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 Como Funciona: Ventilador de acoplamento viscoso « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
PKaj
MensagemEnviada: Sáb Dez 30, 2006 11:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2006
Mensagens: 17
Localização: São Bernardo do Campo

Sérgio, alguém deve ter travado a sua ventoinha ou o sistema parou de funcionar como deveria. Os problemas que você pode ter com isso não são muito grandes. Com certeza você vai ter um consumo de combustível um pouco maior (muito pouco) e o seu motor vai trabalhar sempre mais frio que o recomendável. Ao contrário do que se pensa o motor tem que trabalhar numa temperatura adequada para obter o melhor rendimento. Se ele não esquenta fica meio quadrado, se esquenta muito funde. Alguns motores trabalham a uns 90ºC este nosso deve chegar a uns 70ºC. Já ví aqui no forum dizerem que é normal um motor trabalhar a 100ºC. Discordo, pois sabemos que a água ferve em torno dessa temperatura... ou seja a 100ºC o motor já ferveu... se bobear vai perder o motor!!!

Veja neste forum (na parte de motor e câmbio), tem uma matéria sobre fricção viscosa, lá você vai entender como este sistema funciona.

Abs a todos e que 2007 seja repleto de alegrias... e muito asfalto, muita adrenalina e combustível nas veias.

_________________
Não pense em fazer algo um dia...faça agora!!!
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MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Dez 30, 2006 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal,
Bem desmontei minha ventoinha (maneira de dizer pois elá é grande pra burro), e não encontrei nada, a não ser sujeira por detrás dela, mesmo assim ela continua dura. Acredito que tenah estragado, pois o consumo do carro realmente aumentou, passou a fazer 2,5Km/l na gasolina e 5Km/metro cúbico no GNV na cidade. Antes ela fazia 3,5 a 4 Km/l na fgasolina e 6,5 a 7 Km/metro cúbico no GNV. Assim que o comércio reabri vou procurar por uma nova e ver quanto que vai doer no bolso.
Obrigado pelas dicas,
Abraços,
Sergio
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Dez 30, 2006 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Agua ferve a 100ºC a nível do mar, mas como sabemos o sistema trabalha pressurizado e usa aditivos que retarda mais ainda a temératura de ebulição.

Alguns sistema trabalha a quase 1 kg de pressão.

A maioria dos aditivos, eleva a temperatura de ebulição para mais de 120ºC

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peembaixo
MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 1:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Concordo com o sr. Kiko. Automóveis modernos tem temperatura de trabalho de 98ºC e para chegar até a fervura, deve bater quase 110ºC.
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Mau
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Kiko,

Como saber se o ventilador está trabalhando corretamente?

O reostato de pressão de meu AC está desligando o compressor com 2500 giros (isso usando velocidade 4 de circulação e captando ar externo).

Fui numa loja bem conceituada aqui em SJC e a solução proposta por eles é a instalação de uma ventoinha frontal adicional para forçar a vendilação do radiador do AC.

Alguém já ouviu falar nisso?

Alguém já notou isso em Silverado?

Abraços.

Mauricio

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Mau,

uma ventoinha pra ficar funcionando 100% do tempo quando o AC tá ligado? Não é melhor travar o sistema de acoplamento viscoso para funcionar o tempo todo?

[]'s

Thales

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Mau
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Pensei nisso também Thales,

Vejo apenas 2 problemas em fazer isso:

1 - perda de um pouco de potência com o acionamento direto

2 - barulho desgraçado de TOPIC !!! (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

Ainda não digeri esse assunto, colocar uma ventoinha a mais me parece coerente (toda a linha GM atual possui a segunda ventoinha a frente do radiador do AC).

Vou dar uma procura em ventoinhas. Na oficina, me pediram R$ 430,00 da ventoinha + R$ 120,00 de M.O.

A idéia é colocá-la na frente do radiador do AC e ser acionada em conjunto com o AC.

Sei lá.

Tenho que repensar isso com muita calma e ver o que fazer.

O que me preocupa é o compressor liga/desliga a 2500 giros.......

