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 Adaptação de Alternador « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ewerton
MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2018 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Esse que o César tem de 90A não serve? Como ele tem o original e esse outro consegue fazer uma boa avaliação visual para comparação de medidas.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2018 9:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton servir serve, mas marca o rpm errado, pois meu painel tem que ser com conta giros eletronico, o maxion não tem aquele ponto para colocar o sistema mecânico.
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D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
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ewerton
MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2018 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Eu quis dizer que deve servir para o Sekiya, o motor dele é a gasolina. E esse alternador que você tem era de um motor a gasolina originalmente.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2018 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Sim, era a gasolina.
Deve ter sido isso que ocasionou o erro no rpm.

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César Oliveira
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2018 4:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

delegado escreveu:
esse era da minha Comodoro 4100;esses alternadores tem algumas particularidades que devem ser observadas; jamais aperte o parafuso superior que é usado como eixo; vc tem colocar os espaçadores necessários pra alinhar a polia e após só encostar a porca (coloque uma autotravante), pois se apertar as pernas fecham e travam o rolamento desalinhando eles;aconteceu comigo.


Legal as imagens Delegado. Obrigado pelas dicas.
Qual alternador foi usado?
O eixo deste alternador tem chaveta ou não? Ou é cônico?

Hoje consegui tirar umas fotos do alternador instalado:





Estou até vendo a dificuldade, já que a polia já está recuada. Tive que colocar arruelas para alinhar a polia do alternador com a da bomba hidráulica.

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Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Ter Jul 24, 2018 1:35 pm, num total de 1 vez
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2018 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

ewerton escreveu:
Esse que o César tem de 90A não serve? Como ele tem o original e esse outro consegue fazer uma boa avaliação visual para comparação de medidas.


Servir, deve servir sim. Talvez com menos adaptações. Antigamente dizia-se que os 90A Bosch do Santana era plug'n'play. Até deve ser mesmo, mas não se acha mais esses alternadores sem necessitar de uma boa manutenção, além de ser mais fácil encontrar os mais modernos. Esses antigos já estão bem mais complicados de achar.

O pior de tudo é que estou achando que a bateria já está necessitando troca, pois já tem 7 anos de uso... kkkkkkkkkk

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Abraços
Eduardo
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delegado
MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2018 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
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nao lembro mais cara.mas a chaveta é um mero detalhe;já vi muitos usarem sem ela ,só no aperto.
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sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2018 8:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
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alternador sempre só apertado, nunca tem chaveta
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Jul 24, 2018 1:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
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Só perguntei da chaveta porque toda polia tem um chanfro. Pensei que todas usavam.
Se não tem, melhor!

Alguém sabe a medida do parafuso passante (o de apoio no suporte) original do alternador do Opala/C20??

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Abraços
Eduardo
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sallespickup01
MensagemEnviada: Ter Jul 24, 2018 2:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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porca 14 então deve ser de 10 mm
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2018 1:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Valeu Salles!
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Abraços
Eduardo
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ewerton
MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2018 11:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
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Meu alternador tem a chaveta também. Tava montada ai deixei ela no lugar.
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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2018 12:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Estou estudando colocar um alternador Bosch de 90A usados nas F350/F4000 mais recentes. É do tipo C3, acho que deve ser dos mais modernos atualmente.

Estou vendo este alternador por causa do tamanho reduzido e por causa do suporte parecido com o original Arno. Estou vendo que será necessário desbastar umas partes, mas até aí adaptação é adaptação.

Tem uns alternadores de formato parecido que são usados nos Ford Cargo e também um que é utilizado nos tratores New Holland. Todos Bosch 14V de 90A. Acho que pode ser uma boa opção pra quem tem diesel, já que tem um plug com a saída W.

Os códigos Bosch para estes alternadores são: (Todos modelos KCB1 14V 50-90A)
- 0124325109 (Ford Cargo)
- 0124325110 (New Holland/Fiat Allis)
- 0124325115 (Geradores Cummins)

Imagens retiradas da internet:











Outra coisa que descobri é que a polia original da Veraneio talvez não servirá no alternador atualizado. A polia dos utilitários GM é a mesma dos Opalas até 74. Ele é mais comprido longitudinalmente na região do eixo que os do Opala mais recentes (que é igual ao do Chevette). Assim, se utilizar o original que está lá, pode ser que o eixo seja curto para polia e não dará para fixá-la. Talvez por isso que eu já li que houve a necessidade de tornear a polia.

A original tem o código 07322421. Já os Opalas mais novos usam o 07332366.

Imagens retiradas da internet:

07322421



07332366



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Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Set 27, 2018 9:07 pm, num total de 1 vez
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 12:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Acabei adquirindo um alternador Bosch de 90A, original Ford, como disse anteriormente, utilizado nos Ford F350 e F4000 mais recentes. O modelo do alternador é o F000BL04E6 / EC3510300AA, que tem o regulador com conector de rosca, que facilita a conexão com a lâmpada piloto. Este alternador não possui a saída W para o tacômetro, mesmo sendo utilizado por motores diesel.

Escolhi esse primeiramente pelo preço e pela capacidade de 90A. Os alternadores usados estavam muito caros e este é novo. Depois foi pelo tamanho. A parte traseira é um pouco menor que alguns Bosch mais antigos. Por fim, tinha que escolher um que tivesse o formato dos apoios próximo ao original.

Comprei também uma polia para Opala pós 74, com o apoio do eixo mais estreito e este se encaixou perfeitamente no eixo do novo alternador.

Agora estou estudando uma forma de encaixar o alternador no suporte original, mas já estou prevendo problemas, pois o apoio do alternador é mais largo que o suporte. Pensei em cortar parte do suporte do alternador, mas ele é vazado no meio. Outro problema é que se eu respeitar o alinhamento das polias, ainda vou ter que continuar utilizado arruelas espaçadoras no suporte e neste caso, tenho que cortar mais ainda o alternador. Talvez a solução é refazer o suporte do carro, alargando o local de encaixe (estou estudando a melhor alternativa).

Alguma fotos do alternador:




Ponto de apoio do alternador:



Polia nova:



Troca das polias:





Só tive que retirar a arruela. Vou ver se uso trava rosca no lugar.


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Abraços
Eduardo
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ewerton
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 1:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
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Precisa retirar muito material para encaixar no suporte? Essa parte vazada vc pode cortar um tubo de ferro que encaixa dentro para dar mais resistência se for essa a sua dúvida.

Meu alternador é um desse. Fiz esse sistema do cano de ferro ali.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1049938151-alternador-gol-g3-g4-g5-g6-10-16-flex-f000bl0301-bosch-_JM

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