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Como Funciona: Ventilador de acoplamento viscoso |
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PKaj |
Enviada: Sáb Dez 30, 2006 11:09 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2006 Mensagens: 17 Localização: São Bernardo do Campo
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Sérgio, alguém deve ter travado a sua ventoinha ou o sistema parou de funcionar como deveria. Os problemas que você pode ter com isso não são muito grandes. Com certeza você vai ter um consumo de combustÃvel um pouco maior (muito pouco) e o seu motor vai trabalhar sempre mais frio que o recomendável. Ao contrário do que se pensa o motor tem que trabalhar numa temperatura adequada para obter o melhor rendimento. Se ele não esquenta fica meio quadrado, se esquenta muito funde. Alguns motores trabalham a uns 90ºC este nosso deve chegar a uns 70ºC. Já và aqui no forum dizerem que é normal um motor trabalhar a 100ºC. Discordo, pois sabemos que a água ferve em torno dessa temperatura... ou seja a 100ºC o motor já ferveu... se bobear vai perder o motor!!!
Veja neste forum (na parte de motor e câmbio), tem uma matéria sobre fricção viscosa, lá você vai entender como este sistema funciona.
Abs a todos e que 2007 seja repleto de alegrias... e muito asfalto, muita adrenalina e combustÃvel nas veias. _________________ Não pense em fazer algo um dia...faça agora!!! |
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MachadoSL |
Enviada: Sáb Dez 30, 2006 1:37 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá pessoal,
Bem desmontei minha ventoinha (maneira de dizer pois elá é grande pra burro), e não encontrei nada, a não ser sujeira por detrás dela, mesmo assim ela continua dura. Acredito que tenah estragado, pois o consumo do carro realmente aumentou, passou a fazer 2,5Km/l na gasolina e 5Km/metro cúbico no GNV na cidade. Antes ela fazia 3,5 a 4 Km/l na fgasolina e 6,5 a 7 Km/metro cúbico no GNV. Assim que o comércio reabri vou procurar por uma nova e ver quanto que vai doer no bolso.
Obrigado pelas dicas,
Abraços,
Sergio |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Dez 30, 2006 4:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Agua ferve a 100ºC a nÃvel do mar, mas como sabemos o sistema trabalha pressurizado e usa aditivos que retarda mais ainda a temératura de ebulição.
Alguns sistema trabalha a quase 1 kg de pressão.
A maioria dos aditivos, eleva a temperatura de ebulição para mais de 120ºC _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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peembaixo |
Enviada: Ter Jan 02, 2007 1:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Concordo com o sr. Kiko. Automóveis modernos tem temperatura de trabalho de 98ºC e para chegar até a fervura, deve bater quase 110ºC. |
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Mau |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 9:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Kiko,
Como saber se o ventilador está trabalhando corretamente?
O reostato de pressão de meu AC está desligando o compressor com 2500 giros (isso usando velocidade 4 de circulação e captando ar externo).
Fui numa loja bem conceituada aqui em SJC e a solução proposta por eles é a instalação de uma ventoinha frontal adicional para forçar a vendilação do radiador do AC.
Alguém já ouviu falar nisso?
Alguém já notou isso em Silverado?
Abraços.
Mauricio _________________ Saudade da Marci..... |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Mau,
uma ventoinha pra ficar funcionando 100% do tempo quando o AC tá ligado? Não é melhor travar o sistema de acoplamento viscoso para funcionar o tempo todo?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Mau |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:15 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Pensei nisso também Thales,
Vejo apenas 2 problemas em fazer isso:
1 - perda de um pouco de potência com o acionamento direto
2 - barulho desgraçado de TOPIC !!! (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Ainda não digeri esse assunto, colocar uma ventoinha a mais me parece coerente (toda a linha GM atual possui a segunda ventoinha a frente do radiador do AC).
Vou dar uma procura em ventoinhas. Na oficina, me pediram R$ 430,00 da ventoinha + R$ 120,00 de M.O.
A idéia é colocá-la na frente do radiador do AC e ser acionada em conjunto com o AC.
Sei lá.
Tenho que repensar isso com muita calma e ver o que fazer.
O que me preocupa é o compressor liga/desliga a 2500 giros.......