Mandei fazer a recarga e lubrificação do sistema, agora tenho que colocar na estrada e ver como está atualmente........

Abraços,

Mauricio

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adalberto
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Mau, guenta ai que o Kiko deve falar algo pois o carro é o mesmo.
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Mau,

pq barulho de topic??? o ronco do motor não vai mudar nada!!!

A ventoinha vai puxar energia do alternador, portanto esse já vai se encarregar de tirar uns cv's do motor...

E outra a ventoinha conseguiria mandar ar lá, com ao ventilador atrapalhando, quando este estivesse acoplado?

[]'s

Thales

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Mau
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
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hein ?qual ventoinha Thales?

Barulho de Topic = barulho de ventilador acelerando junto com o motor - lembrou ?

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Não lembrei.... pelo menos nunca vi um carro fazer isso...

é não tem duas ventoinhas e sim só uma... não sei pq escrevi outra.... No caso é a mesma!!! Acho que estou meio louco!!!

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales / Mau

Não modifique o que foi feito para funcionar(mesmo que anular a valvula termostatica). pois com carro em velocidade acima de uns 60 km/h, o vento é maior que o do ventilador.

E o ventilador rouba uns 7 hp do motor.

Um pouco menos com ventilador eletrico. O Silverados 4,1 MPFI vem com ventiladores eletricos.
Eu nunca tive problemas com AC, e no meu tem uma colmeia a mais (intercooler)

Abraços

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Mau
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
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Kiko,

Alguma idéia do que possa ser? Carga incorreta de Óleo/Gas no AC?

Foi feita lubrificação e recarga hoje, ainda não testei pra ver se alterou alguma coisa.

Pensei exatamente isso que vc escreveu acima, com as entradas de ar enormes da frente, que diferença fará uma ventoinha a mais...

Meu problema aparece em alta rotação, acima dos 2500, e na estrada. Na cidade, não acontece pq a curva de aceleração não é constante como na estrada.

Na estrada, a 2500, estou a 120/130 - justamente a velocidade de cruzeiro que gosto... e aí o compressor fica liga e desliga direto, dando aqueles coices e chegando a vibrar o carro. (o reostado de pressão desliga o compressor e o religa qd a pressão torna a cair após o radiador do AC 'esfriar' o gás)

Pensei em tirar e LAVAR a colméia do AC e da água, tem 175.000 km de poeirinha encrustada lá.

Tb não senti firmeza absoluta nos testes feitos pela oficina, num deles o cara pegou uma garrafa de refrigerante com água e jogou no radiador com o AC ligado e com o giro a 2500.

Obviamente a pressão interna do sistema caiu com a 'refrigerada' da água, mas depois começou a subir mais ainda e o cara falou que não era normal (na MINHA opinião era mais do que esperado, a água bateu fria no radiador e ficou lá, o radiador esquentou a água e se fez um ciclo de aquecimento ali, enfim, senti que o cara deu uma forçada pra instalar a ventoinha - nesse momento parei tudo e fui embora).

Meu maior medo é que o compressor estivesse danificado, esse foi o motivo que me levou à oficina. O barulho e a vibração d oliga/desliga na estrada me assustaram. Qd cheguei lá foi o que foi acima.

Abraços,

Mauricio

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá

O meu mecanico conhece uma oficina aí, que diz ser uma boa oficina de AC.

Vou ver o tel.

Parece falta de gás, compressor girando mais rápido bombeia mais gás, e acaba faltando gás.

O ventilador eletrico, ajuda muito em transito pesado.

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Kiko escreveu:
Olá Thales / Mau

Não modifique o que foi feito para funcionar(mesmo que anular a valvula termostatica). pois com carro em velocidade acima de uns 60 km/h, o vento é maior que o do ventilador.

E o ventilador rouba uns 7 hp do motor.

Um pouco menos com ventilador eletrico. O Silverados 4,1 MPFI vem com ventiladores eletricos.
Eu nunca tive problemas com AC, e no meu tem uma colmeia a mais (intercooler)

Abraços


Kiko, é que não resisto a uma adaptação 'rocambolesca'!!!!

[]'s

Thales

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