Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Adaptação de Alternador « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2018 4:40 pm    Assunto: Adaptação de Alternador Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Já a algum tempo tenho pensado em fazer uma adaptação de alternador para aposentar o velho Arno de 65A, que apesar de estar funcionando, sinto que ele não dá o melhor de si. Ele cai bem a tensão quando ligo o A/C e faróis juntos. Chega a ficar quase em 12V apenas.

Já li muito que não vale a pena ficar mexendo nesse alternador, sendo que existem outros melhores e mais eficientes, ainda mais os mais modernos.

Opaleiros dizem que muda muito o funcionamento do carro depois da troca por um mais moderno. Tudo bem que nem tudo que eles dizem é referência, já que existem muitos modelos de alternadores e de diferentes marcas e a maioria deles usam os de baixa capacidade.

De qualquer forma, pesquisei muito sobre o assunto e gostaria de discutir um pouco sobre opiniões sobre qual modelo colocar no lugar sem fazer muitas adaptações.

Pelo que vi:

- Os Bosch tem a polia plug'n'play e é só tirar a que estiver e colocar a original.
- O Bosch de 120A do Astra/Vectra/Zafira não cabe sem cortar uma parte de proteção plástica, pois no meu caso o coletor de admissão com aquecimento (Brosol 3E) tem uma conexão com mangueira que atrapalha.
- Tem os Delco Remy da Silverado/Omega de 140A que não precisam de adaptação. Só trocar a polia. Mas novo, este são caros demais.

Será que os Valeo e Denso tem o eixo na mesma medida do Bosch?? Pois tem novos a venda a um preço bom. Tem uns de 70A do Celta que são baratos.

Os do Kadett/Monza/S10 tipo Bosch de 75A são bons?? Ou é melhor os mais modernos??

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2018 8:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia Eduardo.

Eu estou com este projeto em andamento, só que tem um detalhe que no meu caso inviabilizou a utilização de um alternador eu acho que era do monza ou do santana de 90 A, a parte fisíca da instalação, adaptação de suporte esticador e etc, com paciência se consegue colocar, nesta primeira tentativa tive problemas com a marcação do rpm, mesmo alterando a polia, não gostei do resultado, fiz as contas e a polia eu ia ter de mandar fazer, desisti.
Segunda tentativa, comprei um alternador delco remy 140A, revisei ele todo, esta pronto, testado carregando tudo direitinho, só não coloquei no carro ainda por falta de tempo e por não ser prioridade outros projetos passam a frente, claro que se o alternador falhar hoje quem vai pro lugar é o delcão 140A.
Também vi em alguns vídeos gringos que quando coloca um alternador mais potente o sistemas elétrico trabalha mais folgado e com rendimento melhor, no meu caso só preciso que o rpm marque certo.
O que você pretende usar (alternador)?

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2018 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Isto muito me interessa, visto que o problema do retorno ainda continua, mesmo colocando diodo na linha. Logo vamos acompanhar para aprender um pouco.

Abraços,
Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2018 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

César, a prioridade é fazer a adaptação sem mexer muito nos suportes (soldas e alongamentos). Então, estou estudando as possibilidades entre os alternadores que caibam no local e que tenham acima de 70A (não sei se é pouco ou se é melhor pegar um acima de 90A).

Depois deste ponto, priorizo encontrar alternadores novos e com bom preço. Não estou querendo investir muito em um carro que fica mais parado que andando. Já vi alguns alternadores recondicionados (modelos de Monza/Kadett/S10) a um bom preço e pode ser uma opção.

Pesquisando encontrei:

- Alternador 75A Bosch recondicionado do Kadett/Monza
- Alternador 70A Denso novo do Celta/Prisma
- Alternador 70A Bosch novo do Celta/Prisma
- Alternador 120A Valeo novo para Corsa/Astra/Zafira/Vectra (carcaça menor que o Bosch)
- Alternador D20 75A Bosch e Delco 140A seria os mais fáceis, mas difíceis de encontrar e novo, é extremamente caro.

Todos estes tem o suporte de fixação duplo (no original é único e largo). Já vi que é possível fixar estes ou com 2 parafusos ou utilizando um tubo como calço e apoio entre os pontos. Fora isso, todos estes estou vendo com os bornes parafusados, sem nada de plugs que são utilizados nos carros mais novos.

Já vi que as polias tem o eixo de mesmo diâmetro (17mm), somente a chaveta que tem uns de 3mm e outros de 4mm. Já vi relatos de problemas no encaixe da polia no eixo em alternadores de Corsa, porque o eixo é curto. Até ai, não sei se é Valeo ou Denso.