Mandei fazer a recarga e lubrificação do sistema, agora tenho que colocar na estrada e ver como está atualmente........
Abraços,
Mauricio _________________ Saudade da Marci..... |
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adalberto |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:17 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7423 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Mau, guenta ai que o Kiko deve falar algo pois o carro é o mesmo. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:21 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Mau,
pq barulho de topic??? o ronco do motor não vai mudar nada!!!
A ventoinha vai puxar energia do alternador, portanto esse já vai se encarregar de tirar uns cv's do motor...
E outra a ventoinha conseguiria mandar ar lá, com ao ventilador atrapalhando, quando este estivesse acoplado?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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Mau |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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hein ?qual ventoinha Thales?
Barulho de Topic = barulho de ventilador acelerando junto com o motor - lembrou ? _________________ Saudade da Marci..... |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:29 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Não lembrei.... pelo menos nunca vi um carro fazer isso...
é não tem duas ventoinhas e sim só uma... não sei pq escrevi outra.... No caso é a mesma!!! Acho que estou meio louco!!!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thales / Mau
Não modifique o que foi feito para funcionar(mesmo que anular a valvula termostatica). pois com carro em velocidade acima de uns 60 km/h, o vento é maior que o do ventilador.
E o ventilador rouba uns 7 hp do motor.
Um pouco menos com ventilador eletrico. O Silverados 4,1 MPFI vem com ventiladores eletricos.
Eu nunca tive problemas com AC, e no meu tem uma colmeia a mais (intercooler)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Mau |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:46 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Kiko,
Alguma idéia do que possa ser? Carga incorreta de Óleo/Gas no AC?
Foi feita lubrificação e recarga hoje, ainda não testei pra ver se alterou alguma coisa.
Pensei exatamente isso que vc escreveu acima, com as entradas de ar enormes da frente, que diferença fará uma ventoinha a mais...
Meu problema aparece em alta rotação, acima dos 2500, e na estrada. Na cidade, não acontece pq a curva de aceleração não é constante como na estrada.
Na estrada, a 2500, estou a 120/130 - justamente a velocidade de cruzeiro que gosto... e aà o compressor fica liga e desliga direto, dando aqueles coices e chegando a vibrar o carro. (o reostado de pressão desliga o compressor e o religa qd a pressão torna a cair após o radiador do AC 'esfriar' o gás)
Pensei em tirar e LAVAR a colméia do AC e da água, tem 175.000 km de poeirinha encrustada lá.
Tb não senti firmeza absoluta nos testes feitos pela oficina, num deles o cara pegou uma garrafa de refrigerante com água e jogou no radiador com o AC ligado e com o giro a 2500.
Obviamente a pressão interna do sistema caiu com a 'refrigerada' da água, mas depois começou a subir mais ainda e o cara falou que não era normal (na MINHA opinião era mais do que esperado, a água bateu fria no radiador e ficou lá, o radiador esquentou a água e se fez um ciclo de aquecimento ali, enfim, senti que o cara deu uma forçada pra instalar a ventoinha - nesse momento parei tudo e fui embora).
Meu maior medo é que o compressor estivesse danificado, esse foi o motivo que me levou à oficina. O barulho e a vibração d oliga/desliga na estrada me assustaram. Qd cheguei lá foi o que foi acima.
Abraços,
Mauricio _________________ Saudade da Marci..... |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
O meu mecanico conhece uma oficina aÃ, que diz ser uma boa oficina de AC.
Vou ver o tel.
Parece falta de gás, compressor girando mais rápido bombeia mais gás, e acaba faltando gás.
O ventilador eletrico, ajuda muito em transito pesado.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 10:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Kiko escreveu: |
Olá Thales / Mau
Não modifique o que foi feito para funcionar(mesmo que anular a valvula termostatica). pois com carro em velocidade acima de uns 60 km/h, o vento é maior que o do ventilador.
E o ventilador rouba uns 7 hp do motor.
Um pouco menos com ventilador eletrico. O Silverados 4,1 MPFI vem com ventiladores eletricos.
Eu nunca tive problemas com AC, e no meu tem uma colmeia a mais (intercooler)
Abraços |
Kiko, é que não resisto a uma adaptação 'rocambolesca'!!!!
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