarbonetos, o Diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e enxofre, nitrogênio e oxigênio e selecionados de acordo com as características de ignição...
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MOUSSA JOANES
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Março de 2008
Mensagens: 22
Localização: MINAS GERAIS

Vou aproveitar o tópico pra fazer uma pergunta!
Minha sulam, tem o 4.100, e a hélice é direta, no GNV esses 7 cvs é de grande consideração! será que essa ventoinha multi-viscosa atenderia o motor? alguem sa fez ou sabe como fazer a adaptação? abraços!!
Joanes

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mateusict
MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 8:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Fabio o maxion S4T tem o ventilador ligado direto, não é viscoso.
Joanes não sei se o ventilador de acoplamento viscoso é fácil de ser adaptado no seu motor, mas acho que existe maneiras mais econômicas de você ganhar cvs.
Abç

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Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

No caso é mais facil mudar para ventilador eletrico, por questão de custo e facilidade.

Ambos aumentam a carga no motor qd em funcionamento, mas o eletrico tem a vantagem de repartir a carga com barteria e alternador.

Abraços

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MOUSSA JOANES
MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 7:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Março de 2008
Mensagens: 22
Localização: MINAS GERAIS

Boa Noite!

Vocês tem razão, o elétrico funcionará melhor, ainda mais que eu uso bateria de 100 Ampéres e alternador do vectra de 120... uma ventuinha não fará nem cócegas... A duvida agora é saber qual a melhor ventuinha... qual vocês acham que atende ao 4100?
abraços

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mateusict
MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2008 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Alguém sabe onde encontrar o ventilador de acoplamento viscoso da Silverado?? Com preço bom!!!!
abç

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Mateus
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Célio Ugo
MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 2:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 8 de Junho de 2008
Mensagens: 13
Localização: Porto Velho - Rondônia

olá.... como dito anterioremte... a minha Blz V6 também danificou o tal ventiladorzinho, caro prá cacet.... mesmo... travei ele, faz um barulhão, e ficou amarrada... para um velho maverik com V8 fica 10 a zueira que faz, mas para um carro deste tipó, sei não, acho melhor ela silenciosa....
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FredericoFreire
MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

O pior não é o barulho, é o consumo de combustível que vai aumentar.
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Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 6:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Tem opção de ventilador eletrico.

Abraços

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rodrigodiplomatta
MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Julho de 2008
Mensagens: 11
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Eu tenho como consertar a ventoinha viscosa, estou desenvolvendo uma apostila para isso, tecnicamente e só recarregar ela com o silicone, é um silicone especial com densidade 5.000, usado em carrinhos de controle remoto, em uma boa loja de automodelismo encontrará o silicone, custa em média R$ 25,00 o frasco com 60ml, na ventoinha usa apenas 30ml.
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Rodrigo...
Blazer DLX EXECUTIVE 4.3 V6 98
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