Sendo assim, estou tendendo mais para os alternadores Bosch. Queria saber é se existe diferença tecnológica entre os antigos e os mais novos, pois se os mais novos forem melhores, melhor focar neles.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2018 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

todos que vc citou aí a meu ver são bons;na decada de 90 fui por em uma veraneio e um amigo meu disse pra por do fiat 147;nunca de problema,mas os que vc citou vieram depois e sao tecnologicamente melhores.qdo vai se colocar no carro a diese é que o caso muda de figura pois o alternador fornece pulsos para o contagiros.como a minha d10 não tem ,taquei logo um da caravan de 95a.mas quero aprender sobre os diesel;tem o calculo do diametro da polia e a relação dela com a rpm e não sei se da galho colocar de motor a gasolina no motor a diesel.exclareçam pra nois aí!l
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Klinger
MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2018 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Luiz Carlos escreveu:
Isto muito me interessa, visto que o problema do retorno ainda continua, mesmo colocando diodo na linha. Logo vamos acompanhar para aprender um pouco.

Abraços,
Gomes


Gomes, boa tarde !
Me manda por MP o problema que vc está passando, pra gente não poluir esse tópico, ja que nossos alternadores eh bem mais complexo de adaptar

Obrigado !!!

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2018 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

Gomes e Klinger, agora ta aparecendo, uma opção legal pra vcs colocarem o alternador que quiserem, pois da pra separar a bomba de vacuo, colocando a eletrica do Audi, isso mesmo uma bomba de vacuo eletrica...

exemplo, em desmanches cerca de 150 pilas https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-999385713-bomba-vacuo-freio-audi-a3a4q3q5tt-1820-oem1j0612181b-_JM

_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 9:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Klinger, fique tranquilo porque não farei citações neste tópico que não seja inerente ao assunto, só mencionei o meu problema para justificar minha presença por aqui e acompanhar de perto o assunto.
Mas te informarei a respeito do alternador por MP.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Eduardo se o seu carro tiver conta giros, o tipo de alternador e tamanho de polia vai interferir.
Luiz, fique com a gente o Klinger também, porque todas as melhores soluções para dificuldades na picape sempre foram resolvidos depois de longos e proveitos debates em busca de uma solução.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

eu chutei que o carro dele é a gasolina," (pois no meu caso o coletor de admissão com aquecimento (Brosol 3E)";nesse caso os pulsos pra contagiros vem da bobina de ignição.o tamanho da polia só interfere em diesel.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Klinger
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 7:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Deixa perguntar !!!
Aqueles medidores de rpm a laser não pode resolver essa questão do rpm ???
Nunca usei um e nem sei a tolerância deles, mas na teoria e beeeem na teoria mesmo, ele pode informar a rotação da polia do alternador original e do que vai ser adaptado, assim teria como chegar em um valor aproximado.

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

vc quer dizer;pistola de ponto que marca rpm?
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 8:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

delegado escreveu:
eu chutei que o carro dele é a gasolina," (pois no meu caso o coletor de admissão com aquecimento (Brosol 3E)";nesse caso os pulsos pra contagiros vem da bobina de ignição.o tamanho da polia só interfere em diesel.


César Oliveira escreveu:
Eduardo se o seu carro tiver conta giros, o tipo de alternador e tamanho de polia vai interferir.


Como o Delegado falou, o meu caso é um motor de Opala e o pulso vem da bobina, então tanto faz o tamanho da polia, mas de qualquer forma, prefiro manter a mesma já que a a maioria dos alternadores atuais vem com polia Poly-V.

O que eu não queria é ter que ir no torneiro para fazer ajustes na polia para encaixá-la. E isso parece que pode acontecer dependendo do alternador.

De qualquer forma, estive pensando: já que vai trocar, melhor optar por aquele que fornece maior corrente. Pois o de 65A parece que já veio de fábrica "estrangulado". Eu acredito que já deveria vir um de 90A pelo menos.

Os de 70A e 75A são os mais baratos, mas forneceriam cerca de 70 e 140W (@14V) comparado ao de 65A, respectivamente. Ou seja, quase nada a mais. Estou achando que é muito pouco para muito investimento.

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Set 27, 2018 8:27 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 8:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Só para ilustrar a questão, peguei essas imagens em um fórum de Opala:

Esse alongou o suporte para um Bosch 120A. Isso que eu não quero fazer.


Esse não dá para ver direito, mas disse que cortou a proteção plástica na traseira do alternador Bosch 120A


Já esses, com coletor sem aquecimento, a instalação fica perfeita e praticamente original (Bosch 120A)




A partir das imagens vou tentando achar as medidas dos alternadores de outras marcas e comparo o tamanho visualmente.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

esse era da minha comodoro 4100;esses alternadores tem algumas particularidades que devem ser observadas;jamais aperte o para fuso superior que é usado como eixo;vc tem colocar os espaçadores necessarios pra alinhar a polia e apos só encostar a porca(coloque uma autotravante),pois se apertar as pernas fecham e travam o rolamento desalinhando eles;aconteceu comigo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB